Páginas

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Loco Abreu: 'o meu maior erro foi ter saído do Botafogo'


Uruguaio foi arilheiro do Alvinegro e tem Roger Machado em seu time ideal


ES Rio de Janeiro (RJ) 18/04/2011 - Copa do Brasil 2011 - Treino do Botafogo em General Severiano. Loco Abreu. Foto Alexandre Cassiano / Agencia O Globo. Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo


Maior artilheiro do Botafogo na década, Loco Abreu admitiu se arrepender de sair do clube em 2012. Em entrevista ao jornal uruguaio Ovación, o atacante afirmou que seu maior erro foi ter deixado o Alvinegro.

— Hoje, com o passar do tempo, tomando distância de tudo que foi vivido, estou convencido de que o maior erro que cometi em minha carreira foi ter saído do Botafogo. O clube me dava felicidade, mas naquele momento, por um conflito com o treinador, tomei a decisão de cuidar do meu nome. Priorizei a história vivida e resolvi sair.


Em seus dois anos no Botafogo, Abreu marcou 62 gols e entrou em campo 105 vezes, se consagrando no time após a conquista do Carioca de 2010.

Na entrevista o jogador também montou seu time ideal, que continha os brasileiro Ronaldinho Gaúcho e o técnico Roger Machado, que foi seu companheiro de clube no Grêmio atuando como lateral-direito. Nomes como Pepe Guardiola e Luiz Suáres também aparecem na sua lista de 11 melhores jogadores.


Fonte: O Globo

Valentim comemora vitória do Botafogo sobre Vasco no fim da partida: "Explodi de alegria"


Aos 44 minutos do segundo tempo, Igor Cássio marca único gol do clássico deste domingo, no Nilton Santos, e treinador vibra: "Para premiar a atuação dos jogadores"



Melhores momentos de Botafogo 1 x 0 Vasco pela 5ª rodada do Campeonato Carioca


Com o gol de Igor Cássio nos minutos finais do clássico deste domingo, o Botafogo venceu o Vasco por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, pela quinta rodada da Taça Guanabara. E a comemoração eufórica do técnico Alberto Valentim, à beira do gramado, não à toa, chamou atenção. No lance, o treinador bateu algumas vezes no peito, vibrando com o resultado.


– Minha comemoração, um gol no final, explodi de alegria porque eu queria muito essa vitória para nosso torcedor, queria muito essa vitória para nosso elenco, para nossa diretoria. Os jogadores merecem. Então, essa comemoração forte, bati no peito várias vezes, porque eu estava muito feliz. E estou muito feliz – declarou em entrevista coletiva, após a partida.



Alberto Valentim concede entrevista coletiva após vitória do Botafogo sobre o Vasco — Foto: Divulgação / Botafogo


Valentim também falou sobre a postura de seus jogadores no clássico, que, segundo o comandante, mostraram "competitividade" em campo.


– É um clássico, a gente já sabia que não seria fácil. O time está de parabéns, porque é dessa forma, com essa competitividade que nós falamos lá atrás é que nós vamos fazer sempre, buscando fazer nossas jogadas, procurando evitar o adversário, mas também sendo muito competitivo o tempo todo. Esse gol vai para premiar a atuação dos jogadores, procurando fazer aquilo que nós queríamos para vencer a partida – disse e acrescentou:


– Foi um jogo equilibrado com oportunidades clara de gols para nós. Nós mandamos duas bolas na trave, uma chance agora para nós matarmos o jogo com o Luis Henrique, a bola passa perto, o Lucão fazendo algumas boas defesas. E o Vasco chegou também. A primeira bola na trave do jogo foi deles. A gente sabia que ia ser difícil, como eu falei antes, mas eu fiquei muito satisfeito com a atuação da equipe, porque nós fomos guerreiros até o final.


Veja outros trechos da coletiva:

EVOLUÇÃO DA EQUIPE AO LONGO DA TAÇA GUANABARA

– No jogo contra o Resende, nós tivemos um volume de jogo muito maior. O Resende não nos proporcionou perigo, foi um gol de longe, que desvia no Joel Carli. Hoje foi um jogo equilibrado, mas nós estamos falando de um clássico. Elogios cabem muito para essa equipe de hoje, mas sabendo nós tínhamos um adversário que jogou também, que tem uma camisa que pesa, tem um treinador vitorioso, maravilhoso, um cara espetacular.


JOGADORES POUPADOS NO CLÁSSICO (CÍCERO, JOEL CARLI E PEDRO RAUL)

– Em relação a Joel Carli e Cícero, nós tínhamos programado para esses dois jogadores fazermos uma semana cheia para a Copa do Brasil. Essa era a ideia. Ou seja, jogou na quinta, aí nós teríamos uma semana cheia para trabalhá-los para enfrentar o Caxias. O Pedro (Raul) não. Ele vinha com algumas dores, essas dores musculares foram aumentando, a gente foi esperando um pouco. A gente não podia correr o risco. As ferramentas são importantes, mas também aquilo que o jogador nos relata, que foi em relação às dores que estavam aumentando ao invés de diminuir. Por isso, nós o tiramos do jogo. Uma perda enorme, porque é um jogador que está muito bem, que é o nosso camisa 9 hoje. E hoje os dois garotos deram a máxima e nos ajudaram muito nessa vitória.


PEDRO RAUL PREOCUPA PARA QUARTA-FEIRA?

– O que nós vamos estudar, hoje pela manhã ele veio fazer tratamento, ainda sente algumas dores. Por isso, até ontem à noite, porque nós saímos daqui ontem à noite do nosso treino, ele estava com dores mais fortes do que na sexta-feira. Hoje ele ainda continua com dores. Foi a primeira coisa que perguntei na parte da manhã concentrados. Vamos ver como vai ser a reação agora, se essa dor vai diminuindo, porque aí a gente tem três dias para que ele possa estar disponível para o jogo.


COMPARAÇÃO RAFAEL NAVARRO X IGOR CÁSSIO

– Só lembrando vocês que o primeiro jogo, eu que escalei o time, e o Igor estava no jogo para aquele jogo. Então, esse jogo eu optei pelo Navarro, ele tinha entrado bem nos jogos já, principalmente no segundo jogo. Vem treinando bem. E vai ficar essa disputa. Não tem isso que o Igor é segunda opção ou Navarro primeira. Nós vamos ver isso no dia a dia. Quem trabalha comigo sabe que eu vivo o dia a dia. O Caio que entrou hoje, às vezes eu até fico chateada de não colocar o Caio para jogar, porque é um menino que vem treinando muito bem, mesmo com as duas derrotas que nós tivemos nas duas primeiras rodadas. Ele se destacou, procurou jogar, procurou fazer aquilo que nós queríamos e, hoje, deu um passe maravilhoso para o Bruno fazer, depois, o cruzamento na área no lance do gol.


JOGADAS DE TRANSIÇÃO, COMO FOI NO GOL, SERÃO UMA CONSTANTE NO BOTAFOGO?

– O que eu enxerguei no primeiro tempo foi o seguinte: nós estávamos errando alguns passes e, algumas vezes, procurando verticalizar quando não cabia ainda a jogada. Foi um pedido meu na parada técnica e, depois, no intervalo. A ideia é nós fazermos posse sim, mas procurar verticalizar porque temos jogadores com características para isso. No segundo tempo, a ideia era a mesma, posse, posse, fizemos quase 400 passes hoje, mas a ideia de achar no momento certo essa jogada na vertical. O Vasco marcou também, se defendeu bem, com jogadores rápidos lá na frente. Então dificultou nosso jogo ofensivo.


COMPARAÇÃO DA COMEMORAÇÃO DE HOJE COM COMEMORAÇÕES NA ÉPOCA DE JOGADOR

– Pouquíssimos gols (risos). Tem um gol bonito que eu fiz contra o Atlético-MG, eu jogava no Athletico-PR. Eu queria dar a volta na Arena da Baixada, mas quando eu tinha dado um pique, eu caí por terra. Mas se você pegar algumas comemorações minhas como treinador do Botafogo, eu comemorei muito. Pega o gol da final do Carioca, que coincidentemente foi em cima do Vasco, eu vou atrás do gol. Gols nos minutos finais... Tem um gol contra o Grêmio, comemoração de explosão, de alegria. É um momento maravilhoso para gente. Eu podia ter esperado, porque tem o VAR, né?! Eu ia correr sozinho depois, mas enfim. Comemoração de alegria, ganhar um clássico nos minutos finais. Ontem o Boavista ganhou, nós precisávamos muito dessa vitória. Só isso. Podem pegar outras comemorações minhas, são assim também. Às vezes eu chego gritando no vestiário de felicidade.


CONTRATAÇÕES ALÉM DO HONDA?

– A princípio, nós paramos. Ao decorrer da temporada, nós vamos ver o que vamos necessitar, quais as oportunidades que nós teremos, mas a princípio estamos cobertos. Lógico que se aparecer alguma coisa importante para o Botafogo, a gente vai analisar com calma junto com a diretoria, dentro na realidade nossa, não esquecendo disso.


PREPARAÇÃO PARA O JOGO DE QUARTA-FEIRA, CONTRA O CAXIAS, PELA ESTREIA DA COPA DO BRASIL

– Para os jogadores, apesar de ter um cuidado especial, de descanso, de alimentação, porque amanhã (segunda-feira) nós já voltamos a treinar, mas para a comissão técnica já começa hoje a pensar, a estudar e assistir ao Caxias, para que nós na terça-feira já passemos tudo para os jogadores. E foco total na Copa do Brasil. Então a gente sabia que não ia ser o mesmo volume que foi contra o Resende, mas eles estão de parabéns igual, os elogios vão muito, acabei de falar, por conta disso.


RELAÇÃO COM ABEL BRAGA E PRESSÃO EM CIMA DO TÉCNICO DO VASCO, QUE JÁ TEM SIDO CONTESTADO PELA TORCIDA

– Primeiro, eu tenho um carinho enorme pelo Abel, fui jogador do Abel, aprendi muito com ele, fiz estágio com o Abel no Fluminense. Ele me abriu as portas em 2011, passei uma semana lá com ele. Isso existe muito. Até uma coisa que é se falada muito, que às vezes os clubes não dão muita importância para o estadual no começo, que a obrigação é ganhar, mas ao mesmo tempo se não ganhar, não serve. Eu não falo nem do título, falo de algumas partidas. E treinar time grande, pessoal, não tem como fugir dessa pressão, da nossa cultura, das cobranças que existem por parte de todos, de todas as diretorias, torcedor, imprensa. É um pecado porque é pouco tempo de treino. O Abel chegou agora no Vasco e ele teve nove sessões, se não me engano, procurando alternar o time titular com o time reserva, chamado por ele. Vida de treinador não é fácil, mas é a nossa vida, é o que a gente ama e nós temos que atualizar com esse tipo de pressão.


Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Bruno Nazário e Gatito são os destaques contra o Vasco


Meia é o jogador mais lúcido no pouco criativo meio de campo do Alvinegro, goleiro paraguaio salva o Glorioso em algumas oportunidades, e Igor Cássio vê a estrela brilhar


Bruno Nazário [MEI] - Mesmo sem ser decisivo ou brilhante, o camisa 10 foi o principal destaque do Botafogo. Com bons passes, gerou as melhores chances do Alvinegro. Nota: 7,5


Gatito Fernández [GOL] - Com excelentes defesas na partida, evitou que o time reserva do Vasco marcasse um gol. Além disso, passou bastante segurança para a jovem defesa formada por Marcelo e Kanu. Nota: 7,0


Igor Cássio [ATA] - Autor do gol, mostrou estrela na tarde deste domingo ao ser preterido por Rafael Navarro no time titular. Atacante não tinha tido oportunidades de finalizar, mas consegue marcar no rebote do goleiro, que foi em seu peito Nota: 6,5



Gatito Fernández foi um dos melhores em campo na partida contra o Vasco — Foto: André Durão


AS NOTAS

Gatito Fernández [GOL] - 7,0


Fernando [LAD] - 6,0


Marcelo [ZAG] - 6,5


Kanu [ZAG] - 6,0


Guilherme Santos [LAE] - 5,0


Alex Santana [VOL] - 5,5


(Caio Alexandre [VOL]) - 6,5


Thiaguinho [VOL] - 5,5


Bruno Nazário [MEI] - 7,5


Luis Henrique [ATA] - 6,0


Luiz Fernando [ATA] - 6,5


(Rhuan [ATA]) - 6,0


Rafael Navarro [ATA] - 5,5


(Igor Cássio [ATA]) - 6,5


Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Em jogo agitado, Botafogo vence e elimina o Vasco da Taça Guanabara


Primeiro tempo de clássico pelo primeiro turno conta com quatro bolas na trave - duas para cada lado. Gol do Alvinegro foi nos acréscimos, mantendo time vivo na competição




Botafogo e Vasco disputaram o clássico da rodada na Taça Guanabara neste domingo (Foto: J Ricardo/Ag Freelancer)


Em um jogo agitado, com direito a quatro bolas na trave, o Botafogo venceu o Vasco por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Nilton Santos, pela penúltima rodada da fase de grupos da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O resultado manteve o time comandado por Alberto Valentim vivo na disputa, enquanto a equipe do técnico Abel Braga acabou sendo eliminada - apesar do time, com crias das categorias de base, tendo uma boa atuação. O gol da vitória do Botafogo foi no fim do segundo tempo, com Igor Cássio.


Com o resultado, o Botafogo chegou a nove pontos, na segunda colocação do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O Vasco, por sua vez, ficou com quatro pontos, no Grupo B, e faltando apenas uma rodada, não consegue mais chegar no Madureira, segundo lugar, que já tem dez pontos. Pela competição, ambas as equipes voltam a campo no próximo domingo - o Alvinegro faz o clássico com o Fluminense, enquanto o Cruz-Maltino duela com a Portuguesa. Antes, na quarta-feira, o Botafogo estreia na Copa do Brasil contra o Caxias, enquanto o Vasco estreia na Conmebol Sul-Americana diante do Oriente Petrolero.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR E SIMULAR A TABELA DA COMPETIÇÃO
E MAIS:
Botafogo é condenado a pagar dívida milionária a Zé Ricardo
Comissão estende prazo para defesa de Campello em caso de sócios
Hoje no Lyon, Jean Lucas aciona o Santos na Justiça do Trabalho


TRAVE, TRAVE, TRAVE, TRAVE!

O primeiro tempo foi bastante movimentado, com chances claras de gol criadas tanto pelo Botafogo, quanto pelo Vasco. Aos oito minutos, o Cruz-Maltino tentou com Andrey de longe. No lance seguinte, a primeira bola na trave da partida: Ribamar passou por Fernando e achou Vinícius, que por pouco não colocou o Vasco na frente do placar. O Alvinegro respondeu à altura aos 16, quando Kanu desviou de cabeça e acertou a trave e quase fez o gol. Luis Henrique, aos 36 minutos, e Vinícius, de novo, agora de letra, aos 43, acertaram novamente a trave. Jogadores foram para o intervalo com o 0 a 0, mas não aquele sem graça e sim um bem disputado - se não fossem as traves, eram quatro gols...


CORRIDA CONTRA O TEMPO

Na volta para o segundo tempo, os jogadores de Botafogo e Vasco administraram mais o ritmo do jogo, depois de toda a agitação de ambos os lados ao longo dos 45 minutos iniciais. Alberto Valentim e Abel Braga mudaram alguns posicionamentos de seus comandados. As chances seguiam sendo criadas, apesar da menor intensidade: aos 12 minutos, Luiz Fernando cruzou pela direita, a bola ia chegar para Luis Henrique livre, mas Cayo Tenório apareceu na hora exata para desviar e evitar o gol do Botafogo. No lance seguinte, o Vasco respondeu: Ribamar teve a chance, mas Marcelo Benevenuto evitou.


NOS ACRÉSCIMOS!

O empate não era bom para ninguém: eliminava o Vasco e poderia resultar na eliminação também do Botafogo, caso o Flamengo derrote o Resende nesta segunda. Por conta disto, no fim, os jogadores dos dois times se jogaram ao ataque. Aos 41 minutos, Caio Lopes se movimentou bem e mandou forte, errando o alvo. E aos 45, o Botafogo, que não dominou ao longo do clássico, fez o 1 a 0 com Igor Cássio e se manteve vivo na Taça Guanabara, eliminando o rival - Alexandre achou Bruno Nazário, que dominou e rolou para Igor Cássio, que bateu, o goleiro Lucão defendeu, mas o rebote foi no peito do próprio Igor, que estufou as redes. Vitória na garra e com justiça.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 VASCO


Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 2/2/2020, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ) - Nota LANCE!: 6,0 (não influenciou no resultado)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Wallace Muller Barros Santos (RJ)
Árbitro de vídeo: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Gramado: Bom
Público/renda: 12.862 presentes/R$ 241.940,00
Cartões amarelos: Marcelo Benevenuto, Caio Alexandre, Igor Cássio (BOT) e Ulisses, Alexandre Melo, Caio Lopes (VAS)
Cartão vermelho: -

GOL: Igor Cássio 45'/2ºT (1-0)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Fernando, Marcelo Benevenuto, Kanu e Guilherme Santos; Alex Santana (Caio Alexandre 33'/2ºT), Thiaguinho e Bruno Nazário; Luiz Fernando (Rhuan 36'/2ºT), Rafael Navarro (Igor Cássio 19'/2ºT) e Luis Henrique. Técnico: Alberto Valentim.

VASCO: Lucão, Cayo Tenório, Ulisses, Miranda e Alexandre Melo; Andrey, Marcos Junior e Juninho (Caio Lopes 31'/1ºT); Ribamar (Marrony 16'/2ºT), Tiago Reis e Vinícius (Talles Magno 25'/2ºT). 
Técnico: Abel Braga.


Fonte: Lance/David Nascimento/Rio de Janeiro (RJ)

Após reforço de Honda, Botafogo aguarda chegada de Gabriel Cortez para o início da semana


Equatoriano chega para dar mais opção a Alberto Valentim e é tido por membros da diretoria como "novo Cazares"; situação de Warley também é prevista para ser regularizada



Com a iminente chegada do japonês Keisuke Honda, o Botafogo volta a mirar as atenções para a regularização e anúncio dos dois reforços que faltam e já são considerados certos: Warley e Gabriel Cortez. O equatoriano está previsto para chegar ao Rio de Janeiro no início da semana que vem.


A demora da viagem do meia - tido por membros da diretoria como "novo Cazares" - ao Brasil se deu porque o Gayaquil City, clube a que pertence o equatoriano, atrasou no envio do contrato de empréstimo que liberava o jogador. Porém, nada que pudesse melar a negociação, é uma demora natural. O atleta já assinou um pré-contrato com o Alvinegro. É só questão de tempo até ser anunciado.



Gabriel "Loco" Cortez estava no Emelec e deve chegar ao Rio de Janeiro no início desta semana — Foto: Reprodução/Instagram


No caso de Warley, lateral-direito que Valentim já afirmou enxergar também atuando pela ponta, o imbróglio jurídico com o Santa Cruz atrasou a oficialização. O jogador tinha entrado na justiça contra o clube por causa de um atraso no pagamentos de salários e recolhimento do FGTS. Porém, os pernambucanos recorreram da decisão, venceram e chegaram a um acordo posteriormente com o Botafogo, que envolvia a ida de jogadores, mas até o momento apenas Victor Rangel aceitou ir para o Recife.


Agora, o Alvinegro aguarda um documento de liberação do Santa Cruz. A expectativa do Glorioso, é que a papelada chegue, também, no início desta semana. Com isso, o Botafogo estará pronto para anunciar, oficialmente, os 11º e 12º reforços para a temporada 2020.


Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro

Botafogo x Vasco: veja como assistir, escalações, desfalques e arbitragem


Tudo o que você precisa saber sobre o jogo da quinta rodada da Taça Guanabara







Botafogo e Vasco farão um clássico de times alternativos pela Taça Guanabara, neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), no Nilton Santos. Ao priorizar os confrontos de quarta-feira pela Copa do Brasil e Sul-Americana, respectivamente, os técnicos Alberto Valentim e Abel Braga vão poupar titulares.


A decisão foi tomada mesmo com a necessidade de pontuar para continuar com chances de chegar à fase semifinal. No Grupo A, o Alvinegro é o quarto e soma seis pontos, um a menos do que o Flamengo, o segundo colocado. O Cruz-Maltino tem situação pior no Grupo B. Com quatro pontos, está em quarto e tem seis pontos a menos do que o Madureira, o segundo colocado. Apenas os dois primeiros de cada chave avançam.


+ CLIQUE E ACESSE A TABELA DO CAMPEONATO CARIOCA


Transmissão: Luís Roberto narra com comentários de Júnior e Roger Flores (Globo Rede). Luiz Carlos Jr. narra com comentários de Grafite e Lédio Carmona (Premiere).







Botafogo - técnico Alberto Valentim


De olho no duelo contra o Caxias pela Copa do Brasil no meio de semana, o Botafogo irá para o primeiro clássico do ano com um time mesclado. Alberto Valentim não relacionou Joel Carli, Cícero e Pedro Raul. Eles foram poupados e devem ser substituídos por Ruan Renato, Alex Santana e Rafael Navarro. Caio Alexandre e Igor Cássio também têm chances de começar jogando no lugar do volante e do centroavante. Há, ainda, a possibilidade de mudança em outras peças, a depender do desgaste físico dos jogadores.




Provável escalação do Botafogo contra o Vasco — Foto: Editoria de arte


Quem está fora: Carli, Cícero e Pedro Raul (poupados).


Pendurados: ninguém.


Vasco - técnico Abel Braga


Mesmo sem divulgar a escalação, Abel deve mandar a campo um time parecido ao que perdeu para o Flamengo - na época, a tática de poupar titulares também foi usada. O atacante Vinícius, de bom desempenho contra a Cabofriense, pode ser a novidade.




Provável escalação do Vasco — Foto: Editoria de Arte


Quem está fora: Jordi (coxa esquerda).
Pendurados: Ninguém.






Alexandre Vargas Tavares de Jesus, auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Wallace Muller Barros Santos. Rejane Caetano da Silva será a quarta árbitra. Marcelo de Lima Henrique opera o VAR.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro