Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Sobe ⬆️ e desce ⬇️: como foram os jogadores do Botafogo nesta primeira parte da temporada



Confira balanço com o desempenho dos atletas alvinegros na primeira fase de 2020



Depois de 15 jogos oficiais na primeira parte da temporada, o Botafogo agora se prepara para o momento mais importante do ano, quando vai disputar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Os últimos testes aconteceram nos amistosos contra o Fluminense, em que Paulo Autuori mostrou uma ideia do que deverá ser o time alvinegro nas próximas partidas.


Com três meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, como foi o elenco alvinegro nos primeiros meses? Veja abaixo balanço do ge sobre os jogadores.


Usamos as setinhas ⬆️⬇️➡️ para indicar quem termina esta primeira parte da temporada em alta (⬆️), quem está em baixa (⬇️) e quem nem subiu, nem desceu (➡️). Confira!



Sobe e desce do Botafogo — Foto: Infoesporte



GOLEIROS

Gatito Fernández ⬆️


Com 11 jogos oficiais na temporada, Gatito se manteve titular absoluto da meta alvinegra e é um dos nomes mais experientes do elenco renovado para a temporada. Teve seu grande momento em 2020 no empate em 1 a 1 contra o Náutico, pela Copa do Brasil, em que defendeu dois pênaltis e garantiu a classificação do Botafogo.



Gatito em Náutico x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Diego Cavalieri ⬆️

Quando Gatito não esteve à disposição, Cavalieri entrou com segurança, mostrando que o Bota tem um reserva à altura para o gol. Foi bem, especialmente, no retorno do Campeonato Carioca após a paralisação por conta da pandemia.


LATERAIS

Fernando ⬇️

Com Marcinho se recuperando de cirurgia no joelho direito, o reserva Fernando oscilou muito e não conseguiu se firmar na lateral direita. A diretoria já deixou clara a vontade de negociar o jogador, que busca algumas situações no mercado europeu.


Federico Barrandeguy ⬆️


O uruguaio, contratado no início do ano, revezou com Fernando a posição no primeiro semestre, mas terminou a fase inicial da temporada à frente do companheiro. Nos últimos jogos, o lateral cresceu e foi bem especialmente no setor defensivo. Vai disputar titularidade com Marcinho no Brasileirão.


Danilo Barcelos ⬇️ e Guilherme Santos ⬇️


A lateral esquerda foi outra deficiência do Botafogo na primeira parte da temporada. Danilo Barcelos e Guilherme Santos revezaram na posição, mas estiveram longe de grandes atuações. Um deles, inclusive, pode ser negociado pelo clube, que contratou Victor Luis para ser titular do setor. Guilherme, utilizado por Paulo mais avançado em um dos amistosos com o Flu, foi bem e tem margem para crescer na temporada.


Victor Luis ➡️

Contratado para ser o titular da posição, o lateral-esquerdo fez apenas uma partida (o segundo amistoso contra o Flu), mas trouxe experiência para o setor. Ainda é cedo para avaliar, mas, seguro nas fases defensiva e ofensiva, Victor tem tudo para assumir a posição e repetir as boas atuações com a camisa alvinegra.


Danilo Barcelos em Fluminense x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Danilo Barcelos em Fluminense x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Lucas Barros ➡️

Participou apenas dos dois primeiros jogos da temporada, quando o time titular fazia pré-temporada no Espírito Santo, o que não dá para fazer uma análise robusta. Era muito bem avaliado na base, mas agora é a quarta opção de Autuori para a lateral esquerda.


ZAGUEIROS


Marcelo Benevenuto ⬆️

O zagueiro, que teve contrato renovado até o fim de 2023, é um dos grandes destaques do Botafogo em 2020. Assumiu a titularidade no início da temporada e se tornou um dos protagonistas do time dentro e fora de campo. Foi escolhido para a Seleção do Campeonato Carioca.


Marcelo Benevenuto em Botafogo x Portuguesa — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Marcelo Benevenuto em Botafogo x Portuguesa — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Kanu ⬆️

Outro que agradou e teve contrato renovado foi Kanu. Parceiro de Marcelo na base, o zagueiro não ficou nervoso com as primeiras oportunidades, cresceu e mostrou entrosamento com o amigo. No Brasileirão, vai disputar posição com Rafael Forster.


Ruan Renato ⬇️

Único zagueiro canhoto do elenco, Ruan Renato teve quatro oportunidades, mas não conseguiu fazer concorrência com Kanu para se manter no time.


David Sousa ➡️

Com 19 anos, participou apenas dos dois primeiros jogos da temporada, quando o time titular fazia pré-temporada no Espírito Santo. Ainda não é possível uma análise, mas o defensor agrada à comissão e foi chamado para integrar o time profissional após a paralisação.


MEIAS

Caio Alexandre ⬆️

Cria da base alvinegra, Caio Alexandre também não sentiu o peso da camisa. Depois de ser integrado ao elenco profissional em 2019, o volante ganhou as primeiras chances nesta temporada (ainda com Alberto Valentim) e, com bom passe e visão de jogo, garantiu seu lugar no time. Fez 11 jogos oficiais e um gol.


Caio Alexandre em Botafogo x Cabofriense — Foto: André Durão/GloboEsporte.com
Caio Alexandre em Botafogo x Cabofriense — Foto: André Durão/GloboEsporte.com


Cícero ⬇️

O volante de 35 anos começou a temporada encostado no Botafogo, que tentou a redução de salário e cogitou negociá-lo. Com nove jogos oficiais e um gol, teve seu melhor momento no retorno do estadual, quando Autuori escalou o time com três zagueiros e utilizou Cícero como um espécie de líbero. Ainda há a possibilidade de o volante deixar o timeno segundo semestre.


Luiz Otávio ➡️


Só foi titular nos dois primeiros jogos do Carioca, quando o time principal estava em pré-temporada no Espírito Santo e atuou fora de sua posição de origem. Com Paulo Autuori, o volante teve três oportunidades entrando no fim das partidas (contando o amistoso), o que não é suficiente para avaliá-lo.


Warley ⬇️

Com apenas duas partidas, o meia/lateral-direito não se destacou. Internamente, há o desejo de o clube negociá-lo ainda em 2020.


Bruno Nazário ⬆️

O meia foi uma das principais peças do Botafogo no primeiro semestre, em especial antes da paralisação. Com cinco gols em 13 jogos, é o artilheiro do time e foi titular em todas as partidas da equipe principal na temporada.


Keisuke Honda ⬆️

Honda chegou para ser a estrela do time em 2020 e tem atraído os olhares. Marcou um gol de pênalti na estreia, no empate com o Bangu em 1 a 1, e participou dos três jogos após o retorno do Carioca. Foi utilizado como segundo volante por Autuori e fez o jogo fluir. Apareceu com passes em profundidade e quebrando as linhas de marcação dos adversários.



Honda em Botafogo x Cabofriense — Foto: André Durão/GloboEsporte.com
Honda em Botafogo x Cabofriense — Foto: André Durão/GloboEsporte.com



ATACANTES

Luiz Fernando ➡️

Com 11 jogos e um gol, Luiz Fernando ainda não conseguiu repetir as atuações de destaque do seu primeiro ano no Botafogo. Ainda oscila muito e ficou entre bons jogos e participações apagadas na temporada. É uma boa opção para o ataque, mas não convence como titular. A tendência é que Salomon Kalou fique com a vaga no setor.


Luis Henrique ⬆️

O atacante está entre os jovens da base que se consagraram no time principal. Começou a temporada como titular e manteve a posição no primeiro semestre com atuações regulares. É o jogador mais ousado do ataque alvinegro e pode fazer a diferença.



Luis Henrique em Botafogo x Portuguesa — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Luis Henrique em Botafogo x Portuguesa — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Rhuan ➡️

Teve poucas oportunidades em 2020 e participou apenas de três jogos, entrando no fim das partidas. Jogou com Autuori apenas o segundo amistoso contra o Flu: entrou com gás, mas ansioso em alguns momentos e não atuou para se garantir no time.


Lecaros ➡️

O peruano é outro que ainda não teve espaço para mostrar o futebol. O atacante entrou nos minutos finais de duas partidas, além dos amistosos, deu assistência para gol, mas ficou muito pouco tempo em campo.


Rafael Navarro ⬇️

O atacante de 20 anos não aproveitou as oportunidades que teve. Participou de oito jogos, mostrou esforço, mas foi pouco eficiente e não marcou nenhum gol, pelo menos no principal. Foi utilizado no time sub-20 do Botafogo nas preliminares dos amistosos e, na última partida, fez o gol do empate em 1 a 1. Precisa ganhar maturidade para o time principal.


Pedro Raul ⬆️

É uma das grandes contratações do Botafogo para a temporada. Com cinco gols em dez jogos, o centroavante divide artilharia da equipe com Bruno Nazário, com quem formou boa parceria no primeiro semestre. Alto e forte, o jogador não perde quase nenhuma disputa na frente.



Pedro Raul em Botafogo x Cabofriense — Foto: André Durão/GloboEsporte.com


Matheus Babi ⬆️


O reforço contratado durante a paralisação só participou dos dois amistosos contra o Flu, entrando apenas no final, mas merece o destaque. O centroavante aproveitou a oportunidade e, com três toques na bola no último clássico, marcou o gol de empate do Botafogo. Oportunista e bom finalizador, Babi vira sombra de Pedro Raul.


* Os goleiros Saulo e Diego Loureiro e o lateral-direito Marcinho ficaram fora da análise por não terem participado de nenhum jogo em 2020. O reforço Rafael Forster entrou apenas no final do segundo amistoso contra o Fluminense.




Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Gabriel Menino, Marcos Paulo, Talles... 10 promessas brasileiras são destaques em site espanhol


Promessas dos oito clubes grandes do Rio e de São Paulo aparecem na lista. Confira!




A cinco dias do início do Campeonato Brasileiro, o jornal espanhol "Ás" listou 10 promessas a serem observadas por aqui. Os oito principais clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo tiveram representantes, sendo Fluminense, com Marcos Paulo e Miguel, e Palmeiras, com Gabriel Menino e Gabriel Veron, os únicos que aparecem com dois destaques cada. Veja abaixo a lista completa:




Gabriel Veron (Palmeiras)

O melhor jogador do Mundial Sub-17, disputado no ano passado, é o primeiro nome da lista. Segundo o jornal, o atacante de 17 anos tem tudo para ganhar mais chances no Brasileirão e assegurar um alto rendimento "antes de dar o salto de ir para a Europa".



Gabriel Veron, de máscara, durante treino no Palmeiras — Foto: César Greco/Ag.Palmeiras



Kaio Jorge (Santos)

A publicação destacou o atacante de 18 anos como uma das pérolas do Santos e elogiou sua velocidade: "Embora atue como centroavante, a mobilidade está entre suas grandes habilidades".



Kaio Jorge comemora o gol da vitória do Santos — Foto: Getty Images



Marcos Paulo (Fluminense)

Titular de Odair Hellmann, o atacante tricolor de 19 anos também ganhou destaque: "Cresceu em todos os jogos que disputou nos últimos meses". MP já acumula cinco gols e quatro assistências na temporada.



Marcos Paulo em treino do Fluminense — Foto: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE F.C.



Talles Magno (Vasco)


Aos 18 anos, Talles Magno foi elogiado por ter se mostrado ousado desde suas primeiras partidas como profissional, em 2019, sendo citado já como "uma referência em seu time".



Talles Magno em treino do Vasco — Foto: Rafael Ribeiro / Vasco



Luis Henrique (Botafogo)


Observado por europeus, Luis Henrique, de 18 anos, foi destacado como uma das "sensações do Campeonato Carioca" e pela sua versatilidade em poder jogar pelo lado direito ou esquerdo, apesar da observação: "Precisa melhorar o manuseio da bola com o pé esquerdo para ficar ainda mais completo".



Luis Henrique em ação pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Miguel (Fluminense)

Aos 17 anos anos, o xodó tricolor foi lembrado por seu "enorme talento técnico" e "passes surpreendentes". O "Ás" citou também que "este Brasileiro deve servir como sua primeira grande experiência profissional", apesar de Miguel ter estreado na equipe principal na última temporada.



Miguel, do Fluminense — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC


Ramón Ramos (Flamengo)

Incorporado aos profissionais do Flamengo este ano, o lateral-esquerdo de 19 anos terá grande concorrência de Filipe Luís e Renê. Como citou o "Ás", no entanto, com "o calendário comprimido que terá o atual campeão da América, ele deve ter oportunidades para mostrar sua qualidade".


Gabriel Menino (Palmeiras)

A titularidade do jovem de 19 anos no Palmeiras logo em seu início como profissional chamou a atenção do jornal espanhol: "Um técnico da experiência de Luxemburgo lhe deu confiança e, por enquanto, ele não está desperdiçando".



Gabriel Menino em ação pelo Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras


Igor Gomes (São Paulo)

Aos 21 anos, o meia-atacante do São Paulo é o mais veterano da lista. Igor Gomes foi comparado a Kaká: "Até o ex-jogador do Milan e Real Madrid admitiu as semelhanças". Mas com uma ressalva: "O jovem jogador ainda precisa dar muitos passos para alcançar um dos grandes dos últimos anos".



Igor Gomes em ação pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net


Lucas Piton (Corinthians)

A inteligência do lateral-esquerdo de 19 anos foi enaltecida como sua maior virtude pelo jornal: "No campo, ele não se destaca tanto por sua velocidade quanto por sua inteligência ao escolher o momento certo para avançar à linha de fundo".



Lucas Piton em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthias


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro