Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Jefferson quer "mudança radical" no Botafogo e pede "jogadores que gostem de vencer"


Ídolo mandou recado em rede social dois dias depois do rebaixamento: "Quem se acomoda com resultados ruins não pode sequer representar a gloriosa camisa do Botafogo"



Ídolo do Botafogo, o ex-goleiro Jefferson se pronunciou dois dias depois do rebaixamento do clube no Campeonato Brasileiro. Via redes sociais, o ex-capitão desabafou sobre o momento do clube e pediu mudança de mentalidade na gestão e nos jogadores que serão responsáveis por disputar a Série B.


- Para alcançarmos bons resultados é extremamente necessário um planejamento sério, com definição de metas e ambição por resultados. Precisamos montar um time de veia vencedora, com jogadores que gostem de vencer e chamem a responsabilidade, exerçam lideranças e acima de tudo tenham orgulho e identificação com o clube para vestirem essa camisa - escreveu o ídolo.


+ Ruim no campo, pior fora: as trapalhadas dos dirigentes


+ Bastidores da saída de Barroca e planos para sucessor




O ex-goleiro alertou que, dada a dificuldade financeira do clube, a volta à elite não será tarefa fácil. Por isso, pediu prioridade para o processo de profissionalização. O que, segundo a nova diretoria, já está em curso sob o comando do novo diretor de futebol, Eduardo Freeland.


- Não será fácil retomarmos as estradas dos louros sem uma mudança radical na mentalidade de quem gere o nosso futebol, não sem uma séria reestruturação do clube, não sem a profissionalização total e qualificação imediata do departamento de futebol. É fundamental pensarmos grande, ou melhor, gigante como é o nosso Botafogo - continuou.


- Precisamos resgatar nossa mentalidade vencedora. Quem se acomoda com resultados ruins não pode sequer representar a Gloriosa camisa do Botafogo de Futebol e Regatas, quem dirá vestir - completou Jefferson.



Goleiro se aposentou em 2018, mas manteve torcida pelo Bota — Foto: André Durão


Leia o recado na íntegra


"Galera alvinegra... Não consegui conter minha tristeza ao ver novamente o nosso Glorioso onde não é o seu lugar. Embora o rebaixamento na temporada 2020 fosse iminente, é difícil aceitar!


Respeito demais a história do BFR, tenho muitos amigos por lá, mas pela grandeza que tem essa camisa não podemos continuar errando! Passei 10 anos defendendo esse imponente escudo, e que orgulho imenso em ter sido escolhido! Por isso, como botafoguense queria deixar um importante alerta.



Tenho visto muita gente dizer:


"Vamos voltar mais fortes..."


Não será fácil retomarmos as estradas dos louros sem uma mudança radical na mentalidade de quem gere o nosso futebol, não sem uma séria reestruturação do clube, não sem a profissionalização total e qualificação imediata do departamento de futebol. É fundamental pensarmos grande, ou melhor, gigante como é o nosso Botafogo.


Para alcançarmos bons resultados é extremamente necessário um planejamento sério, com definição de metas e ambição por resultados. Precisamos montar um time de veia vencedora, com jogadores que gostem de vencer e chamem a responsabilidade, exerçam lideranças e acima de tudo tenham orgulho e identificação com o clube para vestirem essa camisa.


A palavra chave é reestruturação!


Se não entendermos que é preciso mudarmos a atitude e a mentalidade da espinha dorsal será mais um ano perdido.


Precisamos resgatar nossa mentalidade vencedora. Quem se acomoda com resultados ruins não pode sequer representar a Gloriosa camisa do Botafogo de Futebol e Regatas, quem dirá vestir.


Façam por nós... @botafogo


Tmj sempre".



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Reforços a rodo, dança das cadeiras e comprometimento: os motivos do rebaixamento do Botafogo


Com seis treinadores diferentes no comando da equipe durante o ano, 25 reforços e problemas extracampo, Alvinegro seguiu a "cartilha da segunda divisão"



Jogadores do Botafogo lamentam derrota (Foto: Nayra Halm/Fotoarena/Lancepress!)


Pouco dinheiro, dificuldade para encontrar novas fontes de renda e contratos antigos que acumularam uma gigante bola de neve de problemas. Os fatores negativos do Botafogo já eram conhecidos, mas não foram os únicos responsáveis pelo rebaixamento do clube para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, confirmado na última sexta-feira após derrota para o Sport no Estádio Nilton Santos.


Com seguidos anos ruins e administrações que apresentavam mais dúvidas do que respostas, o rebaixamento parecia questão de tempo. Chegou. E o clube de General Severiano caiu na 34ª rodada, com apenas 24 pontos. O LANCE! lista alguns dos motivos que ajudam a explicar a queda do Glorioso.


E MAIS:
Botafogo goleia Angra dos Reis na estreia do Carioca Feminino
Presidente do Botafogo vê espaço para recomeço após rebaixamento
Ex-meia, Lúcio Flávio comandará o Botafogo no restante do Brasileirão
Ex-auxiliar se diz triste com queda: 'Trabalho interrompido com 6 jogos'
Valentim lamenta queda: 'Fui dispensado com apenas uma derrota'


QUEDA DE BRUNO LAZARONI
​O estopim para o terceiro rebaixamento da história do clube. Bruno Lazaroni, que havia assumido o lugar de Paulo Autuori, estava com um aproveitamento positivo no comando do Botafogo, mas, mesmo assim, foi demitido após uma derrota para o Cuiabá, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos.

A diretoria, contando com o dinheiro de uma possível classificação, quis dar uma rápida resposta para a torcida e procurar um substituto para tentar buscar a vaga. Resumo da ópera: em uma semana, os dirigentes não encontraram um nome e Flávio Tênius, preparador de goleiros, comandou a equipe de forma interina. Botafogo eliminado após um empate sem gols no Mato Grosso.

A partir de então, a diretoria buscou dar respostas imediatas para fatores que nunca apareciam. A equipe, é claro, sentiu o baque de perder mais um técnico em um momento decisivo da temporada. À época, Carlos Augusto Montenegro, ex-presidente e membro do Comitê de Futebol, criticou as escolhas de Lazaroni na relação da escalação do time.

Mesmo com a demissão, Lazaroni, com história no clube, havia sido chamado para continuar como auxiliar técnico e aceitado a função. Após as declarações de Montenegro, contudo, o profissional desistiu e pediu o desligamento imediato do clube. Desde então, o Alvinegro conquistou uma vitória em toda a temporada, diante do Coritiba.


Bruno Lazaroni teve apenas seis jogos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


TROCAS DE TREINADORES
O tópico envolvendo Bruno Lazaroni poderia estar incluído neste, mas, por representar uma troca marcante, teve um espaço próprio. Não apenas com o filho de Sebastião Lazaroni, mas o Botafogo conviveu com uma dança das cadeiras envolvendo treinadores e, consequentemente, diferentes estilos de jogo durante a temporada.

Oficialmente, o Alvinegro teve cinco treinadores em 2020/21. Começou a temporada com Alberto Valentim, que já chegava com desconfiança por conta da reta final ruim em 2019. Após duas semanas de pré-temporada, o técnico foi demitido ainda na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Depois, foi a vez de Paulo Autuori assumir. Campeão brasileiro em 1995, ele tinha a confiança da diretoria e foi o treinador que mais durou no cargo na era Nelson Mufarrej como presidente do Alvinegro. Aos poucos, contudo, o técnico ficou esgotado com os muitos empates e a questão envolvendo as regras envolvendo o futebol brasileiro e o desligamento foi um consenso entre profissional e diretoria.

Após a passagem de Bruno Lazaroni e a experiência de Flávio Tênius como interino, o Botafogo contratou Ramón Díaz, o nono estrangeiro a comandar o Alvinegro. O argentino, contudo, jamais chegou a entrar em campo com o time: com um problema de saúde, realizou uma cirurgia no Paraguai, teve que passar por um repouso e o clube, sem paciência, optou pela demissão. Emiliano Díaz, filho e auxiliar, comandou a equipe em quatro jogos, com quatro derrotas.

Eduardo Barroca, então, chegava para tentar fazer um milagre. Já na reta final do Brasileirão e com o Botafogo na zona de rebaixamento, o treinador não conseguiu completar a missão: com um aproveitamento ruim, o Alvinegro foi o clube campeão brasileiro a ser rebaixado de forma mais precoce, na 34ª rodada.

Alberto Valentim: 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas
Paulo Autuori: 6 vitórias, 13 empates e 2 derrotas
Bruno Lazaroni: 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas
Ramón Díaz: 0 vitórias, 0 empates e 3 derrotas
Eduardo Barroca: 1 vitória, 1 empate e 9 derrotas



Honda e Kalou: da esperança à decepção (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


CONTRATAÇÕES E MAIS CONTRATAÇÕES
O Botafogo contratou 49 jogadores na gestão Nelson Mufarrej, que durou três anos. Vinte e cinco destes atletas chegaram em 2020, o que representa mais da metade do total. Muitos, inclusive, nem terminaram a temporada vestindo a camisa preta e branca.

A chegada sem critério de jogadores encheu o elenco e inflou a folha mensal de pagamento. Mesmo com tantas contratações, o icônico é que o Alvinegro jogou as últimas partidas do Brasileirão com um time formado por atletas criados nas categorias de base.

Para a próxima temporada, a tendência é que haja uma "barca" e alguns desses jogadores deixem o clube. O Botafogo busca acordos para liberar os atletas com os maiores salários do elenco. A ordem da vez é buscar jogadores com bom custo-benefício e valorizar as categorias de base.


CONTRATAÇÕES DO BOTAFOGO EM 2021
Zagueiros: Ruan Renato (deixou o clube) e Rafael Forster
Laterais-direitos: Barrandeguy, Kevin e Gustavo Cascardo
Laterais-esquerdos: Guilherme Santos, Danilo Barcelos (deixou o clube) e Victor Luís
Volantes: Thiaguinho (deixou o clube), Luiz Otávio, Carlos Rentería (afastado) e José Welison
Meio-campistas: Bruno Nazário, Keisuke Honda (deixou o clube). Gabriel Cortez (deixou o clube), Éber Bessa (deixou o clube) e Cesinha
​Atacantes: Alexander Lecaros, Pedro Raul, Warley, Matheus Babi, Salomon Kalou, Davi Araújo, Kelvin (afastado) e Iván Angulo



Antigo Comitê de Futebol (Foto: Sergio Santana / LANCE!)


ESPERANÇA PELA S/A
​Boa parte da temporada do Botafogo foi moldada pelo projeto de clube-empresa, que prometia profissionalizar o departamento de futebol do clube. Entre prazos e mais prazos, o tempo passou e os investidores nunca chegaram. O ambiente criado em torno de uma possível S/A atrapalhou o clube, que fez movimentos pensando que o projeto sairia do papel.

O primeiro plano da S/A, que contemplaria apenas investidores e torcedores botafoguenses, não deu certo. A diretoria não conseguiu dinheiro suficiente para começar a negociar as dívidas de curto prazo com os credores. Iniciou-se um plano B, com um mercado aberto para capital externo.

O projeto ainda existe, mas a verdade é que o 2020 do Botafogo foi pautado na esperança de que o clube-empresa seria colocado em prática. Sem sair do papel, os dirigentes tiveram que arrumar novas maneiras de conseguir dinheiro.


ÁUDIOS VAZADOS
Em certo momento, os dirigentes foram mais protagonistas e apareceram mais do que os próprios jogadores do Botafogo. Um desses casos aconteceu com Carlos Augusto Montenegro que afirmou, após uma derrota para o Vasco no Campeonato Brasileiro, que o Alvinegro é o "maior freguês do Cruz-Maltino".

Outro caso emblemático envolveu Ricardo Rotenberg, ex-VP Geral e Marketing e que também fazia parte do Comitê Executivo de Futebol. O dirigente afirmou, após a contratação de Kelvin, que "não tinha problema" se não atacante, afastado pela diretoria antes de o contrato acabar, não desse certo.

Os áudios, é claro, foram compartilhados com frequência, chegaram ao dia a dia do Botafogo e tiveram influência no ambiente.



Equipe do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


FALTA DE COMPROMETIMENTO
​O Botafogo fechou o Campeonato Brasileiro com um time repleto de garotos. Internamente, a visão é de que muitos jogadores não assumiram a responsabilidade necessária para o momento que o clube vive e, ao longo da temporada, não mostraram comprometimento para com o Glorioso.

Entende-se que muitos atletas não sentiram o momento e agiram como se nada tivesse acontecido. Por isto, a decisão foi de colocar, em massa, garotos criados nas categorias de base. Os jogadores se acostumaram a perder e isto era refletido dentro de campo: a equipe entrava em campo sem competir.

Os dirigentes também sofreram com problemas envolvendo atrasos de jogadores a treinamentos. Eduardo Freeland, novo diretor de futebol, ao lado da gestão que assumiu em janeiro, resolveu punir os atletas que descumpriram o horário do treinamento, deixando cinco jogadores de fora da partida contra o Palmeiras, na última terça-feira.

Já era tarde, contudo. O Botafogo, há muito tempo, vem seguindo a "cartilha do rebaixamento" e a queda para a segunda divisão era uma questão de tempo. A palavra da vez é reconstrução para tentar retornar à elite em 2021.


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Resposta ao vexame e projeto de longo prazo: motivos do Botafogo para a troca de treinador


Desejo da diretoria é que novo comandante não só tenha experiência na Série B, como potencial para liderar a equipe em um possível retorno à elite do futebol brasileiro



Com a demissão do técnico Eduardo Barroca e do gerente Tulio Lustosa, o Botafogo quis dar uma resposta à torcida e, ao mesmo tempo, começar a planejar o futebol sem o peso dos envolvidos no vexame do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.


De diretoria nova desde a virada do ano e com a queda encaminhada há tempos, as últimas semanas serviram de avaliação para a próxima temporada, com início apenas quatro dias após a última rodada deste Brasileirão. Sem tempo a perder, o clube intensificou o planejamento com a chegada do diretor de futebol Eduardo Freeland, que poderá montar o departamento praticamente do zero.


+ O levou o Bota a ser o primeiro rebaixado de 2020?


A começar pelo novo treinador. A intenção da diretoria é contratar alguém para um projeto a médio e longo prazo - ideia difícil de ser posta em prática no futebol brasileiro. O desejo é que o novo comandante não só tenha experiência na Série B, como potencial para, no melhor dos cenários, liderar a equipe na volta à elite do futebol brasileiro. Ainda não há um nome de consenso.



Treinador não continua no clube em 2021 — Foto: André Durão/ge



+ Queda conformada e silenciosa: o ambiente no Nilton Santos


A decisão pelas saídas de Barroca e Tulio foi tomada na manhã deste sábado, horas depois do rebaixamento decretado. Na avaliação interna, os dois não são os grandes culpados, mas as 10 derrotas em 12 jogos minaram a confiança dos dirigentes no treinador. Sobre o gerente, viu-se a oportunidade de deixar para trás as escolhas da antiga gestão, que levaram à queda.


No mesmo sentido, a dispensa de mais jogadores deve ser anunciada nos próximos dias. O clube planeja muitas mudanças no elenco, com contratações e promoção de garotos da base para completar o elenco. Por enquanto, o único reforço garantido é o atacante Ronald, do Botafogo-SP.


Não é só no campo e bolas que as coisas vão mudar. Todo o departamento de futebol passa por reformulação. No sábado, o ge informou sobre a saída de quase todo o departamento médico. Nas últimas semanas, o coordenador científico Altamiro Bottino foi contratado. Para uma função administrativa, o clube conversa com Bruno Coev, ex-Flamengo.



Fonte: Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro