Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Com personalidade e pressa, Ronaldo é apresentado no Botafogo


Artilheiro da Copa do Brasil, atacante também mostra talento com as palavras e tem dois meses para se firmar no clube: “Tenho que fazer muitos gols”



Melhor ataque da Série B, com 43 gols, o Botafogo apresentou nesta quinta-feira seu último reforço da temporada: Ronaldo, artilheiro da Copa do Brasil, com seis gols pelo Ituano. E se tem esperança de aumentar seu poderia ofensivo, certamente o Alvinegro terá mais confiança na frente. Cheio de personalidade, Ronaldo, 24 anos, se apresentou ao torcedor alvinegro após o treinamento realizado no Estádio Nilton Santos.


- A história do Botafogo é muito linda, com muitos craques, que fizeram história aqui e na Seleção. Vou procurar fazer a minha história. Tenho 12 jogos para isso. E quem sabe assim possa dar continuidade. Sou centroavante, jogo de costas para o gol, fazendo o pivô. Mas também me movimento, saio da área, posso jogar com outro centroavante. Tenho alto poder finalização, com os pés e com a cabeça. Também sou bem técnico. Velocidade não é muito o meu forte - disse o novo atacante do Botafogo. 

Ronaldo exibe sua nova camisa em apresentação nesta quinta-feira (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Ronaldo chega a um time que, apesar da liderança da Série B, convive constantemente com críticas e pressão. O atacante, porém, não se mostrou preocupado.


- Pressão sobre centroavante existe sempre. Desde a base. O centroavante precisa de gols. Sou muito frio quanto a isso. Procuro não ouvir. Quando centroavante não faz gol, não presta. Quando faz é o rei. Então quando estou bem, não penso que sou o cara. Tento manter o equilíbrio. Futebol é muito complicado. Não tem uma fórmula, um segredo. Uma sequência de jogos boa ajuda o centroavante a fazer gols. Espero ter essa confiança do torcedor e possa surpreender nessa reta final de campeonato. Espero fazer uma estreia maravilhosa, com gols, e o Botafogo possa ganhar.


Com contrato até o fim da Série B, Ronaldo terá pouco mais de dois meses para provar que pode seguir no Botafogo na próxima temporada. O atacante sabe bem a fórmula para conquistar a torcida alvinegra: gols.


- Tenho que fazer muitos gols. Não tem como. Atacante vive disso. Comigo não é diferente. Vou procurar fazer o máximo de gols e me dedicar muito.


Até mesmo quando indagado sobre suas referências na posição, Ronaldo não se esquivou e elogiou centroavantes de rivais do Botafogo.


- O Ricardo Oliveira é um cara de quem eu sempre fui fã. Até porque saí da base da Portuguesa, como ele. Ele voltou ao Brasil, provou seu potencial e, com 35 anos, é artilheiro do Campeonato Brasileiro. Também gosto muito do Ronaldo (Fenômeno). Para mim ele foi o melhor. Mas também gosto de outros como o Fred, que não está muito bem agora, e o Guerrero.


Ronaldo está relacionado para a partida contra o Boa Esporte, nesta sexta-feira. O atacante, no entanto, deve começar no banco. A tendência é que Ricardo Gomes comece com Lulinha e Sassá na frente.


Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Caldeirão voltou! Botafogo e Niterói selam acerto por jogos no Caio Martins


Alvinegro terá estádio como casa em 2016 por causa da Olimpíada



Caio Martins não recebe jogo do Botafogo
 desde 2004 (Foto: Cleber Mendes)
Em 2016, por causa do Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, os estádios Nilton Santos e Maracanã serão entregues ao COI (Comitê Olímpico Internacional). A data ainda não foi estipulada, mas o Botafogo já saiu na frente e na terça-feira, dia 22, às 11h, vai assinar acordo de cooperação com a Prefeitura de Nitérói (RJ) para a revitalização de Caio Martins e o Glorioso voltará, na próxima temporada, a jogar no caldeirão.

- O projeto prevê a construção de três tobogãs, um atrás de cada um dols gols e o frontal. Reforma mesmo será na arquibancada coberta (social), onde vamos colocar camarotes. O gramado não precisa mexer em nada, já que acabou de ser trocado e está novo - revelou ao LANCE! o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira.

Além do Botafogo, o Canto do Rio, tradicional clube de Niterói e que hoje está na Série C do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, também fará parte deste projeto de revitalização do Caio Martins. O LANCE! apurou que a arena deve ter capacidade para 20 mil lugares e as obras custarão em torno de R$ 12 milhões, verba que virá de iniciativas com parcerias privadas.

- A partir do acordo assinado, o Botafogo vai apresentar seus projetos e captação de recursos. O projeto será desenvolvido em fases. Será um trabaho em conjunto com o Canto do Rio - destacou o dirigente do Botafogo.

O início das obras ainda não foi definido pelo Botafogo. A diretoria alvinegra, entretanto, tem a intenção de utilizar o estádio já no início da temporada 2016 para a disputa do Campeonato Estadual.


Confira imagens históricas do Estádio Caio Martins







Bernardo Coimbra e Vinícius Perazzini LANCENET!

Instabilidade como mandante acende o sinal de alerta no Botafogo


Glorioso segue líder e com altas chances de subir, mas precisa melhorar no Nilton Santos



Jogadores do Botafogo têm tido dificuldades
nos jogos em casa (Foto: Paulo Sergio)
Líder, até então com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, e embalado com uma vitória por 3 a 0, fora de casa. Todos esperavam que o Botafogo superasse o Oeste, na terça-feira. Mas o que se viu no Estádio Nilton Santos foi uma atuação bem abaixo da expectativa. E não foi a primeira vez. Em casa, o Glorioso coleciona sustos e decepções a ponto de ser apenas o oitavo melhor mandante da Série B. O acesso para a Primeira Divisão ainda parece bem provável, mas é preciso melhorar o desempenho no Rio para o retorno não começar a ficar ameaçado.


Nos jogos mais recentes, foram alguns os problemas. O Alvinegro precisou virar partidas contra o Paraná (2 a 1) e ABC (3 a 1), perdeu para o Paysandu com o Engenhão praticamente lotado e, no duelo mais recente, empatou no fim. O técnico Ricardo Gomes, no entanto, não enxerga o time tão mal – para quem lidera a competição – no próprio estádio.

- Não acho. Acho que os números não mentem. Você não vai vencer todos os jogos em casa. Tive o Luverdense e agora o Oeste, de empates em casa. Vi como jogos bem parecidos - afirmou, esquecendo-se do revés para o Papão da Curuzu, em 23 de agosto.


Ricardo se apega aos números. De maneira crua, realmente não parecem ruins: em casa, são oito vitórias, quatro empates e uma derrota – aproveitamento de 71,8%. Fora, conseguiu seis vitórias, três empates e quatro derrotas. Assim o Botafogo construiu a liderança, mas leva desconfiança aos torcedores que esperam acompanhar um time com autoridade quando atua em seu campo.

Faltam 12 jogos para o fim da Série B e, por ora, há apenas o sinal de alerta. É possível melhorar. Nesta rodada, foi o Paysandu que encurtou a distância para dois pontos. Para o primeiro time fora do G4, o Sampaio Corrêa, ela segue em seis pontos de diferença.


Felippe Rocha -  LANCENET! 

O "astro", no banco: status se mantém, mas Luís Henrique atua menos


Com a estreia na 10ª rodada, contra Sampaio Corrêa, atacante atuou sete partidas como titular na sequência. Com Ricardo, foram apenas duas. Hoje, é reserva




A "estrela" Luis Henrique brilhou contra o Sampaio Corrêa,
 quando estreou e marcou dois gols (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Luís Henrique teve um começo avassalador. Na distante 10ª rodada, o garoto da base do Botafogo fez sua estreia no profissional, marcando logo dois gols contra o Sampaio Corrêa, encantando clube e torcida. Este primeiro jogo foi o cartão de visitas para que fosse logo "contratado" ao time principal. Vieram mais seis jogos na sequência, em que foi titular - somando sete, ao total. Atuou por todo o período final de René Simões e nos três jogos de Jair Ventura como interino. Ao assumir a equipe, contra o Luverdense, na 16ª rodada, Ricardo Gomes manteve o time que vinha sendo utilizado - com exceção da troca de Gegê por Diego Jardel. Mas logo mudou-a. E Luís Henrique foi para o banco.


É verdade, porém, que o Botafogo ganhou peças no ataque que antes não possuía. Neilton e Navarro passaram a formar a dupla de frente. E funcionaram muito bem. Luís Henrique ganhou nova chance apenas contra o Paysandu, na primeira lesão do uruguaio (estiramento na panturrilha direita). Depois, nas lesões seguintes de ambos, Sassá cresceu e conquistou a vaga. No entanto, era o único atacante de ofício em campo. Ricardo testou, primeiro, Lulinha mais à frente. No último jogo, contra o Oeste, foi a vez de posicionar Elvis mais próximo de Sassá. E a "joia" alvinegra conquistou suas oportunidades apenas no segundo tempo, de algumas partidas. Contra o Vitória, sequer chegou a ser relacionado para viajar com o grupo.

Luís Henrique no Botafogo:
Da 10ª à 16ª rodada: titular
17ª rodada: banco de reservas
18ª rodada: entrou aos 33 do 2ºT
19ª rodada: entrou aos 28 do 2ºT
20ª rodada: titular
21ª e 22ª rodada: banco de reservas
23ª rodada: não foi relacionado
24ª rodada: entrou aos 23 do 2ºT
25ª rodada: entrou aos 16 do 2ºT
26ª rodada: entrou aos 17 do 2ºT


- Jogo passado também foi assim. Sassá joga do lado e como ponta, centroavante. Luís Henrique está bem. Mas optei pelo Sassá. É opção - explicou Ricardo Gomes após o empate em 1 a 1 com o Oeste, nesta terça-feira.


Para o Botafogo enquanto clube, porém, Luís Henrique segue valorizado. Seu status se mantém. Quase como um "astro" mesmo. Rapidamente, o atacante tornou-se garoto-propaganda. Foi ele o responsável por cantar o "parabéns a você" no aniversário do futebol do Botafogo e fazer o último tour com os torcedores na sede de General Severiano. Foi ele também quem desfilou com a camisa principal no lançamento dos novos uniformes. Era dele a imagem que estampava a campanha do #pactoalvinegro. É ele quem representa o Botafogo no álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro. Tudo isso em um período em que já não era mais titular.


Logo quando surgiu, o alvoroço também foi grande. Duas semanas após sua estreia, o jogador recebeu um aumento salarial. O valor de sua multa rescisória foi modificado - passou de R$ 1 milhão para cerca de R$ 60 milhões. Ele assinou com um novo patrocinador pessoal, recebendo até mensagem de "boas-vindas" do francês Olivier Giroud, do Arsenal.

Luís Henrique foi o escolhido para apresentar o novo uniforme principal do Botafogo (Foto: Luciano Belford / SSPress)
Do "salvador da pátria" ao banco de reservas, o planejamento da carreira de Luís Henrique mudou. Afinal, o garoto tem apenas 17 anos e o Botafogo quer preservá-lo o máximo possível, sem pular etapas, buscando deixá-lo ainda melhor, focando no futuro. Minimizar sua pressão em campo é um dos pontos. Por isso, justificaria-se sua presença no banco de reservas.


- O Ricardo fala muito sobre isso (ficar no banco) e eu entendo ele. É um técnico muito estudioso. Apesar de ele ter ficado quatro anos fora (recuperando-se do AVC sofrido em 2011), sabe o que faz e confio nele. O que achar melhor para mim, se for começar entrando, ficando no banco, vou entender. Faz parte da minha formação - disse Luís Henrique após o jogo contra o Oeste.

Luís Henrique e o #pactoalvinegro: atacante vira
"garoto-propaganda" em série de ações no
Botafogo (Foto: Reprodução/Instagram)
Na partida contra o Mogi Mirim, na penúltima rodada, realizada no estado natal do atacante, Espírito Santo, o garoto entrou em campo no segundo tempo e pode marcar o terceiro gol da vitória por 3 a 0 - ele não marcava desde o jogo contra o Bahia, na 14ª rodada. Foi de pênalti. E o atleta mostrou personalidade, ao cobrar com uma cavadinha. Ricardo Gomes, no entanto, pediu cautela. E, ao fim do jogo, afirmou que iria conversar com ele.


- Em um 0 a 0 não pode fazer. Em um 1 a 0 também não. Agora, em um 2 a 0, podemos conversar. Não vou chamar a atenção, mas vou conversar com o Luís Henrique. Ele ainda está em formação, tem 17 anos e mostrou muita personalidade. Ele entendeu que como estava 2 a 0, ele poderia correr esse risco - falou o treinador.


Sua qualidade técnica lhe rendeu uma vaga para a disputa do Mundial Sub-17 com a seleção brasileira. Durante pouco mais de um mês - no caso do Brasil chegar até a final -, Luís Henrique ganhará uma forte experiência, que poderá lhe ajudar no Botafogo. Porém, há também o lado negativo: desfalcará a equipe alvinegra por sete rodadas. O atacante se apresentará à Seleção em 28 de setembro e a final do campeonato é 8 de novembro. Com isso, se o Brasil for finalista, Ricardo Gomes não poderá contar com o jogador contra Sampaio Corrêa, Ceará, Bragantino, Náutico, Bahia, Criciúma e Luverdense (marcado para 10 de novembro).

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE