Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Luiz Fernando é relacionado para encarar o Corinthians; Marcinho desfalca Botafogo


Meia-atacante volta a treinar após extrair dente e viaja para São Paulo nesta terça. Lateral-direito ainda se recupera de gripe e se junta a Gatito, Marcos Vinícius, Moisés, Jean e Yago como baixas




Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Em meio aos muitos desfalques, Marcos Paquetá ganhou uma boa notícia para sua estreia à frente do Botafogo: depois de extrair um dente na semana passada, Luiz Fernando voltou a treinar normalmente nesta segunda-feira e está relacionado para enfrentar o Corinthians quarta, às 21h45 (de Brasília), na Arena Corinthians.


Por outro lado, quem está fora é Marcinho. O lateral-direito já está melhor da forte gripe, mas ainda não está apto para jogar e se juntará a Gatito, Marcos Vinícius, Moisés, Jean e Yago como desfalques do Botafogo para o jogo – os dois primeiros se recuperam de lesão, enquanto os três últimos, emprestados pelo Corinthians, não podem jogar por força de contrato.


Pimpão, que ficou uma semana se recuperando de uma entorse no tornozelo direito, e Leandrinho, que pode voltar a jogar depois de 10 meses, também estão na lista. Paquetá comanda o último treino na tarde desta terça-feira, no Nilton Santos, e à noite o grupo viaja para São Paulo. A provável escalação tem: Jefferson; Luis Ricardo, Carli, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, Lindoso e Leo Valencia; Pimpão, Aguirre e Kieza.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Fred Gomes e Thiago Lima, do Rio de Janeiro


Preparador elogia intertemporada e cita Aguirre: "Precisava desse tempo a mais"


Felippe Capella faz balanço positivo da preparação do Botafogo durante recesso da Copa do Mundo e vê benefício extra do período para Marcelo e atacante uruguaio, que estava há cinco meses parado




Felippe Capella observa Aguirre durante treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


A súbita saída de Alberto Valentim, nos primeiros dias do recesso para a Copa do Mundo, pegou a todos no Botafogo de surpresa. Mas a inesperada troca de treinador não afetou os planos traçados pela comissão técnica para a intertemporada dos jogadores. Preparação que terminará nesta terça-feira, após 24 sessões de treinamentos em 23 dias. O GloboEsporte.com entrevistou o preparador físico alvinegro para um balanço do período.


Chefe da preparação no Nilton Santos desde janeiro, Felippe Capella considerou que o resultado foi positivo e por isso espera um desempenho físico ainda melhor no segundo semestre. Ele também viu benefício extra para o principal reforço do clube, Aguirre, e Marcelo, uma vez que a dupla não fez pré-temporada em 2018. E adotou cautela quanto à volta de Marcos Vinícius, que se recupera de lesão no joelho direito.



Confira a entrevista:

GloboEsporte.com: A saída surpresa do Valentim e a chegada de um novo treinador mudou alguma coisa da programação da intertemporada?

Felippe Capella: A programação foi mantida, já havíamos definido com relação à parte física quais trabalhos nós faríamos nesse período de intertemporada. Com a chegada do Paquetá, nós apresentamos para ele, conversamos, trocamos algumas ideias, mas não teve alteração. A gente está conseguindo fazer um bom trabalho. Já estamos agora no final e foi muito proveitoso mesmo.


Até terça-feira, serão quantas sessões de treinos ao todo? Como avalia esse período?

Completaremos 24 sessões de treinamento, algo que a gente não teve na pré-temporada. É bem satisfatório, bem proveitoso. Se pudéssemos sempre ter uma parada dessa no meio do ano seria bem interessante. Mas em contrapartida o calendário fica mais apertado e intenso. O saldo é positivo, conseguimos trabalhar bem as capacidades físicas do grupo e esperamos que no segundo semestre a gente consiga fazer um trabalho ainda melhor do que foi no primeiro.



Preparador físico completará 24 sessões de treino em 23 dias (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Um dos jogadores que mais precisava dessa preparação era o Aguirre, que vinha de cirurgia e não fez pré-temporada. Quão importante foi esse período para ele?

O Aguirre teve essa cirurgia, chegou ao clube, fez o tratamento, o departamento médico o recuperou, e ficou cinco meses sem treinar propriamente com o grupo. Então essa intertemporada foi muito proveitosa para ele. Participou de sete partidas e ainda não de maneira integral. Ele está começando a ter sequência de treinamentos, acredito que agora é a sequência de jogos que vai dar ritmo. É um período de adaptação e tem que ter um pouco de calma. Uns adaptam mais rápido, outros demoram um pouco mais.


De 0% a 100%, como estava o Aguirre fisicamente antes da Copa? Como estará agora e quando será o ápice físico dele?

A condição física dele era satisfatória diante do cenário de cinco meses afastado, um período realmente extenso. É um atleta extremamente dedicado, comprometido, chega todo dia querendo dar seu melhor, isso facilita o processo de adaptação ao nosso futebol. Fisicamente a sua condição vinha evoluindo. A gente entende que teve um período bom para trabalhar com ele. Esperamos que esteja em uma condição física melhor em relação ao primeiro período dele. E mais adaptado.


Volto a dizer que a gente tenta nas sessões de treino desenvolver o atleta da melhor maneira possível fisicamente, mas acaba que a sequência de jogos é que consegue realmente desenvolver o atleta em uma plenitude nesse quesito. Ápice a gente não costuma trabalhar com essa meta. Procuramos o quanto antes o atleta estar suportando as partidas e atendendo ao modelo de jogo do treinador. A partir do momento que ele tem uma sequência de jogos e consegue desenvolver bem uma condição, a gente tenta sustentar ela pelo maior período possível.



Marcos Vinícius está na transição e não enfrenta o Corinthians (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Além do Aguirre, quem precisava mais dessa preparação? O Marcelo, que não teve pré-temporada também? Mais algum?

Basicamente esses dois atletas que vão conseguir tirar um proveito melhor dessas sessões de treinamentos. O Aguirre precisava desse tempo a mais, que foi muito bem-vindo. E o Marcelo também, por já ter jogado no Brasil, mas o último ano e meio dele foi fora do país. Querendo ou não, ele se adaptou à realidade de onde estava, que não é tão alta quanto à nossa. Mas é um atleta também extremamente focado, dedicado, já melhorou muito e continua querendo melhorar mais ainda. Esse período para ele tem sido muito proveitoso.


O Marcos Vinícius já está na transição, mas não fez boa parte dos trabalhos normais da intertemporada. Haverá um período específico com ele para recuperar o que perdeu? Quando ele ficará novamente à disposição?

O Marcos Vinícius deu início ao processo de transição semana passada, não está liberado para treinar com o grupo ainda. Vem evoluindo e a ideia é o quanto antes colocar ele para treinar junto ao grupo. É um processo que a gente avalia diariamente. Ele vem se esforçando, treinando bem, se dedicando... O quanto antes ele vai estar à disposição novamente.


Fonte: GE/Por Thiago Lima, do Rio de Janeiro