Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Fluminense x Botafogo opõe Luiz Henrique e Matheus Nascimento, esperanças de gols e milhões



Atacantes começam temporada como titulares e se enfrentam no momento de maior afirmação no futebol profissional. Ambos carregam grande expectativa de sucesso em campo e lucros futuros nos rivais cariocas


O futuro está entre nós e também no clássico entre Fluminense e Botafogo. O jogo tem tudo para contar com a presença da principal promessa de cada um dos lados. Luiz Henrique e Matheus Nascimento farão o segundo duelo entre eles no profissional dos clubes. O primeiro encontro foi na 32ª rodada da Série A de 2020, quando o Tricolor venceu por 2 a 0 e ambos foram titulares. Será que a história vai ser diferente?


Luiz Henrique e Matheus Nascimento são as principais joias de Fluminense e Botafogo — Foto: Editoria de arte


Luiz Henrique

Cria de Xerém, Luiz Henrique subiu para o profissional em 2020, mas se firmou como titular e demonstrou seu potencial no ano seguinte. Marcou sete gols em 2021 e foi artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, à frente de Fred. Além disso, participou diretamente de outros seis gols em 55 partidas. Ao todo, são 87 jogos como profissional e nove gols.



Com o desempenho, o atacante caiu nas graças da torcida. Na única partida em que não foi titular - ele perdeu a pré-temporada por conta da Covid-19 -, contra o Bangu, o jovem de apenas 21 anos foi muito pedido pelos torcedores ainda na etapa inicial. Entrou no intervalo e deu outra cara ao time, fazendo até o técnico Abel Braga, em coletiva após o jogo, cravar sua titularidade, o que de fato aconteceu nas três partidas seguintes.
2 de 3 Luiz Henrique e Gustavo Henrique no duelo entre Flamengo e Fluminense — Foto: André Durão/ge



Luiz Henrique e Gustavo Henrique no duelo entre Flamengo e Fluminense — Foto: André Durão/ge


E o brilho de Luiz Henrique foi notado também no continente europeu. A diretoria tricolor recebeu uma proposta do Betis, da Espanha, nos últimos dias da janela de transferências internacionais, que fechou na semana passada, mas o Tricolor decidiu recusar a oferta. No fim do ano passado, o jornal espanhol "Marca" revelou o interesse de Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid no jogador, que foi comparado a Rivaldo pelo periódico.



Clubes da Alemanha e da Holanda também fizeram consultas recentes pelo atacante, maior ativo do Fluminense atualmente, que tem 100% dos direitos econômicos do jogador – segundo o portal de transparência do site oficial, há 10% de "exclusividade de venda" para o representante do atleta.


+ O despertar de Luiz Henrique: joia é a bola da vez (no time e no mercado) após ano de afirmação


Essa não foi a primeira oferta que o Fluminense recebeu pela joia. Na época em que o atacante estava em Xerém e ainda era pouco badalado, o clube teve uma proposta de 1,5 milhão de euros de um grupo de empresários em Portugal pelo jogador (cerca de R$ 9 milhões na cotação atual). A diretoria recusou.


Luiz Henrique tem contrato com o Fluminense até setembro de 2025, mas a tendência é que novas propostas pelo atacante cheguem no meio do ano e que a diretoria tenha dificuldade para segurá-lo.


Matheus Nascimento


Matheus está na melhor fase desde que subiu para os profissionais do Botafogo, no fim do Brasileirão de 2020. Autor dos dois belos gols da vitória em cima do Nova Iguaçu na rodada passada, o segundo de letra, o garoto marcou o terceiro gol dele em 1.568 minutos em campo pelo profissional. Ao todo, o garoto atuou em 30 partidas, sendo metade delas como titular, e deu duas assistências.


Matheus atrai os holofotes há algum tempo, mesmo com apenas 17 anos. Aqui no ge, por exemplo, a matéria mais antiga que cita o atacante fala da estreia do Botafogo na Copa Brasil de Futebol Infantil, competição sub-15, em janeiro de 2018, quando ele fez os dois gols da vitória de virada em cima do Corinthians. Ele tinha 13 anos. A precocidade sempre esteve diretamente relacionada à qualidade do menino, que é convocado constantemente para as seleções de base.


+ Joia 2021: Matheus Nascimento, o atacante de 16 anos que estreou no profissional do Botafogo




Matheus brilhou na última rodada do Estadual — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Internamente, o garoto sempre foi visto com bons olhos e na esperança de encher o bolso do clube quando fosse negociado. A multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 300 milhões na cotação da última terça) no contrato, que vai até 30 de junho de 2023, traz certa segurança ao clube.


Isso antes da chegada de John Textor. Agora, com o americano - que elogiou o primeiro gol de Matheus contra o Nova Iguaçu -, as coisas podem mudar um pouco de figura. O atacante completa 18 anos no dia 3 de março e poderá, legalmente, se transferir para algum time fora do Brasil. Só que, no novo momento da Sociedade Anônima do Futebol, os alvinegros aumentam o poder para suportar o assédio estrangeiro.


Além de todo o destaque que teve nas divisões de base e competições internacionais pela seleção brasileira, o período no profissional começa a atrair ainda mais os olhares de fora. Por outro lado, o Botafogo já conversa para renovar o contrato com a promessa.




Matheus Nascimento brilha em vitória do Botafogo no Carioca



+ Veja mais notícias do Botafogo


Fluminense e Botafogo se enfrentam na próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Nilton Santos, pela quinta rodada da Taça Guanabara. O mando é do Tricolor, que ocupa a terceira colocação, com nove pontos em três jogos. Já o Alvinegro, lidera a primeira fase do Estadual, com 10 pontos e na frente do Vasco, segundo colocado, graças ao maior saldo de gols.


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro