Páginas

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Com que zaga eu vou? Sem Carli, Botafogo vive dilema para semifinal: veja números


Vitalidade ou experiência? Com Marcelo favorito, Emerson Silva e Igor Rabello disputam última vaga, e Jair quebra a cabeça para montar a defesa que vai enfrentar o Flamengo nesta quarta, no Maracanã






Sem sofrer gols nos últimos jogos com sua zaga principal, o Botafogo terá a missão de não ser vazado para aumentar suas chances de chegar à final da Copa do Brasil. Mas há vida sem Carli? O Alvinegro vai precisar enfrentar o Flamengo nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, sem o seu xerife, titular absoluto e capitão da equipe, mas que acabou expulso no 0 a 0 do jogo de ida, no Nilton Santos.


Com a volta de Emerson Silva, que se recuperou de uma inflamação no tornozelo direito e já treinou normalmente na última segunda, Jair Ventura quebra a cabeça. Fazer a troca simples de Carli por Marcelo e apostar na vitalidade de uma zaga mais jovem e veloz, ou atuar com a dupla atualmente reserva, mas que jogou mais tempo junta e tem mais experiência?


Como Emerson Silva e Igor Rabello atuam pelo lado esquerdo da defesa e nunca jogaram juntos, o técnico dificilmente vai improvisar um dos dois na direita. Tampouco é fã de um esquema com três zagueiros – só jogou assim quando deslocava um para a lateral direita. Neste cenário, Marcelo aparece como favorito, mas ao lado de quem? O GloboEsporte.com levantou números das duplas:


MARCELO & IGOR RABELLO

Média de idade: 21,5 anos
Jogos: 7
Minutos: 542 minutos
Vitórias: 2
Empates: 2
Derrotas: 3
Gols sofridos: 6



Marcelo já fez até um gol jogando com Igor Rabello (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Marcelo e Igor Rabello somam cinco jogos completos e dois entrando no segundo tempo – incluindo 15 minutos do 0 a 0 com o Flamengo semana passada, no Nilton Santos. A dupla começou o Campeonato Brasileiro como titular, torneio em que mais foi usada por Jair, mas só Rabello manteve o posto na equipe atualmente. Com eles, o Botafogo fica com uma zaga de maior vitalidade e velocidade, mas com menos experiência.



JOGOS:
Rio Branco 0 x 4 Botafogo (amistoso)
Botafogo 1 x 1 Nova Iguaçu (Carioca)
Grêmio 2 x 0 Botafogo (Brasileirão)
Botafogo 1 x 0 Bahia (Brasileirão)
Botafogo 0 x 2 Avaí (Brasileirão)
Corinthians 1 x 0 Botafogo (Brasileirão)
Botafogo 0 x 0 Flamengo (Copa do Brasil)


MARCELO & EMERSON SILVA

Média de idade: 27,5
Jogos: 7
Minutos: 621 minutos
Vitórias: 4
Empates: 3
Derrotas: 0
Gols sofridos: 3



Marcelo e Emerson Silva formaram dupla de zaga o início da Libertadores (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)


Marcelo e Emerson Silva também acumulam sete partidas, só que com quase 90 minutos a mais que a outra dupla. Sem Carli no início do ano, Jair optou pelos dois juntos na Pré-Libertadores – apesar de um gol contra de Emerson Silva, a zaga obteve sucesso na época. Porém, ultimamente ela foi usada só com time misto. Com eles, o Botafogo está invicto e fica com uma defesa mais experiente para encarar um Maracanã lotado.


JOGOS:
Botafogo 2 x 1 Colo-Colo (Libertadores)
Colo-Colo-CHI 1 x 1 Botafogo (Libertadores)
Botafogo 1 x 0 Olimpia-PAR (Libertadores)
Botafogo 2 x 1 Sport (Copa do Brasil)
Atlético-GO 1 x 1 Botafogo (Brasileirão)
Cruzeiro 0 x 0 Botafogo (Brasileirão)
Botafogo 1 x 0 Grêmio (Brasileirão)

Qual deve ser a zaga titular contra o Flamengo?






|Fonte: GE/Por Felippe Costa, Marcelo Baltar e Thiago Lima, Rio de Janeiro