Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Antônio Carlos pede para não ser relacionado e está de saída do Bota


Zagueiro perdeu a condição de titular no começo do ano com a chegada de Bolívar e está no limite de seis jogos no Brasileiro permitido para uma transferência


Antônio Carlos no treino do Botafogo
(Foto: Satiro Sodré / Divulgação)
O zagueiro Antônio Carlos está perto de se despedir do Botafogo. O jogador, que chegou ao clube em 2010 e conquistou dois títulos cariocas, pediu para não ser relacionado nesta quinta-feira. Com seis jogos disputados no Campeonato Brasileiro, ele está no limite permitido para uma transferência.

Antônio Carlos vinha sendo titular do Botafogo desde sua chegada ao clube, mas perdeu a posição com a contratação de Bolívar no começo da temporada. Além disso, sofreu com lesões na última temporada e no começo deste ano.

- O Antônio me procurou e pediu para não participar deste jogo porque tem algumas possibilidades. Se não acontecer, fica com a gente. Gosto muito dele e será muito útil para nós - afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.

O último jogo de Antônio Carlos foi o clássico com o Flamengo, domingo passado, quando entrou nos minutos finais para tentar segurar o resultado. Acabou não conseguindo e o adversário acabou empatando em 1 a 1.

No momento, a zaga do Botafogo é formada por Bolívar e Dória e tem sido um dos setores mais elogiados do time. Oswaldo ainda tem à disposição André Bahia, Rodrigo Defendi e Dankler.


Por Thales Soares Rio de Janeiro

Atuações: Seedorf desequilibra com passes e conduz Bota à liderança



Holandês dá duas assistências no 2 a 0 sobre o Vitória, com gols de Vitinho e Lodeiro. Volante Gabriel também vai bem. Zaga baiana é ponto fraco







JEFFERSON - GOLEIRO
Só não foi mero espectador no primeiro tempo, devido a uma boa defesa em chute de Dinei. Na etapa final, demonstrou a segurança de sempre.
Nota: 6,5

GILBERTO - LATERAL-DIREITO
Apoiou menos do que de costume na etapa inicial e permitiu algumas investidas do ataque do Vitória pelo seu setor. Cresceu após o intervalo e rolou uma boa bola para Seedorf quase marcar em chute rasteiro.
Nota: 6,0

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Buscou fazer o simples, até exageradamente, cortando pela lateral algumas bolas de forma desnecessária. Também deu uma solada em Escudero e escapou de receber cartão.
Nota: 6,0

DÓRIA - ZAGUEIRO
Um dos melhores em campo no primeiro tempo. Ganhou todas no mano a mano com Maxi Biancucchi e foi preciso ao cortar os lançamentos. Acabou abusando das faltas e recebendo cartão amarelo na etapa final, mas foi bem.
Nota: 7,0

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Fez bom jogo, com alguns desarmes e triagulações ofensivas, embora tenha chegado pouco à linha de fundo no primeiro tempo. Recebeu um cartão amarelo por reclamação.
Nota: 6,5

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Combativo como sempre, fez um bom jogo, embora sem muito brilho com a bola nos pés.
Nota: 6,0

GABRIEL - VOLANTE
O grande responsável pela proteção à defesa. Incansável, dá a impressão de estar em todos os pontos do gramado. Além de se destacar na marcação, com direito a cinco desarmes, ainda deu belo passe para Seedorf rolar para o gol de Vitinho.
Nota: 7,5

VITINHO - MEIA
Mostrou boa presença de área ao marcar o gol e ainda cruzou boa bola para Lodeiro cabecear com perigo no segundo tempo. Também colaborou taticamente, na marcação. Seu pecado foi se precipitar em algumas jogadas individuais. No geral, foi bem.
Nota: 7,0

ELIAS - ATACANTE
Praticamente repetiu o que fez contra o Náutico, ao entrar na vaga de Vitinho e fazer um gol com apenas sete minutos em campo (contra o Timbu foram quatro minutos).
Nota: 7,0

SEEDORF - MEIA
Concentrou as principais jogadas ofensivas. Raras foram as bolas que não passaram por seus pés. Deu as assistências para os gols de Vitinho e de Elias. Também finalizou com perigo no segundo tempo, após bola rolada por Gilberto. Só exagerou um pouco ao tentar um gol por cobertura. É o grande líder do líder do Brasileirão.
Nota: 8,5

GEGÊ - MEIA
Entrou mais para que Seedorf descansasse e saísse aplaudido pela torcida alvinegra, já com o jogo ganho. Ficou pouco tempo em campo.
Nota: Sem nota

LODEIRO - MEIA
No primeiro tempo rendeu abaixo do que pode, apesar de ter participado da jogada do gol de Vitinho. Melhorou após o intervalo e quase fez um gol de cabeça, em que Wilson espalmou, mas também perdeu boa chance após passe de Seedorf.
Nota: 6,0

DEDÉ - MEIA
Não teve nem tempo para mostrar seu futebol. Entrou na vaga de Lodeiro já no final.
Nota: Sem nota

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Sai muito da área e acaba tirando de quem vai fazer o passe a chance de criar uma jogada mais perigosa. Recebeu amarelo ao matar, até com certa necessidade, um contra-ataque.
Nota: 5,0




WILSON - GOLEIRO
Nada pôde fazer nos gols de Vitinho e de Elias. Apareceu bem numa cabeçada perigosa de Lodeiro, espalmando a bola para o lado.
Nota: 6,0

DANIEL BORGES - LATERAL-DIREITO
Não chegou a se intimidar por ter de marcar Seedorf em quase todo o primeiro tempo, mas teve dificuldade dado o número de ataques alvinegros por seu setor.
Nota: 5,5

GABRIEL PAULISTA - ZAGUEIRO
Foi melhor nas jogadas aéreas, mas vacilou ao deixar Elias invadir a área livre no lance do segundo gol do Botafogo.
Nota: 4,5

FABRÍCIO - ZAGUEIRO
Falhou feio ao furar uma bola no primeiro tempo, permitindo escapada de Seedorf sem marcação. Esteve inseguro em jogadas pontuais. Pareceu sem ritmo.
Nota: 4,0

DANILO TARRACHA - LATERAL-ESQUERDO
Avançou bem na etapa inicial, quando venceu o duelo com Gilberto. No segundo, recebeu cartão amarelo após fazer falta em Vitinho e acabou substituído.
Nota: 6,0

CAMACHO - MEIA
Entrou na vaga de Tarracha, mas como meia. Fez um desarme importante após Vitinho invadir a área driblando, mas em compensação perdeu uma chance ao pegar um rebote na frente da área e deu um passe errado que quase resultou em gol de Lodeiro.
Nota: 4,5

MICHEL - VOLANTE
Atrasado em algumas jogadas e com muita dificuldade nos passes.
Nota: 5,0

LUÍS CÁCERES - VOLANTE
Melhor com a bola nos pés que o companheiro de cabeça de área. Foi dedicado, tanto para defender, quanto para atacar, aparecendo com razoável frequência na intermediária e na área ofensivas. Acabou refém do domínio do meio-campo adversário.
Nota: 6,5

RENATO CAJÁ - MEIA
Teve boa movimentação no começo, quando fez algumas enfiadas de bola para Tarracha e Biancucchi, mas esteve longe de fazer a diferença. Jogo de regular para fraco.
Nota: 5,0

VÂNDER - MEIA
Entrou em lugar de Cajá no segundo tempo, quando o time ainda perdia por um gol, teve a ousadia de arriscar alguns dribles e também chutar a gol. Mas foi pouco efetivo.
Nota: 6,0

ESCUDERO - MEIA
Começou bem, com grande presença no meio-campo, mas foi perdendo rendimento. Na etapa final, foi deslocado para jogar como lateral-esquerdo e sumiu de vez.
Nota: 6,0

MAXI BIANCUCCHI - ATACANTE
Movimentou-se bem e foi quem mais deu trabalho à defesa botafoguense, mas definitivamente perdeu o duelo para Dória. Acabou substituído por Leilson.
Nota: 6,5

LEILSON - MEIA
Teve pouco tempo para mostrar serviço.
Nota: Sem nota.

DINEI - ATACANTE
Deu bom chute na etapa inicial, mas recebeu poucas bolas em condições de ameaçar a meta de Jefferson.
Nota: 6,0


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Feliz com a resposta da torcida, Seedorf vibra com vitória e liderança


Camisa 10 pede calma com o jovem Vitinho, autor de um dos gols no 2 a 0 sobre o Goiás nesta quinta-feira, no Maracanã


Vitinho e Seedorf comemoram gol do Bota
(Foto: Pedro Martins/Agência Estado)
A vitória do Botafogo por 2 a 0 sobre o Goiás, nesta quinta-feira, que deu ao Alvinegro a liderança do Campeonato Brasileiro, teve a presença de 19 mil torcedores. Seedorf, que havia feito uma convocação na véspera, ficou feliz com a resposta da arquibancada e também com o desempenho do time dentro de campo.

E o camisa 10 fez sua parte. Deu duas assistências, para Vitinho e Elias, e mais uma vez comandou a equipe. Ele destacou a importância de o Bota somar pontos e deixar alguns dos concorrentes pelo título para trás.

- A torcida atendeu. Chegaram e vai crescer. Entendemos que este horário tem muita gente trabalhando, mas já foi muito melhor. Nós correspondemos dentro de campo. Todos os pontos que fizermos agora podem valer muito lá na frente, o caminho pode começar a ser indicado agora. Já estamos a oito, dez pontos de alguns favoritos. Todos deram o máximo, conseguimos um bom padrão. O adversário era bom, mas enfrentaram um Botafogo forte e determinado - analisou o craque.


Seedorf comentou sobre Vitinho e disse que é preciso ter calma com o promissor meia, de 19 anos.

- Foi um gol do grupo, uma jogada linda, trabalhada. Ele tem que crescer muito ainda. Não podemos colocar a ênfase no Vitinho. Fez um ótimo jogo, mas precisa crescer ainda.

O resultado deixou o Botafogo com 20 pontos. No domingo, o time volta ao Maracanã, desta vez para disputar o clássico com o Vasco.



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Sob a batuta de Seedorf, Botafogo bate o Vitória e assume a liderança


Holandês comanda o time e dá passes precisos para os dois gols do Alvinegro no Maracanã. Vitória perde a oportunidade de entrar no G-4




Seedorf voltou a ser o nome do Botafogo e carregou o time à liderança do Campeonato Brasileiro. Antes da partida, convocou os torcedores a irem ao Maracanã. Em campo, organizou o time, acalmou e confortou os companheiros em momentos difíceis (como quando Lodeiro saiu vaiado no segundo tempo) e, mais importante, deu dois belos passes para os gols nos 2 a 0 sobre o Vitória, no Maracanã, pela décima rodada do Brasileiro.

Vitinho e Elias marcaram para o time de Oswaldo de Oliveira, que chegou aos 20 pontos, os mesmos do Coritiba, mas supera os paranaenses no número de vitórias. Já a equipe baiana ocupa a sétima colocação, com 15 pontos.

Seedorf pediu aos torcedores do Botafogo que ficassem ao lado do time, que comparecessem aos jogos para dar apoio. Mas o alvinegro que decidiu ir ao Maracanã teve dor de cabeça. Assim como aconteceu na quarta-feira, na partida entre Fluminense e Cruzeiro, torcedores tiveram dificuldades para entrar no estádio momentos antes da partida. Longas filas se formaram com alvinegros querendo comprar ou trocar seus ingressos e alguns chegaram a desistir e voltaram para casa. Mais próximo ao horário marcado para o início da partida, bilheterias extras foram abertas para agilizar o fluxo, mas ainda assim muitos torcedores só conseguiram chegar a seus lugares com o jogo em andamento.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Vasco no clássico carioca no Maracanã, domingo, às 18h30m. No mesmo horário, o Vitória recebe a Portuguesa, no Barradão.


Jogadores comemoram com Vitinho o primeiro gol do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)

Bela jogada e gol de Vitinho

Se muitos torcedores demoraram a conseguir acesso ao estádio, em campo o time, como que em solidariedade, levou também alguns bons minutos até se ajustar no jogo. Foi um primeiro tempo de poucas chances, com quatro finalizações alvinegras e apenas uma do Vitória. O time baiano marcava forte e apostava na estratégia preferida das equipes que jogam fora de casa: fechadinho atrás, com saídas rápidas. No caso, a formação ofensiva com Renao Cajá, Maxi Biancucchi e Dinei justificava a escolha. Ainda assim, a defesa do Botafogo, credenciada como a segunda melhor do campeonato (apenas oito gols sofridos), segurou bem qualquer investida do adversário e passou por poucos apuros. No mais importante, já no fim do primeiro tempo, Jefferson fez grande defesa em chute forte de Dinei.

Para encontrar espaços na defesa do Vitória, o Botafogo precisava caprichar nos passes e jogar em velocidade. Mas Seedorf, Lodeiro e Vitinho não falavam a mesma língua. Quando se entenderam, saiu o gol. E um belo gol. A jogada começou com o uruguaio na intermediária e chegou a Gabriel, que aparecendo como elemento surpresa deu passe preciso para Seedorf em profundidade na área. O holandês poderia até bater no gol, mas mostrou frieza ao buscar Vitinho melhor colocado, para apenas empurrar para a rede.

No intervalo, o meia parou para dar entrevistas, mas foi abordado por Seedorf, que retirou o jogador e o levou para o vestiário. O que parecia rebeldia, era apenas um ato protetor. O holandês quer evitar o assédio sobre o jovem alvinegro.

- Não gosto dessa ênfase sobre o Vitinho. Ele tem que crescer muito ainda, tem que melhorar muito. Mas fez um ótimo jogo para ajudar o time a conquistar os três pontos. Ele foi bem, mas ainda tem que evoluir muito - disse.

Seedorf encontra espaço e brilha

O jogo ganhou ritmo mais intenso na volta do intervalo. Em 15 minutos, chances de gols para os dois lados. Primeiro Wilson salvou cabeçada perigosa de Lodeiro, depois o Vitória ficou pedindo pênalti de Dória em Renato Cajá quase na pequena área, em jogada de contra-ataque. Logo em seguida Seedorf acertou um chute com estilo que passou raspando a trave, e Rafael Marques e Lodeiro desperdiçaram boas chances diante do goleiro do time baiano.

Seedorf começou a encontrar mais espaços para jogar e, assim, a exibir seu cardápio de passes precisos. Depois de criar duas boas oportunidades, foi o co-autor do segundo gol alvinegro, marcado por Elias, que assim como em seu primeiro gol com a camisa do Botafogo, havia entrado poucos minutos antes. A jogada começou na intermediária, em uma tabela com Marcelo Mattos, e terminou em assistência milimétrica para o atacante dentro da área. Golpe de mestre, certeiro e fatal. Vitória do Botafogo e liderança do Brasileiro garantida.


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Alívio no STJD! Zé Roberto é absolvido pela entrada em Lucas, do Botafogo


Apoiador do Grêmio, que teve lesão constatada nesta sexta e não atuará no Gre-Nal, corria o risco de ficar sem atuar até a recuperação do lateral-direito



Campeonato Gaúcho - Grêmio x Caxias - Zé Roberto (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Zé Roberto em ação pelo Grêmio
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
A possibilidade de Zé Roberto desfalcar o Grêmio pelo mesmo período da recuperação de Lucas, do Botafogo, não confirmou. Em julgamento realizado na tarde desta quinta-feira, pela Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ele foi absolvido pela entrada que gerou a fratura no lateral-direito. Dois votos foram pela absolvição de Zé, enquanto outros dois foram por um jogo de suspensão. Zé, assim como está previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), foi beneficiado pelo empate.

O camisa 10 gremista havia sido indiciado no artigo artigo 254 do CBJD, cuja pena máxima é de seis partidas. No entanto, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmidt, citou em sua denúncia o § 3º do artigo 254, que garante ao infrator um período de suspensão equivalente à recuperação do lesionado, sendo respeitado o prazo de 180 dias, o que não foi considerado pelos dois auditores, pelo auditor-relator e pelo presidente da Quinta Comissão. Apesar da absolvição, a tendência é que a Procuradoria do STJD recorra da decisão e um novo julgamento venha a acontecer.

O Grêmio enviou ao Rio de Janeiro os advogados Gabriel Vieira e Jorge Petersen, integrantes do departamento jurídico do clube, e foi representado pelo advogado Mário Bittencourt, que sustentou a defesa do apoiador.

Mário, em seu pronunciamento, lembrou que Zé Roberto procurou Lucas após a fratura ser constatada e foi perdoado pelo lateral do Botafogo. Além disso, ele pediu que Zé, que tem ficha limpa no STJD, não fosse julgado pelo resultado do lance e sim pela conduta profissional.

- Nenhum jogador (do Botafogo) reagiu após o lance. A gente que joga futebol escuta quando se tem uma fratura. Salvo engano, o árbitro (Paulo César Oliveira) disse que o jogador tentou voltar para o jogo. Não estamos julgando o resultado. Estamos jogando a conduta. Não podemos julgar pelo resultado. O atleta foi perdoado. O Zé Roberto não merece essa mancha na carreira por causa de um lance fortuíto - destacou o advogado.

O Grêmio voltará a ser alvo do STJD nesta sexta. O volante Matheus Biteco e o atacante Vargas serão julgados pelas suas respectivas expulsões diante do Criciúma, no último dia 20. Ambos responderão pelo artigo vão responder pelo artigo 254-A do CBJD: praticar agressão física durante a partida e podem ser punidos de quatro a 12 partidas.

PAULO CÉSAR OLIVEIRA TAMBÉM É ABSOLVIDO

Paralelo ao julgamento de Zé, aconteceu o de Paulo César Oliveira (Fifa-SP), o árbitro de Grêmio 2 x 0 Botafogo. Ele respondia pela omissão no lance que gerou a fratura em Lucas, já que sequer aplicou o cartão amarelo para Zé Roberto. Por quatro votos a zero, ele foi absolvido.


Leia mais no LANCENET!

Com apenas um guichê aberto, alvinegros formam fila por ingressos


Empolgados com boa fase do time, alvinegros comparecem em bom número para adquirir bilhetes da partida desta quinta, contra o Vitória, no Maracanã




Fila Maracanã - Botafogo x Vitória (Foto: Tiago Pereira)
Torcedores do Botafogo fazem fila na bilheteria 1 do Maracanã (Foto: Tiago Pereira)

A promoção de ingressos da diretoria do Botafogo para o jogo desta quinta-feira, contra o Vitória, às 19h30, no Maracanã, parece ter surtido efeito. No início da tarde, dezenas de torcedores formavam uma longa fila na bilheteria próxima ao Maracanãzinho para garantir presença no jogo. O detalhe é que apenas um guichê estava aberto, o que contribuiu para uma longa espera.

A diretoria do Botafogo colocou 44.395 ingressos à venda. Os setores mais baratos do Maracanã têm ingressos a R$ 60 (R$ 30 meia). 

Pela manhã, muitos torcedores do Glorioso também fizeram fila em General Severiano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, para adquirir entradas para a partida de logo mais.


Leia mais no LANCENET! 

Com ambições elevadas, Botafogo e Vitória se enfrentam no Maracanã



Alvinegro espera vencer para ser novamente ser líder, e Rubro-Negro tenta encerrar série de empates para voltar ao G-4




O Maracanã será palco do duelo entre Botafogo e Vitória, nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), válido pela décima rodada do Brasileiro. Um grande estádio para o confronto de duas equipes com ambições elevadas. Os alvinegros, com 17 pontos, têm a chance de voltar à liderança, beneficiados pela derrota do Cruzeiro para o Fluminense. Após os jogos dessa quarta, a ponta ficou com o Coritiba, que tem 20 pontos, mas as mesmas cinco vitórias do Botafogo. Os rubro-negros, com 15, podem ultrapassar o adversário na tabela e retornar ao G-4.

No Botafogo, que fará seu primeiro jogo como mandante no Maracanã, a expectativa é de que a torcida vá em melhor número ao estádio. O craque Seedorf se dispôs até a dar entrevista coletiva para dar esse recado. Ele espera criar um clima de confiança para ajudar o time na briga pela ponta.

O Vitória espera retomar o caminho das vitórias, já que empatou os dois últimos jogos e deixou o G-4. Para voltar a figurar no topo da tabela, a equipe baiana confia no poder ofensivo do artilheiro do Brasileirão, Maxi Biancucchi, que tem sete gols marcados.

O PremiereFC transmite o jogo, que será acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real e com vídeos exclusivos.




Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira vai repetir a formação do time que empatou com o Flamengo por 1 a 1 no último domingo. O Alvinegro vai de Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Vitinho e Seedorf; Rafael Marques.

Vitória: sem Victor Ramos, suspenso, o time terá uma nova dupla de zaga. Gabriel, que atuou como lateral contra o Coritiba, volta à sua posição original, com Fabrício como companheiro. Na lateral direita, quem entra é Daniel Borges. O restante da escalação será a mesma que empatou na capital paranaense no último domingo: Wilson; Daniel Borges, Gabriel, Fabrício e Danilo; Michel, Cáceres, Escudero e Renato Cajá; Maxi Biancucchi e Dinei.




Botafogo: o lateral-direito Lucas fraturou o tornozelo esquerdo na derrota para o Grêmio, e o meia Cidinho foi submetido a uma cirurgia no joelho direito em maio. Octávio também não está à disposição depois de uma cirurgia no punho direito. Bruno Mendes precisou retirar uma verruga da sola do pé esquerdo e está fora.

Vitória: apresentado no dia 18 de julho, André Lima é a mais nova baixa. No empate com o Coritiba, sofreu uma fratura no joelho esquerdo, e o tempo de retorno ainda é indeterminado. O lateral Nino Paraíba foi diagnosticado com um problema no púbis e está vetado. Neto Coruja, com um problema muscular, é outro desfalque. Em processo de recondicionamento físico, Mansur e Luís Alberto seguem fora de ação, assim como o goleiro Deola, que se recupera de uma fratura no punho. Victor Ramos, que recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada passada, é o único desfalque de ordem disciplinar.



Botafogo: Gilberto, Lucas, Renan e Vitinho.

Vitória: Gabriel Paulista.




Flávio Rodrigues Guerra (SP) apita o jogo, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE). O árbitro trabalhou em uma partida neste Brasileiro: Corinthians x Portuguesa, na 5ª rodada. Ele deu 4 cartões amarelos, nenhum vermelho, 26 faltas e não assinalou pênaltis. O campeonato tem média de 4,1 cartões amarelos e 0,2 cartões vermelhos. São 33,4 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.




Botafogo: a tendência é ser uma partida emocionante. As duas defesas estão entre as três que mais tiveram de fazer defesas difíceis (19) até esta rodada, menos apenas que o Coritiba (21). O Botafogo terá um adversário duro pela frente e um grande desafio, pois o Vitória praticamente não sofre gol de finalizações de longa distância. Dos 13 gols marcados pelo Botafogo, cinco foram marcados dessa maneira. O Botafogo é a oitava equipe que mais finalizou (114) e a nona com melhor índice de finalizações que viraram gol (11,4%).

Vitória: o time é o segundo que menos finalizações fez (85) até esta rodada. Tem ainda o pior índice de finalizações certas (apenas 31,8% vão no gol). No entanto, quando a conclusão vai a gol, leva perigo. O Vitória tem o melhor índice de finalizações que viraram gol (16,5%). Quando se defende, a equipe é a que mais finalizações sofreu (144). A marcação na frente da área vem dando bons resultados. Para fazer gol no Vitória tem sido necessário finalizar da área porque os chutes de longe não entram. Os três gols de fora que sofreu até agora foram cobranças de falta da frente da meia-lua.




No primeiro jogo entre os clubes no Engenhão, estádio que o Botafogo mandava seus jogos até março deste ano, o Botafogo, no dia 9 de outubro de 2008, quebrou jejum de 17 anos sem triunfos sobre o Vitória pelo Campeonato Brasileiro. Saiu perdendo, mas virou com Zárate, Lucio Flavio, que marcou um lindo gol, e Andre Luis, vencendo o jogo por 3 a 1. Veja a ficha completa do jogo no Futpedia clicando aqui.


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Seedorf deseja que partida contra o Vitória crie pacto entre time e torcida


Camisa 10 alvinegro disse que apoio das arquibancadas dá suporte para o time dentro de campo




Flamengo x Botafogo - Seedorf e Paulinho (Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Seedorf estreou no Maraca no último domingo
(Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
A partida entre Botafogo e Vitória, nesta quinta-feira, às 19h30, no Maracanã, já seria especial para o botafoguense, pelo fato de ser o retorno da equipe ao estádio na condição de mandante. Mas, para Seedorf, pode representar muito mais. Ele deseja que o confronto – que terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net – marque o início de um pacto da torcida com o time, em busca do sonhado título brasileiro. E para isso, ele convocou os alvinegros a encher o Maraca.

– Quem joga contra nosso time tem que enfrentar a torcida. Quando jogamos fora, lidamos com as torcidas rivais. Eles vão dar um suporte importante tecnicamente e na moral. É a hora de trazer crianças, mulheres, homens... Não pode é ficar de preguiça na praia (risos). Vamos seguir acreditando e não vamos parar. Se não fosse o torcedor do Atlético, talvez não conseguissem o título da Libertadores, com aquela energia – disse Seedorf.

Apesar da recente identificação com o Engenhão – interditado pela prefeitura do Rio desde março –, foi no Maraca que o Glorioso construiu a maior parte de sua vitoriosa história. Lá, levantou troféus como a Copa Conmebol de 1993, o Rio-São Paulo de 1998 e saiu de uma fila de 21 anos com o Estadual de 1989.

Enquanto teve o Engenhão em mãos, um dos grandes obstáculos para que o estádio ficasse lotado era o difícil acesso, já que fica no subúrbio carioca. No Maracanã, essa desculpa não cola. Trem, metrô, ônibus... Todos os meios de transporte levam ao Maior do Mundo, localizado em uma região central da cidade.

Se não bastasse, deixar o Maraca com os três pontos também valerá o retorno à liderança do Brasileirão, já que o Cruzeiro perdeu para o Fluminense, por 1 a 0, na quarta. E o Inter, que também está na frente do Alvinegro, teve seu jogo com o Santos adiado devido à viagem dos paulistas para a Europa.

– Temos que ter mentalidade de quem quer ganhar o Brasileiro. Esse é o espírito de um time que deseja o título. Não estamos em cima casualmente. É hora de começar a sonhar. Nosso grupo tem capacidade de levar o Brasileiro – analisou Seedorf.

E aí, alvinegros, vão lotar o Maracanã? Ou vão ignorar a convocação?


Luiz Gustavo Moreira  (RJ) LANCENET!