Páginas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Botafogo participa da primeira Libertadores da 'Era SAF'; compare com a última participação



Alvinegro participou pela última vez em 2017; veja o contexto em diferentes áreas do clube



Aurora e Botafogo , pela segunda fase de Libertadores, nesta quarta-feira, marcará a primeira vez da SAF do Alvinegro na competição sul-americana. O ge traçou um comparativo entre diferentes aspectos do clube em 2024 e 2017, até então a última participação no torneio. Aspectos como elenco, estrutura, valores investidos e problemas extracampo foram analisados.




Gatito fala da volta do Botafogo à CONMEBOL Libertadores (https://ge.globo.com/video/gatito-fala-da-volta-do-botafogo-a-conmebol-libertadores-12372436.ghtml)




Elenco

A 'Era SAF' deu ao Alvinegro mais poder financeiro, pontencializado pelo grupo multiclubes do empresário americano John Textor. Para esta temporada, por exemplo, o Botafogo trouxe o atacante Luiz Henrique com o status de contratação mais cara do futebol brasileiro e da história do clube: foram R$ 106 milhões investidos para ter o jogador.



Além dele, renovou o elenco com outras oito contratações, com nomes, em sua maior parte, já consolidados no cenário do futebol: o goleiro John; os zagueiros Lucas Halter, Alexander Barboza e Pablo; o lateral Damián Suárez; o volante Gregore; e os atacantes Jeffinho e Savarino.





Luiz Henrique é apresentado no Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Em 2017, a situação econômica era mais "apertada" e as soluções para o time vieram a partir de apostas. Foram 12 contratações no total para o elenco que mesclava jovens, como o zagueiro Igor Rabello, e jogadores adquiridos em busca da afirmação, entre eles Gilson , Gatito Fernández e Roger.


João Paulo, Bruno Silva, Joel Carli, que havia chegado há um ano no Brasil, entre outros também integravam a lista de reforços do Glorioso naquela temporada.





Joel Carli — Foto: Twitter oficial do Botafogo


+ Escalação do Botafogo: Tiago Nunes colocará time mais experiente na estreia da Libertadores

+ Conheça o estilo do Aurora, adversário do Botafogo na Libertadores


Ambiente e torcida

Botafogo viveu um grande primeiro semestre em 2017, com lindas festas na Libertadores, com mosaicos e casa cheia, mas caiu de rendimento, foi eliminado da Copa do Brasil, saiu do G6 no Brasileirão e foi eliminado pelo Grêmio nas quartas de final da Libertadores.


Enquanto o Botafogo esteve bem, a torcida carregou o time no colo. No entanto, a reta final do ano contou com protestos, em treinos e jogos, e até invasão no Nilton Santos. Símbolos do bom momento, Bruno Silva, Roger, Rodrigo Pimpão e Jair passaram a ser apontados como vilões.





Torcida Botafogo, Botafogo x Grêmio - Libertadores 2017 — Foto: Marcelo Baltar


2023 foi muito semelhante a 2017, enquanto o time liderava o Brasileirão. A perda do título fez a torcida se virar contra o clube, que ainda vê protestos nas arquibancadas e vaias após os jogos.


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora



Problemas financeiros

Em 2017, o Botafogo conseguia pagar em dia os salários e recolhia os encargos trabalhistas, mas o aperto da situação financeira impediu o pagamento das últimas premiações dos jogadores. Não se pode afirmar, mas injeção financeira em dia pode ter contribuído para os bons resultados dentro de campo.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Desde então, o Alvinegro acumulou dificuldades para honrar os compromissos com seus funcionários, que chegaram a quatro meses de salário em atraso em alguns momentos.


Com a chegada da SAF, a situação normalizou já que John Textor colocou dinheiro nos cofres do clube para "organizar a casa". A gestão dura quase dois anos.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Botafogo estreia nesta quarta na Pré-Libertadores contra o Aurora (https://ge.globo.com/video/botafogo-estreia-amanha-na-pre-libertadores-contra-o-aurora-12372374.ghtml)


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Estrutura de treinos

Hoje o Botafogo conta com uma estrutura à parte do Estádio Nilton Santos para realização de treinos, É o Espaço Lonier, localizado na Zona Oeste da cidade. Essa também foi uma implantação da SAF.


Ainda há um projeto de um novo CT, que pode ser o maior em área do Brasil. O clube aguarda a liberação de terreno por parte da Prefeitura do Rio de Janeiro para iniciar as obras.


Antes, como em 2017, o elenco treinava no campo anexo do estádio, com estrutura toda utilizada do estádio.





Projeto do futuro CT do Botafogo — Foto: Reprodução



Dentro de campo: time base e artilharia

O time de 2017 era treinado por Jair Ventura e tinha como base, entre os mais utilizados: Gatito; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo; Roger e Rodrigo Pimpão.


O artilheiro foi o atacante Roger, com 17 gols em 48 jogos.





Roger, Botafogo — Foto: Marcelo Baltar


Em 2024, sob o comando de Tiago Nunes, o time titular, sem considerar os lesionados no momento tem: Gatito; Mateo Ponte, Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê, Eduardo, Victor Sá e Savarino; Tiquinho Soares.


Apesar da alcunha de artilheiro absoluto em 2023 para Tiquinho Soares, a artilharia em 2024 está dividida entre Eduardo, Júnior Santos e Jeffinho, cada um com três gols.




Botafogo 2 x 4 Vasco | Melhores momentos | Campeonato Carioca 2024


Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro