Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Médico do Botafogo prevê voltas de Carli e Gegê domingo, contra o Sport


Coordenador do departamento médico, Luiz Fernando Medeiros confirma cirurgias de Airton e Jefferson, com recuperações estimadas de um e três meses respectivamente





Luiz Fernando Medeiros deu um panorama do DM
 alvinegro (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
O Botafogo agendou uma entrevista do coordenador do departamento médico alvinegro, Luiz Fernando Medeiros, para a tarde desta segunda-feira para explicar as lesões e procedimentos adotados nos casos de Jefferson e Airton. Mas como as notícias envolvendo a necessidade de cirurgia da dupla vazaram antes, o doutor confirmou os procedimentos e as previsões de retorno de cada um: o volante foi operado no domingo e ficará um mês em tratamento, enquanto o goleiro vai para o centro cirúrgico na noite desta terça e ficará de molho durante três meses, possivelmente perdendo todo o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com isso, a principal novidade da coletiva foi a previsão de Carli e Gegê já poderem voltar ao time no domingo, contra o Sport na Ilha do Retiro, pela segunda rodada da competição nacional.


- O Carli sentiu uma lesão contra o Vasco, conseguiu continuar o jogo, mas depois ficou muito dolorido. Na semana passada ele ficou afastado e hoje está iniciando a reabilitação. Esperamos ter possibilidade de contar com ele até o final da semana. O Gegê se queixa de dor na coxa e está sendo acompanhado. Vamos ver se até o fim da semana esteja recuperado.

Airton teve lesão grave do adutor da coxa esquerda, essa lesão foi tratada conservadoramente, evoluiu bem, mas ao retornar aos treinos ainda apresentava dor. Repetido exame de imagem, vimos que a lesão era extensa e resolvemos fazer um procedimento cirúrgico. Foi operado e está muito bem"
Luiz Fernando Medeiros, médico do Botafogo


Sobre Airton, o médico esclareceu que não se trata de uma nova lesão, mas sim a mesma que regrediu. O volante chegou a evoluir a ponto de treinar normalmente com o grupo e tinha até a expectativa de ter voltado no segundo jogo da final do Campeonato Carioca. Porém, ele voltou a sentir o músculo adutor da coxa esquerda, e após um novo exame de imagem os médicos resolveram adotar um procedimento cirúrgico para acelerar a recuperação.


- Airton teve lesão grave do adutor da coxa esquerda, essa lesão foi tratada conservadoramente, evoluiu bem, mas ao retornar aos treinos ainda apresentava dor. Repetido exame de imagem, vimos que a lesão era extensa e resolvemos fazer um procedimento cirúrgico. Foi operado e está muito bem. A gente prevê que em torno de um mês esteja jogando. Tem sempre que levar em conta a questão física e técnica do atleta.



E com relação a Jefferson, o doutor explicou que a lesão do goleiro é, além de grave, incomum, por isso uma recuperação mais longa. Ele será operado na noite desta sexta-feira e ficará com o braço esquerdo imobilizado durante seis semanas.



- Jefferson teve constatada uma lesão bastante incomum, ruptura parcial do tendão do tríceps. Infelizmente aconteceu com nosso goleiro. Cirurgia programada para amanhã à noite, mas sem dúvida vai se recuperar. A previsão de afastamento é em torno de três meses. A gente leva o tempo necessário para recuperação da forma física e técnica. A gente crê que em três meses ele já esteja jogando.


Além da dupla, quem segue no departamento médico é Diogo Barbosa. O lateral-esquerdo tem uma lesão na coxa esquerda e tem previsão de recuperação para um mês. Já Emerson e Octávio estão recuperados e à disposição do técnico Ricardo Gomes para a partida contra o Juazeirense, neste quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), em Los Lários, pela segunda fase da Copa do Brasil.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

Jefferson será operado e deve ficar de dois a três meses longe dos gramados


Goleiro terá de passar por procedimento no braço esquerda. Data da cirurgia deve ser definida ainda nesta segunda-feira




Jefferson com uma proteção no braço após o jogo
contra o Juazeirense (Foto: Thiago Lima)
A semana não começou com boas notícias para o torcedor alvinegro. Com uma lesão no braço esquerdo, o goleiro Jefferson será operado e deve ficar três meses fora de combate. O camisa 1 se machucou na partida contra o Juazeirense, pela Copa do Brasil, na quinta-feira passada.


Jefferson desfalcou o Botafogo neste domingo, contra o São Paulo. Nesta segunda-feira, o coordenador médico do clube, Luiz Fernando Medeiros, dará coletiva de imprensa para explicar o quadro médico do goleiro.


A data da operação ainda não está definida. Jefferson vai ao Botafogo, na tarde desta segunda, se reunir com o corpo médico do Botafogo. O goleiro espera operar o quanto antes.


Caso o cenário mais pessimistas, de três meses fora, se confirme, Jefferson pode desfalcar o Botafogo durante todo o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Sem Jefferson, Helton Leite assumirá o gol do Botafogo neste período.


Curiosamente, Jefferson também se lesionou no ano passado, em uma partida da Copa do Brasil. Na ocasião, o goleiro machucou o joelho contra o Botafogo-PB, e precisou ser submetido a uma artroscopia. Ele ficou fora do time por um mês.


Fonte: Lancenet/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Após estreia, Aquino espera chance e diz: "Gosto de jogar mais centralizado"


Atacante joga 27 minutos contra o São Paulo e lamenta derrota, mas elogia sua participação, explica posicionamento e não teme forte concorrência em seu setor




Não foi a estreia dos sonhos, mas Anderson Aquino enfim conseguiu jogar pelo Botafogo depois de três semanas treinando em General Severiano. O atacante começou no banco e foi a última alteração feita pelo técnico Ricardo Gomes: substituiu Leandrinho e atuou por 27 minutos na derrota por 1 a 0 para o São Paulo, no último domingo no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Entrou no segundo tempo com a missão de tentar levar o time ao empate, o que não foi possível. Ele finalizou uma vez (veja no vídeo acima) e lamentou o resultado, mas também encontrou motivos para se alegrar. Afinal, voltou a disputar uma Série A de Campeonato Brasileiro depois de dois anos. E agora já pensa na próxima oportunidade que terá para entrar em campo.


- Para uma estreia o resultado foi ruim, não era esperado, estou bem chateado. Por outro lado estou feliz por ter estreado, consegui me movimentar bem pelo pouco tempo que tive em campo procurei fazer ao máximo o que o Ricardo pediu. Descansar agora, quinta-feira torcer para o pessoal na Copa do Brasil, depois domingo tentar vencer para se recuperar na competição - afirmou o atacante, de 30 anos, e que não pode defender o Botafogo na Copa do Brasil porque já disputou o torneio desta temporada pelo Linense, seu ex-clube.


Anderson Aquino jogou 27 minutos e deu um chute em sua estreia pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


A primeira oportunidade com a camisa alvinegra, porém, foi em uma função diferente da que gosta de fazer. Como já tinha dois atacantes em campo, Ricardo Gomes escalou Aquino mais recuado, chegando de trás. O reforço espera ter chance agora em sua posição de origem, mas se colocou à disposição para outras atribuições sempre que Ricardo Gomes precisar.

A gente precisava atacar mais, como já tinha o Sassá e o Ribamar mais centralizado, eu fiz esse papel vindo de trás, mais aberto pela esquerda. Eu gosto de jogar mais centralizado, de segundo atacante mesmo, mas às vezes o jogo pede isso, e eu procurei ajudar na função que ele pediu"
Anderson Aquino, atacante do Botafogo


- As circunstâncias do jogo pediram isso. A gente precisava atacar mais, como já tinha o Sassá e o Ribamar mais centralizado, eu fiz esse papel vindo de trás, mais aberto pela esquerda. Eu gosto de jogar mais centralizado, de segundo atacante mesmo, mas às vezes o jogo pede isso, e eu procurei ajudar na função que ele pediu que eu exercesse.


Jogar como segundo atacante no Botafogo, porém, significa ter trabalho. A vaga é atualmente a que tem o maior número de candidatos: cinco. Além de Aquino, há como opção Geovane Maranhão - que ainda não estreou -, Neilton, Salgueiro - que é meia de origem, mas vem atuando mais avançado -, e Rodrigo Pimpão - anunciado como reforço alvinegro na última sexta-feira e que só poderá jogar a partir da 10ª rodada do Brasileiro, quando a janela internacional reabrir. O estreante da semana, por sua vez, garante não temer a forte concorrência e a enxerga como um fator positivo.


- Quem tem a ganhar é o Botafogo tendo mais opções. É um campeonato difícil, precisa de um elenco forte. Tem muitas situações de suspensão, às vezes o treinador quer trocar o esquema para jogar com três atacantes... Vai ser uma disputa sadia e vai jogar quem estiver melhor.


Com a derrota, o Botafogo terminou a primeira rodada zerado e em 14º lugar na tabela, empatado com América-MG, Santos, Sport e Cruzeiro. Precisando recuperar os pontos perdidos, o Alvinegro volta a campo pelo Brasileiro no próximo domingo para enfrentar o Sport, às 18h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro. Antes, porém, o time de Ricardo Gomes tem pela frente o jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil contra o Juazeirense, quinta-feira, às 21h30, em Los Lários - por ter vencido o primeiro duelo, por 2 a 1, a equipe joga pelo empate para se classificar.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Volta Redonda, RJ

Jogadores admitem "jogos diferentes" na Série A e pedem rápida adaptação


Na volta do Botafogo à Primeira Divisão depois de um ano e meio, Fernandes, Luis Ricardo e Aquino alertam para características da competição após derrota na estreia



Luis Ricardo não jogava pela Série A desde 2014 e
admite dificuldade (Foto:Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Confrontos de mais contato físico e marcação, poucos espaços e adversários muito mais qualificados tecnicamente do que os campeonatos estaduais e as primeiras fases da Copa do Brasil. Os jogadores do Botafogo admitiram que os jogos da Série A são "diferentes" após a derrota por 1 a 0 para o time reserva do São Paulo, no último domingo, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, em partida que marcou o retorno do Alvinegro à elite do futebol do país depois de ter disputado a Segundona no ano passado. Na saída do estádio, Luis Ricardo foi um dos que reconheceu a maior dificuldade da competição. O experiente lateral-direito, de 32 anos, também voltou a competir pela Primeira Divisão nacional após dois anos. Na época, estava do lado oposto, defendendo o Tricolor Paulista no torneio de 2014


- Diferente, é outra competição. De fato a gente tem que entender logo isso, até porque não temos muito tempo para ficar lamentando uma derrota. Iniciar assim uma competição como essa, jogando em casa, é ruim, mas vamos tentar digerir e corrigir o mais rápido possível alguns erros que tivemos nesse jogo para que nos próximos a gente não venha a cometer.


Dos 14 jogadores que entraram em campo pelo Botafogo no domingo, cinco jamais haviam disputado uma partida de Série A no Brasil: Renan Fonseca, Salgueiro e os garotos Ribamar, Leandrinho e Fernandes. Ao contrários dos outros jovens companheiros, o volante de 21 anos foi um dos poucos que se destacou na derrota para o São Paulo e aposta que com o tempo os demais vão se acostumar às características do Brasileirão.


Em sua estreia em Série A, Fernandes foi único jovem
sem sentir o peso (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
- Jogo diferente, em que o time tem mais técnica, marca mais. Muitos estão em sua primeira Série A, é minha (primeira) também, acho que a gente vai se acostumando, se adaptando. Daqui a pouco a gente vai estar bem para mostrar nosso valor.


Assim como Luis Ricardo, Anderson Aquino estava há dois anos longe da Série A. O atacante de 30 anos havia disputado uma edição pela última vez com o Coritiba, em 2014, e voltou ao torneio em sua estreia no Botafogo. Ele foi mais um a alertar para as peculiaridades da competição.

- Criamos bastantes chances, tivemos um volume muito maior que o do São Paulo, mas o Brasileiro é assim, nem sempre quem joga melhor ganha. Brasileiro é difícil mesmo, não tem jogo fácil, a gente tem que se fechar e procurar minimizar os erros para poder ganhar os jogos - avisou.


Com a derrota, o Botafogo terminou a primeira rodada zerado e em 14º lugar na tabela, empatado com América-MG, Santos, Sport e Cruzeiro. Precisando recuperar os pontos perdidos, o Alvinegro volta a campo pelo Brasileiro no próximo domingo para enfrentar o Sport, às 18h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro. Antes, porém, o time de Ricardo Gomes tem pela frente o jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil contra o Juazeirense, quinta-feira, às 21h30, em Los Lários - por ter vencido o primeiro duelo, por 2 a 1, a equipe joga pelo empate para se classificar.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Volta Redonda, RJ