Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Atuações: Vitinho se destaca, mas time reserva não acompanha ritmo


Meia-atacante faz belas jogadas individuais e leva maior nota. Jefferson e Lucas Zen ficam atrás em noite de pouca inspiração da equipe alvinegra





JEFFERSON - GOLEIRO
Levou alguns sustos durante a partida, mas fez defesas importante quando foi preciso.
Nota 6,5

EDILSON - LATERAL-DIREITO
Foi uma opção boa pela direita. Na parte defensiva, teve problemas algumas vezes para marcar o veloz ataque adversário.
Nota 6,0

ANTÔNIO CARLOS - ZAGUEIRO
Fez algumas boas antecipações, mas teve dificuldades quand o CRB chegava na área com seus jogadores mais rápidos no mano a mano. Furou duas vezes.
Nota 5,0

ANDRÉ BAHIA - ZAGUEIRO
Assim como seu companheiro, fez bons desarmes e antecipações. Incomodou o adversário quando foi para o ataque tentar as cabeçadas.
Nota 6,0

LIMA - LATERAL-ESQUERDO
Subiu menos do que Edilson ao ataque, já que ficou preso na marcação. Atuação discreta.
Nota 5,5

LUCAS ZEN - VOLANTE
Com simplicidade, teve mais uma atuação segura do volante, que errou poucos passes e fez bem a cobertura dos laterais.
Nota 6,5

RENATO - VOLANTE
Foi melhor na distribuição do jogo do que na marcação. Em jogada de linha de fundo pela direita, deixou Andrezinho na cara do gol, mas o companheiro falhou. Ainda lhe falta ritmo de jogo. Saiu antes do fim.
Nota 5,5

GEGÊ - MEIA
Ainda está em fase de adaptação ao time depois de subir para o profissional. Movimentou-se bastante, mas errou alguns lances bobos e não foi muito produtivo. Na segunda etapa, ficou mais fixo pelo lado direito.
Nota 5,0

ANDREZINHO - MEIA
Jogou mais adiantado do que de costume e do lado esquerdo. Perdeu um gol feito no primeiro tempo e mostrou, por alguns erros, que ainda precisa de mais ritmo após dois meses lesionado. No segundo tempo, acertou o travessão em cobrança de falta.
Nota 5,5

VITINHO - MEIA-ATACANTE
O jogador mais perigoso e o que mais arriscou no time do Botafogo. Como de costume, partiu para cima dos marcadores e, além de criar belas jogadas na base da habilidade, conseguiu pendurar alguns adversários com cartão amarelo.
Nota 7,0

BRUNO MENDES - ATACANTE
Um pouco isolado no meio dos zagueiros, lutou bastante para manter a bola no ataque. Recebeu mais chutões do que passes e foi anulado.
Nota 5,5

SASSÁ - ATACANTE
Entrou aos 20 minutos do segundo tempo e produziu mais do que Bruno Mendes. Rápido, fez um gol bonito, mas estava impedido e o árbitro anulou.
Nota 6,0

JADSON - VOLANTE
Substituiu Renato apenas aos 34 do segundo tempo e pouco tocou na bola.
Sem nota

HENRIQUE - ATACANTE
Substituiu Andrezinho aos 34 do segundo tempo e não teve chances de gol.
Sem nota

OSWALDO DE OLIVEIRA - TÉCNICO
Correu um risco calculado ao escalar um time de reservas. A principal dificuldade da equipe foi no setor de criação, mas a defesa estava bem postada e, apesar de alguns sustos, saiu ilesa.
Nota 6,0



Muita correria e pouca qualidade no time de Ademir Fonseca, que reúne nomes conhecidos do futebol brasileiro, como o goleiro Galatto (ex-Grêmio), o zagueiro Gladstone (ex-Cruzeiro), o meia Walter Minhoca (ex-Flamengo) e Schwenck (ex-Botafogo). Mas foram o volante Everton Luiz e o atacante Carlão que sobressaíram ym pouco mais individualmente.

Por GLOBOESPORTE.COM Maceió

Sem inspiração, CRB e Botafogo empatam sem gols no jogo de ida


Após muita vontade, correria e equilíbrio em gramado irregular, reservas alvinegros perdem chances de sair na frente no confronto da segunda fase


Em duelo equilibrado e de baixa qualidade técnica, CRB e Botafogo não passaram do 0 a 0 na noite desta quinta-feira, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Com um time composto por reservas (apenas o goleiro Jefferson foi escalado), o Glorioso perdeu chances, não soube se impor e esbarrou na correria e vontade do adversário. Os alagoanos, por sua vez, tiveram atuações discretas de jogadores conhecidos do futebol carioca, como Walter Minhoca, ex-Flamengo, e Schwenck, ex-atacante do próprio Alvinegro.

A volta acontece no dia 15, em local ainda indefinido - Volta Redonda e o recém-reformado Maracanã surgem como opções. Caso haja nova igualdade sem gols, a disputa será nos pênaltis. Se houver empate com gols quem avança é o Galo. Assim como na rodada anterior, quando repetiu o placar com o Sobradinho-DF, o Bota tem de vencer para não ser eliminado.

O jogo no Rei Pelé foi corrido desde os primeiros minutos. De um lado, uma equipe limitada, mas muita aguerrida em busca de uma façanha. Do outro, desentrosamento dos reservas do visitante, favorito na teoria. O resultado desta mistura foi um equilíbrio predominante, em posse de bola e no ímpeto ofensivo. Rubros e alvinegros exibiram nervosismo e transpiração, mas também acumularam passe errados no meio, com rara inspiração e chances casuais.

Andrezinho protege a bola no campo de ataque durante empate no Rei Pelé (Foto: Ailton Cruz / VIPCOMM)
Sem Seedorf e companhia, em preparação para a final da Taça Rio (que pode dar o título estadual ao Botafogo por antecipação, caso empate ou vença o Fluminense no domingo, às 16h, no Raulino de Oliveira), coube a Vitinho e Andrezinho a missão de conduzir os visitantes. Mas foi Walter Minhoca que assustou Jefferson em chute de longe, aos 15, e Everton Luiz fez Antônio Carlos salvar a meta alvinegra, com o goleiro batido, logo depois.

Enquanto isso, Andrezinho, sozinho na pequena área, perdeu a melhor oportunidade ao escorar para fora, aos 36. Na parte final da etapa, o Glorioso até melhorou e ensaiou a pressão, sob a batuta de Vitinho, mas faltava objetividade e sorte nas conclusões. O gramado fofo e irregular, comum no Nordeste, parecia dificultar ainda mais os cariocas.

Times mudam de lado, mas mantêm o cenário

Na volta do intervalo, os técnicos resolveram bancar seus esquemas e não mexeram. O panorama, então, permaneceu. Aos oito minutos, Jefferson evitou o primeiro gol do CRB, com defesa à queima-roupa em arremate de Carlão. No embalo, veio a resposta, aos 13, com a falta de Andrezinho no travessão. O mau futebol passou a dividir espaço, cada vez mais, com jogadas ríspidas. O árbitro distribuiu quatro amarelos só para o time alagoano.

Oswaldo de Oliveira também substituiu seu centroavante, com Sassá no lugar de Bruno Mendes. Mas a bola raramente chegava à área. Quando aconteceu, o jovem até balançou a rede, mas estava impedido. O ritmo caiu, a partida ficou morna e, apesar dos incentivos dos torcedores, que lotaram o estádio, o cansaço bateu. Para ganhar um gás extra, depois entraram Henrique e Jadson no Botafogo. Mas apenas Vitinho brilhava, fazendo fila, mas ressetindo-se de um parceiro. No fim das contas, o empate ficou de bom tamanho.

Por GLOBOESPORTE.COM Maceió

PRÉ-JOGO: Duelo entre Schwenck e Jefferson marca confronto entre CRB e Bota


Atacante e goleiro atuaram juntos no clube carioca em 2004 e se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), em Maceió, pela Copa do Brasil




O goleiro Jefferson será o único titular do Botafogo em campo contra o CRB, nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Para o jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, o técnico Oswaldo de Oliveira optou por poupar os outros jogadores para a final da Taça Rio - segundo turno do Campeonato Carioca -, domingo, contra o Fluminense. A equipe, que poderá eliminar a partida de voltas e vencer por dois gols de diferença, terá uma mescla entre jogadores mais experientes, como o volante Renato e o meia Andrezinho, com jovens revelações do clube, como o meia Gegê e o atacante Vitinho. Diferente do adversário, o Galo, não vai poupar atletas para a semifinal do Campeonato Alagoano e terá força máxima no confronto. A esperança de gols recai sobre Schwenck, de 34 anos, que travará um duelo à parte com o camisa 1 rival, seu companheiro no Alvinegro em 2004.

A passagem de Schwenck pelo Botafogo foi marcante, mesmo que a campanha no Campeonato Brasileiro daquele ano não tenha sido das melhores. Ao lado de Jefferson em campo, ele marcou o gol do empate por 1 a 1 com o Atlético-PR na Arena da Baixada, que livrou o clube carioca do rebaixamento. Além disso, o atacante terminou a competição como artilheiro do Alvinegro, com nove gols. Hoje no CRB, o jogador mantém a fase de matador e é o goleador do time na temporada, com nove gols no estadual e um na Copa do Brasil.

- Aprendi a admirar o Schwenck aqui no Botafogo e o respeito como pessoa e profissional. Fico feliz pelo momento dele e devemos ter atenção dobrado com ele, pois é um artilheiro - disse Jefferson.

Com jogadores conhecidos no cenário nacional, como o meia Walter Minhoca, o zagueiro Gladstone e o goleiro Galatto, o CRB tenta pela primeira vez na competição eliminar um gigante do futebol nacional. Se passar de fase, o time fará sua melhor campanha em nove participações no torneio. Empolgada, a torcida regatiana fez grandes filas nas bilheterias e deve comparecer em massa ao estádio, mas Schwenck pregou respeito ao adversário, mesmo sem o time titular.

- Independentemente de o Botafogo jogar com os titulares ou não, é o Botafogo. O respeito é o mesmo - comentou o atacante.

Claudio Francisco Lima e Silva (SE) apita o jogo, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Clovis Amaral da Silva (PE). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos. O SporTV transmite a partida.



CRB: o técnico Ademir Fonseca não tem dúvidas para os substitutos do zagueiro Audálio e do atacante Pikachu, suspensos. Gladstone vai compor a defesa, e Carlão será responsável pelas ações ofensivas. O volante Everton Luís se recuperou de uma forte pancada no joelho e está relacionado. Após ter um desconforto muscular e ficar fora contra o Fast, do Amazonas, o meia Walter Minhoca foi confirmado entre os titulares. A equipe deve ser escalada com: Galatto; Paulo Sérgio, Marcus Vinícius, Gladstone e João Victor; Everton Luiz, Johnnattan, Jairo e Walter Minhoca; Carlão e Schwenck.

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira escalou dos titulares apenas o goleiro Jefferson. De olho na final da Taça Rio, contra o Fluminense, domingo, em Volta Redonda, o time que enfrenta o CRB nesta quinta-feira entra em campo com Jefferson, Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Gegê e Vitinho; Bruno Mendes.



CRB: o time ainda não poderá contar com o zagueiro Audálio e o atacante Pikachu, suspensos desde o início o torneio ao cumprir penas adquiridas no ano passado - quando defendiam o ASA (AL) e o Nacional de Patos de Minas (MG), respectivamente. A diretoria tentou a liberação dos atletas, mas não conseguiu. O atacante Denílson, em fase final de recuperação de uma lesão no joelho, também não foi relacionado para o jogo.

Botafogo: além dos titulares poupados, Oswaldo não tem à disposição o zagueiro Rodrigo Defendi, com problemas musculares, e o meia Cidinho, que será submetido sexta-feira a uma cirurgia no joelho direito.


CRB: o goleiro Galatto, famoso pela Batalha dos Aflitos quando atuava pelo Grêmio, ganhou a confiança da torcida com ótimas exibições e hoje é o ponto de equilíbrio do time.

Botafogo: depois de dois meses, Andrezinho volta a atuar pelo Botafogo recuperado de uma lesão no púbis e terá a responsabilidade de armar as investidas do time na partida.


Ademir Fonseca, técnico do CRB: “Temos um grupo homogêneo, com suas limitações, mas também com muitas qualidades. Trabalhamos forte nos últimos dias e estamos preparados para enfrentar o Botafogo, um time que tem um elenco grande e pode se dar ao luxo de escalar uma equipe no Estadual e outra na Copa do Brasil”.

Jefferson, goleiro do Botafogo: “Temos essa possibilidade (de vencer por dois gols de diferença e garantir a classificação). Mas nosso objetivo é fazer um grande jogo e vencer. Se por acaso matar a volta, claro que todo mundo vai se esofrçar para isso”.


* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* O CRB participa este ano de sua nona Copa do Brasil. Nas oito edições anteriores, apenas em uma oportunidade a equipe alagoana conseguiu passar da primeira fase: em 2006, o CRB foi eliminado pelo Cruzeiro na segunda fase.

* O Botafogo luta por seu primeiro título da Copa do Brasil. A melhor participação da equipe aconteceu em 1999, quando perdeu a decisão para o Juventude. Vale lembrar que a Copa do Brasil dá vaga na Taça Libertadores, competição que o Botafogo não disputa há 17 anos.

* Em seis oportunidades, o Botafogo conseguiu eliminar a partida de volta em um duelo da Copa do Brasil: 3 x 1 Ji-Paraná/1997 (fase preliminar); 2 x 0 CENE/2003 (1ª fase); 5 x 0 Maranhão/2004 (1ª fase); 4 x 1 São Raimundo/2005 (1ª fase); 3 x 1 Rio Branco AC/2008 (1ª fase); 2 x 0 Dom Pedro/2009 (1ª fase).



No dia 10 de maio de 2003, no Rei Pelé, em Maceió, mesmo local do jogo desta quinta-feira, o Botafogo enfrentou o CRB pela Série B do Campeonato Brasileiro. O clube carioca saiu na frente com Leandrão. Edivaldo ampliou, e Dill fechou a vitória alvinegra por 3 a 0.

Por GLOBOESPORTE.COM Maceió

Jadson viaja domingo para a Itália e pode dar adeus ao Bota contra CRB


Negociado com o Udinese, volante vai começar no banco no jogo desta quinta e deve fazer sua despedida em campo com a camisa do Botafogo



Jadson se prepara para últimos momentos com
a camisa do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Jadson está perto de fazer sua despedida do Botafogo. O volante foi relacionado para o confronto com o CRB, de Alagoas, nesta quinta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil. A partida, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pode ser a última chance do jogador de atuar com a camisa do Bota. Já negociado com o Udinese, da Itália, ele está com viagem marcada para o país no domingo, quando o Alvinegro enfrentará o Fluminense na final da Taça Rio, em Volta Redonda. Aos 19 anos, o atleta foi vendido por R$ 6,5 milhões, mas o clube carioca recebeu apenas R$ 2 milhões até o momento.

Contra o CRB, Jadson vai começar no banco de reservas. Os volantes titulares nesse jogo serão Lucas Zen e Renato, já que Marcelo Mattos e Gabriel foram poupados para a final da Taça Rio.

Além de Jadson, o Botafogo negociou este ano o lateral-esquerdo Márcio Azevedo com o Metalist, da Ucrânia. Ainda há expectativa de que outros jogadores possam deixar o clube na janela de transferências internacionais no meio do ano.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Guilherme, do Atlético-MG, continua sendo bem estudado pelo Botafogo


Jogador está no Galo desde 2011, mas ainda não embalou pelo clube mineiro



Guilherme - Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)
Guilherme teve proposta do Bota
 em março, mas ficou no Galo
(Foto: Bruno Cantini/CAM)
Roque Santa Cruz segue como Plano A do Botafogo para o Brasileirão, mas o Glorioso está de olho em um antigo alvo para caso a negociação com o paraguaio falhe. O LANCE!Net apurou que o clube ainda observa atentamente os passos do atacante Guilherme, do Atlético-MG, e pode abrir negociação por ele logo após o Campeonato Carioca.

O Botafogo tentou a contratação do atleta por empréstimo em março, porém esbarrou no treinador do Galo, Cuca, que não liberou o jogador por precisar de um elenco numeroso para a primeira fase da Libertadores. No entanto, Guilherme está sendo pouco utilizado desde então e isso pode facilitar um novo diálogo nas próximas semanas.

Atualmente, não há negociação aberta pelo atacante. Nos bastidores do mundo da bola, contudo, os alvos do Botafogo já não são mais segredo. Em março, Guilherme havia pedido R$ 250 mil por mês de salário. Ele está vinculado ao Atlético até 2014.


Alexandre Braz e Vinícius Perazzini - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!

Com time praticamente reserva, Botafogo encara CRB pela Copa do Brasil


O goleiro Jefferson será o único titular do time no Estádio Rei Pelé, em Maceió



Apresentação CRB x Botafogo
CRB x Botafogo jogam nesta
quinta pela Copa do Brasil
Procurando poupar ao máximo os titulares para a final da Taça Rio, programada para domingo, em Volta Redonda, contra o Fluminense, o Botafogo viaja para Maceió, capital de Alagoas, para enfrentar o CRB, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil. O treinador Oswaldo de Oliveira colocará em campo apenas o goleiro Jefferson. O resto do time são atletas que ficam com frequência no banco ou que já fizeram parte da equipe principal.

- Hoje ele tem a opção de trocar o time. Temos um grupo forte, coisa que o Botafogo há muito tempo não tinha. Vamos com força total, em busca da vitória - disse o camisa 1.

Agora, engana-se quem pensa que os 11 que vão entrar no gramado do Rei Pelé são pratas da casa ou novatos. Liderando a equipe, estão o zagueiro Antônio Carlos e os meias Renato e Andrezinho.

O adversário, o CRB, não vai ser uma presa fácil para o Glorioso. Comandado por Ademir Fonseca, o clube de Alagoas está na semifinal do estadual e conta com jogadores bastante conhecidos no cenário internacional: Schwenck, ex-Bota; Paulo Sérgio, ex-Vasco; Walter Minhoca, ex-Fla; Galatto, ex-Grêmio; e Gladstone, ex-Palmeiras. Porém, não vai contar com a principal estrela, o meia Denílson, que está se recuperando de lesão. 

- Já estou em fase final de recuperação. Infelizmente, não vou poder enfrentar o Botafogo, mas quero estar em campo já no próximo sábado, contra o CEO - afirmou. 

Vamos ver como vai se comportar o Alinegro com o segundo esquadrão, pois das outras vezes - vide Vitória e Avaí - em que o Bota não atuou com os titulares na Copa do Brasil, foi eliminado da competição - que é para muitos o caminho 'mais curto' para a Libertadores.

FICHA TÉCNICA
CRB X BOTAFOGO

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 2/5/2013, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto (SE) e Clovis Amaral da Silva (PE)

CRB: Galatto; Paulo Sérgio, Marcus Vinícius, Gladstone e João Victor; Everton Luiz, Johnnattan, Jairo e Walter Minhoca; Carlão e Schwenck. Técnico: Ademir Fonseca

Botafogo: Jefferson; Edilson, Antônio Carlos, Andre Bahia e Lima; Lucas Zen, Renato, Gegê, Andrezinho e Vitinho; Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira


Leia mais no LANCENET!