Páginas

sábado, 6 de julho de 2019

Na volta da Copa América, Botafogo terá maratona de 5 jogos em 18 dias


Time do técnico Eduardo Barroca vai encarar mini maratona na segunda quinzena de julho. Serão três partidas pelo Campeonato Brasileiro e duas pela Copa Sul-Americana





Barroca vai precisar saber dosar os trabalhos com o elenco (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


Em meio a crise financeira e protesto dos jogadores, o Botafogo segue sua preparação para o segundo semestre. Sem amistosos ou jogos-treino, o time tem priorizado o entrosamento dentro do próprio elenco através das atividades do dia a dia, principalmente nesta última semana de trabalho que se inicia na próxima segunda-feira. E, logo após a volta da Copa América, o clube tem decisões importantes que devem exigir bastante do elenco do técnico Eduardo Barroca.


Do dia 14 de julho, data do primeiro jogo do Botafogo após a competição entre seleções, até final deste mês, o Botafogo terá cinco partidas. Ou seja, serão cinco jogos em 18 dias. E, dentro desse período, o Gloriosos só vai ter a primeira semana livre para mais treinamentos. Depois, terá uma sequência de quatro jogos seguidos entre o meio e o fim de semana. 


Destes cinco jogos, são três pelo Campeonato Brasileiro, incluindo um clássico contra o Flamengo, e dois pela Copa Sul-Americana - os dois duelos contra o Atlético-MG pelas oitavas de final da competição continental.


E MAIS:
Após Copa América, Gatito volta a treinar com o elenco do Botafogo
Velório do ídolo Mendonça será aberto ao público no Nilton Santos
Rescisão de Biro Biro com o São Paulo é publicada no BID e jogador deve ser oficializado pelo Botafogo


Veja como será a sequência do Botafogo neste mês de julho:


Cruzeiro x Botafogo (14/07, Brasileiro, Fora)

O primeiro "teste" do time de Barroca na volta do Brasileiro será contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela 10º rodada da competição. Apesar do bom e caro elenco, o time mineiro vive má fase dentro e fora de campo. No Brasileiro, é apenas o 18º colocado, com 8 pontos ganhos em nove partidas. O time de Mano Menezes não engrenou na competição. E ainda há a chance da Raposa poupar alguns jogadres na partidas, devido ao clássico com o Atlético-MG no meio de semana seguinte pelas quartas de final da Copa do Brasil. É a chance do Botafogo conquistar pontos importantes fora de casa contra um time que ainda pode crescer no Brasileiro.


Santos (21/07, Brasileiro, casa)

Contra o Peixe de Jorge Sampaoli, Eduardo Barroca terá um grande desafio, mesmo jogando no Nilton Santos. Ambas equipes tem estilos de jogo parecidos, que priorizam a posse de bola. Em partidas assim, neste Brasileiro, o Botafogo teve resultados diferentes. Contra o Fluminense, com apenas 39% de posse de bola, o Botafogo se saiu melhor e venceu por 1 a 0. Já contra o Grêmio, no último jogo antes da parada para a Copa América, o Glorioso teve 45% de posse e perdeu a partida por 1 a 0, em casa. Contra o Santos, o Botafogo deve, de novo, disputar a bola com a equipe de Sampaoli.


Atlético-MG (24/07, Sul-Americana, Casa)

Se o Botafogo tem alguma chance de título neste segundo semestre, é na Copa Sul-Americana. E o restrospecto neste ano na competição é perfeito. 100% de aproveitamento, com quatro vitórias em quatro partidas. Agora, contra o Galo, vai ter o maior desafio, até aqui, na competição. Por isso, é importante conseguir um bom resultado jogando no Nilton Santos. Atualmente na quinta colocação do Brasileiro, a diretoria do Atlético-MG não costuma dar muita importância à Sul-Americana (em 2018, o presidente Sérgio Sette Câmara chegou a chamar a competição de "segunda divisão da Libertadores). Pode ser mais um ponto favorável para o Glorioso buscar um bom resultado.


Flamengo (28/07, Brasileiro, fora)

O clássico contra o Flamengo, no Maracanã, vai acontecer entre as duas partidas com o Atlético-MG pela Copa Sul-Americana. Mas, se continuar com a mesma filosofia adotada no primeiro semestre, o técnico Eduardo Barroca não deve poupar o time para a competição continental. Ainda mais tratando-se de um clássico. Atualmente, o Flamengo está com dois pontos a mais que o Botafogo na tabela do Brasileiro. Dependendo dos resultados nos dois primeiros jogos após a Copa América, o duelo ainda pode ser um confronto direto na parte de cima da tabela de classificação.


Atlético-MG (31/07, Sul-Americana, fora)

No último duelo da pequena maratona que o Botafogo vai encarar na segunda quinzena de julho, tem o confronto de volta pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana contra o Galo. Independente do resultado da primeira partida, o duelo não será fácil. Saber o usar o elenco nessa sequência será essencial para o Glorioso chegar bem nas duas competições nos meses seguintes.



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro

Obras no CT do Botafogo ainda estão na primeira etapa; outras cinco dependem de recursos



Devido à crise financeira, clube dividiu operação em seis fases; atualmente, acontece no local, que fica em Vargem Pequena, a implantação dos gramados e preparo dos campos


O Centro de Treinamentos do Botafogo começou a sair do papel no fim de 2018, mas segue longe de ser finalizado. As obras ainda estão na primeira de seis etapas definidas pelo clube, e as próximas dependem de captação de recursos para serem concluídas.


Atualmente, acontece no CT, localizado em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a implantação dos gramados e preparo dos campos, que são seis divididos em duas áreas. Terraplanagem e outras ações são realizadas para a finalização dessa que é a primeira etapa das obras.



Projeto do CT do Botafogo foi aprovado em 2018 — Foto: Divulgação / Botafogo


Com a compra do terreno - o Espaço Lonier - foram gastos R$ 20 milhões, pagos pelos irmãos Moreira Salles, que serão ressarcidos em um prazo de 30 anos, em 360 parcelas corrigidas pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor). Os empresários botafoguenses entraram ainda com outros R$ 5 milhões, que estão sendo usados para melhorias no espaço.


Essa verba inicial, porém, não daria para executar 100% do projeto. Será preciso uma complementação para concluir o CT. Com a delicada situação financeira do Botafogo, a busca por recursos adicionais não será fácil, visto que hoje o clube enfrenta dificuldades no departamento de futebol.


Nesta semana, em protesto por salários atrasados (dois meses de CLT e direitos de imagem) e premiações não pagas, jogadores decidiram não dar entrevistas no Nilton Santos. Na quarta-feira, a luz da sede de General Severiano chegou a ser cortada por falta de pagamento.


O projeto do CT do Botafogo é da Tecnoplano, empresa portuguesa que tem no currículo os centros de treinamento da seleção de Portugal e do Benfica. O local atenderá não só aos profissionais, mas também às categorias de base, que hoje treinam em General Severiano e no Caio Martins.


O Espaço Lonier possui 200.000 m² e sua estrutura já oferecia auditório, vestiários, restaurantes, além de um hotel com 40 quartos com capacidade para receber até 180 pessoas.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro