Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Vasco e Botafogo disputam clássico no Engenhão


Equipes ocupam posições na parte de cima da tabela do Brasileiro e tentam subir ainda mais em jogo desta quarta-feira



Apresentação Vasco x BotafogoVasco e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30, no Engenhão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!. O clássico carioca coloca frente a frente duas equipes em posições elevadas na tabela, e que buscam crescer ainda mais. O Vasco é o vice-líder, dois pontos atrás do Atlético-MG, enquanto o Botafogo tenta vencer para voltar a ficar perto do G4.

A equipe cruz-maltina ainda tenta superar as recentes saídas de Diego Souza e Fagner, e ainda tem uma dúvida em relação à escalação de Felipe ou Carlos Alberto no meio-campo. Já o Alvinegro deverá contar mais uma vez com o holandês Seedorf, que fez sua estreia diante do Grêmio.

INDEFINIÇÃO NO MEIO
Como de costume, o técnico vascaíno Cristovão Borges, de olho na liderança, preferiu não falar muito sobre a escalação do time contra o Botafogo. No entanto, o treinador pode manter a mesma formação da partida contra o Santos, realizada no último sábado, em São Januário.

Caso haja mudanças, uma delas seria a entrada do meia Felipe, ou na vaga de Carlos Alberto ou na de Juninho pernambucano. Além disso, o treinador pode ter problemas ainda na lateral direita. Auremir, que sibstituiu bem Fagner na última partida, sentiu um problema muscular e é dúvida.

- Tanto o Felipe quanto o Carlos Alberto se adaptam tanto para jogar na frente quanto em qualquer uma das funções do meio de campo. Já experiementei. Carlos Alberto, inclusive, na Seleção olímpica - disse Cristovão.

SEEDORF: SEGUNDO JOGO?
O Botafogo chega para o clássico diante do Vasco ainda vivendo o clima de empolgação pelo meia holandês Clarence Seedorf. O camisa 10 fez sua estreia diante do Grêmio, mas ainda está na expectativa para saber se joga nesta quarta-feira. O jogador sofreu grande desgaste físico e tem sua escalação em dúvida para o jogo.

Caso não possa entrar em campo, o técnico Oswaldo de Oliveira escalará Fellype Gabriel em seu lugar. O fato é que Andrezinho volta à equipe titular depois de ter ficado fora no fim de semana. Mesmo com a dúvida existente sobre sua utilização ou não no clássico, Seedorf vem se recuperando bem e poderá fazer sua segunda partida, mesmo que ainda não jogue os 90 minutos.

Oswaldo afirmou que os jogadores alvinegros têm se preocupado muito em tocar a bola para Seedorf, algo recorrente na derrota de domingo. O treinador disse que o time precisa jogar de maneira natural, mesmo ao lado do holandês, e reiterou que o treinamento constante fará a equipe jogar de forma mais espontânea:

- Depende de treinamento para os jogadores se acostumarem. Tenho falado com os jogadores: joguem naturalmente com ele, não é obrigação tocar sempre a bola. Os caras têm medo de tocar para ele e errarem. Mas ele também vai dividir a bola, pois está vestindo a nossa camisa normalmente como qualquer outro.

Em outros setores, a escalação alvinegra não sofre grandes alterações. O ataque seguirá com Elkeson sendo titular. Rafael Marques, que também foi lançado no segundo tempo de Botafogo x Grêmio, ficará no banco. Outro destaque vai para o meio-campista Renato, que chegará ao seu 12º jogo no Brasileirão, sem ter sido sequer substituído em nenhuma das partidas.

FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 25/7/2012, às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Marco Antônio Santos Pessanha (RJ)
VASCO: Fernando Prass; Auremir (Max), Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho (Felipe) e Carlos Alberto (Felipe); Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Cristovão Borges.
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Vitor Júnior, Seedorf (Fellype Gabriel) e Andrezinho; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET! 

Oswaldo não garante Seedorf no clássico contra o Vasco



Treinador afirma que espera total recuperação do jogador, que estreou no domingo. Se não jogar, Fellype Gabriel será mantido

Seedorf - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Seedorf ainda é dúvida para jogo contra
 o Vasco (Foto: Alexandre Loureiro)
O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, afirmou nesta terça-feira que ainda tem uma dúvida para escalar o time que enfrenta o Vasco, na quarta, às 20h30, no Engenhão. O treinador não sabe se escalará Seedorf, já que o jogador teve um grande desgaste no jogo de estreia contra o Grêmio, no último domingo. Se o camisa 10 não puder estar em campo, Fellype Gabriel, que perdeu a vaga para Andrezinho, voltará à equipe.

- A escalação está 90% decidida. Tenho duas possibilidades: a principal é a recuperação do Seedorf. A outra é a possibilidade do Fellype Gabriel, que é o time que vinha jogando. Fiz o treinamento com o Seedorf, pois preciso introduzi-lo na equipe -explicou.

Oswaldo afirmou que o aproveitamento do holandês depende apenas da sua avaliação. O comandante comentou também sobre as conversas que teve com o jogador após sua estreia.

- O aproveitamento dele contra o Vasco só depende da minha avaliação. Ele conversou comigo sobre o jogo e sobre a participação. Para a próxima partida, a recuperação dele está excelente - disse.


Leia mais no LANCENET!

Promessa uruguaia reforça juniores no Botafogo



Atacante Matías Tellechea destacou-se na última Série A uruguaia


Anderson Barros (Foto: Alexandre Loureiro)
Anderson Barros confirmou o acerto do
jovem uruguaio (Foto: Alexandre Loureiro)
Reforço importado para o time de juniores do Botafogo. O clube fechou a contratação do atacante uruguaio Matías Tellechea, de 19 anos, do Cerro Largo (URU). O jogador atuou entre os profissionais do clube do país vizinho durante a Série A local em 2011/2012 e foi peça importante na campanha que resultou na quarta posição.

Matías Tellechea tem 1,80m e 77 kg. No Uruguai, ele é reconhecido por ser um atleta de grande velocidade. Nesta terça-feira, o gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros, confirmou o êxito na transação, em entrevista exclusiva ao LANCENET!.

- A negociação está fechada. Ele (Matías Tellechea) vem para os juniores como parte de um planejamento por uma base forte - disse Anderson Barros.

Outro jogador contratado em molde semelhante para os juniores foi o meia Gabriel Galhardo, de 18 anos, que disputou o último Campeonato Carioca pelo Bangu e apareceu bem pelo Alvirrubro. Ele assinou contrato de empréstimo até 31 de janeiro de 2013.

Ficha técnica do reforço:
Nome: Matías Nicolás Tellechea Pérez
Nacionalidade: Uruguai
Data de Nascimento: 21/09/1992 (19 anos)
Naturalidade: Maldonado
Posição: Atacante
Altura: 1,80 m
Peso: 70 kg

Alexandre Braz Leia mais no LANCENET! 

Novo reforço, lateral Lima é apresentado pelo Botafogo


Jovem exalta grandeza do Alvinegro, rechaça disputa com Márcio Azevedo e se vê pronto para jogar em dez dias




Lima é apresentado pelo Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Lima disse estar bastante satisfeito por atuar por
 um clube do Rio (Foto: Alexandre Loureiro)
O lateral-esquerdo Lima foi apresentado na manhã desta terça-feira pelo Botafogo. O jogador, de 20 anos, assinou contrato com o Alvinegro até 2017 e afirmou estar exultante por defender o clube de General Severiano.
Lima concedeu uma entrevista coletiva à imprensa logo após vestir a camisa alvinegra pela primeira vez. O jovem lateral exaltou a grandeza do clube e afirmou que jogar no futebol carioca lhe deixa honrado. No entanto, relutou um pouco na hora de descrever seu estilo de jogo.

- É um prazer estar chegando em um clube de expressão mundial e espero ajudar no que for possível. Desde a notícia do interesse do Botafogo, fiquei muito feliz. Acompanhava o futebol do Rio, é muito falado do Sul. Só não gosto muito de falar de minhas características. Prefiro jogar e depois todos tiram as conclusões. Gosto de apoiar e defender também.

Em relação à concorrência do titular Márcio Azevedo na posição, Lima garantiu que não considera isso uma briga e procurou falar sobre a coletividade da equipe, dizendo que fará de tudo para dar força aos colegas de equipe, mesmo que não entre em campo na maioria dos jogos.

- O Márcio Azevedo está fazendo uma excelente temporada. Não vejo como uma disputa, nós somos todos um time e, independentemente de jogar ou não, estarei sempre apoiando a equipe e os companheiros - disse.
Por fim, o jogador disse que deve estar pronto para jogar em menos de duas semanas. Ele disse que sua vontade já era de entrar logo em campo e que isso só não pode acontecer porque ele ficou sem jogar por muito tempo.

- Se dependesse da vontade, hoje eu estaria pronto. Mas acho que em uns dez dias estarei mais preparado para me adaptar ao time, ao técnico. Não estava jogando, mas se estivesse, creio que já estaria em condições.

Alexandre Braz Leia mais no LANCENET!

Andrezinho deve prorrogar contrato para ficar no Botafogo




Com proposta de time árabe, contrato já vale até 2014. Ele ainda pode ter aumento salarial. Clube detém 50% de seus direitos econômicos

Andrezinho treino Botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)Andrezinho é tido como fundamental e pode ficar
(Foto: Thales Soares / globoesporte.com)

O Botafogo lutou para contratar Andrezinho e não parece disposto a abrir mão do meia facilmente. A proposta feita pelo Al Ahli, da Arábia Saudita, seduziu o jogador, que completa 29 anos na próxima segunda-feira, mas o clube decidiu continuar sua briga para mantê-lo no grupo. Com contrato até o fim de 2014, ele deve receber um aumento salarial e até mesmo uma prorrogação de seu vínculo para permanecer.

Tratado como fundamental no grupo, Andrezinho ficou no banco de reservas em apenas um jogo nesta temporada, justamente o último, quando deu lugar a Seedorf na derrota por 1 a 0 para o Grêmio. Nesta terça-feira, ele voltou ao time titular no treinamento na véspera do clássico com o Vasco, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

- Contratualmente, a maioria dos clubes tem a sua proteção. As questão contratuais normalmente vão nortear a relação com o jogador. Mas, se às vezes, entende que não é o melhor caminho a ser seguido, não pode se apegar apenas a isso, pois gera um processo de desgaste. Se algo extremamente positivo não esta sendo dado ao jogador, existe a possibilidade de compensar com um equilíbrio financeiro, prorrogação contratual, em razão disso que conquistou aqui, mas dentro de um padrão bem normal - disse o gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros.
Como atleta e como homem, é uma das referências do nosso elenco"
Anderson Barros, gerente do Bota

Quando chegou ao clube, Andrezinho foi muito festejado como novo camisa 10 do time e recebido de braços abertos pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que já o conhecia do tempo em que trabalhou no Flamengo. Seu comportamento fora de campo e seu desempenho nos jogos fizeram o clube ter a certeza de ter feito um bom investimento. O Botafogo pagou ao Internacional R$ 1,2 milhão por 50% de seus direitos econômicos. O restante pertence ao Nova Iguaçu.

- Como atleta e como homem´, é uma das referências do nosso elenco. Andrezinho é importante para tudo o que pensamos ao longo da temporada e para vários objetivos traçados - comentou Anderson.

O dirigente criticou a forma como a negociação foi iniciada pelo Al Ahli, sem que o Botafogo fosse consultado. Anderson, no entanto, elogiou o empresário Jorge Moraes, que representa Andrezinho e já havia trabalhado em outras ocasiões com o clube, como na venda de Cortez para o São Paulo no fim do ano passado.

- As entidades internacionais precisam porocurar o clube. Não é simplesmente procurar o atleta e seu representante. A responsabilidade maior é do Botafogo. Não só no caso do Andrezinho, mas em outras situações, é preciso haver esse respeito para que as coisas possam evoluir. Se alguém quiser comprar alguma coisa sua não pode ser através de terceiros. Os clubes precisam se posicionar desta forma ou fica complicado gerir um departamento de futebol - avisou Anderson.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Bombardeio em branco: Bota finaliza 30 vezes contra Santos e Grêmio



Time tem ampla superioridade ao adversário nas conclusões, mas não balança a rede e deixa de ser o ataque mais positivo do Brasileiro

Elkeson no treino do Botafogo (Foto: Fábio Castro / Agif)Elkeson vem sendo o atacante principal do time
nos últimos jogos (Foto: Fábio Castro / Agif)

Com as saídas de Herrera e Loco Abreu, negociados para o Emirates Football Club e o Figueirense, respectivamente, o técnico Oswaldo de Oliveira decidiu usar Elkeson como atacante de ofício no Botafogo em seu sistema de jogo 4-5-1. Depois de ver seu escolhido brilhar em dois jogos seguidos, marcando três gols, ele viu o time passar em branco nos dois últimos e deixar de ser o melhor ataque do Campeonato Brasileiro.

Apesar de o time não ter feito gols, mostrou superioridade ao adversário nos dois jogos. Contra o Santos, mesmo na Vila Belmiro, o time finalizou 13 vezes contra sete, sem contar com Elkeson, que ficou fora por sentir dores no tornozelo esquerdo e deu lugar a Rafael Marques. Já na derrota para o Grêmio, com o titular de volta, a vantagem foi ainda maior: 17 a 7.

- Tem que acertar o todo. Não adianta a defesa ir bem se o ataque vai mal, o ataque ir bem se a defesa vai mal. Contra o Santos, tivemos o controle da partida e ficou aquele sentimento de derrota. Agora, perdemos para um adversário direto (Grêmio), que se distanciou na tabela. Mas não tem problema. Os gols vão sair. Não é possível que sempre vai ter um pé para tirar a bola em cima da linha - disse Antônio Carlos, referindo-se à tentativa de cabeça de Rafael Marques salva por Léo Gago.

Com 21 gols, o Botafogo é agora o terceiro ataque mais positivo da competição e está em oitavo lugar, com 17 pontos. O primeiro é o Atlético-MG, que marcou 23 e ocupa a liderança do Brasileiro, com 28 pontos. O segundo é o Fluminense, que fez 22 gols e está na terceira colocação na tabela (25 pontos).

- Estava até pensando nisso. A gente sabia que encontraria dificuldades uma hora ou outra. Nunca foi nosso objetivo ser o ataque mais positivo, mas sim vencer. Por 1 a 0 já é goleada. Vamos ver se quarta-feira retomamos o caminho do gol - comentou Vítor Júnior, que nos jogos contra Santos (0 a 0) e Grêmio (derrota por 1 a 0) conseguiu cinco finalizações.

O próximo jogo do Botafogo é contra o Vasco, quarta-feira, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Nos dois últimos confrontos com o rival, o time conseguiu vencer ambos por 3 a 1.

Finalizações

0 x 0 Santos 
Defendidas- 2Na trave- 1
Para fora- 8
Bloqueadas- 2

0 X 1 Grêmio
Na trave- 1
Defendidas- 4
Para fora- 6
Bloqueadas- 6

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Andrezinho recupera vaga de titular na equipe do Botafogo



Jogador ganha vaga do meia Felllype Gabriel para o jogo desta quarta-feira contra o Vasco, no Engenhão



Andrezinho e Seedorf - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Andrezinho forma meio de campo com Seedorf
 e Vitor Júnior (Foto: Alexandre Loureiro)
Andrezinho está de volta à equipe titular do Botafogo. Barrado na derrota de 1 a 0  para o Grêmio no último domingo, no Engenhão, para a entrada de Seedorf, o jogador ganhou a vaga de Fellype Gabriel.

O técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treino técnico em que montou o novo meio-campo do alvinegro com Lucas Zen, Renato, Vitor Júnior, Andrezinho e Seedorf.

O Botafogo recebe o Vasco no Engenhão nesta quarta-feira, às 20h30, pela décima segunda rodada do Brasileirão.


Leia mais no LANCENET! 

Retrospecto do Bota em casa é o quarto pior do Brasileiro


Clube tem rendimento fraco atuando no Engenhão e já iguala número de derrotas em casa do Brasileiro do ano passado



Engenhão (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Bota não tem ido bem no Engenhão
(Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Se antes o Engenhão era um grande aliado do Botafogo, agora a história mudou. Os adversários não vêm tomando conhecimento da força que o Alvinegro tem em seus domínios e estão aprontando para cima do Glorioso. Com uma sequência de dois jogos em seu estádio pela frente – clássico contra o Vasco, amanhã, e o duelo contra o Figueirense, sábado – o time de General Severiano quer mudar o panorama que vive.
Neste Brasileiro, o Glorioso é o time que mais perdeu atuando em casa. Foram três derrotas – para Cruzeiro, Ponte Preta e Grêmio – mesmo número do Atlético-GO, lanterna da competição.

O rendimento em casa é preocupante. Nos seis jogos realizados, o time venceu dois, empatou um e perdeu três. O aproveitamento é o quarto pior do campeonato, com 38,88% dos pontos, campanha de clube da zona de rebaixamento.

Com menos de um terço do campeonato, o Botafogo já perdeu em seu estádio o mesmo número de vezes do ano passado. Na edição de 2011, o Alvinegro venceu 13 partidas, empatou três e perdeu três, sendo a primeira delas apenas na 33 rodada, para o Figueirense, por 1 a 0.

Se este ano o clube não anda bem quando atua junto do seu torcedor, a história é diferente quando sai de casa. Nas cinco vezes que saiu do Rio de Janeiro, o time voltou com três vitórias e um empate na bagagem.
O rendimento deixa o Alvinegro como o quarto melhor visitante ao lado do Cruzeiro e atrás apenas de Atlético-MG, Fluminense e Vasco.

Para o zagueiro Antônio Carlos, o time precisa ter um pouco mais de atenção para não ser surpreendido pelos adversários.

– Quando marcamos um gol no início do jogo, conseguimos ir bem. Quando não fazemos isso, nos perdemos um pouco – explicou.

Se antes estava na zona de classificação à Libertadores, agora o clube ocupa a oitava posição, a quatro pontos do quarto colocado.
Para virar o jogo e voltar a disputar uma posição no pelotão de cima do Brasileirão, o primeiro passo é voltar a vencer em casa.

Maior número de jogos em casa
Das 38 partidas que o Botafogo fará neste Brasileiro, 22 delas estão marcadas para o Engenhão. Além dos jogos com seu mando de campo, os clássicos, contra Flamengo, Vasco e Flu, estão marcados para o estádio João Havelange.

No ano passado, o Alvinegro jogou contra o Fluminense, na última rodada, em Volta Redonda. Além disso, as partidas contra Corinthians e Bahia aconteceram em São Januário, por conta de shows no Engenhão.

Raphael Bózeo Leia mais no LANCENET! 

Seedorf x Juninho: Tira-teima da final do Mundial de 98


Craques protagonizaram decisão entre Real Madrid e Vasco. Um deu passe para gol do título e outro marcou na final



Seedorf e Juninho Pernambucano (Fotos: Sport-Soccer)
Clarence Seedorf e Juninho Pernambucano se
reencontraram nesta quarta (Fotos: Sport-Soccer)


Juninho, com a camisa do Vasco, de um lado do campo. E Seedorf do outro. A cena, que poderá ser vista quarta-feira, no Engenhão, não é uma novidade. Eles estavam em campo na final do Mundial Interclubes de 1998. Na ocasião, melhor para o holandês, que defendia o Real Madrid e hoje está no Botafogo. Neste reencontro, quem sairá com o triunfo?

Na partida no Japão, Juninho e Seedorf foram protagonistas. O Reizinho foi o autor do gol do Cruz-Maltino, enquanto Seedorf deu passe para o cruzamento de Roberto Carlos – que acabou com o gol contra de Nasa – e lançou Raul, que garantiu o título para o Real.
Outro vascaíno que pode estar em campo amanhã e viveu aquele 1° de dezembro de 1998 foi Felipe. Na época ainda um jovem e promissor lateral-esquerdo, mas que teve atuação elogiável e, por pouco, não marcou um bonito gol.

Passaram-se quase 14 anos desde aquele jogo e, nesse período, Juninho marcou a história do Lyon (FRA) e, posteriormente, esteve no Al-Gharafa (QAT). Seedorf, por sua vez, defendeu a Internazionale de Milão e teve grande passagem pelo Milan, ambos da Itália.

Os dois chegaram aos seus clubes como ídolos, recepcionados pela torcida como heróis e amanhã terão a oportunidade de se reencontrar em um lugar que, talvez, nunca imaginaram: no clássico carioca entre Vasco e Botafogo.

Ao holandês, resta esperar que o final seja o mesmo de 1998 para, assim, ganhar os primeiros pontos com a camisa alvinegra. A Juninho, que desta vez o seu gol possa decretar a vitória vascaína.
Aos torcedores, que Seedorf e Juninho, mais uma vez, mostrem os motivos que os levam a serem idolatrados e ovacionados cada vez que vão a campo. Que a categoria apareça para o bem do espetáculo!

COM A PALAVRA 
Sávio Pimentel

Ex-atacante do Real Madrid (ESP) que esteve na final de 1998
"Eu olho para aquele time do Real e era um timaço: Redondo, Suker, Roberto Carlos, Morientes, Seedorf... Eu sabia que seria equilibrado e conhecia o time do Vasco. Tinha bons jogadores e experientes. Durante o jogo, o primeiro tempo foi dominado pelo Real e o segundo, pelo Vasco. Estávamos ganhando e o Juninho marcou um bonito gol de empate. Garantimos a vitória em um lampejo de visão e qualidade de Seedorf e Raul.

Tanto o Juninho quanto o Seedorf não vão render como rendiam com vinte e poucos anos. Sempre admirei o Juninho. Qualidade e índole enormes. Seedorf também. Joguei três anos com ele. Sempre foi exemplar: chegava cedo, treinava bem. Tem 36 anos e continua um jogador acima da média. A tendência é o Seedorf ajudar e acrescentar muito. É apenas questão de tempo.

Acho que vai ser um duelo bacana. São dois astros. Joguei com o Juninho um amistoso da Seleção (Holanda 2 x 2 Brasil, em 1999, no Amsterdam Arena) e também enfrentei em jogos como Bordeaux (FRA) x Lyon (FRA), Flamengo x Vasco, Flamengo x Sport... Mesmo em Florianópolis, não vou perder esse jogo. Tenho um carinho bacana por eles. Queria ir ao Rio para revê-los."

Alexandre Araújo
Raphael Bózeo Leia mais no LANCENET!