Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Escalação do Botafogo: Cuesta e Oyama podem voltar contra Bragantino



Zagueiro e volante não estavam à disposição na Copa do Brasil, mas Carli e Chay são desfalques



Luís Castro sabe que tem a possibilidade de contar com pelo menos dois jogadores para a partida contra o Red Bull Bragantino, na próxima segunda-feira, às 20h (de Brasília) pela 15ª rodada do Brasileirão. Victor Cuesta e Luís Oyama podem voltar ao time principal e reforçar a equipe que joga no Nabi Abi Chedid. Eles não podem jogar a Copa do Brasil por terem atuado por outro time.


Além deles, ainda existe a possibilidade de Erison, Lucas Fernandes e Lucas Piazon serem relacionados. Os três estiveram no campo do Espaço Lonier enquanto a imprensa teve acesso aos minutos iniciais da atividade que contou com os reservas na derrota do América-MG.


A provável escalação do Botafogo tem:


Gatito Fernández; Philipe Sampaio, Kanu e Cuesta; Saravia, Kayque (Oyama), Del Piage (Patrick de Paula), Piazon (Lucas Fernandes) e Hugo (Daniel Borges); Vinícius Lopes e Matheus Nascimento (Erison).


+ Luís Castro fala em “exigência de ganhar sempre” no Botafogo





Luís Castro e comissão técnica do Botafogo conversam com o elenco antes do treino — Foto: Nathalia Movilla


+ Philipe Sampaio pede equilíbrio ao Botafogo: “Parar de oscilar”


Se poderá ter mais jogadores à disposição para o jogo contra o Bragantino, por outro lado o técnico português deve ter pelo menos três novos desfalques em relação à partida da última quinta-feira.


Carli e Chay receberam o terceiro cartão amarelo no clássico com o Fluminense, no último domingo, e estão suspensos. Outro problema é o atacante Diego Gonçalves, que entrou no segundo tempo da derrota para o América-MG e ficou menos de 20 minutos em campo, quando sentiu dores no músculo posterior da coxa direita novamente, precisando ser substituído por Daniel Cruz.

+ Leia mais notícias do Botafogo



Botafogo perde para o América-MG pelas oitavas da Copa do Brasil (https://ge.globo.com/video/botafogo-perde-para-o-america-mg-pelas-oitavas-da-copa-do-brasil-10719417.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


O Botafogo é o 10º colocado do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos. O Bragantino tem a mesma pontuação, mas, como venceu um jogo a menos que o Bota, ocupa a 12ª posição no Brasileirão.


Luís Castro fala em “exigência de ganhar sempre” no Botafogo



Técnico português afirma que o clube busca chegar nesse nível, mas que ainda não está lá





"Nós estamos tentando construir uma coisa", diz Luis Castro (https://ge.globo.com/futebol/video/nos-estamos-tentando-construir-uma-coisa-diz-luis-castro-10720352.ghtml)


Antes do treino desta sexta-feira, o técnico Luís Castro conversou rapidamente com a imprensa no Centro de Treinamento do Botafogo, no Espaço Lonier. O treinador falou da cobrança de ganhar sempre, mas que há dificuldades no processo.


- As equipes que jogam para ser campeãs ganham quase sempre. Nós estamos tentando construir uma coisa para um dia ser isso. Embora eu, muitas vezes, ache que há uma exigência de ganhar sempre, a nossa também é ganhar sempre, mas há dificuldades para que isso aconteça.


+ Castro lamenta lesões e pede reforços para o Botafogo: "Jogamos com a equipe da Série B"





Luís Castro explica que Botafogo está em busca de se tornar uma equipe campeã que vence sempre, mas ainda falta — Foto: Bruno Murito/ge



+ Análise: Botafogo sofre pelo alto e é castigado por não saber se portar em jogo de Copa do Brasil


O treinador do Botafogo comentou sobre os atuais problemas de lesão do clube, que foi bastante desfalcado para a partida contra o América-MG. Após a derrota por 3 a 0, Luís Castro falou que entrou em campo “praticamente com o time da Série B”, do ano passado.


- Está difícil, você vai para jogos com menos oito ou nove jogadores do plantel, é difícil para qualquer equipe. Até para as que querem ser campeãs. Vamos ver se conseguimos recuperar alguns para o próximo jogo.


+ Leia mais notícias do Botafogo




"Jogamos com a equipe da Série B", diz Castro, técnico do Botafogo (https://ge.globo.com/video/jogamos-com-a-equipe-da-serie-b-diz-castro-tecnico-do-botafogo-10717567.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


No treino desta sexta-feira, Lucas Fernandes treinou com bola no gramado, com parte do elenco que não entrou em campo contra o América-MG. Ele estava fora desde a derrota para o Palmeiras, dia 9 de junho por um problema não informado pelo Botafogo, que desde a chegada de Castro não divulga as lesões dos jogadores.


Nos 15 minutos do treino liberados para a imprensa, Lucas Piazon, Erison e Barreto fizeram atividade sem bola, correndo no gramado, observados de perto por Luís Castro. Piazon estava com uma proteção no ombro, onde teve lesão na partida contra o Internacional.


O Botafogo volta a campo na próxima segunda-feira, às 20h (de Brasília), quando enfrenta o Red Bull Bragantino, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Nabi Abi Chedid. A equipe de Luís Castro é a 10ª colocada, com 18 pontos, mesmo número do adversário, que é o 12º e tem uma vitória a menos.


*Estagiários, sob a supervisão de Davi Barros


Philipe Sampaio pede equilíbrio ao Botafogo: “Parar de oscilar”



Zagueiro faz questão de lembrar que time venceu jogos que "teoricamente o resultado tinha que ser outro"



Em entrevista coletiva, realizada na tarde desta sexta-feira (1), Philipe Sampaio lamentou a derrota do Botafogo para o América-MG, pela Copa do Brasil, e pediu equilíbrio para a equipe reencontrar o caminho da vitória na temporada.


- É ter equilíbrio. A gente ganhou de equipes como São Paulo e Flamengo. Ganhou do Internacional. Ganhamos de equipes que teoricamente o resultado tinha que ser outro. Tem que ter equilíbrio. É uma temporada com altos e baixos, mas a gente tem que se acertar o quanto antes para parar de oscilar - considerou o zagueiro.


+ Luís Castro fala em “exigência de ganhar sempre” no Botafogo



Após derrota, Philipe Sampaio, zagueiro, projeta cenários do Botafogo (http://globotv.globo.com/globocom/globoesportecom-webstories/v/apos-derrota-philipe-sampaio-zagueiro-projeta-cenarios-do-botafogo/10720133/)


+ Castro lamenta lesões e pede reforços para o Botafogo: "Jogamos com a equipe da Série B"


Mesmo com três zagueiros na escalação, a defesa do Botafogo teve dificuldade e sofreu muita pressão do América-MG, que marcou os três gols em jogadas aéreas. Philipe Sampaio reconheceu o rendimento abaixo do grupo e disse que faltou competitividade.


- Sobre o rendimento, não é necessário ninguém falar. A gente sabe quando acaba o jogo quando podemos fazer melhor. Faltou competitividade, faltou trabalhar melhor o que a gente sabe. Depois do jogo tem a frustração, mas logo depois tem a motivação de dar a volta por cima. Importante agora é ter equilíbrio. Nem tudo estava bom e agora nem tudo está ruim. A gente tem que trabalhar melhor para que os resultados parem de oscilar tanto.


+ Atuações do Botafogo: defesa vai mal e leva as piores notas na derrota para o América-MG





Philipe Sampaio, do Botafogo, cede entrevista no CT do clube — Foto: Nathalia Movilla


+ Após derrota do Botafogo, Kayque mira jogo de volta: "Podemos fazer 3 a 0 também"


O zagueiro, agora, diz acreditar que é importante mudar o foco para o Campeonato Brasileiro. O Botafogo vem de uma derrota para o Fluminense, em casa, na última rodada e quer se reabilitar.


- Na questão da Copa do Brasil, antes temos dois jogos importantes pelo Campeonato Brasileiro, que acredito que vão falar muito se lutamos na parte de cima ou na parte debaixo (da tabela), porque o campeonato está muito nivelado. Antes disso, temos que fazer os resultados no Brasileiro para pensar depois na Copa do Brasil, mas sei que ainda não acabou. Sei que quando a gente perde de 3 a 0, tudo que viemos a falar parece blá blá blá. Depois dos próximos dois jogos, pensamos no que tem que ser feito.

+ Leia mais notícias do Botafogo





Luís Castro e comissão técnica do Botafogo conversam com o elenco antes do treino — Foto: Nathalia Movilla


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Após a coletiva, os jogadores do Botafogo que atuaram contra o América-MG conversaram com o técnico Luís Castro e a comissão por cerca de 15 minutos e depois seguiram para a academia. Victor Sá e Gatito não participaram do papo e ficaram no departamento médico.


Os atletas Lucas Fernandes e Rafael fizeram atividades com bola. Piazon, com uma proteção no ombro, Erison, que se recupera de problemas nas costas, e Barreto não participaram do treinamento com bola.


Próximo jogo

Na segunda-feira (4), o Botafogo enfrenta o Bragantino, pela 15ª rodada do Brasileirão, no Estádio Nabi Abi Chedid. A equipe comandada por Luís Castro é a 10ª colocada, com 18 pontos, o mesmo número do 12º lugar, adversário de segunda. O Bota tem uma vitória a mais.


Análise: Botafogo sofre pelo alto e é castigado por não saber se portar em jogo de Copa do Brasil


Time de Luís Castro não teve postura de jogo eliminatório e não entrou com vontade suficiente. Mesmo com três zagueiros, equipe apanhou do América-MG nas bolas aéreas e 3 a 0 ficou barato





Melhores momentos: América-MG 3 x 0 Botafogo pela Copa do Brasil (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/r6MOQdg3obc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)

Melhores momentos: América-MG 3 x 0 Botafogo pela Copa do Brasil



Quase que o placar da noite da última quinta-feira, no Independência, foi mais elástico do que os 3 a 0 para o América-MG contra o Botafogo. A partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, que deixou a equipe mineira com ótima vantagem, foi o embate de um time que sabia exatamente o que queria e o que estava fazendo, contra outro que parecia atuar num jogo para cumprir tabela.


Influencia o fato de que Luís Castro não pôde contar com 10 jogadores, oito deles no departamento médico. Desde que Luís Castro assumiu o comando, o clube não informa mais as lesões, a gravidade e o tempo previsto para a recuperação. Mas os desfalques não podem servir como muleta para a ausência de vontade que o time mostrou mais uma vez. A equipe alvinegra já demonstrou comportamento parecido outras vezes e no Independência parecia fácil atacar a frágil defesa do Botafogo.



A primeira chegada do América-MG já dava uma noção do que o time enfrentaria. Patric arrancou pela direita e cruzou rasteiro. A finalização não saiu com tanto perigo, mas os indicativos estavam ali: atacar as costas dos alas botafoguenses e cruzar bastante.


+ Castro lamenta lesões e pede reforços para o Botafogo: "Jogamos com a equipe da Série B"





Mesmo com três zagueiros, Botafogo sofreu pelo alto e sofreu os três gols assim — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Atuações do Botafogo: defesa vai mal e leva as piores notas na derrota para o América-MG


Com três zagueiros na formação inicial, o Botafogo ficou surpreendentemente bastante vulnerável nas bolas aéreas. Tanto que os três gols do América saíram dessa forma, além do gol corretamente anulado e uma chance incrível desperdiçada por Lucas Kal a menos de um metro da meta defendida por Gatito Fernández. O goleiro paraguaio ainda defendeu outras duas bolas saindo nos atacantes que ficaram cara a cara com ele. O placar poderia ser bem mais elástico.


Nos três gols da equipe mineira houve erro de marcação dos cariocas. No primeiro, Wellington Paulista, centroavante adversário, não estava com marcação de nenhum dos zagueiros. Danilo Avelar esteve livre na área o tempo inteiro e apareceu sem ninguém junto para marcar o segundo. Alê fechou o placar infiltrando a área botafoguense sem nem ser incomodado.


O Botafogo até chegou a ameaçar e não foi dominado o tempo inteiro. Matheus Nascimento foi um dos melhores do time e acertou duas vezes a trave dos donos da casa por volta dos 20 minutos do primeiro tempo. Depois disso, o América voltou a ter o domínio e chegar com muito mais perigo ao gol do que o time de Luís Castro.


+ Leia mais notícias do Botafogo




"Vergonhoso! Não tem outra palavra", diz Pedro Dep | Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vergonhoso-nao-tem-outra-palavra-diz-pedro-dep-voz-da-torcida-10717512.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


O técnico ainda tentou mexer logo no intervalo. O português desfez o esquema com três zagueiros e promoveu as entradas de Saravia e Jeffinho nos lugares de Daniel Borges e Philipe Sampaio. A alteração não surtiu efeito e o Botafogo continuou apático em uma partida de Copa do Brasil. O segundo tempo manteve a tônica do que foi a etapa inicial. O Bota até chegou a criar uma ou outra chance, mas nada que ameaçasse o domínio americano.


Claro que há méritos no América e o Botafogo não jogou sozinho. O time de Vagner Mancini soube se portar, encontrar os espaços nas costas dos alas alvinegros e aproveitar as bolas aéreas mesmo com o adversário tendo três zagueiros. Foi assim que os mineiros encerraram o jejum de cinco jogos seguidos sem marcar um gol sequer. Antes de se encontrarem pela Copa do Brasil, o América tinha apenas uma vitória nos últimos 11 jogos.


Mas nem tudo está perdido e ainda há o jogo de volta. O Botafogo de Luís Castro terá que se reabilitar em pouco tempo e ficar pronto para que daqui a duas semanas o time vença por pelo menos quatro gols de diferença. Se vencer por três gols de vantagem a decisão será nos pênaltis. Qualquer outro resultado classifica o América. Antes disso, porém, enfrenta o Red Bull Bragantino, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro, na próxima segunda, às 20h (de Brasília).