Páginas

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Após saída de Gustavo Sauer, Segovinha é o novo camisa 10 do Botafogo



Camisa 19 de Segovinha ficou com Diego Costa, novo reforço do líder do Brasileirão



"Xodó" da torcida, Matías Segovia é o novo camisa 10 do Botafogo. O paraguaio de 20 anos recebeu o número após a saída de Gustavo Sauer, que assinou com o Rizespor, da Turquia. Diego Costa, novo reforço do clube, assume a 19 de Segovinha.




Segovinha é o novo camisa 10 do Botafogo (https://ge.globo.com/video/segovinha-e-o-novo-camisa-10-do-botafogo-11870011.ghtml)


+ Diego Costa garante que vai melhorar ambiente e escolheu Botafogo por títulos


Em vídeo publicado nas redes sociais do clube, Segovinha agradeceu ao clube pelo novo número. O paraguaio também passou a camisa 19, seu antigo número, para Diego Costa, novo reforço do Botafogo.


- É uma honra para mim vestir a camisa 10 do Botafogo, que estava bem representada pelo Sauer. Eu estou muito contente com isso. Essa camisa aqui (19) eu vou entregar para uma pessoa que ganhou muita coisa com esse número e vai ficar muito feliz.





Segovinha recebeu a camisa 10 do Botafogo — Foto: Botafogo FR





Diego Costa, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Também presente no vídeo, Diego Costa agradeceu por receber o número 19. O atacante de 34 anos estava livre no mercado após deixar o Wolverhampton, da Inglaterra, e assinou para reforçar o líder do Brasileirão.


- Muito feliz em poder estar usando aqui no Botafogo o número da minha carreira, que sempre tive o prazer de usar, de conquistar títulos e que aqui não seja diferente.


Gustavo Sauer deixou o Botafogo para assinar com o Rizespor, da Turquia por empréstimo até julho de 2024 - a equipe europeia terá opção de compra no fim do período. No vídeo, o meia se despediu do clube e de





- Agradecer a esse tempo que tivemos no Botafogo, pela honra de ter usado essa camisa 10 de um clube tão tradicional e glorioso como o Botafogo. Tenho certeza que essa camisa será bem representada a partir de agora, e desejo todo o sucesso e que todos os objetivos possam ser conquistados no ano.


O camisa 10, que chegou a ser terceira opção do sistema ofensivo com Luís Castro, recebeu novas chances com a chegada de Bruno Lage. Contra o Coritiba, no dia 30 de julho, ele foi surpresa no time titular e marcou dois gols e deu uma assistência.


Sauer foi a quarta maior contratação da história do Botafogo. Ele custou US$ 2 milhões (R$ 10 milhões, na cotação da época) aos cofres do clube junto ao Boavista em abril de 2022. Chegou como um dos destaques do Campeonato Português, mas nunca conseguiu se firmar.




Gustavo Sauer leva o prêmio Craque do Jogo de Botafogo x Coritiba — Foto: Vítor Silva / Botafogo



O próximo compromisso do Botafogo será fora de casa. Neste sábado, às 16h, o Glorioso enfrenta o o São Paulo. Com 47 pontos, o clube busca, no Morumbi, aumentar ainda mais a distância na tabela.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Diego Costa diz que melhora ambiente e conta como quer ser lembrado no Botafogo: "Campeão, né, pai?"



Novo camisa 19 foi apresentado nesta quarta, no Estádio Nilton Santos



O centroavante Diego Costa está oficialmente de volta ao futebol brasileiro. O jogador de 34 anos foi apresentado pelo Botafogo na tarde desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos e falou pela primeira vez como atleta do Glorioso.













Veja todos os gols do Diego Costa, agora do Botafogo, pelo Atlético-MG em 2021 (https://ge.globo.com/video/veja-todos-os-gols-do-diego-costa-agora-do-botafogo-pelo-atletico-mg-em-2021-11866487.ghtml)


+ Após saída de Gustavo Sauer, Segovinha é o novo camisa 10 do Botafogo


- O momento que eu tomei a decisão não foi difícil pelo momento que o Botafogo vem vivendo no campeonato. É uma família. Esses três dias que estou aqui dá para perceber isso.


O atacante explicou a escolha pelo Botafogo e falou sobre um possível encaixe com Tiquinho Soares, artilheiro da equipe em 2023.


- A ambição. Sempre pedi a Deus que pudesse me mostrar algo que pudesse me mostrar algo que tivesse sentido. E não tem nada melhor que o Botafogo agora, disputando títulos. Isso foi um fator que pesou. Quero ter essa motivação de disputar algo.


- Em relação a jogar com Tiquinho ou não, meu objetivo é me entregar aos treinamentos. Quando jogar, vou dar meu máximo, seja começando ou não. Todo jogador tem que ter respeito. Tiquinho é o artilheiro do time, está com uma lesão, mas é curta, graças a Deus. Se puder jogar os dois, perfeito.





Diego Costa, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O novo camisa 19 do Botafogo rechaçou a fama que possui que "destrói vestiários" e garante que chega para somar dentro e fora de campo.


- O ambiente comigo é bem melhor. Sou uma pessoa muito simples, zero ego. Comigo é primeiro Botafogo, segundo Botafogo e terceiro Botafogo. Se eu jogar a prioridade vai ser ajudar e se não jogar vou tentar ajudar de outra forma. Essa esperança dos torcedores adversários não me importa, nem me questiono.


Diego foi anunciado como novo reforço no último sábado, sendo o quarto nome contratado pelo alvinegro nesse meio de temporada. O centroavante, que atuou por último no Wolverhampton, chega como mais uma opção ao técnico Bruno Lage para o comando de ataque - Tiquinho Soares, artilheiro do time na temporada, deve ficar fora por mais quatro semanas depois de lesionar o joelho esquerdo.


+ Diego Costa vai ao CT e se apresenta aos jogadores no primeiro treino pelo Botafogo

+ Treino do Botafogo tem Diego Costa em campo e Gabriel Pires recuperado


Na última e única passagem pelo futebol profissional brasileiro, o centroavante defendeu o Atlético-MG. Foi em 2021, quando entrou em campo 19 vezes e marcou cinco gols, além de ajudar o time treinado por Cuca a conquistar o título do Brasileirão e da Copa do Brasil.


Diego já treinou com os companheiros e defende de regularização do BID para estar à disposição de Lage. O próximo compromisso é contra o São Paulo, no Morumbi, pela 20ª rodada do Brasileirão.


Mais declarações de Diego

Como o Botafogo é visto

- Sinceramente, a situação que está vivendo o Botafogo é uma surpresa, não pelo clube que é, que é muito grande. Mas pelo planejamento que aconteceu. O Botafogo está muito sólido. A pontuação é muito boa. Não tem nada feito, o Campeonato Brasileiro é muito difícil, mas o importante é que está sólido na questão de grupo. Só tive três dias, mas já deu para notar a família que temos aqui dentro.


Passagem no Atlético-MG

- Tomara Deus que possa repetir o que aconteceu no Galo. O Botafogo está vivendo um momento único. Acho que terão momentos difíceis, podem acontecer derrotas, mas o importante é estar unido. Todos aqui estão unidos, não tem ego. A ambição é ver o Botafogo no lugar mais alto. Não tem como dar errado com essa humildade.




Botafogo fecha primeiro turno com melhor campanha da história dos pontos corridos (https://ge.globo.com/video/botafogo-fecha-primeiro-turno-com-melhor-campanha-da-historia-dos-pontos-corridos-11866570.ghtml)



Wolverhampton

- Essa passagem na Inglaterra foi bastante positiva, me fez seguir motivado e com ambição. Lá eu tive a consciência que eu ainda podia dar muito de mim, por isso que aceitei esse convite do Botafogo. Se eu aceitei é porque sei que sou capaz. Nunca vou aproveitar nenhum tipo de situação. Sempre terei o mesmo tipo de ambição, talvez até mais. O que vocês vão ver é o Diego de sempre, com muita vontade.


Coincidências com o Diego Costa do Chelsea

- O que tem é o sonho de fazer gol e ambição de conquistar título. O fogo e a paixão de dar o meu melhor nunca mudou. Gosto de encarar 100%. Aquele Digo Costa que você viu fazendo gol espero que você veja aqui de novo.


Outras propostas

- Tive outras propostas na Europa. Estava analisando algo que me motivasse a seguir jogando. Na vida você tem que tomar coisas diferentes.





Diego Costa, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Interesse do Vasco e contrato

- Não tive nenhuma proposta do Brasil, só especulações. Sobre Libertadores ou o que vai acontecer, estou vivendo o hoje. O hoje é Brasileirão e Sul-Americana. Só temos um objetivo, que é estar no topo. 2024 é outro planejamento, o homem aqui (André Mazzuco) que resolve.


Estrutura

- O que estou vivendo aqui hoje é muito bom. A estrutura dos campos é maravilhoso, a energia é surreal. Está sendo algo positivo. Muito legal viver esse ambiente do grupo.





Diego Costa, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Torcida

- Quando você vê a torcida nessa sintonia as coisas se tornam até mais fácil. Às vezes você não acredita em alguma coisa dentro de campo, mas a torcida te faz acreditar. Peço para a torcida continuar passando essa energia. Os jogadores estão vivendo um momento único. Estava fora, mas quero viver isso também.


Análise do time

- Não vou mentir. No começo do Brasileirão não acompanhei quase nada, estava de férias. Depois quando as coisas começaram a acontecer você tem interese de saber o motivo de tudo estar acontecendo... O time é muito sólido. O goleiro e a defesa dão muito confiança para todo mundo lá da frente ter confiança de fazer o que está acontecendo.


Como quer ser lembrado
- Campeão, né, pai (risos)?


Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Treino do Botafogo tem Diego Costa em campo e Gabriel Pires recuperado



Atacante faz primeira atividade com bola ao lado do elenco, enquanto meio-campista retorna após lesão na panturrilha



O Botafogo teve duas novidades no treino da manhã desta quarta-feira, no Espaço Lonier: Diego Costa e Gabriel Pires. O atacante fez a primeira atividade com o elenco, enquanto o meio-campista, recuperado de lesão, voltou a trabalhar com 100% de intensidade.



 

Botafogo fecha primeiro turno com melhor campanha da história dos pontos corridos (https://ge.globo.com/video/botafogo-fecha-primeiro-turno-com-melhor-campanha-da-historia-dos-pontos-corridos-11866570.ghtml)


+ Líder de tudo? Botafogo acumula recordes no primeiro turno do Brasileirão; veja vídeo


O atacante, último reforço anunciado pelo clube, havia feito apenas testes físicos e trabalhos de recondicionamento na última terça-feira. Hoje, o trabalho começou "para valer": o atleta foi para o campo e participou do treino tático.


Diego Costa até passou pelo "batismo" do elenco e foi para o corredor polonês, ato famoso entre os jogadores. O atacante já havia se apresentado aos companheiros antes.





Diego Costa em treino do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ VC Escala: monte o Botafogo ideal com os jogadores de 1995 e 2023


Gabriel Pires, por sua vez, se recuperou de uma lesão na panturrilha. O problema vem assombrando o camisa 14 há tempos: o meia sofreu o problema após o jogo contra o Fluminense, no dia 20 de maio, chegou a voltar para o campo, mas sentiu dores novamente e retornou para o Departamento Médico.


O Botafogo optou por retornar com o atleta para a equipe de fisioterapia até ter certeza que ele tivesse plenas condições de jogo, o que acontece agora. A presença diante do São Paulo, no próximo sábado, pela 20ª rodada do Brasileirão, depende apenas de Bruno Lage.




Gabriel Pires, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Giba Perez e Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Líder de tudo? Botafogo acumula recordes no primeiro turno do Brasileirão; veja vídeo



Time terminou a 19ª rodada com 47 pontos e 15 vitórias, garantindo o melhor turno da história do Brasileirão



O Botafogo terminou o primeiro turno do Brasileirão como campeão, mesmo que o título seja apenas simbólico. Apesar de estar na metade do campeonato, o time comandado por Bruno Lage acumula boas marcas. Com 47 pontos na 19ª rodada, que marca o fim da primeira parte da competição nacional, o Glorioso superou o Corinthians no número de vitórias e se tornou o detentor da melhor campanha na era dos pontos corridos.




Botafogo fecha primeiro turno com melhor campanha da história dos pontos corridos (https://ge.globo.com/video/botafogo-fecha-primeiro-turno-com-melhor-campanha-da-historia-dos-pontos-corridos-11866570.ghtml)


+ Gustavo Sauer aceita proposta de clube turco e deixa o Botafogo


O Alvinegro bateu marcas importantes dentro do campeonato nesta 19 rodadas disputadas. De Luís Castro a Bruno Lage - com participação importante de Cláudio Caçapa no meio do caminho -, o time iniciará o segundo turno com 13 pontos de vantagem na liderança.


Veja outras marcas atingidas pelo Botafogo

Melhor defesa

Foram apenas 11 gols sofridos nos 19 jogos em que esteve em campo. A defesa foi um dos pontos altos do time nesse primeiro turno, liderados pelo goleiro Lucas Perri e a dupla de zaga composta por Adryelson e Victor Cuesta.





Adryelson e Lucas Perri, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O que mais venceu no turno

O time carioca chegou à 15ª vitória no torneio e alcançou os mesmos 47 pontos conquistados pelo Corinthians, em 2017, mas com um triunfo a mais. Com isso, somou 82,5% de aproveitamento. Depois de Botafogo e o clube paulista, vem o Cruzeiro, com 43 pontos somados e 13 vitórias.




Eduardo e Tiquinho, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Para se ter noção, o Botafogo venceu 15 partidas em todo o Campeonato Brasileiro de 2022. Na ocasião, o clube terminou na 11ª colocação com 53 pontos.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Passagem "relâmpago" com gols e títulos: confira a trajetória de Diego Costa, do Botafogo, no Brasil


Melhor ataque


Assim como a defesa, o ataque do Botafogo sobra no Brasileirão. Liderado por Tiquinho Soares, autor de 13 gols nesses 19 primeiros jogos, o setor ofensivo alvinegro foi o mais eficiente no primeiro turno. Foram 35 gols marcados no total - atrás vem o Palmeiras com 34.



Veja gols e assistências de Tiquinho Soares no mês de julho de 2023 (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-gols-e-assistencias-de-tiquinho-soares-no-mes-de-julho-de-2023-11850976.ghtml)



Time com menos derrotas

Foram apenas duas derrotas até essa metade do Brasileirão - para o Goiás e Athletico-PR. Inclusive, a última vez que foi derrotado foi justamente para a equipe paranaense. Desde então, defende uma sequência de 16 jogos de invencibilidade, a maior do clube desde 2013. O Corinthians, em 2017, terminou o primeiro turno sem perder.



Melhor aproveitamento em casa



3 motivos para o Botafogo ser o pesadelo dos secadores (https://ge.globo.com/video/3-motivos-para-o-botafogo-ser-o-pesadelo-dos-secadores-11865298.ghtml)



O "tapetinho" do Estádio Nilton Santos foi outro componente importante na boa campanha. O novo gramado foi inaugurado na estreia do Brasileirão 2023 e desde então a equipe teve 100% de aproveitamento jogando sob seus domínios. Além disso, o apoio da torcida foi decisivo, que lotou as arquibancadas em grande parte dos jogos.





Jogadores do Botafogo comemorando com a torcida — Foto: Alexandre Durão / ge


Só o Corinthians, em 2010, havia vencido todas as partidas em casa no primeiro turno do Brasileirão. Na ocasião, o Timão foi campeão nacional.


+ Quem é o torcedor citado por Bruno Lage que "inspirou" o Botafogo na vitória contra o Internacional



Melhor aproveitamento fora de casa


Mesmo com as duas derrotas fora de casa, o Glorioso teve os melhores resultados longe do Rio de Janeiro. Foram nove jogos, sete vitórias, dois empates e duas derrotas no total - o que resulta em 63% de aproveitamento. Os triunfos foram contra o Bahia, Flamengo, Cuiabá, Palmeiras e Grêmio.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro