Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Rei e Mané: Pelé nunca perdeu jogando com Garrincha, ídolo do Botafogo



Dupla marcou época, ganhou duas Copas do Mundo e venceu 36 de 40 partidas disputadas



Rei do futebol, Pelé morreu aos 82 anos na tarde desta quinta-feira em decorrência a um câncer de cólon. A carreira do eterno camisa 10 tem forte ligação com o Botafogo: além de quase ter jogado no clube em 1963, o atacante teve em Mané Garrincha, um dos maiores ídolos do clube carioca, como uma das principais duplas ao longo das quatro linhas.


Juntos, o Rei e o Mané nunca perderam uma partida. Sempre pela Seleção Brasileira, foram 40 duelos e 36 vitórias. Neste período, a dupla marcou 55 gols - 44 de Pelé e 11 de Garrincha. O curioso é que o ídolo do Botafogo balançou as redes 17 vezes pela Canarinho. Ou seja, 64% dos tentos vieram quando o atacante esteva ao lado do camisa 10.



Leia mais notícias de Pelé

+ Santos e clubes brasileiros lamentam morte de Pelé

+ Pelé fez antes: Separamos 15 jogadas geniais do Rei que foram repetidas em campo muitos anos depois


A parceria também resultou em títulos. Pelé e Garrincha ganharam as Copas do Mundo de 1958 e 1962, as duas primeiras da história da Seleção Brasileira.


A primeira, na Suécia, foi marcada pelos primeiros passos do Rei. Pelé, então com 16 anos, assumiu a titularidade no decorrer do Mundial para nunca mais sair da Seleção Brasileira. Ele terminou a campanha com seis gols e o prêmio de Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo.





Com Garrincha e Pelé juntos, Seleção nunca foi derrotada — Foto: Reprodução TV Globo


Quatro anos depois, foi a vez de Mané brilhar. Pelé foi cortado da Copa do Chile, em 1962, ainda no segundo jogo contra a Tchecoslováquia. Mesmo sem o Rei, Garrincha chamou a responsabilidade e, com quatro gols, foi o herói da conquista.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Volta da 'aposentadoria' por Mané

O último jogo oficial de Pelé pelo Brasil foi em 1971, mas ele voltou a atuar com a camisa canarinho dois anos depois só para participar de uma homenagem a Mané Garrincha, seu grande parceiro dos tempos de Seleção.


Em 1973, a federação organizou o "Jogo da Gratidão", partida amistosa para a despedida de Garrincha. Foi um jogo do Brasil contra uma seleção de jogadores estrangeiros. Mesmo longe da Canarinho por dois anos, Pelé abandonou a "aposentadoria" e participou do jogo em um Maracanã com mais de 150 mil presentes.



O dia que o mundo descobriu Pelé e Garrincha (https://globoplay.globo.com/v/846280/)


O resultado? Vitória para Mané e Rei, claro. O time brasileiro venceu por 2 a 1, de virada. Os gringos abriram o placar com Brindisi, enquanto Pelé empatou e o zagueiro Luís Pereira marcou o gol da vitória. Garrincha jogou por mais de meia hora e saiu aplaudido.


Aberto ao público, o velório será realizado das 10h de segunda-feira até as 10h de terça, na Vila Belmiro. O enterro, restrito aos familiares, será na terça, no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos.


Aberto ao público, o velório será realizado das 10h de segunda-feira até as 10h de terça, na Vila Belmiro. O enterro, restrito aos familiares, será na terça, no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Nos passos de Jeffinho, Fabiano é atração do Botafogo na Copinha 2023



Jovem de 16 anos é colocado no plantel da Copa São Paulo e carrega expectativa internamente; garoto tem o mesmo staff do camisa 47 do time profissional



O Botafogo conta com um elenco jovem para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O clube carioca vai de jogadores do time sub-17 em busca do primeiro título da Copinha. Um deles é Fabiano, de 16 anos, que chega como uma das atrações da equipe e tendo um "padrinho" muito conhecido da torcida: Jeffinho.


O garoto é agenciado pela mesma empresa do atacante da equipe principal, a MSB Sports. Pela forte relação com agentes e staff, os dois criaram uma amizade fora de campo. Fabiano, inclusive, revelou que recebe conselhos de Jeffinho.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


- A gente conversa muito. Ele (Jeffinho) já veio assistir meus jogos e eu estou sempre no Nilton Santos acompanhando as partidas do time profissional. Brincamos muito um com o outro. Ele sempre me manda ir para dentro dos adversários (risos) - afirmou, em entrevista ao ge.





Fabiano assinou contrato com o Botafogo no meio do ano — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Mesmo com 16 anos, Fabiano já vai iniciar a transição para o time sub-20 do Botafogo. Ele foi artilheiro do sub-17 no ano passado, com 14 gols em 30 jogos, e o melhor atacante do Carioca da categoria.


O jovem é um atacante que atua quase sempre como ponta esquerda, gostando de cair em diagonal e entrar na área para finalizar. O próprio Fabiano fez questão de se apresentar para os botafoguenses.


- O torcedor pode esperar sempre muito empenho e dedicação. Sou um jogador de força e velocidade, mas gosto de finalizar dentro e fora da área, servir meus companheiros e buscar sempre as vitórias. Sobre melhorar, busco sempre ouvir meus treinadores e trabalhar cada vez mais forte para a minha evolução - garantiu.


Fabiano também tem uma convocação no currículo. O atacante foi chamado para a Seleção Brasileira sub-17 em fevereiro desse ano. Apesar da pouca idade, ele chega à Copinha carregando uma das maiores expectativas internamente no Botafogo, mas garante que não convive com a pressão.


- O técnico do sub-20, Thiago de Camillis, tem me deixado muito à vontade. Procuro não pensar nisso e focar no meu futebol para ajudar meus companheiros - colocou.





Fabiano, do Botafogo, na Seleção sub-17 — Foto: Divulgação/CBF


Mais declarações de Fabiano


Jogador favorito

- Eu, assim como toda a minha geração, tenho o Neymar como inspiração. Gosto de ver os jogos dele.


Objetivos

- Meu sonho é fazer história aqui no Botafogo, vestir novamente a camisa da Seleção Brasileira e também jogar na Europa.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Elenco do Botafogo na Copinha

Goleiros: Gabriel Toebe, Heitor Lima e Lucas Barreto;


Zagueiros: Alysson, Kawan, Reydson e Serafim;


Laterais: Bernardo, Igor França, Jefinho e Matheus Mamute;


Meio-campistas: Antônio, Bernardo Valim, Brendon, Felipe, João Felipe, Kaiky, Peloggia, Raí, Rhuan Lucas e Sapata;


Atacantes:
Dylan Talero, Fabiano, Gilwagner, Iago André, Iago Renato, Jhonnatha, Maranhão, Léo Pedro e Rafael Lobato.



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro