Páginas

sábado, 8 de agosto de 2015

Ricardo Gomes alerta para pontos perdidos e quer vitória "para ontem"


Técnico reconhece fragilidade na armação da equipe diante do Santa Cruz na tarde deste sábado e lamenta falta de reação após o gol. Botafogo cai para o quarto lugar







Líder da Série B do Campeonato Brasileiro desde a quarta rodada e com vida relativamente tranquila, o Botafogo começa a se complicar na competição. Na tarde deste sábado, foi derrotado por 1 a 0 (assista aos melhores momentos acima) pelo o Santa Cruz, no Estádio do Arruda, no Recife, e, consequentemente, perdeu o posto, ficando em quarto na classificação. Após o jogo, o técnico Ricardo Gomes reconheceu a falta do último passe e a fragilidade com o gol sofrido. Para ele, o time precisa voltar a vencer o mais rápido possível.

Nossa gordura já foi queimadíssima. Temos que voltar a marcar gols
Ricardo Gomes

- Estávamos bem até o último terço do campo, mas faltou o último passe. Isso foi determinante. Não dá nem para falar da finalização, porque faltou esse último passe. Nossa gordura já foi queimadíssima. Temos que voltar a marcar gols e ganhar jogos. Isso é para ontem.

Rendimento


No primeiro tempo fomos bem, mas faltou inspiração na parte final. No segundo tempo, tudo poderia acontecer. Depois do gol, perdemos organização, demoramos a nos reencontrar e só no final voltamos para o jogo. Ficamos 30 minutos sem oferecer perigo para o Santa Cruz.

Queda na tabela

O mais importante é recuperar o bom futebol. A colocação está de acordo com o bom futebol. Temos que voltar a ganhar jogos. Mas sem bom futebol, não dá para fazer.

Entrosamento


O time está sendo reformulado dentro de uma competição. Estreamos dois jogadores,o Serginho e o Navarro (que já tinha jogado alguns minutos). O Neilton acabou de chegar. Reformular uma equipe dentro de um campeonato deste porte é muito difícil.
 
Ricardo Gomes durante a partida do Botafogo (Foto: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)




Padrão de jogo

Já temos jogo na terça (contra o ABC, no Nilton Santos). Então teremos muito papo e pouco treino, porque não teremos muito tempo. Mas pelo o que eu vi hoje nos primeiros 45 minutos, estou confiante de que vamos encontrar uma maneira de jogar e ganhar, dentro de dois ou três jogos.

Gol do Grafite


Demos espaço, e o Grafite é excelente. Isso não é segredo para ninguém. No lance do gol, demos muito espaço para o cruzamento.

O Botafogo volta a campo na próxima terça-feira e recebe o ABC, às 21h30 (horário de Brasília) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Com 30 pontos, o time precisa vencer para não correr chances de sair do G-4. Sampaio Corrêa e Náutico têm 28 pontos.

Por Marcelo BaltarRecife, Pe/GE

Fez arte! Grafite marca na estreia, e Santa Cruz vence Bota, que despenca


Arruda recebe mais de 44 mil torcedores para a partida do retorno do atacante de 36 anos, que coroou a festa com gol da vitória. Alvinegro cai para quarta colocação



O Estádio do Arruda foi invadido na tarde deste sábado por mais de 44 mil torcedores do Santa Cruz dispostos a fazer festa para a estreia do atacante Grafite, que retornava ao clube depois de 13 anos distante. Porém, com a bola rolando, inverteram-se os papéis. Foi a vez de Grafite garantir a felicidade das arquibancadas. O atacante foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 em cima do Botafogo pela 17ª rodada da Série B do Brasileiro. O Alvinegro novamente mostrou fragilidade atuando fora de casa e despencou na classificação.

Grafite fez a festa do Arruda lotado com 44 mil torcedores (Foto: Adelson Carneiro / Pernambuco Press)

Grafite foi o grande nome da tarde. Na partida que marcava o seu retorno, o atacante mostrou que, mesmo aos 36 anos, ainda pode ser o astro de um time tradicional. Ajudou na marcação, fez pivô, saiu da área e, claro, deixou a sua marca. Aos cinco minutos da etapa final, Grafite apareceu na segunda trave e garantiu a vitória dos donos da casa. O Botafogo, que não marca há três jogos, assustou apenas uma vez com Navarro, em jogada aérea na etapa final. O time novamente mostrou deficiência na criação.

A vitória colocou o Santa Cruz de vez na briga por uma vaga no G-4 da Série B. Subiu três posições, agora na oitava posição, com 25 pontos - cinco distante do quarto colocado. O Botafogo, por sua vez, além de perder a ponta da tabela, caiu para a quarta colocação.

Na próxima rodada, os dois times entram em campo na terça-feira. De novo no Arruda, às 19, o Santa Cruz encara o Mogi Mirim. Mais tarde, às 21h30, o Botafogo recebe o ABC, no Engenhão.


NO SONO ALVINEGRO, GRAFITE PINTA E BORDA

O Santa Cruz iniciou o jogo imprimindo um ritmo forte. E logo com o estreante Grafite, que mostrava boa movimentação e incomodava o Botafogo. O Alvinegro demorou a entrar no jogo, mais uma vez adotando uma postura conservadora fora de casa. Sonolento, a primeira etapa teve poucas chances de perigo. Uma para ser mais preciso, e do Santa Cruz. Aos 37, Bileu invadiu a área e soltou a bomba. Jefferson operou um milagre e salvou o alvinegro de ir para o vestiário em desvantagem.


O Santa veio para a segunda etapa com o mesmo ímpeto do início do jogo. Do outro lado, o Botafogo seguia mostrando problemas na criação e pouco assustava. E nas brechas alvinegras, brilhou a estrela do dono da festa. Aos 5, Grafite aproveitou bem o cruzamento de João Paulo e, de peixinho, balançou as redes. Ricardo Gomes ainda tentou povoar o meio-campo com Lulinha e Daniel Carvalho, mas não foi o suficiente. Apenas Navarro teve uma boa chance após cruzamento da esquerda. Muito pouco para o Botafogo. Assim, o Santa administrou - até com certa facilidade - a vitória até o apito final.


Por GloboEsporte.com Recife, PE/GE

Na estreia de Grafite, Santa Cruz tenta frear retorno do Botafogo à liderança


Apesar de clima de festa por conta do atacante, times jogam de olho na parte de cima da tabela. Tricolor quer encostar no G-4, enquanto Alvinegro quer a liderança




Arruda deve receber público recorde na atual
 edição da Série B (Foto: Daniel Gomes)
Impulsionada pela reestreia do ídolo coral Grafite, a partida entre Santa Cruz e Botafogo, neste sábado, às 16h30, no Arruda, promete bater o recorde de público da atual edição da Série B do Brasileiro - que atualmente pertence a Ceará 0 x 0 Botafogo, com 38.647 presentes. Mais de 38 mil ingressos foram vendidos para o jogo em que o Tricolor busca seguir com o bom rendimento dentro de casa para se aproximar do G-4: foram quatro vitórias nos últimos quatro jogos atuando como mandante. O Alvinegro, por sua vez, vem de três empates consecutivos e precisa vencer para retomar a liderança, perdida no início desta 17ª rodada para o América-MG.

Após 13 anos, Grafite reestreia no clube que o projetou para o futebol. O atacante foi recepcionado como maior contratação da história do Santa Cruz e vinha treinando há 15 dias para readquirir a melhor forma física. A diretoria do clube realizou uma grande campanha de marketing em cima do retorno, visando o aumento no número de sócios do clube. Além de Grafite, o lateral-direito Vítor estreará como titular, após ter debutado do Oeste-SP, entrando no segundo tempo. Além da festa, o Tricolor busca encurtar a distância para o G-4, que atualmente é de seis pontos.


Pelo lado do Botafogo, Ricardo Gomes fará sua segunda partida no comando da equipe. Na estreia, empatou sem gols e, agora, precisa da vitória para reconquistar a liderança da competição. Por isso, ao longo da semana, o técnico fechou parcialmente alguns treinos e testou novas peças na equipe, como Neilton, Navarro e Serginho. Luis Ricardo, que estava lesionado, retorna à lateral-direita.


A partida terá trio de arbitragem paulista. Flávio Rodrigues Guerra apita, auxiliado por Vicente Romano Neto e Carlos Augusto Nogueira Júnior. Premiere e Premiere HD transmitem ao vivo através do sistema pay per view. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.





Santa Cruz: o técnico Marcelo Martelotte treinou com o mesmo time durante toda a semana. O atacante Anderson Aquino foi deslocado do papel de referência na área para a esquerda, abrindo espaço para Grafite. O volante Moradei e o meia Luisinho, titulares nas últimas partidas, perderam suas posições e foram para o banco. O time do Santa Cruz diante do Botafogo será: Tiago Cardoso; Vítor, Danny Morais, Neris e Marlon; Wellington Cézar, Bileu, Lelê, João Paulo e Anderson Aquino; Grafite.


Botafogo: o técnico Ricardo Gomes deve fazer alterações com relação à equipe que enfrentou o Luverdense na última rodada. Recuperado de lesão na coxa esquerda, Luis Ricardo volta à lateral-direita. No ataque, Neilton deve ser titular e ocupará a vaga de Sassá. Navarro e Serginho também foram testados nos treinamentos parcialmente fechados da semana e podem ser opção. Assim, o time que enfrentará o Santa Cruz será: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Dierson (Serginho), Willian Arão, Octávio e Diego Jardel; Neilton e Luis Henrique (Navarro).





Santa Cruz: o meia Guilherme Biteco segue no Rio Grande do Sul resolvendo problemas particulares. Além dele, o goleiro Fred, com uma lesão na cartilagem do joelho, não atua mais na temporada. O atacante Bruno Mineiro, recuperando-se de uma lesão na coxa, está na fase de transição e segue fora. Já o zagueiro Diego Sacoman está no departamento médico com um torção no joelho esquerdo.

Botafogo: o lateral-esquerdo Jean é o único que está no departamento médico. Cidinho, Andreazzi, Jeferson Paulista, Milton Raphael e Sidney deixaram o grupo principal esta semana e passaram a integrar o grupo 2 do Botafogo, com atletas que não estão sendo aproveitados.




Santa Cruz: Alemão, Fred, Neris, Nininho, Renatinho e Wellington.

Botafogo: Fernandes, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Sassá e Willian Arão.

Por GloboEsporte.com Recife/GE