Páginas

domingo, 22 de dezembro de 2019

Joia 2020: Luis Henrique, o atacante observado pelo Bayern que terminou o ano como titular do Botafogo


Convidado para treinar com a equipe principal por Alberto Valentim, o jovem de 18 anos participou das duas últimas rodadas do Brasileirão, sendo titular contra o Ceará




Luis Henrique foi titular do Botafogo contra o Ceará — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Com apenas 18 anos ele já chegou para ficar. Escalado nas duas últimas rodadas do Brasileirão 2019, o jovem Luis Henrique está de malas prontas para o time profissional do Botafogo, com quem irá se apresentar para a pré-temporada em janeiro. Com potencial e características que agradam a comissão técnica, o atacante desponta como promessa para o Alvinegro de 2020.


O ataque foi um dos problemas do Botafogo, que teve dificuldades de ocupar o último terço do campo na temporada. Pelo menos cinco jogadores da posição terminam o ano fora dos planos do clube. Momento para novos atletas surgirem e conquistarem seu espaço. O que já está acontecendo com Luis Henrique.


- Não imaginava que iria estrear esse ano até porque já era final do campeonato. Eu acho que os jogadores queriam férias e eu só queria mais alguns jogos (risos).


Convidado para treinar com a equipe principal por Alberto Valentim, o jovem logo se destacou e despertou o olhar da comissão. Aos 17 anos (completou 18 em 14 de dezembro), foi chamado pelo treinador no segundo tempo da partida contra o Atlético-MG, pela penúltima rodada do Brasileirão. Entrou, mostrou personalidade e ganhou a titularidade na rodada final, diante do Ceará.


- Quando comecei treinar, o Valentim me deu conselhos para eu prestar atenção nos caras da minha posição, ficar vendo os vídeos. Naquela hora que ele me chamou no Mineirão, eu pensei que tinha chegado o momento que sempre quis. Bateu o nervosismo, mas isso é da hora, depois fui bem. Fiz o que queria fazer.


"Eu tento me divertir para fazer o que gosto, tento esquecer qualquer pressão. Acho que mereço o voto de confiança. Minhas características são de drible, passe, gol também. Tento mais servir os companheiros".



Pelo Botafogo, Luis Henrique disputou o Campeonato Carioca Sub-20, a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Brasileirão Sub-20, além da Copa do Brasil Sub-17.




Luis Henrique em treino no Nilton Santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Pelo sonho, vale tudo

Luis Henrique nasceu em João Pessoa, mas foi criado em Solânea, cidade com menos de 30 mil habitantes que fica na região do brejo da Paraíba. Passou a infância treinando na escolinha de futebol do pai ("Livro na mão, bola no pé") e de lá saiu aos 14 anos rumo a Três Passos, no Rio Grande do Sul, para defender o Tac. Ficou por dois anos Sul, onde teve período de experiência também no Internacional. Em outubro de 2018 foi contratado pelo Botafogo.


Era uma coisa que eu queria muito, foi tranquilo sair de casa porque os amigos me ajudaram também. Enfrentei um frio danado lá no Sul (risos). O mais difícil mesmo é a distância da família, mas pelo sonho vale tudo".


Solânea está a mais de 2.300 km de distância do Rio de Janeiro, e Luis Henrique costuma ver a família apenas duas vezes no ano. A saudade de casa é minimizada pelo convívio com o irmão Pedro Augusto, de 15 anos e que também joga no Botafogo, com quem divide quarto no alojamento em General Severiano.



Luis Henrique em desfile pela escolinha do pai "Livro na mão, bola no pé" em Solânea — Foto: Arquivo Pessoal



Solânea em festa

Foram apenas dois jogos pelo profissional do Botafogo, mas a vida de Luis Henrique já mudou. Pelo menos em Solânea. No interior da Paraíba, os conterrâneos do jovem celebraram a estreia e não deixam mais o atacante em paz.


"Acho que fiquei mais conhecido. Aqui na minha cidade, vou ali na rua e não paro de tirar foto (risos). A cidade parou no jogo contra o Ceará. A responsabilidade e a cobrança aumentam também".


Experiência internacional

A joia do Botafogo já despertou o interesse do Bayern de Munique no ano passado e chegou a passar por duas semanas de testes no CT do clube alemão. Foi aprovado, mas não ficou por causa da idade.


- Fui com o Tac em excursão, ficamos 15 dias fazendo amistosos. Joguei contra o Bayern, e eles me convidaram para treinar. Foi muito boa a experiência de estar em um dos maiores do mundo. Eu treinei e joguei, eles falaram que queriam me ver de novo em algum tempo.



Luis Henrique no CT do Bayern de Munique no ano passado durante período de teste — Foto: Arquivo Pessoal



Que venha 2020

Empolgado para começar o ano já integrado ao time profissional do Botafogo, Luis Henrique ainda tem uma pendência a resolver: seu contrato termina em janeiro, e seu empresário conversa com o clube para a extensão do vínculo. As duas partes estão confiantes na renovação. Se depender do jovem, ele fica. E já tem sonhos com a camisa alvinegra.


- Converso mais com meu empresário. Minha vontade é continuar no Botafogo, mostrar mais coisa aqui, dar mais de mim. Retribuir a oportunidade. Pretendo ajudar o máximo o Botafogo com gols e assistências. Acho que com o nosso elenco dá pra disputar títulos.


"Depois de fazer história com o Botafogo e ter comemorado títulos, sonho com uma negociação com o Barcelona".


A reapresentação do Botafogo deve acontecer no dia 6 de janeiro, no Nilton Santos. Depois o time viaja: a pré-temporada será no China Park, em Domingos Martins, no Espírito Santo.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro