Páginas

terça-feira, 25 de julho de 2023

Raio-x de Tiquinho: veja detalhes dos 22 gols da temporada mais artilheira do atacante do Botafogo



Atacante chega a 22 bolas na rede em 2023, igualando o melhor ano como profissional, quando jogava no Porto, e com média superior




O centroavante Tiquinho Soares igualou a temporada mais artilheira da carreira, a de 2018/19 no Porto, ao colocar a bola na rede aos 39 minutos do segundo tempo contra o Santos. O jogador chegou aos 22 gols marcados em 2023 pelo Botafogo. O camisa 9, inclusive, está com uma média superior a que teve em Portugal.






Confira todos os gols do Tiquinho Soares em 2023 (https://ge.globo.com/video/confira-todos-os-gols-do-tiquinho-soares-em-2023-11805568.ghtml)


+ Botafogo oficializa proposta por Mateo Ponte, lateral do Danubio



Das 22 bolas na rede do atacante, 11 foram no Campeonato Brasileiro, em que ele é o artilheiro e principal candidato a craque da competição no momento. O ge preparou um raio-x das bolas na rede o camisa 9 no ano.



Tiquinho tem média de um gol a cada 140 minutos em campo e é responsável direto por 22 dos 79 gols do Botafogo no ano, ou 27,8%. Se colocar as oito assistências do centroavante na conta, ele participou diretamente de 37,9%.


Raio-x dos gols de Tiquinho Soares




Raio-x dos 22 gols de Tiquinho Soares pelo Botafogo — Foto: Infoesporte


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Análise: Botafogo tem "empate de campeão" com o Santos e jogo na Vila tem gosto de vitória


Soares fez todos os gols de dentro da área, aproveitando o bom posicionamento e a técnica de finalização que marcam a sua carreira, especialmente na perna direita, ferramenta usada em 16 dos 22, foram ainda quatro de cabeça e dois com a canhota.


O centroavante marcou 17 vezes com a bola rolando, 12 em jogada área e cinco pelo chão, e outras cinco vezes de pênalti. Em 15 das 22 que colocou a bola no fundo da rede, contando as cobranças da marca fatal, Tiquinho Soares precisou de apenas um toque na bola.


O principal garçom de Tiquinho é o companheiro de ataque Luís Henrique. O camisa 11 foi responsável por duas das 10 assistências que o centroavante recebeu de companheiros, as outras oito foram todas de jogadores diferentes (Victor Sá, Marlon Freitas, Gabriel Pires, Di Placido, Eduardo, Tchê Tchê, Júnior Santos e Janderson).


+ Botafogo precisa de aproveitamento de G-4 para chegar à pontuação média dos campeões do Brasileiro





Tiquinho Soares gol Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



O Botafogo é o líder do Brasileirão com 40 pontos, com 11 de vantagem para o Grêmio, 2º colocado. O Alvinegro volta aos gramados no próximo domingo para enfrentar o Coritiba no Estádio Nilton Santos.


* Contribuíram para a matéria Giba Perez, Guilherme Maniaudet, da equipe do Espião Estatístico, Jéssica Maldonado e Sergio Santana


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do Ge* — Rio de Janeiro

Equilíbrio e potencial: conheça Mateo Ponte, lateral que negocia com o Botafogo



Defensor de 20 anos foi titular do Uruguai no título da Copa do Mundo sub-20




O Botafogo tem negociações em andamento com Mateo Ponte, lateral-direito do Danubio. O setor é a grande prioridade da diretoria da janela e o atleta, visto com potencial para médio/longo prazo, tem aprovação interna. O Alvinegro acenou com uma proposta de US$ 2 milhões (R$ 9,4 milhões) pelo atleta de 20 anos e está confiante por um desfecho positivo.







Veja lances de Mateo Ponte pela seleção sub-20 do Uruguai (https://ge.globo.com/video/veja-lances-de-mateo-ponte-pela-selecao-sub-20-do-uruguai-11808633.ghtml)


+ Raio-x de Tiquinho: veja detalhes dos 22 gols da temporada mais artilheira do atacante do Botafogo


Mas por que Ponte é tão aclamado pelo mercado? Além do Botafogo, um clube português e outro francês também fizeram proposta pelo jogador.


O defensor foi titular e um dos destaques do Uruguai na conquista da Copa do Mundo sub-20 em junho. Ponte só ficou fora da final por causa de uma leve lesão muscular, mas participou do restante da campanha no onze inicial. No Uruguai, ele é criado nas categorias de base do Danubio, marcado pela força em revelar jogadores, e estreou no time principal em 2020, aos 17 anos.


- Ponte é um lateral completo. Sua característica principal é a projeção ofensiva, mas ele também consegue ser forte na marcação. Ele está muito bem, chegaria para jogar (no Botafogo) - afirmou Cristian Panzardo, jornalista da "Radio Carve" de Montevidéu, ao ge.





Mateo Ponte, botafogo, Uruguai — Foto: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images


+ Veja o que o Botafogo precisa para ser campeão brasileiro


Um dos fatores negativos para o lado de Ponte é que ele, apesar da boa amostragem no Mundial sub-20, só tem sete jogos pelo time principal do Danubio em 2023. O defensor tem sido titular da equipe desde o começo do Clausura, que iniciou no segundo semestre, mas pouco atuou no Apertura por causa dos compromissos pela seleção.


- É um jogador formado no Danubio, mas não chegou a jogar muito na Primeira Divisão de forma profissional porque já estava comprometido com a seleção sub-20 no começo do Campeonato (Uruguaio) e sempre treinava três dias da semana fora do clube visando a preparação para o Mundial - completou Cristian.


Características


Ponte é marcado pela estabilidade. Não é conhecido por ser um lateral "super-ofensivo" ou "super-defensivo". Na Copa do Mundo sub-20, por exemplo, não participou diretamente de nenhum gol, mas também não cometeu nenhum erro que gerou chute ou situação perigosa para uma equipe adversária.


- É um lateral muito equilibrado, com muita liderança e grande prospecção. Ainda lhe falta um pouco mais de regularidade no Danubio, mas se espera muito dele por ter feito parte da seleção sub-20 e pelo nível que apresentou por lá. O Uruguai está escasso de laterais - complementou Gonzalo Ronchi, jornalista do "Canal 12".


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Giba Perez e Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro