Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Botafogo registra três títulos mundiais em site oficial e promete ir à Fifa por reconhecimento


Clube quer valorização pelas conquistas da Pequena Taça do Mundo em 1967, 1968 e 1970, e presidente afirma que buscará o "justo reconhecimento em âmbito internacional"

O Botafogo pleiteia o reconhecimento de três títulos que considera mundiais: as conquistas da Pequena Taça do Mundo de 1967, 1968 e 1970, torneio triangular sediado em Caracas, na Venezuela. O clube estuda ir à Fifa pelo reconhecimento dos troféus. A informação foi publicada primeiro pela Rádio Tupi.



Gerson foi protagonista em uma das conquistas, em 1968 — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Ao GloboEsporte.com, o presidente Nelson Mufarrej afirmou via assessoria de imprensa que, após finalizado o projeto, buscará o "justo reconhecimento em âmbito internacional". Ou seja, o aval da Fifa para que as três taças sejam, oficialmente, consideradas conquistas mundiais.


- É uma ode à nossa história gloriosa, bem como aos atletas da época, que enfrentaram grandes adversários do mundo. Uma constelação de ídolos que merece toda reverência. A história tem que ser, antes de tudo, valorizada por nós. Por isso autorizei que fosse publicado esse registro no Site Oficial. Agora, o caminho é finalizar o projeto e dar início aos trâmites em busca do justo reconhecimento em âmbito internacional. A fundamentação para o pedido foi elaborada por um grupo de pesquisadores liderado pelo Grande Benemérito Luiz Felipe Carneiro de Miranda, curador do Centro de Memória - garantiu o presidente.


As três conquistas foram incluídas na lista oficial do Alvinegro (veja abaixo) com a informação: "campeão do mundo". Os torneios já estavam registrados no site anteriormente, mas não com essa designação. A solicitação foi feita pelo grande benemérito e curador do centro de memória do clube, Luiz Felipe Carneiro de Miranda.


- Esses torneios foram disputados quando o Botafogo fazia muitas excursões. Depois de 1950, criou-se a vontade de fazer os clubes campeões do mundo. E o Botafogo conquistou nessas três edições. O presidente (Nelson) Mufarrej está nessa briga comigo e autorizou. Se vamos à Fifa é algo para se ver mais na frente, mas fizemos essa valorização interna no clube - disse o historiador à reportagem.


Clube fez atualização no site oficial — Foto: Reprodução

- A gente fez uma pesquisa detalhada por anos para perceber a importância que esse torneio tinha. Jogamos contra times de primeira linha E estamos, também, respondendo a um desejo antigo da torcida do Botafogo - completou.

Como o torneio não entregou as taças físicas aos campeões, o próximo passo no Alvinegro será a confecção desses troféus exatamente como eram. Quando prontos, serão exibidos no Centro de Memória para os torcedores.

A copa internacional disputada na capital da Venezuela foi criada logo após o Mundial de 1950, sediado pelo Brasil. O torneio foi disputado até os anos 70 e teve alguns nomes, mas ficou conhecido como Pequena Taça do Mundo. Além de equipes sul-americanas, gigantes de Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal e de outros países do Leste Europeu. Além de seleções nacionais, como a da Argentina.

Nas três edições que participou, o Botafogo passou por clubes como Barcelona-ESP, Benfica-POR e Peñarol-URU, fora as seleções argentina e soviética. Além do Alvinegro, outros brasileiros venceram o torneio: Bangu, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo.


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Em 1913, Botafogo inaugurava estádio de General Severiano com vitória sobre o Flamengo


A última partida no local aconteceu em 1974, um empate em 2 a 2 contra o Madureira


Há 107 anos, Botafogo e Flamengo iniciavam a história de um confronto que marcou o futebol carioca. No dia 13 de maio de 1913, o Alvinegro derrotava o rival por 1 a 0 em clássico que inaugurou não só a rivalidade, mas também o estádio de General Severiano, que foi a casa do clube até a década de 1970.


O jogo

A inauguração do novo campo do Botafogo marcou ainda a estreia da equipe no Campeonato Carioca daquele ano. O clássico, que teve início às 16h, foi bastante elogiado pela imprensa pelo equilíbrio e grandes chances criadas pelos rivais. Um jornal da época definiu o confronto como "titânico", conforme consta no livro "Jogos Memoráveis do Botafogo", de Auriel de Almeida.


O único gol da partida foi marcado ainda no primeiro tempo. Aos 26 minutos, Lauro cobrou escanteio, Facchine cabeceou, e Cazuza rebateu, espalmando ainda o rebote de Abelardo. Mas o goleiro rubro-negro não conseguiu impedir o chute de Mimi Sodré, que anotou o primeiro gol da história do clássico entre Botafogo e Flamengo.


Mimi Sodré, filho do governador paraense Lauro Nina Sodré, fez 42 gols pelo Botafogo entre 1910 e 1916, sendo artilheiro do Campeonato Carioca nas edições de 1912 e 1913. Também foi convocado para a seleção brasileira. Além de jogador, fez carreira na Marinha, onde chefiou a Comissão Naval durante a II Guerra Mundial.



Antigo estádio de General Severiano — Foto: Reprodução

Escalação do Botafogo: Álvaro Werneck; Pino, Edgard Dutra, Edgard Pullen, Juca Couto; Rolando de Lamare, Mimi Sodré, Abelardo de Lamare; Villaça, Lauro Sodré e Facchine.


Escalação do Flamengo: Cazuza; Gallo, Pindaro, Nery, Lawrence; Amarante, Orlando Bahiano, Alberto Borgerth; Joca Figueira, Raul de Carvalho e Del Nero.


À época, os clubes não tinham a figura do treinador, mas sim comissões técnicas, geralmente improvisadas, chamadas de Ground Committeé.


Botafogo e Flamengo se enfrentaram 371 vezes desde 1913, com 136 vitórias do Fla, 112 do Alvinegro e 123 empates.


O estádio de General Severiano

Até 1913, o Botafogo mandava suas partidas em um campo da Rua Voluntários da Pátria, em um terreno que foi alugado em 1908. Nesse local, o Alvinegro conquistou o título carioca de 1910. No ano seguinte, após confusão generalizada em um jogo contra o América com direito à invasão da torcida, dois jogadores alvinegros foram severamente punidos pela Liga Metropolitana, o que fez o clube abandonar o campeonato.


Ainda naquele ano, o terreno foi vendido pelo proprietário à prefeitura. Sem casa, o Botafogo jogou uma liga independente em 1912, ano em que alugou um terreno do Ministério da Justiça na Rua General Severiano. As obras para adaptação do local começaram em junho. Na temporada seguinte, com o novo estádio, o clube retornou ao Carioca.


Mais de três mil pessoas acompanharam o jogo de inauguração do estádio de General Severiano.



Sub-20 do Botafogo treina em General Severiano — Foto: Divulgação/Botafogo


A última partida no estádio aconteceu em 30 de novembro de 1974, um empate em 2 a 2 contra o Madureira. Três anos depois, com problemas financeiros, o Botafogo vendeu sua sede para a Vale do Rio Doce e transferiu o departamento de futebol para Marechal Hermes. O terreno foi readquirido nos anos 1990 e reestruturado. No lugar do estádio, hoje o clube tem um shopping center.


Atualmente, apenas o sub-20 e o time feminino treinam na sede. Parte da base faz suas atividades no Caio Martins, em Niterói, e a equipe principal trabalha no Nilton Santos.


*Com informações do livro "Jogos Memoráveis do Botafogo", de Auriel de Almeida.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Botafogo monitora situação de Caio Dantas, vice-artilheiro do Carioca


Em busca de um atacante, clube de General Severiano sondou a situação do jogador de 27 anos, livre no mercado após ter o contrato com o Boavista encerrado



Caio Dantas jogou o Campeonato Carioca pelo Boavista (Foto: Celso Pupo/ Fotoarena)


O Botafogo segue com o olho aberto em busca de novos jogadores. Clube do Rio de Janeiro que mais se reforçou para a temporada, o Alvinegro sondou a situação de Caio Dantas, atacante que atuou o Campeonato Carioca pelo Boavista e era o vice-artilheiro da competição, com sete gols, até a paralisação pela pandemia do coronavírus.


O contrato do jogador de 27 anos com a equipe de Saquarema se encerrou no dia 30 de março e ele, consequentemente, ficou livre no mercado. Portanto, a contratação seria sem custos e o salário de Caio estaria dentro da realidade financeira do Alvinegro, que busca um atacante para ser opção a Pedro Raul.


A diretoria do Botafogo fez uma sondagem e contatos com os representantes do jogador, mas ainda não houve nenhum tipo de proposta oficial. Por conta da paralisação das competições, o Comitê de Futebol resolveu pausar com qualquer negociação por ora. A promessa, contudo, é que o Alvinegro retorne com um algo concreto para o estafe de Caio Dantas nas próximas semanas.


O Botafogo tem concorrência, vale ressaltar. O Suzhou Dongwu, da segunda divisão da China, fez uma proposta com dois anos de contrato para Caio Dantas. A intenção do jogador e de seus representantes, contudo, é achar uma oportunidade em algum clube na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, competição que o jogador nunca disputou.



E MAIS:

Dois fundos ingleses têm interesse na Botafogo S/A, garante VP Geral
CEP é contra chegadas de Yaya Touré e Mikel no Botafogo
Mikel afirma que está em conversas com Botafogo: 'Temos negociado'
Botafogo espera R$ 4 milhões do Flamengo por ação de Willian Arão
Saga de Lecaros: ainda sem jogar no Botafogo, atacante busca evoluir



O atacante foi artilheiro da Série C em 2018 atuando pelo Botafogo-SP, marcando onze gols naquela edição. No final daquele ano, Caio Dantas se aproximou de um acerto com o Athletico Paranaense, mas o negócio melou nos últimos detalhes.


O clube de General Severiano ficou próximo de contratar Gabriel Novaes por empréstimo junto ao São Paulo, por empréstimo, mas impasses quanto à divisão do salário do atleta e a possibilidade do atacante atuar contra o Tricolor fizeram o negócio ter um final negativo. Caio Dantas, portanto, é um nome na mesa do Comitê Executivo de Futebol.


Dos gols do atacante no Campeonato Carioca, um foi sobre o Fluminense, na vitória do Boavista por 1 a 0 sobre o Tricolor, no Maracanã. Ao todo, Caio Dantas disputou 12 partidas na temporada e balançou as redes em sete oportunidades.



Fonte: LANCE! Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)