Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Após três anos e meio, André Silva não é mais vice de futebol do Bota



Dirigente vai anunciar oficialmente a sua saída nesta terça, no Engenhão


André Silva, vice de futebol Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
André Silva estava no cargo desde o início de 2009
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
A vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo, domingo, no Engenhão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, não mudou o desejo da diretoria do Botafogo de promover mudanças no clube. O vice-presidente de futebol alvinegro, André Silva, vai anunciar nesta terça-feira, no Engenhão, a sua saída do cargo, depois de quase quatro anos no clube.

- Não falo nada sobre isso agora. Amanhã (terça-feira), a gente conversa - disse André Silva, ao GLOBOESPORTE.COM, visivelmente chateado ao ser abordado sobre a sua saída iminente.

O presidente Maurício Assumpção pediu o cargo a André, mas o substituto ainda não foi informado. Com a mudança, o dirigente deve encerrar a reformulação no departamento de futebol, que começou com Sidnei Loureiro, que era gerente da base e virou supervisor do time profissional.

O gerente de futebol Anderson Barros continua no cargo. A expectativa é de um anúncio rápido de um nome para ocupar a vaga deixada por André Silva, que estava na vice-presidência de futebol desde o início da gestão Mauricio Assumpção, em janeiro de 2009. Durante o período em que ele comandou o departamento, o Botafogo conquistou o Campeonato Carioca de 2010.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

No Bota, Sidnei Loureiro inicia trabalho como supervisor



Clube teve outras mudanças: Eduardo Hungaro vira auxiliar de Oswaldo e Jair Ventura é apresentado como técnico dos juniores


Sidnei Loureiro - Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
Sidnei Loureiro assume cargo no futebol
alvinegro (Foto: Bruno de Lima)
 
A mudança no departamento de futebol do Botafogo começa a vigorar nesta segunda-feira. O ex-gerente geral da base, Sidnei Loureiro, começa oficialmente a exercer o cargo de supervisor de futebol do clube e vai trabalhar ao lado de Anderson Barros. Sidnei será responsável por fazer o elo entre os jogadores e a diretoria, enquanto Barros irá se dedicar a questões de contratações.

Além disso, o ex-técnico do juniores Eduardo Hungaro se torna auxilar de Oswaldo de Oliveira. Com isso, seu antigo cargo será ocupado por Jair Ventura, de 32 anos, que estava no time principal fazendo sua nova função.
A apresentação de Jair Ventura aconteceu no estádio Caio Martins e o novo comandante já realizou o primeiro treino à frente da equipe. Ele está no Botafogo desde 2008 como auxiliar técnico e também exerceu esta função na Seleção Brasileira sub-17. Ele mostrou satisfação com o novo desafio:

- As expectativas são as melhores possíveis, a vida é feita de desafios e eu assumo esta equipe com muita motivação - disse Jair, lembrando da importância de um bom trabalho nas categorias de base:

- Hoje temos jogadores como o Jadson e o Vitinho que brigam por um espaço na equipe titular, o que comprova que o trabalho efetivamente gera resultado.


Camisa de Renato está com Fabuloso para ser lavada



Juliana Paradela, mulher do camisa 9 do São Paulo, e Lilian Florêncio, mulher do botafoguense, trocam mensagens no Twitter


Camisas do Botafogo - Renato e Luis Fabiano (Foto: Reprodução/Twitter)
Mulher de Luís Fabiano mostra camisa de Renato (Foto: Reprodução/Twitter)

Depois da aposta feita por Luis Fabiano e Renato, e vencida pelo jogador do Botafogo, as esposas dos atletas resolveram se divertir com o atacante são-paulino, que terá de lavar o uniforme do camisa 8 alvinegro.

- Esfrega, Fabuloso! - disse Juliana Paradela, mulher de Luis Fabiano.
Lilia Florêncio aproveitou para lamentar não poder assistir à cena do São Paulo lavando o uniforme de seu marido.

- Estou no Rio e não poderei ver de camarote o Luis Fabiano lavando roupa. Chegou o dia, é hoje. Esfrega, Fabuloso! E tenho que dizer a verdade. As camisas estavam em uma situação... - disse Lilian.


Renato observa Fabuloso, que tem muito o que lavar (Foto: Reprodução/Twitter)

Por fim, Juliana entregou a hora de seu marido começar a pagar a aposta.
- A camisa 8 do Botafogo já chegou. Vai começar - brincou.

Juliana e Lílian ficaram muito amigas quando os jogadores jogavam pelo Sevilla, da Espanha, e os casais frequentavam muito a casa um do outro.

Por conta da amizade, os jogadores apostaram, na terça-feira passada, que quem perdesse a partida de domingo, no Engenhão, deveria lavar os uniformes do time adversário. No meio da semana, a Cônsul baseou a propaganda de uma de suas lavadoras na aposta e o perdedor irá gravar um comercial utilizando uma das máquinas da marca para pagar a aposta.


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Mulheres-Luis-Fabiano-Renato-Fabuloso_0_704329740.html#ixzz1vYPyKUcD

Após trinca, Oswaldo reconhece bom momento de Herrera e pode mantê-lo



Argentino decidiu jogo contra o São Paulo em apenas 45 minutos, entrando na vaga de Loco Abreu, já há quatro partidas seguidas sem marcar


O técnico Oswaldo de Oliveira não costuma utilizar o termo barração e evita tratar de reservas os jogadores que não têm atuado com mais frequência no Botafogo. No caso de Herrera e Loco Abreu, já adotou a expressão rodízio quando o uruguaio ficou no banco, contra o Guarani, pela Copa do Brasil. Desta vez, a vitória sobre o São Paulo, por 4 a 2, no Engenhão, foi construída pelos pés do argentino, que marcou três gols em apenas 45 minutos, na estreia do Brasileirão. Sem adiantar se haverá mudanças, o chefe reconhece que a fase do camisa 17 é melhor do que a do ídolo, que anotou cinco gols em dois compromissos, no fim de abril, mas passou em branco nos últimos quatro.

- Foi um jogo em que o Abreu não conseguiu fazer o que fez contra Bangu e Vasco, quando foram cinco gols, o que não é nada fácil. Hoje, a leitura que fiz foi que precisávamos de mais mobilidade para que nossos meias (Maicosuel, Vitor Júnior e Fellype Gabriel), responsáveis pela articulação que não estava acontecendo, tivessem uma melhor participação. Reconheço que o momento é mais do Herrera, mas tudo depende da sequência do trabalho. É cedo ainda - comentou Oswaldo, que foi só elogios ao estilo do herói da tarde:

- Antes de ser um jogador, Herrera é uma pessoa diferente. É um cara que tem essa garra, essa raça muito grande. Isso é importante demais, faz a diferença num jogo assim. Já disse que ambos têm características bem diferentes, e eu posso usá-las sempre que preciso.

Ter saído no intervalo não incomodou Loco, de acordo com Oswaldo, que teve a participação exaltada. Alguns torcedores o criticaram isoladamente, mas o comandante fez questão de minimizar, repetindo um argumento que costuma usar.

- Tem gente que usa o estádio, o time como terapia e é abafado na hora em que a massa se manifesta. Não dá para considerar algumas coisas. Eles descarregam em cima da gente, faz parte. O Abreu foi digno para cacete, veio do vestiário e não nos abandonou. Isso tem valor. Soube reconhecer e ajudou do banco. Se está ou não está bem, é outra história, o futebol é cíclico. Os jogadores não são máquinas - apontou.

Na próxima rodada, o Botafogo visita o Coritiba, no Couto Pereira, domingo que vem. O time é o líder do Brasileirão pelo saldo de gols. Outros cinco clubes também venceram - Internacional, Figueirense, Vasco, Atlético-MG e Fluminense.

Por André CasadoRio de Janeiro

Jobson inicia a semana no Botafogo ainda treinando longe do grupo


Afastado, atacante só deve reencontrar os companheiros de time na quinta-feira, quando haverá treino integral em General Severiano

O processo de afastamento do atacante Jobson continua em curso no Botafogo. Nesta terça-feira, ele continuará treinando sozinho em General Severiano, enquanto o restante do grupo trabalhará no Engenhão depois da vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, já de olho no próximo jogo, domingo, contra o Coritiba, no Couto Pereira.
Apenas na quinta-feira, quando a programação prevê treino integral em General Severiano para todo o grupo, Jobson deve reencontrar os companheiros. Nesta semana, o atacante deve ter uma conversa definitiva com o técnico Oswaldo de Oliveira, que pode sacramentar a sua saída do clube.

Jobson no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)
Atacante Jobson vai treinar em General Severiano nesta terça-feira (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

No começo da semana passada, Jobson se reuniu com o gerente de futebol Anderson Barros para se justificar sobre ausências seguidas em treinamentos. Depois, num encontro informal, também falou com o presidente do clube, Maurício Assumpção, que sempre apoiou a sua permanência e lutou por sua volta por cima, desde a suspensão por doping (crack).
Jobson já afirmou que não deseja deixar o clube no momento e garantiu a Anderson Barros a prova de seu valor com a camisa do Botafogo. Propostas oficiais de Barueri e Náutico estão na mesa da diretoria. A preferência é pelo clube pernambucano, que também disputa a Série A.
Desde o dia 1 de abil, quando entrou no segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Fluminense, Jobson não joga. Nesse período, teve uma discussão com o fisiologista Altamiro Bottino e sofreu duas lesões musculares, das quais não conseguiu se recuperar completamente, justamente pelo desleixo ao tratamento. Por isso, a comissão técnica perdeu a paciência com ele.
Não se sabe ainda qual será a reação do técnico Oswaldo de Oliveira depois dessa conversa, prevista, mas não garantida. Se Jobson for colocado fora dos planos do comandante, ele precisará ser convencido a aceitar um empréstimo. Como tem contrato até junho de 2015, é considerado patrimônio do clube, que tem 60% de seus direitos econômicos. O restante pertence ao Brasiliense.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Repórter da Globo chama Herrera de 'babaca'


(Absurdo!) 
 
 


O hangman mandou o link e fui conferir. Muito interessante. Coleguinhas não gostam de ser contrariados. E o Marco Aurélio Souza não fugiu à regra. Será que ele, como qualquer bom repórter, foi apurar a razão de Herrera ter dito aquilo? Será que Herrera fez pra debochar da Globo? Ou será que Herrera nem se liga em tv? A turma da Globo tem que entender que o mundo não gira em torno da Globo. Normalmente, como jornalista, ficaria ao lado da classe, mas, como botafoguense, não aguento mais o que a turma da Imprensa faz pra desmerecer o Glorioso. É todo dia, é toda hora.

Leiam o que escreveu o Rogério Thomaz Júnior, autor do post do blog "Conexão Brasília-Maranhão":

"O repórter Marco Aurélio Souza, da Sportv/Globo, chamou de “babaca” o argentino Herrera, atacante do Botafogo, pela recusa em pedir música para o Fantástico pelos três gols que fez na vitória deste domingo (20) sobre o São Paulo.

A “normalidade” e o “humor” exaltados pelo profissional não o fizeram ter tolerância suficiente para se abster de xingar o atleta.

Cada um pode julgar como quiser a atitude do Herrera. Eu achei um gesto sensacional, pelo simbolismo que representa, o que expliquei no post anterior.

A assoberbada emissora do Jardim Botânico não costuma ouvir não como resposta a qualquer pedido. Quando ocorre, muita gente por lá fica descontente, para dizer o mínimo. A primeira manifestação do incômodo partiu do repórter.

Nem acho a história do “artilheiro musical” uma babaquice como tantas outras da Globo, tal qual o quadro “inacreditável futebol clube”, que é absolutamente ridículo.

Daí a ofender o sujeito que se recusou a participar da brincadeira… é babaquice pura!

Vinda de um profissional do jornalismo é pior ainda.

Imaginem se o Herrera, numa entrevista ao vivo, chama o seu entrevistador de babaca, apenas por não gostar do sujeito…

Curioso é ver tal atitude partir de alguém que, em tese, deveria promover a tolerância, sobretudo por trabalhar no esporte, ainda mais no futebol, um fenômeno social que gera tanta paixão, mas não deixa de contribuir com sua cota de tragédias sociais, especialmente quando a violência entra em jogo.

Como diria um outro cronista esportivo, “que desagradável”.


"[Atualização: Mal cliquei no botão "publicar" aqui e fui informado que o dito cujo abaixo apagou o que escreveu. Curioso que, após xingar o jogador do Botafogo, o repórter escreveu, também no seu microblog: "No meu twitter, escrevo o que bem entender."]".


Fonte: Blog do PC Guima
Por: FogoNet

Time de Conca entra na briga por Seedorf com proposta milionária


Segundo imprensa italiana e holandesa, Evergrande pode oferecer R$ 18 mi por ano ao veterano, que decidirá seu futuro até o final da semana

Seedorf joga amistoso na Holanda (Foto: Divulgação)
Seedorf joga amistoso na Holanda (Divulgação)
Depois de contratar o técnico Marcello Lippi, campeão com a Itália na Copa do Mundo de 2006, O Guangzhou Evergrande pode levar outro nome de peso para o futebol chinês: o holandês Clarence Seedorf, que não vai ficar mais no Milan.
De acordo com o jornal “La Gazzetta Dello Sport” e a revista holandesa “Elfvoetbal”, a equipe do ex-tricolor Conca pode frustrar os planos do Botafogo, que sonha contratar o veterano de 36 anos, oferecendo um contrato de € 7 milhões (R$ 18 milhões) por temporada.
Além do Botafogo e do Guangzhou, outros times da própria China e também dos EUA estariam interessados em Seedorf. A agente do jogador, Deborah Martin, afirmou que o meia definirá seu futuro até o final desta semana.
- Temos algumas propostas em nossa mesa. E é uma decisão importante para Seedorf, que ainda não pretende encerrar sua carreira e deseja uma nova experiência – afirmou Deborah em declarações publicadas pelo portal “Canale Milan”.


Vídeo cortesia...




Por GLOBOESPORTE.COMMilão e Amsterdã/GE

Show em Preto e Branco





Fotos do jogo em que o Botafogo venceu o São Paulo por 4 a 2 de virada, no Engenhão, na estreia dos dois times no Brasileirão 2012. Pouco mais de 7.000 torcedores viram o espetáculo de raça e vontade de Herrera, o herói do jogo com três gols. Veja:


As imagens de Botafogo 4 x 2 São Paulo (Foto: Paulo Sérgio)


As imagens de Botafogo 4 x 2 São Paulo (Foto: Marco Terranova)


As imagens de Botafogo 4 x 2 São Paulo (Foto: Paulo Sérgio)


As imagens de Botafogo 4 x 2 São Paulo (Foto: Paulo Sérgio)


As imagens de Botafogo 4 x 2 São Paulo (Foto: Paulo Sérgio)


As imagens de Botafogo 4 x 2 São Paulo (Foto: Marco Terranova)


As imagens de Botafogo 4 x 2 São Paulo (Foto: Cleber Mendes)


As imagens de Botafogo 4 x 2 São Paulo (Foto: Paulo Sérgio)


As imagens de Botafogo 4 x 2 São Paulo (Foto: Cleber Mendes)


Fonte: Lancenet


Montagem> Felip@odf/BotafogoDePrimeira


Herrera é o craque da rodada#1 com 45 minutos em campo


Atacante substitui Loco Abreu e marca três vezes na vitória do Botafogo sobre o São Paulo. Leandro Damião decide para o Inter contra o Coritiba




Mais um Campeonato Brasileiro teve início neste fim de semana e com ele começou a quarta edição do Troféu Armando Nogueira. O prêmio tem o objetivo de apontar os melhores jogadores da competição com base nas avaliações feitas por comentaristas do SporTV e por jornalistas do GLOBOESPORTE.COM jogo a jogo. O atual vencedor da disputa é o craque Neymar, com média de 6,98. Nesta primeira rodada, o jogador que obteve a maior nota foi o atacanteHerrera, do Botafogo, que brilhou intensamente no Engenhão.

O argentino herdou a vaga de Loco Abreu no intervalo, quando o Alvinegro perdia por 1 a 0 para o São Paulo, e foi fundamental para a bela estreia do Glorioso. Com a garra habitual e a pontaria em dia, ele balançou a rede três vezes e decretou o triunfo do clube carioca por 4 a 2 sobre o Tricolor paulista. Assim, Herrera faturou a nota 9 e o prêmio de craque da rodada de abertura, também chamado de Armandinho.

Quem foi muito bem no ano passado e já dá mostras de que neste ano não será muito diferente é
 Leandro Damião. O atacante do Internacional fez um gol e deu uma assistência na vitória colorada sobre o Coritiba. Outro destaque da primeira rodada foi o goleiro Roberto. Inspirado, o arqueiro garantiu um ponto ao Atlético-GO diante do Cruzeiro, em Minas.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.

Seleção Rodada 1 (Foto: Globoesporte.com)


GOLEIRO

A responsabilidade de substituir o ídolo Márcio não pesou para Roberto. Com cinco defesas de alto grau de dificuldade, o goleiro se transformou em peça-chave para garantir o empate por 0 a 0 ao Atlético-GO contra o Cruzeiro, em confronto realizado em Uberlândia. A mais brilhante das intervenções de Roberto aconteceu aos 17 do segundo tempo, após uma cabeçada de Wellington Paulista no contrapé. Com agilidade e elasticidade, ele foi buscar e com isso faturou a nota 8,5. Paulo Victor, do Flamengo, também fez cinco defesas difíceis no empate por 1 a 1 com o Sport e ganhou a mesma avaliação. No entanto, o fato de ter levado um gol pesou para que não fosse eleito o melhor da posição na rodada em comparação a Roberto, que não foi vazado. Jefferson foi decisivo para a vitória do Botafogo e também merece o registro, principalmente por uma defesa à queima-roupa, após cabeçada de Luís Fabiano.

LATERAL-DIREITO

Curiosamente, o lateral-direito da rodada é um volante e conquistou a nota 7. Fabinho foi improvisado pelo técnico Paulo Roberto Falcão e deu conta do recado no empate sem gols entre o seu Bahia contra o Santos. Com clara prioridade à marcação, o jogador se adaptou bem à nova posição e conseguiu brecar grande parte das investidas do Peixe pela esquerda, com Léo e Gerson Magrão. Além disso, Fabinho ainda foi visto no ataque e por pouco não surpreendeu Aranha no segundo tempo, em um cruzamento venenoso. Carlos César (Atlético-MG), Allan (Vasco) e Luís Ricardo (Portuguesa) são os demais laterais-direito que tiveram algum destaque.

ZAGUEIROS

A zaga da rodada tem pinta de dupla sertaneja. Léo, do Cruzeiro, cujo o nome é Leonardo, sobressaiu no empate do Cruzeiro diante do Atlético-GO. Seguro, ele se desdobrou para evitar os chutes de média distância de jogadores como Bida e Elias, que tem potencial quando o assunto é arremate de fora. Leandro Euzébio comandou a equipe reserva do Fluminense no triunfo sobre os também suplentes do Corinthians (1 a 0), no Pacaembu. Além disso, o até outrora titular do time tricolor foi o autor do gol da vitória, numa bela cabeçada, sem chances para Cássio. Os xerifes da rodada obtiveram a nota 7. Rafael Donato (Bahia), Bruno Rodrigo (Santos) e Rodrigo Moledo (Internacional) tiveram boas atuações e mantiveram suas defesas invictas na estreia.

LATERAL-ESQUERDO

A vitória do Atlético-MG sobre a Ponte Preta foi conquistada na raça. E o símbolo deste triunfo foi Richarlyson. Com muita disposição e o pé esquerdo calibrado, ele se tornou um tormento constante ao goleiro  Lauro. O agora lateral-esquerdo também demonstrou valentia depois de abrir o supercílio e voltar a campo com a cabeça enfaixada. Boa parte das melhores jogadas do Galo surgiu de seus pés. Apesar de não ter participado diretamente do gol de Escudero, o triunfo conquistado no fim só fez premiar todo o esforço de Richarlyson na partida. Por tudo isso, ele garantiu a excelente nota 7,5. Bruno Cortez (São Paulo), Pará (Grêmio) e Léo (Santos) jogaram muito bem na rodada.

VOLANTE

Maestro do time do Botafogo, Renato teve mais uma atuação que mantém seu alto padrão de qualidade e faturou a nota 7. Com boa saída de bola e preenchendo espaços na marcação, ele ditou o ritmo alvinegro, principalmente no segundo tempo, na vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo. A vitória tem também um sabor especial para Renato por conta da aposta que havia feito com o ex-companheiro Luís Fabiano, com quem atuou ao lado pelo Sevilla (ESP). Quem perdesse a partida teria que lavar o uniforme do outro. Resta saber se o atacante são-paulino vai cumprir o combinado. Fernando (Grêmio), Jadson (Botafogo) e Romulo (Vasco) são outros volantes que desempenharam um bom futebol.

MEIAS

Com 7,5 de avaliação, Juninho Pernambucano e Luan foram apontados como os melhores apoiadores da rodada. O Reizinho entrou no intervalo e mudou a cara do Vasco no triunfo por 2 a 1 sobre o Grêmio. Foi dele o cruzamento primoroso que resultou no gol de cabeça de Alecsandro. Depois de amargar um período no estaleiro, Luan volta a ganhar espaço no Palmeiras. Homem de confiança de Felipão, o meia abriu o marcador contra a Portuguesa no empate por 1 a 1 com sua marca registrada: uma bomba de fora da área. Fernandes, do Figueira, merece menção honrosa por ter sido decisivo no êxito de sua equipe contra o Náutico. Bida (Atlético-GO), Vítor Júnior (Botafogo) e Jadson (São Paulo) são os demais destaques da armação de jogadas nesta primeira rodada.

ATACANTES

O craque da rodada de abertura do Brasileirão surgiu do improvável. Herrera saiu do banco de reserva com missão de substituir o ídolo Loco Abreu num momento em que o Botafogo perdia por 1 a 0 para o São Paulo. Com quatro minutos em campo, o argentino igualou o marcador numa bela cabeçada. Mais tarde, quando o Tricolor Paulista havia recuperado a vantagem, Herrera voltou a deixar tudo igual, desta vez de pênalti. Para completar a jornada de inspiração, o atacante aproveitou falha da defesa são-paulina e fuzilou o goleiro Denis para anotar o seu terceiro gol, quatro do Bota na vitória por 4 a 2. Pelo conjunto da obra, Herrera obteve a nota 9. Pelo Internacional, Leandro Damião parece trilhar novamete o caminho da boa fase. No Beira-Rio, o camisa 9 abriu o marcador na vitória colorada por 2 a 0 sobre o Coxa numa linda jogada individual. Além de dar a meia-lua em Gil, disparou um chute forte, inalcançável para Vanderlei. No gol de Dagoberto, Damião foi decisivo ao dar a assistência. Apesar do revés do São Paulo no Engenhão, Luís Fabiano (que ganhou a nota 8) tem de ser exaltado pela exibição que teve. Como de costume, ele deixou a sua marca ao cabecear sem perdão diante do goleiro Jefferson, da Seleção Brasileira, que pouco antes havia operado um milagre em outra finalização do Fabuloso.

Fonte: Sportv

Opinião: Herrera, o Guerreiro

Opinião do Torcedor


O argentino Herrera, demonstrando a garra que lhe é peculiar, faz três gols e lava a alma botafoguense


A tão cobrada falta de personalidade do time do Botafogo em momentos decisivos, como as que ocorreram, mais uma vez, na semana passada, estava incomodando.

Foram três jogos pra esquecer. Com o lateral Lucas expulso, fomos facilmente batidos pelo Fluminense na primeira partida válida pelas finais do Campeonato Carioca 2012 que decidiu o título à favor do tricolor. Três dias depois, nova tragédia. O Botafogo foi vergonhosamente eliminado da Copa do Brasil, diante do Vitória, com outra expulsão de Lucas. Nem mesmo o bom resultado colhido em Pituaçu, com cinco desfalques na equipe, serviu como motivação no jogo de volta.

Na segunda partida, o time se mostrou inexplicavelmente apático e foi derrotado no Engenhão sem mostrar um mínimo de vontade de vencer o jogo e reverter a situação desfavorável que se prenunciava após o empate de 1 a 1. E tudo, diante de sua torcida.

Nesse domingo, na estreia do clube no Brasileirão 2012 contra o “todo poderoso” e auto suficiente São Paulo, time paulista de um vociferante Leão, lavamos a alma. O time paulista vem passando de fases na mesma Copa do Brasil com certa facilidade, o que credenciava como "osso duro de roer", Mas os deuses queriam que as glórias ficassem com o Glorioso e a Personalidade, com “P” maiúsculo do Botafogo foi resgatada. E o nome dessa personalidade é Herrera.

Gol do Herrera - Botafogo x São Paulo (Foto: Cléber Mendes)


Herrera brilhou contra o São Paulo (Foto: Cléber Mendes)

O instinto guerreiro do argentino, que tem como principais características a perseverança e a raça, encarnou um personagem determinado, daqueles que não desiste nunca, que o levou a protagonizar um dia de glória pra sua carreira e pra todo o grupo de jogadores, alavancando, dessa maneira, o moral do time que anda um tanto quanto combalido ultimamente. 


Sua atuação histórica e decisiva é digna de todos os elogios e foi muito comemorada pelo técnico Oswaldo de Oliveira após o jogo.


Herrera entrou no intervalo substituindo o capitão Loco Abreu, incendiou o jogo e levou o time à reação numa virada pra ficar na história, marcando três gols.

Botafogo vira pra cima do São Paulo, Herrera faz três gols





A entrada do Guerreiro foi decisiva não só pela seu espírito de luta mas também, por ter oferecido alternativas de jogadas aos homens de armação, em especial a Vitor Junior que mostrou categoria em grande parte da partida, com chutes fortes a gol e cobranças de falta como a que resultou no gol da virada, após desvio na barreira. O jogador passa a ser uma ótima opção na armação de jogadas pelo meio, justamente na faixa de campo onde joga Andrezinho.


Osvaldo teve o mérito na substituição ao enxergar a deficiência do time no ataque, que concentrava as jogadas num Loco Abreu apático, estático e com baixo aproveitamento nas poucas bolas que recebeu pelo alto. O treinador mostrou ter o comando do grupo ao mexer na peça mais emblemática do elenco, com riscos de ser contestado caso fracassasse nas suas intenções. Sem contar que o uruguaio é tido como um cara de personalidade forte mas também, consciente de sua condição atual ao voltar ao banco já de banho tomado.



A briga vai ser boa, lembrando que o Elkeson foi merecidamente barrado após seu baixo rendimento nos jogos que disputou nessa temporada, não figurando nem como opção nas substituições realizadas pelo treinador.

As imagens de Botafogo 4 x 2 São Paulo (Foto: Paulo Sérgio)


Oswaldo se exaltou na partida contra o
São Paulo e foi expulso (Foto: Paulo Sérgio)
Pelas declarações de Oswaldo, que se desculpou frente à comunidade esportiva pelo destempero que protagonizou ao ser expulso de campo pelo árbitro do jogo, o “GueHerrera” não tem vaga garantida na próxima partida, contra o Coritiba, no Couto Pereira, apesar da atuação brilhante nesse jogo. Elogiou também El Loco por suas qualidades e características especiais, que hoje não serviram ao time. É esperar para ver o que vem por aí.

Um aspecto curioso ao final da partida deve ser ressaltado. Ao ser interpelado pelo repórter da Globo sobre que música pediria no Fantástico pelo três gols marcados, nosso Herrera, com a simplicidade que lhe é peculiar, disse que não pediria música nenhuma e que não dava importância para isso, deixando o repórter sem ter o que falar. Até mesmo o narrador Cléber Machado sentiu o golpe. 


Fato semelhante já havia acontecido com El Loco, que ironizou a brincadeira do “Inacreditável Futebol Clube” do Sportv, chamando-a de ridícula. Está decretada, dessa forma, o fim dessa história de musiquinha e tal com los hermanos alvinegros. 



A se lamentar, somente o fato de que um espetáculo dessa magnitude proporcionado pelos dois times tenha sido visto por pouco mais de 7.000 presentes no Engenhão. A torcida, por um motivo ou por outro, não compareceu: paciência e aguardar os acontecimentos.

São as considerações sobre uma tarde-noite memorável para o Glorioso Fogão e para seus sofridos e desconfiados torcedores.

Imagens: Lancenet

Texto e montagem: Felip@odf/BotafogoDePrimeira