Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Com alegria e em evolução, Mamute aposta em raça gaúcha para se firmar


Atacante do Botafogo agradece ao lateral-direito Edílson, com quem jogou no Grêmio, por ajuda na adaptação ao novo clube. Estreia pode ser contra o Sport, quarta-feira


Contratado por empréstimo na parada do Campeonato Brasileiro e após duas semanas de treinos, Yuri Mamute falou pela primeira vez como jogador do Botafogo. O atacante, de apenas 19 anos, é gaúcho, e acredita que a força e raça peculiares de quem é de seu estado pode ser um diferencial para na chegada ao Glorioso. Ele definiu bem suas características: força e explosão, e é no embalo da vontade que pretende conquista a torcida alvinegra.

- Para mim é muito importante, agora é o início de tudo. É quando todos vão poder me conhecer e quero dar o meu melhor. Tenho características do Sul, com vontade, raça e força, e é o que vou fazer aqui. Eu sou um jogador mais de força e explosão, e vou dar o meu melhor para ajudar o Botafogo, clube que me deu essa oportunidade - disse.

Yuri Mamute foi campeão do Torneio de Toulon pela Seleção Sub-20 (Foto: Raphael Bózeo)

Na atividade desta quinta-feira, Mamute mostrou desenvoltura e marcou muitos gols no treino técnico em campo reduzido. Nos treinamentos passados, encontrou dificuldades nas finalizações, apesar da potência no chute. Segundo o jogador, é normal a dificuldade inicial, já que houveram férias no meio do ano e perde-se ritmo de jogo.

- O começo é o começo de tudo, é assim, é o retorno dos treinamentos e a perna pesa um pouco. Mas hoje estou mais solto e mais alegre - explica.

Se teve alguém que o ajudou na adaptação ao elenco, foi o lateral-direito Edílson, ex-companheiro de Mamute no Grêmio. Logo nos primeiros dias, recebeu apoio do amigo, o que facilitou no entrosamento com o restante do grupo. Ele agradeceu a "moral" dada e quer retribuir dentro de campo.

- O Edílson eu conheço desde o Grêmio, jogou comigo lá. É um jogador forte, uma boa pessoa que me dá bastante conselho. Não só ele como outros jogadores também. Ele pediu para eu me sentir a vontade aqui. Agradeço a ele por ter me dado uma moral, pediu para me sentir em casa.

Yuri Mamute e Edílson foram companheiros no Grêmio, agora estão juntos no Botafogo (Foto: Raphael Bózeo)

Se no time profissional do Grêmio ele só marcou dois gols, uma grande conquista está marcada na carreira dele. No Torneio de Toulon de 2013, na França, pela Seleção Sub-20, Mamute foi campeão, marcou duas vezes e foi eleito o melhor jogador da competição. Lá, inclusive, fez parceria de Dória, que também estava no elenco.

- Foi uma experiência ótima que tive lá, foi quando pude mostrar o meu futebol. Tive bastante oportunidade e sequência, fui bem. Joguei com o Dória, e fomos campeões. Fui eleito o melhor jogador, e foi graças ao grupo que me deu apoio.

Mamute pode estrear pelo Glorioso na próxima quarta-feira na partida contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele tem treinado entre os reservas, mas no jogo-treino contra o Madureira, na quarta, ele entrou durante a atividade e virou opção para o ataque.


Por GloboEsporte.com*Rio de Janeiro* Raphael Bózeo, estagiário

Em treino de muitos gols, Carlos Alberto e Yuri Mamute se destacam


Meia e atacante são os destaques de treino realizado na manhã desta quinta-feira, no Cefan. Diretor técnico Wilson Gottardo acompanhou atividade





Carlos Alberto - Treino do Botafogo (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
Carlos Alberto em treino do Botafogo
(Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
O Botafogo realizou um treino tático na manhã desta quinta-feira, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, na Marinha, em Ramos, Zona Norte do Rio. Os destaques da atividade foram o meia Carlos Alberto, com bastante movimentação e dribles de efeito, e o atacante Yuri Mamute, que marcou muitos gols. 

Recuperado de um problema na coxa esquerda, o camisa 19 brincou bastante com os companheiros, chamou atenção com dribles e mostrou estar na fase final de recuperação para voltar a jogar. Desde que voltou ao Glorioso, o meia só fez uma partida com a camisa alvinegra, na derrota de 2 a 1 para o Grêmio, de virada, no dia 21 de maio.

Já o jovem Yuri Mamute, de 19 anos, mostrou já estar adaptado ao clube. O jogador fez muitos gols no treino tático de campo reduzido e recebeu elogios dos companheiros. 

A atividade foi acompanhada pelo novo diretor técnico do departamento de futebol, Wilson Gottardo. Ao fim do treino, o dirigente conversou com o zagueiro Dória e depois com o técnico Vagner Mancini.


Paulo Victor Reis -  LANCENET! 

Gabriel quer matar saudade de jogar e vê time mais "encaixado" após parada


Volante do Botafogo acredita que disputa por vaga no meio de campo vai ser intensa e revela breve papo com Gottardo, novo diretor técnico do clube: "Pediu trabalho"



Gabriel subiu ao elenco profissional do Botafogo em 2011 e, desde que conquistou a vaga de titular, consolidou-se como peça importante no meio de campo alvinegro. Passou de jovem promessa que recebeu o carinho de Seedorf a um volante de respeito. Entre os 11 escolhidos por Vagner Mancini nos treinamentos para a reestreia no Brasileiro contra o Sport, na próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro, pela 10ª rodada, garante que a saudade dos jogos é grande e não vê a hora de voltar a disputar uma partida oficial. Nesta semana, o Glorioso disputou dois jogos-treinos, mas sabe que não é a mesma coisa do que um jogo de campeonato. Além disso, ele sonha em levar novamente o clube à Libertadores, principalmente depois da chegada do novo diretor técnico Wilson Gottardo, que foi apresentado na quarta-feira.

- Bate aquele friozinho na barriga, a verdade é que todo jogador gosta de jogar. Esse período de folga das partidas por causa da parada para a Copa foi bom para a nossa preparação, mas estamos ansiosos para vestir o uniforme de jogo e entrar em campo - admite.

Gabriel treina como titular no meio de campo do Botafogo (Foto: Satiro Sodre /SSPress)
Como Mancini tem escalado três volantes na equipe titular que vem participando das atividades, Gabriel divide o setor com Bolatti e Aírton. Apesar de estar bem, ele sabe que a briga por vaga na equipe promete aumentar no restante da temporada. Além do trio, o treinador tem à disposição para a retaguarda do meio Rodrigo Souto, Marcelo Mattos, que se recupera de uma lesão, além de Sidney, Dedé e Fabiano. Como já atuou como armador nas categorias de base, a formação permitindo mais liberdade e uma marcação mais à frente, no campo do adversário, não é problema.

- A disputa é boa, e não dá para se acomodar. Sabemos que tem sempre uma sombra por perto, e isso faz a gente crescer como atleta. Isso é bom para o Botafogo, quem ganha são os jogadores e o próprio clube. Quanto mais jogadores para uma posição, melhor. Isso faz com que a disputa aumente e o técnico tenha mais opções. Dá para se adaptar bem nessa função pelas características que tenho. Nesse jogo-treino (contra o Madureira) joguei mais aberto, fazendo a marcação mais na frente, com uma linha de quatro, no estilo 4-2-4, e o Aírton e o Bolatti mais atrás. Foge um pouco da posição que estava acostumado, mas dá para se adaptar bem.

Fabiano, Gabriel e Matheus no treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
A temporada definitivamente não é boa para o Botafogo até agora. Eliminado precocemente no Carioca e na Libertadores, o time não começou bem o Brasileirão e só se recuperou nas últimas rodadas antes da parada. Gabriel tem até dificuldades para explicar, já que ele garante que não faltou empenho para a equipe. Além disso, vê uma grande evolução e a possibilidade de brigar na parte de cima da tabela. Para ele, agora o time voltará mais forte.

- É difícil falar o motivo, afinal também estava dentro de campo. Empenho não faltou de ninguém. Perdemos jogadores importantes e mudaram muitas peças do ano passado para cá. Foram só 20 dias e logo já teve o primeiro jogo da Libertadores. O ano começou muito rápido e com muitas mudanças. Se não deu para acertar no primeiro semestre, vamos corrigir no segundo. Agora está mais encaixado. Acho que dá para brigar lá em cima, a nossa equipe tem muita qualidade. O objetivo sempre é de estar nas cabeças. Se não o título, uma vaga na Libertadores. Se não traçarmos isso como meta, não tem porque ralar todo dia nos treinamentos - conta.

Antes do jogo-treino contra o Madureira na quarta-feira, o novo diretor técnico do Glorioso, o ex-zagueiro Wilson Gottardo, foi apresentado aos jogadores. E com uma conversa rápida, teve o primeiro contato com o elenco. Gabriel contou o pedido do novo dirigente, de empenho total.

- Foi um papo legal, muito mais uma apresentação. Ele procurou falar pouco, mais se apresentar. Até porque estava meio que na hora de começar o treinamento, não deu muito tempo. O que ele disse foi que agora é trabalho, trabalho e trabalho. Para focarmos nisso - revela.


Por GloboEsporte.com*Rio de Janeiro * Por Raphael Bózeo, estagiário, sob a supervisão de Fred Gomes

Agente acredita em acerto do Botafogo com Rogério para os próximos dias


Empresário diz que falta apenas alguns detalhes burocráticos para definir a negociação





Rogério - Náutico (Foto: Simone Villar/Divulgação)
Rogério pertence ao Náutico, mas vai defender o
Botafogo (Foto: Simone Villar/Divulgação)
O atacante Rogério, que pertence ao Náutico, é esperado no Botafogo até o fim desta semana. Segundo o agente do atleta, Igor Albuquerque, já está praticamente tudo acertado com o clube, restando apenas alguns detalhes burocráticos.

– Acredito que nos próximos dias nós acertemos tudo. Faltam somente algumas coisas burocráticas – disse o empresário.

Um dos motivos para a demora para o acerto seria referente ao valor do salário de Rogério, que, no Náutico, havia recebido um reajuste para ganhar cerca de R$ 100 mil, valor considerado alto. Mas o empresário do jogador afirma que o vencimento dele já está acertado com o clube carioca.

O atacante Sassá e o zagueiro Mario Risso, que foram envolvidos na negociação, já começaram a treinar no Náutico.
O contrato de Rogério com o Botafogo será de empréstimo até o fim da temporada, mesmo prazo de vínculo dos dois atletas cedidos ao Náutico.


Rodrigo Ciantar - LANCENET!