Páginas

sábado, 3 de setembro de 2022

Fortaleza x Botafogo: prováveis times, desfalques e onde assistir ao duelo pelo Brasileirão



Em momentos opostos no Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Botafogo se enfrentam em jogo que promete receber público histórico na Arena Castelão





Fortaleza e Botafogo se enfrentam neste domingo (Arte: Lance!)



O decisivo mês de setembro do Botafogo está para ser iniciado. O Alvinegro enfrenta o Fortaleza às 16h deste domingo, na Arena Castelão, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.


+ Paralisia facial tira Patrick de Paula de jogo do Botafogo


A partida traz equipes em momentos opostos. Enquanto o Leão é o melhor time do segundo turno, com cinco vitórias em cinco jogos, o Alvinegro é um dos piores, ainda sem um resultado positivo na segunda parte do campeonato.


+ Como Tiquinho balança as redes? Analisamos todos os gols do atacante do Botafogo na última temporada


A empolgação é tamanha que mais de 50 mil ingressos foram vendidos e a expectativa é por um dos maiores públicos do futebol nordestinos dos últimos anos.



FICHA TÉCNICA

FORTALEZA X BOTAFOGO

​Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data/Horário: 04/09/2022, às 16h
Árbitro: Ramon Abatti (SC)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (Fifa-SP)
Onde assistir: TV Globo, Premiere e em tempo real no LANCE!/Voz do Esporte

FORTALEZA (Técnico: Juan Pablo Vojvoda)
​Fernando Miguel, Brítez, Marcelo Benevenuto, Titi, Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Ronald, Zé Welison; Moisés, Thiago Galhardo, Robson.

Pendurados: Ceballos, Ronald, Boeck, Romarinho, Titi e Matheus Vargas
​Desfalques: Valentín Depietri (lesionado)


BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
​Gatito Fernández; Rafael, Adryelson, Cuesta, Fernando Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes (Gabriel Pires), Eduardo; Victor Sá (Lucas Piazon), Junior Santos (Tiquinho Soares), Jeffinho.

Pendurados: Del Piage, Hugo e Jeffinho
​Desfalques: Diego Gonçalves, Breno, Kayque, Gustavo Sauer, Joel Carli, Patrick de Paula, Danilo Barbosa, Del Piage, Daniel Borges, Hugo e Carlinhos (lesionados)



Fonte: LANCE!Fortaleza (CE)

Com paralisia facial, Patrick de Paula, do Botafogo, não enfrenta o Fortaleza



Volante não está entre os relacionados para a partida



O volante Patrick de Paula, do Botafogo , não foi relacionado para a partida contra o Fortaleza por conta de uma paralisia facial, a Paralisia de Bell (entenda abaixo). O jogo está marcado para domingo, às 16h, na Arena Castelão, pela 25ª rodada do Brasileirão.


+ Veja os relacionados do Botafogo para pegar o Fortaleza


A ausência do jogador foi confirmada por volta das 16h, quando o Botafogo divulgou a lista de relacionados para o confronto. O nome de Patrick de Paula não constava na relação. A paralisia foi noticiada inicialmente pelo portal Lance! e checada por ge.





Patrick de Paula, Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Desde a chegada de Luís Castro, é praxe o Botafogo não informar sobre as lesões de seus atletas. Informações como tipo de lesão e tempo de parada são mantidas em sigilo, normalmente. Mas, às 19h08min, a assessoria de imprensa do clube detalhou o problema sofrido por Patrick:.


O atleta Patrick de Paula não está relacionado para a partida desde domingo pois foi diagnosticado com “Paralisia de Bell”, uma lesão facial rara. O atleta está sendo medicado, em repouso, e assistido pelo DM alvinegro até a sua plena recuperação


+ Leia mais notícias do Botafogo


Paralisia de Bell

Ge extraiu de reportagem do g1, um resumo sobre o problema que acomete Patrick de Paula. Na ocasião, o portal noticiou que o influenciador digital Gustavo Tubarão sofreu com o problema em julho deste ano e explicou:


A paralisia de Bell é provocada, na maioria das vezes, pelo vírus do herpes. Ele fica adormecido no corpo. Quando nossa imunidade cai, por algum motivo, o vírus desperta e ataca o nervo facial, que controla os músculos do rosto. O nervo inflama e para de transmitir os impulsos nervosos que fazem os músculos se mexerem.


A condição atinge o nervo facial que comanda os chamados mímicos da face, que permitem franzir a testa, sorrir e piscar. Apenas um lado do rosto fica paralisado. Ela não acomete os músculos mastigatórios.


Tomar corticoides ajuda a encurtar os dias de inflamação. No entanto, o problema costuma desaparecer sozinho, sem que seja necessário nenhum tratamento. Basta o nervo desinchar.




Cabral Neto avalia Fortaleza x Botafogo pela 25ª rodada do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/cabral-neto-avalia-fortaleza-x-botafogo-pela-25a-rodada-do-brasileirao-10904372.ghtml)



Má fase

Mesmo antes de sofrer com a paralisia facial, Patrick de Paula não vivia bom momento no Botafogo. A última vez em que a contratação mais cara da história do clube entrou em campo foi há mais de um mês: em 30 de julho, na derrota para o Corinthians em Itaquera.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


De lá para cá, ele ficou no banco em quatro partidas, mas não foi utilizado nenhuma vez pelo técnico Luís Castro. Até agora, Patrick de Paula atuou em 17 partidas pelo Botafogo - em 13 como titular.


Departamento médico

Danilo Barbosa foi outro que não apareceu entre os relacionados. Neste caso, o clube não deu explicações sobre a baixa. Confira abaixo a atualização do departamento médico:


Em tratamento: Breno, Kayque, Romildo, Danilo, Patrick de Paula e Daniel Borges
Em transição: Carlinhos, Diego Gonçalves, Hugo, Sauer e Carli
Recuperados: Matheus Nascimento e Tiquinho Soares




Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Davi Barros e Renata de Medeiros — Rio de Janeiro e Fortaleza

Como Tiquinho balança as redes? Analisamos todos os gols do atacante do Botafogo na última temporada



LANCE! mostra como atacante do Botafogo marcou e se posicionou para marcar gols pelo Olympiacos, último clube antes de chegar ao Alvinegro; estreia deve ser contra o Fortaleza





Tiquinho Soares é atacante do Botafogo (Foto: Vítor Silva; Arte: Anderson Martins / Lance!)



Está chegando a hora. Tiquinho Soares treinou normalmente, se recuperou de um problema muscular que o acompanhou da Grécia e deve ser relacionado pelo Botafogo para a partida contra o Fortaleza, neste domingo, pelo Brasileirão.


+ Botafogo tem mês decisivo e 'oito ou oitenta' para espantar fantasma no Brasileirão


O atacante chega com a expectativa de liderar o ataque do Botafogo e ser um expoente técnico na equipe de Luís Castro. O time passa por dificuldades para encontrar o caminho das redes e o novo camisa 9, com carreira construída basicamente na Europa, tem um peso a mais neste sentido.

Mas o que Tiquinho pode realmente oferecer? O LANCE! analisou de perto todos os 14 gols marcados pelo atacante de 31 anos no Olympiacos, clube que defendeu antes de chegar ao Botafogo, na última temporada.

Alguns padrões já são facilmente notados: apesar de não ser aquele atacante 'estático' e gostar de se movimentar no setor ofensivo, a gritante maioria dos gols de Tiquinho sai em regiões perto da meta adversária. Apenas um tento foi feito de fora da área.


Existem duas 'preferências' do camisa 9 no que diz respeito à forma de marcar: perna direita e cabeça. Mais de 78% dos gols marcados por Tiquinho na Grécia saíram por uma dessas formas.

Justamente por ter o jogo aéreo como uma virtude, Tiquinho era muito visado em cruzamentos. Uma das principais movimentações do camisa 9 se dá em sair do centro da área - entre os dois zagueiros - e ficar atrás do último defensor em relação ao lado do jogador que está cruzando, com a intenção de pegar a defesa de costas. No Olympiacos, a maior parte desses passes vinham do lado direito.




RAIO-X DOS GOLS DE TIQUINHO SOARES

FORMA

Perna direita: 6
​Cabeça: 5
​Perna esquerda: 2
Peito: 1


POSIÇÃO

Grande área: 7
​Pequena área: 6
Fora da área: 1


SETOR

​Central: 11
​Esquerdo: 3


TIPO DE GOL

​Aproveitando rebote de algum chute: 3
​Finalização de primeira após cruzamento: 3
​Oportunismo: 3
​Cobrança de escanteio: 2
​Mano a mano com goleiro: 1
​Jogada individual: 1
​Pênalti: 1


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Novo 9 do Botafogo, Tiquinho foi comparado a Hulk em Portugal 90



Atacante foi considerado sucessor do craque do Atlético-MG e quase vestiu a amarelinha




Nova esperança de gols do Botafogo, Tiquinho Soares tentará repetir no Brasil o sucesso que fez em Portugal. Ao ser artilheiro no Porto, o novo camisa 9 alvinegro foi comparado a Hulk, craque do Atlético-MG que também brilhou com a camisa do clube europeu.


+ Escalação: Tiquinho na lista e Rafael titular devem ser novidades





Tiquinho Soares comemora gol pelo Porto — Foto: EFE/EPA/JOSE COELHO


+ Cartola relembra despedida de Caio Ribeiro e refaz pontuação daquele Botafogo x Fortaleza


A associação aconteceu pelo estilo de jogo, mas também pelas origens dos dois atacantes, ambos nascidos no estado da Paraíba. Em campo, Tiquinho apresentou um estilo de jogo próximo do camisa 7 do Galo, finalizador e de embates corporais, apesar do porte físico diferente.


Qualidades que o torcedor do Botafogo está ansioso para ver a favor do clube. Recuperado de lesão muscular, Tiquinho Soares foi liberado pelos médicos e teve a semana para recuperar a forma. A expectativa é que o novo 9 atue contra o Fortaleza, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), fora de casa, pela 25ª rodada do Brasileirão. Existe a expectativa de ele começar jogando.


+ Como a paixão pelo pôquer explica o sucesso de Cuesta no Botafogo




Victor Cuesta aposta em recuperação do Botafogo no segundo turno (https://ge.globo.com/video/victor-cuesta-aposta-em-recuperacao-do-botafogo-no-segundo-turno-10904382.ghtml))


+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro


Quase convocação

Sem espaço em um grande clube do Brasil no início da carreira, Tiquinho cruzou o Oceano Atlântico para fazer a carreira deslanchar. Foi em Portugal que o brasileiro mostrou as qualidades de um centroavante de força física e boa estatura para segurar a bola no ataque e finalizar as jogadas. Características que chamaram a atenção da seleção brasileira em 2017.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Tiquinho Soares é liberado pelo DM do Botafogo; veja imagens do treino (https://ge.globo.com/futebol/video/tiquinho-soares-faz-primeiro-treino-com-elenco-do-botafogo-10894702.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


- Eu preciso ter uma opção de pivô na frente. O Soares esteve perto de uma convocação porque é um pivô. Eu não escondo nomes. O Sylvinho foi ver, eu assisti a jogos. É goleador em Portugal? Então vamos acompanhar - revelou o técnico Tite ao ge, na época.


Foram quatro temporadas no Porto depois de uma estreia de destaque na primeira divisão pelo Vitória de Guimarães. No total, foram 53 gols marcados na elite portuguesa, além de outros 16 na Série B do país.