Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Escalação do Botafogo: Saravia deve ser novidade para jogo de domingo



Lateral-direito volta de suspensão e deve entrar no lugar de Rafael, que fraturou o rosto no último jogo



O Botafogo deve ter pelo menos uma novidade para enfrentar o América-MG em relação ao time que venceu o Fortaleza na rodada passada. Com Rafael e Daniel Borges machucados, a tendência é que Saravia assuma de volta a lateral direita aproveitando que volta de suspensão. O restante da equipe deve ser a mesma da última partida.


Com isso, o provável Botafogo para enfrentar o América-MG tem: Gatito Fernández; Saravia, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo e Lucas Fernandes; Jeffinho, Victor Sá e Tiquinho Soares.


+ Botafogo alega que Jorge Braga "quebrou obrigações e deveres profissionais" na SAF





Saravia deve ser a novidade no time do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Tchê Tchê revela depressão antes de chegar ao Botafogo: "Tirou toda vontade de viver meu sonho"



O Botafogo recebe o América-MG no próximo domingo, às 11h (de Brasília), no Nilton Santos, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, a partida terminou em 1 a 1, quando Erison marcou o gol de empate no segundo tempo no Independência.


O time de Luís Castro é o 13º colocado do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos. A equipe está com cinco pontos de diferença para o primeiro time da zona de rebaixamento e também em relação ao oitavo lugar, que é justamente o adversário deste domingo.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Renata de Medeiros explica sobre a saída do CEO Jorge Braga do Botafogo (https://ge.globo.com/video/renata-de-medeiros-explica-sobre-a-saida-do-ceo-jorge-braga-do-botafogo-10923548.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Se vencer, o Bota pode subir duas posições - desde que o Fortaleza não ganhe do Fluminense no Maracanã - e entrar no grupo de classificados para a Sul-Americana. O outro time que ultrapassa se vencer é o Red Bull Bragantino, que já jogou nesta rodada e empatou com o Atlético-MG.


Loco Abreu visita treino no CT do Botafogo



Ídolo alvinegro esteve na manhã desta sexta no Espaço Lonier




O Botafogo teve uma presença ilustre em seu treino da manhã desta sexta-feira (9). Ídolo alvinegro, Loco Abreu fez uma visita no Espaço Lonier enquanto o time de Luís Castro trabalhava em preparação para o confronto com o América-MG, marcado para domingo, pelo Brasileirão.


+ CEO do Botafogo, Jorge Braga deixa clube e entra com ação contra a SAF


O momento foi registrado nas redes sociais do clube (veja vídeo abaixo). Loco Abreu era o atacante do Botafogo na conquista do Campeonato Carioca de 2010, sobre o Flamengo. O uruguaio ficou marcado na história recente alvinegra pela cavadinha na final daquele torneio. Ao todo, ele marcou 63 gols em 107 jogos pelo Botafogo.





Loco Abreu visita CT do Botafogo — Foto: Reprodução/Botafogo



O ex-jogador está no Brasil para receber homenagem na Calçada da Fama do Maracanã. O evento está marcado para a próxima segunda-feira, às 15h (de Brasília). Entre os mais de 100 atletas homenageados, poucos são estrangeiros.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Loco será o segundo uruguaio a ter os pés eternizados no estádio mais importante do Brasil. O outro também foi atacante, Ghiggia, carrasco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


CEO do Botafogo, Jorge Braga deixa clube e entra com ação contra a SAF



Empresário chegou ao clube em março de 2021 e enfrenta desgastes internos desde a chegada de Textor




Jorge Braga não é mais o CEO do Botafogo. O empresário chegou ao clube em março do ano passado e participou do processo de reestruturação financeira alvinegra, mas, desde a chegada de John Textor, enfrenta desgastes internos. Ele ajuizou ação contra a SAF.





Jorge Braga, CEO do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A informação foi inicialmente publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pelo ge. O processo corre em segredo de justiça em uma vara empresarial do Rio de Janeiro. A SAF foi notificada sobre a ação na tarde de quinta-feira (8).


O empresário pretende publicar, ainda nesta sexta, uma carta de despedida em suas redes sociais. O clube deve oficializar a saída a qualquer momento.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Jorge Braga enfrenta dificuldades internamente no Botafogo desde a chegada de John Textor. A nova função do executivo dentro do clube não ficou clara e, na última viagem do americano ao Brasil, não se chegou a um acordo.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Em junho, o Botafogo tirou o poder de Braga como representante do clube junto à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Thairo Arruda, diretor-geral da SAF, assumiu o papel.


À época, o discurso, nos bastidores, era de que Thairo, por trabalhar diretamente com Textor, estava mais alinhado aos interesses do acionista para defender a posição do clube em reuniões com entidades. Na ocasião, o CEO disse que foi pego de surpresa com a decisão.





Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo reencontra América-MG e aposta em série de novidades para quebrar tabu



Alvinegro enfrentou o rival três vezes neste ano e ainda não venceu. Do time que foi eliminado na Copa do Brasil em julho, apenas quatro seguem como titulares





Botafogo teve três tropeços contra o América-MG em 2022 (Foto: Reginaldo Pimenta/Lancepress!)



Embalado após a vitória de 3 a 1 sobre o Fortaleza, o Botafogo volta as atenções para a partida de domingo contra o América-MG, pelo Brasileirão. Este será o quarto duelo entre as equipes no ano e o Alvinegro busca a primeira vitória contra o rival em 2022.


+ Título, Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento: veja as chances dos times no Brasileirão


Ao longo da atual temporada, Botafogo e América-MG mediram forças em três oportunidades, com ampla vantagem para o Coelho. Após um empate no primeiro turno do Brasileirão, o clube de Belo Horizonte venceu as duas partidas das oitavas de final da Copa do Brasil e eliminou o Alvinegro do mata-mata nacional.


Mais do que os resultados negativos, os tropeços contra o rival mineiro ficaram marcados por atuações ruins do Botafogo, especialmente nos jogos pela da Copa do Brasil.


+ Luís Castro destaca relação com John Textor no Botafogo e quer acelerar processos para CT e base


Jogos entre Botafogo e América-MG em 2022:


21/05 - América-MG 1 x 1 Botafogo (Brasileirão)

30/06 - América-MG 3 x 0 Botafogo (Copa do Brasil)

14/07 - Botafogo 0 x 2 América-MG (Copa do Brasil)




Luis Castro ainda não venceu o América-MG (Reginaldo Pimenta/Lancepress!)



Botafogo aposta nas novidades para vencer


Diante do retrospecto negativo, o Botafogo aposta nas mudanças que ocorreram no elenco desde o último confronto contra o América-MG, há cerca de dois meses.
 

Jogadores importantes voltaram de lesão, a diretoria foi ao mercado em busca de reforços e, hoje, o Alvinegro tem um time bastante modificado em relação àquele que foi a campo no Nilton Santos, em 14 de julho.


Naquela ocasião, o Botafogo foi escalado com: Gatito; Saravia, Carli, Kanu, Hugo; Patrick de Paula, Tchê Tchê; Gustavo Sauer, Lucas Fernandes, Vinícius Lopes; Erison. Desses jogadores, apenas quatro devem ser titulares no reencontro com o América-MG neste domingo: Gatito, Saravia, Tchê Tchê e Lucas Fernandes.


O restante da equipe de domingo deve ser formado por reforços da última janela (Marçal, Adryelson, Eduardo, Tiquinho), jogadores que estavam lesionados (Cuesta e Victor Sá) e que ficaram no banco de reservas (Jeffinho).


Botafogo e América-MG se enfrentam no próximo domingo, às 11h (de Brasília), no Nilton Santos, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os ingressos já estão sendo vendidos e a expectativa é de estádio lotado.

Médico do Botafogo explica tratamentos de Rafael e Patrick de Paula



Lateral sofreu fratura em ossos da face, enquanto o volante trata uma paralisia facial


Na última semana, duas situações totalmente fora de controle aumentaram a lista de desfalques do Botafogo. O volante Patrick de Paula teve paralisia facial e foi cortado do jogo contra o Fortaleza, no domingo. Nessa partida, nos primeiros 15 minutos, o lateral-direito Rafael fraturou ossos da face depois de um choque. Duas situações delicadas e fizeram o clube quebrar a lei do silêncio quando o assunto é departamento médico.


+ Setembro traz mudanças para a SAF; entenda


O chefe do setor, Gustavo Dutra, recebeu a reportagem do ge no Espaço Lonier para explicar os tratamentos dos dois atletas, que fogem do habitual no dia a dia do DM.




Rafael se recusa a sair de campo após choque de cabeça (https://ge.globo.com/futebol/video/rafael-se-recusa-a-sair-de-campo-apos-choque-de-cabeca-10908845.ghtml)


Cirurgia de Rafael

Como corrigir uma fratura facial?


Gustavo Dutra: Vamos atrás dos especialistas. Cada um de nós tem uma especialidade, não dá pra fazer tudo e não é o certo. Então procuramos os melhores para atender nossos atletas. A cirurgia foi feita por um acesso intraoral. Abriu a boca do Rafa, vai com o material cirúrgico e reduz a fratura.


Dessa vez não foi uma placa, mas no Cuesta precisamos. É uma fratura cominutiva, ou seja, em vários pedaços, e aí precisa colocar uma placa. Não tinha como reduzir só com material de síntese, precisou colocar placa e parafuso, mas o do Rafael não precisou. Reduziu, ficou alinhado, bonitinho, não precisou abrir.


+ As versões de Eduardo, herói de domingo do Botafogo


Como é o momento de tirar o jogador da partida?

O caso do Rafa foi muito emblemático porque ele teve dois diagnósticos diferentes, mas que um foi ocasionado pelo outro. Ele teve um trauma craniofacial com uma fratura facial visível e palpável no exame físico. Então, isso já contraindica o atleta a continuar na partida. E ele teve uma concussão clássica, porque ele teve perda total de consciência imediata. Após o choque, ele desmaia. Quando eu chego pra atendê-lo ele está recobrando os sentidos.


Ele conseguiu responder todos os meus questionamentos, as minhas solicitações verbais, mas eu já tinha feito o diagnóstico de conclusão. Mesmo que ele não tivesse fraturado a face ele também teria sido retirado do jogo.





Gustavo Dutra, médico do Botafogo, ao lado de Victor Cuesta — Foto: Vitor Silva/Botafogo



E tem o processo de convencer o atleta...

Eu falei para o Marçal que ele estava com uma fratura na face. Ele até tocou no rosto do Rafael e ele falou para o Rafael sair. O Gatito chegou depois e falou pra ele sair também. O Eduardo também foi tentar acalmar no início, porque em alguns momentos a gente precisa ser enérgico e mostrar para o atleta que ele não vai nos convencer do contrário.

É a saúde e a integridade física primeiro. Deu tudo certo, nós ganhamos o jogo, e acabou que tudo deu certo. O Rafael fez tudo pra voltar antes da hora (do rompimento do tendão de Aquiles) porque a nossa previsão máxima eram oito meses. Ele voltou antes, muito bem fisicamente, treinando bem. Aconteceu a infelicidade com 15 minutos, mas primeiro a vida dele. Depois as outras situações.


Ele vai usar uma máscara como a do Cuesta?

+ Lesão similar tirou Cuesta por um mês

Existem duas máscaras mais comuns. Existe uma de EVA e outra de fibra de carbono. A do Cuesta foi de EVA. Quando você coloca placa de parafuso, ou uma haste, algo assim, você está protegendo aquele osso, unindo mais, não precisa formar um calo ósseo. Você coloca uma máscara que não precisa proteger tanto o atleta e ficar tão pesada no rosto, porque a placa protege.


No caso do Rafael, que você faz redução da fratura, você não precisa ter essa máscara mais resistente. Você precisa de um material diferente do que vai ter do Cuesta. Elas fazem a mesma função, mas é questão da técnica cirúrgica. Temos os especialistas que fazem os moldes, que são dentistas e cirurgiões buco-maxilo-faciais. Eles fazem o molde.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Susto com Patrick

O que é a paralisia facial de Bell?

é uma paralisia em um dos lados da face que paralisa tudo: a parte superior e inferior da face. É uma paralisia do nervo contralateral, do outro lado, tá fazendo a sua função normalmente, fazendo seus movimentos de contração muscular. Você tem um desvio da comissura labial para o lado são. Então, ele fica torto. Muitas vezes há uma preocupação se é um AVC ou só uma paralisia de Bell.


Essas perdas de movimento são momentâneas, geralmente a paralisia de Bell é autolimitada e se resolve. Na maioria das vezes é causada por infecção viral, pode ser por outros motivos mas geralmente é por vírus herpes simples ou herpes zoster.





Patrick de Paula em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



E o tratamento?

O tratamento inicial é na emergência hospitalar para exames complementares sanguíneos e de imagem. Depois avaliação com neurologista para a gente afastar causas centrais. Em atletas mais saudáveis, mais novos, sem outras comorbidades, às vezes em 15 dias o atleta está completamente recuperado desses movimentos e dos sintomas, mas nem sempre.





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


Ele pode ficar de quatro a seis semanas ainda com algumas alterações de movimento, o que não contraindica de forma absoluta os treinamento em alta intensidade mas tem alguns que não suportam. Hoje o Patrick tem feito treinos na academia, não está parado. Mas treinos de campo, no sol, com desidratação e pra gerar um estresse metabólico que o treino de alta intensidade gera, isso ele ainda não está fazendo. Devemos começar esse tipo de treinamento na semana que vem.


Como vocês descobriram essa condição do atleta?


Ele chegou aqui assim. De imediato o nosso médico que estava aqui no treino no dia, que era o doutor Caio Senise, fez um diagnóstico clínico, mas precisava da confirmação desses outros exames complementares. Foi direto pro hospital. Lá confirmou o diagnóstico e a gente vem tratando a paralisia dele.


Todos esses remédios não dão problema com o antidoping?


A gente faz todo o processo correto, que é enviar essa lista e esse pedido de autorização de uso terapêutico mesmo de forma retrógrada, porque ele (Patrick) já teve que usar, foi um diagnóstico emergencial. Geralmente a ABCD, que é a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, autorizam porque tem toda a documentação específica nas vias específicas do que aconteceu, os exames que foram feitos, a prescrição médica e o diagnóstico final.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Bernardo Serrado, Fabio Juppa e Renata de Medeiros — Rio de Janeiro