Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mais um de saída: Botafogo negocia Henrique com o Real Madrid B


Contratado no começo do ano pelo clube com um compromisso de três anos, jogador não consegue se firmar e já não joga mais o Brasileiro



Henrique botafogo coletiva
(Foto: Thales Soares)
Depois de Vitinho deixar o Botafogo para defender o CSKA Moscou, o clube acertou a ida de Henrique para o Real Madrid B. O jogador foi contratado no começo deste ano com um compromisso de três temporadas, mas em momento algum se firmou entre os titulares ou mesmo como principal opção no banco de reservas.

O técnico Oswaldo de Oliveira confirmou a negociação de Henrique depois do empate em 2 a 2 com o Atlético-MG, no Independência, que classificou o Botafogo para as quartas de final da Copa do Brasil. O jogador chegou a entrar em campo na metade do segundo tempo no lugar de Alex.

Em janeiro deste ano, o Botafogo adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador, que pertencia ao São Paulo e atuou pelo Sport no Campeonato Brasileiro do ano passado. Detalhes da negociação com o Real Madrid não foram revelados, mas ele deve ficar um ano no clube espanhol, com valor de compra fixado.

Henrique atuou em 13 jogos com a camisa do Botafogo sem conseguir fazer gols. Ele chegou a ser titular na abertura da temporada, na vitória por 3 a 0 sobre o Duque de Caxias, no Engenhão.

Por Fred Huber Belo Horizonte

Caiu no Horto, deu Fogo! Botafogo mostra força e elimina o Atlético-MG

No primeiro jogo sem Vitinho, Glorioso joga com inteligência e coração para empatar por 2 a 2 e conseguir a classificação às quartas de final da Copa do Brasil




Rafael Marques - Atlético-MG x Botafogo (Foto: Ramon Bitencourt/ LANCE!Press)
Rafael Marques fez o primeiro gol do Botafogo na partida (Foto: Ramon Bitencourt/ LANCE!Press)
Mesmo sem Vitinho, negociado com o CSKA, o Botafogo foi guerreiro e se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil ao empatar com o Atlético Mineiro por 2 a 2, na noite desta quarta-feira, no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG). Rafael Marques e Dória marcaram os gols do Botafogo, enquanto Marcos Rocha e Fernandinho balançaram as redes pelo time da casa. Jefferson foi um dos destaques do Glorioso, com belas e importantes defesas. Pelo lado mineiro, Ronaldinho procurou muito o jogo, mas não foi capaz de parar o Alvinegro.

No jogo de ida, no Maracanã, o Botafogo havia ganho por 4 a 2 e o Glorioso avança na Copa do Brasil com moral. Pela competição, o Alvinegro volta a atuar nos dias 23 e 30 de outubro.

Pelo Brasileirão, o time mineiro volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Goiás, às 18h30, em jogo válido pela 17ª rodada. Já o Botafogo joga no domingo, quando enfrenta o São Paulo, no Maracanã, às 16h. Em caso de vitória, o Alvinegro pode assumir a ponta da tabela novamente, desde que o Cruzeiro seja derrotado pelo Vasco.

GALO PRESSIONA E SAI NA FRENTE

Com Fernandinho no lugar de Josué, o Atlético partiu para o abafa contra o Botafogo logo nos primeiros minutos, dando trabalho para o goleiro Jefferson. Já o Alvinegro Carioca, jogando com a vantagem, tentava se proteger com Lucas Zen em vez de Renato no time, uma surpresa no time.

Com o passar do tempo, o jogo ficou um pouco mais equilibrado. O Glorioso tentava encontrar espaços para sair no contra-ataque, enquanto o Galo insistia em lances de bola aérea. Num lance do gênero, Dória furou feio e a bola sobrou limpa para Jô, na cara de Jefferson, chutar por cima do travessão. Mesmo marcado de perto, Ronaldinho criava as principais oportunidades de gol.

Com pressão total do Atlético, o gol era mesmo uma questão de tempo. Aos 37 minutos, Fernandinho fez ótima jogada pela ponta direita, deixando Rafael Marques e Edilson para trás, e depois cruzou rasteiro, sem qualquer interferência da zaga, para Marcos Rocha apenas empurrar para o fundo do barbante de Jefferson. O goleiro alvinegro só observou.

Após o gol, parecendo satisfeitos, os times apenas tocaram a bola até o fim do primeiro tempo. Enquanto o Botafogo tinha a ideia de segurar o resultado, o Galo parecia ter tranquilidade para voltar com tudo na segunda etapa.

PARTIDA PEGA FOGO NO SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo parecia que teria o mesmo ritmo do primeiro, com o Atlético no ataque, mas o Botafogo surpreendeu com Julio Cesar, ao encontrar espaço numa bela jogada pela ponta direita. O lateral limpou a marcação e tocou para Alex, livre, chutar torto. Por sorte, o que era um erro acabou virando um passe, já que a bola sobrou em ótima posição para Rafael Marques mandar com força para o fundo do gol logo aos 5 minutos, para delírio dos botafoguenses presentes.

Com o gol, o Botafogo resolveu mudar a postura e partiu para dentro do Galo, mas acabou sofrendo um gol de contra-ataque sete minutos depois de balaçar a rede adversária. Após Seedorf perder bola no ataque para Diego Tardelli, que partiu em velocidade, ganhou da zaga e cruzou na medida para Fernandinho fazer o segundo gol do time da casa, sem dificuldades. Exatamente como no primeiro gol sofrido, o setor defensivo do Glorioso bobeou, dando espaços para o cruzamento.

Decidido a se redimir do lance que resultou no segundo gol do Atlético, Seedorf chamou a responsabilidade do jogo. Aos 16 minutos, o craque holandês cobrou falta perigosa na área. Houve uma grande confusão e a bola sobrou limpa para Dória chutar para o gol, em posição duvidosa. Os atleticanos reclamaram muito, mas de nada adiantou: 2 a 2.

Com o empate, o jogo ficou bastante equilibrado, porém imprevisível. Naquela altura, o Atlético precisava de pelo menos dois gols para que a partida fosse para decisão por pênaltis. Mais confiante, o Botafogo passou a chegar mais vezes à meta de Victor.

Nos últimos 15 minutos, o Galo atacou com repertório único, mandando diversas bolas aéreas para a área do Alvinegro. Desesperados, os jogadores do Atlético começaram a cavar pênaltis e faltas, mas o árbitro Wílton Sampaio não se deixou levar até o apito final.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 2 X 2 BOTAFOGO

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 28/8/2013 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wílton Sampaio (Fifa/GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho (Fifa/GO) e Fábio Pereira (TO)
Cartões Amarelos: Edilson, Bolívar, Jefferson, Alex, Lodeiro e Henrique (BOT); Jô e Fernandinho (ATL)
Cartões Vermelhos: Nenhum
Renda e público: R$ 680.605,00 / 16.048 pagantes

GOLS: Marcos Rocha, aos 37/1°T (1-0); Rafael Marques, aos 5/2°T (1-1); Fernandinho, aos 12/2°T (2-1); Dória, aos 16/2°T (2-2).

ATLÉTICO MINEIRO: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar (Guilherme, aos 25'/2°T); Pierre, Luan (Michel, aos 31'/2°T), Fernandinho (Neto Berola, aos 31'/2°T), Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli e Jô). Técnico: Cuca

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Lucas Zen Gabriel, Lodeiro, Seedorf (Renato, aos 40'/2°T) e Rafael Marques (Sassá, aos 47'2°T); Alex (Henrique, aos 32'/2°T). Técnico: Oswaldo de Oliveira

LANCENET!

Após saída de Vitinho, Bota tenta se reinventar em campo novamente


Com o clube em dificuldade financeira, Oswaldo de Oliveira terá que arrumar uma solução caseira para tentar fazer o time não perder rendimento




Oswaldo de Oliveira terá que encontrar substituto
para Vitinho (Foto: Joka Madruga / Agência Estado)


A saída de Vitinho, que acertou sua ida para o CSKA, da Rússia, será mais uma grande prova de fogo para o Botafogo, que luta para não não ver seu rendimento cair e se manter na briga pelos títulos da Copa do Brasil e Brasileirão. Conquistas que poderiam fazer de 2013, que já tem taça a do Carioca, um "ano especial", como Seedorf gosta de falar em suas entrevistas.

Com um esquema de jogo montado desde a temporada passada, no início do ano o time já perdeu um jogador de destaque, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, mas a contratação de Julio Cesar supriu a carência. O baque que se imaginava ser o mais complicado veio no início do Brasileiro, com as saídas de Fellype Gabriel, Andrezinho e Jadson.

Em uma grave crise financeira, acentuada por causa da interdição do Engenhão, o clube não conseguiu contratar reforços de peso e apostou em nomes como o zagueiro Dankler e o atacante Elias. A grande lamentação do técnico Oswaldo de Oliveira era perder Fellype Gabriel, considerado por ele o melhor jogador do elenco no ponto de vista tático. E foi justamente neste espaço vazio que Vitinho teve sua ascensão meteórica.

O meia, de 19 anos, até então era uma peça no banco de reservas, e chegou a ser vaiado por parte da torcida. Com a sequência de jogos, cresceu e, com belos dribles, chutes fortes e gols, se tornou xodó dos alvinegros. O bom desempenho atraiu a cobiça de outros clubes, e a revelação deu adeus.
Saída de Vitinho deixa uma lacuna
no time do Botafogo (Foto: Caue Rademaker)
Agora, Oswaldo de Oliveira terá que tentar encaixar novamente sua equipe e não tem dado indícios de que poderá mexer no esquema tático. Alex, que deve titular contra o Galo nesta quarta-feira, e Elias, são candidatos ao posto de titular. Neste caso, Rafael Marques é quem atua mais recuado e deixa a função de centroavante. Gegê, revelado na base, é visto com bons olhos dentro do clubes e muitos apostam em seu sucesso. Outro pouco conhecido da torcida que poderá ter oportunidades no futuro é o atacante Hyuri, que se destacou no Audax no Carioca e foi contratado, mas ainda está em fase de adaptação ao clube.

No meio de tudo isto, o elenco do Botafogo tenta deixar o clima externo de pessimismo de lado para não perder o rumo. A ordem é confiar nos jogadores que já fazem parte do elenco. Mais uma vez.

- Temos totais condições de suprir a ausência dele com os jogadores que temos. Assim como ele supriu a do Fellype Gabriel quando ele saiu. Tem muita gente falando que o Botafogo vai enfraquecer muito, e eu penso ao contrário. Acho que vamos demonstrar mais uma vez que temos elenco. Vamos provar isso - afirmou o lateral-esquerdo Julio Cesar.

Nesta quarta-feira o time tem a missão de avançar na Copa do Brasil e deixar o clima mais ameno. Depois de bater o Atlético-MG por 4 a 2 no jogo de ida, no Maracanã, o Botafogo encara o Galo no Independência.

Por Fred Huber Belo Horizonte

Contra o Bota, Galo tenta fazer valer novamente sua força no Horto


Equipe busca reviver mística da Libertadores, mas cariocas entram em campo nesta quarta com vantagem depois da vitória por 4 a 2 no Maracanã



Depois da vitória do Botafogo por 4 a 2 sobre o Atlético-MG no jogo de ida, no Maracanã, o Independência será o palco do duelo decisivo entre as equipes, nesta quarta-feira, às 19h30m, pelas oitavas da Copa do Brasil. Assim como na vitoriosa campanha da Libertadores, tanto na semifinal quanto na final, o Galo precisa bater o rival por dois gols de diferença. Um outro 4 a 2 leva a disputa para os pênaltis, e a acima de 5 a 3 o favorecido é o Glorioso por causa do critério gols fora e casa.

Diante deste cenário, torcedores e jogadores atleticanos voltaram com a campanha “Eu acredito” e deverão voltar a fazer do Independência uma verdadeira panela de pressão. Tudo sob a batuta de Ronaldinho Gaúcho, que não quer saber de estudo no início da partida. Com ele, Cuca terá praticamente força máxima contra o rival carioca.

Após o 4 a 2 no Maracanã, as notícias não foram boas para o Bota até chegar a este duelo decisivo com o Galo. No domingo, o time perdeu por 2 a 0 para o Furacão, em Curitiba, e não é mais o líder do Brasileiro. Mas o que mexeu com os alvinegros foi a venda da sensação Vitinho para o CSKA, da Rússia. O jovem já deixou o Brasil e não jogará nesta quarta.

O árbitro da partida será Wilton Pereira Sampaio (GO) e terá como assistentes Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Fabio Pereira (TO).. O SporTV transmite o jogo e o GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.



Atlético-MG: Cuca tem quase todos os titulares à disposição. Desta forma, o time deverá entrar em campo com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Josué, Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Fernandinho (Luan); Jô.

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira terá que mexer na equipe, até por causa da saída de Vitinho. Além do meia, ele não conta com Marcelo Mattos, suspenso, e Gilberto, que está com um problema na coxa esquerda. Alex, Renato e Edilson devem ser os escolhidos para entrar no time. A provável escalação: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques; Alex.



Atlético-MG: Dátolo não poderá jogar, já que defendeu o Internacional na competição. Recém-chegado, Emerson ainda não está regularizado, enquanto Leandro Donizete, Gilberto Silva e Carlos César estão entregues ao departamento médico.

Botafogo: além de Vitinho, negociado, o time não terá o suspenso Marcelo Mattos e outros jogadores que estão no departamento médico: Gilberto, Lucas e Cidinho. Elias, que já disputou a Copa do Brasil pelo Resende, também não fica à disposição.


Atlético-MG: ninguém.

Botafogo: Bolívar e Dória.


Galo e Botafogo já se enfrentaram em duas oportunidades pela Copa do Brasil, em 2007 e 2008, e o time carioca se classificou nas duas vezes. Os atleticanos ainda não sabem o que é vencer o Bota nesta competição. Em 2007, no Maracanã, o Glorioso venceu por 2 a 1, nas quartas de final. Os gols foram marcados por Alex Bruno e André Lima, e Eder Luis descontou para os mineiros. Na ocasião, o botafoguense Leandro Guerreiro foi expulso. Veja mais sobre o duelo no Futpédia.

Por GLOBOESPORTE.COMBelo Horizonte

Sem filtro: Esposas se atrevem em 'cornetadas' e complicam jogadores


Na tentativa de salvar a pele dos amados em manifestações pelas redes sociais, parceiras arrumam mais problemas e casos polêmicos se multiplicam aos montes no meio esportivo



Mulheres Jogadores (Fotos: Divulgação)
Esposas de Julio Cesar, Leandrinho, Dênis e Oswaldo de Oliveira já chiaram (Fotos: Divulgação)
Fenômeno crescente em tempos de redes sociais cada vez mais agitadas, os desabafos de mulheres de jogadores ou técnicos pela internet têm roubado a cena no mundo do esporte e todas essas histórias de explosões sempre acabaram em um lugar comum: viraram polêmicas. As boas intenções das esposas ou namoradas em defender os amados, ao invés de trazerem a redenção, só causaram mais problemas. O último episódio envolveu a esposa de Vitinho, do Botafogo, que pelo Facebook xingou os alvinegros que criticaram a ida do atleta para o CSKA. Diante de tal cenário, o LANCE!Net recorda outros casos e busca entender as apaixonadas (e impulsivas) mentes.


Esposa de Vitinho protagonizou a última polêmica nas redes sociais (Imagem: Reprodução)
Uma coisa é certa sobre o assunto: não há um perfil específico envolvendo as mulheres que já detonaram tudo na internet. Nem mesmo fama e fortuna impedem as amadas de se exporem quando o sangue sobe à cabeça. Recentemente, a esposa de Oswaldo de Oliveira, a atriz e modelo Jeniffer Setti, não poupou o Botafogo e a torcida de críticas pelo Facebook após o clube assumir a liderança do Brasileirão com salários atrasados e sem contratações de peso. "Está na hora dessa torcida parar de reclamar e engolir suas murmúrias", escreveu ela.

A lista de parceiras "esquentadas" é grande e conta até com esposas de jogadores de Seleção. Julio Cesar e Ramires já passaram por saias justas graças aos desabafos vindos de casa. A esposa do último, inclusive, quase gerou uma crise de proporção nacional quando afirmou que o volante não havia sido convocado para a Copa das Confederações por conta de "a Seleção viver de panela e máfia".

CONFIRA A GALERIA DE DESABAFOS NO LINK ABAIXO:
No print! Veja aqui as postagens mais polêmicas feitas pelas esposas
Já Julio Cesar passou por polêmica menor, mas precisou se virar para explicar os comentários de Susana Werner pelo Twitter. Em 2011, no jogo entre Brasil e Equador, o goleiro falhou no gol rival e o erro gerou diversos posts da mulher, como "Erro como esse eu nunca vi o Julio fazer. A praga tá forte". Depois da partida, ao saber sobre as postagens, o jogador afirmou que mandaria a esposa apagar tudo. E falando ainda de goleiros, Denis, reserva do São Paulo, teve que contornar publicamente um problema com Rogério Ceni por conta de comentários da esposa. Em abril, Carol Paes Matos escreveu: "Rogério Ceni falha! Ele não dá chance nem para a mãe dele…".

Mas não é só o futebol que vive de pitacos passionais. Leandrinho, jogador de basquete, também já foi colocado em situação delicada. Em 2012, a heroica vitória do Boston Celtics sobre o Dallas Mavericks por 117 a 115 mereceu críticas da atriz e esposa do atleta, Samara Felippo. O alvo foi o técnico do Celtics, Doc Rivers. O treinador não utilizou o ala em momento algum do confronto, apesar de o duelo ter ido ao tempo extra. Em resposta a um seguidor no Twitter, que questionou se a atitude do comandande seria um "castigo", ela disse: "Não, é burrice!"

DIVIDIR A DOR FAZ PARTE DO 'TRABALHO' DE SER ESPOSA DE ATLETA
Curiosamente, há uma mulher de ex-jogador que decidiu ir a fundo na tentativa de compreender como funciona o próprio mundo. Esposa do ex-lateral-esquerdo Roger, que atuou por Grêmio e Fluminense, Camile Pasqualotto fez um trabalho de monografia em uma pós-graduação em Novo Hamburgo (RS) com o tema "ser esposa de jogador é profissão". Ela entrevistou 11 esposas de atletas e se tornou símbolo do movimento em prol da valorização da forte personalidade das parceiras de jogadores.
Camile é especialista em psicologia do esporte e tem um espaço especial no site oficial do marido. Na parte chamada "Ela também apita", a esposa de Roger fala do seu dia a dia como mulher de jogador e, em um dos textos, resume em poucas palavras tudo o que envolve essa realidade:
- Para ser mulher de jogador, não basta querer apenas o glamour. Tem que estar do lado também nas horas ruins, que são muitas


Vinícius Perazzini Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!