Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2019

Valentim lamenta perda da vaga à Sul-Americana e planeja 2020 no Botafogo: "Traçar planos"


Treinador do Alvinegro revela conversa nesta segunda-feira para "começar a traçar os planos para 2020"


Após o empata entre Botafogo e Ceará, por 1 a 1, e o fim do Campeonato Brasileiro na 15ª colocação, o técnico do Alvinegro carioca falou com a imprensa sobre o planejamento para a próxima temporada. O comandante da equipe destacou a importância de um trabalho desde o início da temporada e revelou conversa com a diretoria nesta segunda-feira.


- Tínhamos dois objetivos: permanência na Série A e depois uma coisa melhor, que era a Sul-Americana. Infelizmente, ela não veio pelo nosso resultado e também pelo Fluminense ter vencido o Corinthians. Fico feliz por ter vindo, queria números melhores, classificação melhor, mas o grupo está de parabéns, o grupo fez o máximo dentro da realidade do botafogo. Ninguém deixou de se empenhar e trabalhar forte. A gente tem uma conversa amanhã já para direcionarmos algumas coisas. É importante desde já começar a traçar os planos para 2020.


- Tenho contrato com o Botafogo, a ideia é que eu continue para fazermos um Botafogo melhor do que esse ano. Um trabalho do zero fica muito mais fácil. Quando você começa o trabalho com tempo maior e fazendo escolhas junto com a diretoria de jogadores que virão, com certeza de que será muito melhor.



Botafogo x Ceará - Valentim — Foto: NAYRA HALM/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO


Confira todos os temas abordados na coletiva:

Saldo após a partida


- Tínhamos dois objetivos: permanência na Série A e depois uma coisa melhor, que era a Sul-Americana. Infelizmente, ela não veio pelo nosso resultado e também pelo Fluminense ter vencido o Corinthians. Fico feliz por ter vindo, queria números melhores, classificação melhor, mas o grupo está de parabéns, o grupo fez o máximo dentro da realidade do botafogo. Ninguém deixou de se empenhar e trabalhar forte. Trabalho sempre procurando melhorar, fazendo todas as reflexões. O Botafogo está na fase de mudanças importantes, esperamos que o clube consiga sair dessas dificuldades, seja um ano melhor.


2020

- A gente tem uma conversa amanhã já para direcionarmos algumas coisas. É importante desde já começar a traçar os planos para 2020. Conversei algumas vezes com o ex-presidente Montenegro, nosso relacionamento é muito bom. Tenho contrato com o Botafogo, a ideia é que eu continue para fazermos um Botafogo melhor do que esse ano. Um trabalho do zero fica muito mais fácil. Aconteceu isso no Vasco. Chego no meio do ano passado. Depois, consegui ser campeão da Taça Guanabara com 100%, cheguei em três finais. Quando você começa o trabalho com tempo maior e fazendo escolhas junto com a diretoria de jogadores que virão, com certeza de que será muito melhor.


Temporada


- Todas as derrotas são ruins, clima de vestiário é muito ruim quando se perde. Não tem como escolher se uma derrota é melhor ou pior. Se não é final de campeonato ou classificação, todas as derrotas são ruins. É tentar fazer um ano melhor no ano que vem.


Uso da base

- Falei até no começo que gostaria que tivéssemos uma pontuação melhor. Gostaria de ter classificado a equipe melhor. Terminamos o jogo de hoje com oito jogadores da base. Começamos com cinco ou seis da base. É importante, são jogadores que vêm se destacando. Ideia é sempre de unir experientes e jogadores que possivelmente vamos contratar com jogadores da base para fortalecer o Botafogo no ano que vem.


Gabriel

- Diretoria não vai medir esforços para que continue. É muito importante quando o jogador quer permanecer. Em pouco tempo de Botafogo, Gabriel se tornou querido pela torcida e pelo grupo por ser um líder positivo. Acredito que tudo vai dar certo.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Fred Gomes — Rio de Janeiro

Botafogo x Ceará: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem


Tudo o que você precisa saber sobre o jogo válido pela 38ª rodada da Série A do Brasileirão





Botafogo e Ceará fazem duelo de cores em comum, mas de objetivos distintos no Nilton Santos, às 16h, pela rodada final do Brasileirão 2019. Os cariocas buscam vaga na Sul-Americana, e os cearenses tentam evitar o rebaixamento.


Se empatar e o Fluminense perder para o Corinthians em São Paulo, o Botafogo se classifica para a competição internacional. Se vencer, o Tricolor pode até pontuar em Itaquera. O Alvinegro é o 15 º colocado, com 42 pontos, um a menos do que o Flu.


O Ceará depende apenas de si para garantir a permanência. Na 16ª posição, o Vovô tem 38 pontos, dois pontos à frente do Cruzeiro. Um empate lhe basta. Mas, de acordo com o elenco alvinegro, o objetivo é se despedir da temporada 2019 com vitória.


Transmissão: A TV Globo transmite a partida para RJ, ES, PB, RN, CE e MA. Luiz Roberto narra, e Roger Flores e Ana Thaís Matos são os comentaristas. O Premiere exibe o duelo para todo o Brasil, com Luiz Carlos Júnior, Paulo Nunes e PC Vasconcellos.


+Veja a tabela do Brasileirão


Botafogo - Técnico: Alberto Valentim


Alberto Valentim tem quatro importantes desfalques e levará um time repleto de jovens a campo. Cícero, Diego Souza e Luiz Fernando, todos suspensos, não jogam. Alex Santana, com desconforto muscular, é outra baixa.


Com isso, o treinador mexe bastante no meio e no ataque. Jean, Marcos Vinicius, Luis Henrique e Vinicius Tanque são as novidades.




Confira o provável Botafogo que encara o Ceará — Foto: GloboEsporte.com


+ Mais notícias do Botafogo


Quem está fora: Alex Santana, Fernando, Gilson, Gustavo Bochecha, Rodrigo Pimpão (lesionados), Igor Cássio (cortado por indisciplina), além de Cícero, Diego Souza e Luiz Fernando, suspensos.


Pendurados: Victor Rangel, Marcinho, Bochecha, Lucas Campos, João Paulo e Léo Valencia


Ceará - Técnico: Argel Fucks


Com três desfalques certos por suspensão, o Vovô terá que fazer mudanças no time, principalmente no setor defensivo. Sem João Lucas, único lateral-esquerdo de origem, a tendência é que o zagueiro Eduardo Brock seja improvisado na posição, e a vaga dele seja ocupada por Valdo, que volta de suspensão. É possível também que Argel Fucks utilize o lateral-direito Cristovam do lado oposto.


Outras mudanças estão no meio-campo. Fabinho, com o terceiro amarelo, e Lima, expulso contra o Corinthians, não jogam. No lugar deles, devem ser utilizados William Oliveira, que também volta de suspensão, e Chico, que entrou no segundo tempo da partida contra o Timão. O ataque deve ser o mesmo que vem atuando nas últimas partidas, com Thiago Galhardo fazendo às vezes de 'falso 9' e Leandro Carvalho jogando pela esquerda.


Quem está fora: Fabinho e João Lucas (suspensos) e Lima (expulso).


Pendurados: Diogo Silva, Cristovam, Felipe Silva, Wescley, Mateus Gonçalves, Felippe Cardoso e Leandro Carvalho.




Provável Ceará contra o Botafogo — Foto: GloboEsporte.com


+Notícias do Ceará







O trio é paulista. Luiz Flavio de Oliveira (Fifa), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa, apita a partida. Márcio Henrique de Gois comanda o VAR.


Fonte: GE