Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Renan Fonseca destaca treino secreto e espírito do Botafogo: "Guerreiros"


Titular durante todo o Carioca, zagueiro aponta boa relação com os companheiros e explica atividade longe da imprensa: “Tentar dificultar as coisas para o Doriva”



A quinta-feira foi de treino fechado no Botafogo. O treinador René Simões, pela primeira vez na semana, trabalhou com o grupo longe dos olhares da imprensa. Mistério importante e não revelado por Renan Fonseca. Titular durante todo o Campeonato Carioca, o zagueiro acredita que a medida é feita na hora certa para tentar atrapalhar os planejamentos de Doriva, comandante do Vasco.

- Tem um mistério, né? Hoje em dia os treinos antes dos jogos são fechados. Foi legal, a gente aproveitou bastante, foi um treino bem dinâmico. Tentar dificultar as coisas para o Doriva do outro lado. A gente sempre frisou desde o primeiro jogo que a maior força nossa era a união, a coletividade. Chegamos até aqui com a dedicação de todos, o empenho de todos. Estamos colhendo bons frutos pela dedicação de todos que foram guerreiros, dentro e fora de campo.

Renan Fonseca concordou com os treinos secretos feitos no Botafogo durante a semana (Foto: Marcelo Baltar)
Para os menos esperançosos, o zagueiro alerta: o Botafogo de 2015 já deu provas de superação. Primeiro, contrariando as apostas de o time era o candidato, entre os quatro grandes, com menos chances de disputar a decisão. Para isso, passou por uma semifinal dura, contra o Fluminense, quando também saiu em desvantagem no primeiro jogo.

- Internamente a gente sempre acreditou no trabalho, desde a pré-temporada, os primeiros jogos da Taça Guanabara. A gente já provou na semifinal que temos condições de reverter o resultado. Sabemos que não vai ser fácil, é uma final de campeonato, a oportunidade de todos de fazer história. Estamos muito concentrados, vamos nos preparar da melhor maneira possível para chegar no domingo fazer o melhor nosso para vencer e, consequentemente, ser campeão.

Renan ainda destacou o espírito dos jogadores como um dos principais motivos para a boa campanha no Estadual. Além do trabalho diário, o bom convívio e a vontade de vencer fazer do Botafogo um candidato forte ao título no domingo.

- O perfil do grupo é de guerreiros, todo mundo querendo crescer na profissão. A gente está sendo bastante solidário dentro de campo. Fora de campo todos são amigos, dentro de campo as coisas acontecem naturalmente.

O Botafogo volta a treinar nesta sexta-feira, novamente com os portões fechados. O grupo inicia a concentração, de olho no Vasco, no domingo, às 16h, no Maracanã.


*EstagiárioPor Igor Rodrigues*Rio de Janeiro/GE

Do Boa ao Bota: mais adaptado, Tomas destaca confiança "de titular"


Encarando uma decisão um ano após estrear como profissional, meia fala da transição de clubes e manda recado ao torcedor: “Juntos somos mais fortes”




Os 15 gols marcados pelo Boa Esporte na Série B do Campeonato Brasileiro de 2014 deixaram os torcedores do Botafogo empolgados na chegada de Tomas. Contudo, a responsabilidade de defender a camisa do clube do Rio de Janeiro requer um período de adaptação, fase que o meia avalia como “difícil”. Aniversariante do dia – completando 23 anos -, o jogador, que na última temporada estreava como profissional na carreira, mantém o pensamento positivo e destaca a boa convivência com os companheiros desde a chegada na equipe.

- Não é fácil ter que se adaptar, é o que venho fazendo. Acho que já dei minha cara no Botafogo, a maioria das pessoas me conhece. O que a torcida do Botafogo quer é gol, né? Aos poucos eu tenho certeza que vai sair. É um ambiente muito bom, um ajudando o outro. René passa muita tranquilidade para todo mundo, para todo mundo se expor. Isso faz muita diferente entre nós.

Tomas em ação pelo Botafogo: meia completa 23 anos, na expectativa de ser titular na final (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Com a camisa do Alvinegro, foram 17 jogos – 15 pelo Carioca e dois pela Copa do Brasil. Em 15 oportunidades, Tomas começou entre os titulares de René Simões. Bolas na rede, apenas duas; uma marcante, que decidiu o clássico contra o Flamengo na Taça Guanabara. No primeiro jogo da decisão, o meia começou no banco de reservas, perdendo a vaga para Gegê. Para o próximo domingo, a situação pode mudar. Enquanto o companheiro viajou com os jogadores que empataram com o Capivariano pela Copa do Brasil, Tomas ficou no Rio de Janeiro, treinando com os titulares, o que, segundo o próprio, dá bastante confiança para o jogo decisivo.

O que a torcida do Botafogo quer é gol, né? Aos poucos eu tenho certeza que vai sair.
Tomas

- Passa mais confiança, sim. Todos os que estão aqui estão focados, até os que foram lá (Capivariano) para jogar. Todos com um só pensamento. É um jogo totalmente importante para nós no domingo. Vamos trabalhar firme e buscar esse título. A cabeça está tranquila. A semana está sendo boa, de bastante trabalho. O que o René vem passando para nós é manter a calma, o foco, e sempre buscar a vitória que é o que a gente quer no domingo.

No treinamento desta quarta-feira, o jogador foi o último a deixar o campo do Estádio Nilton Santos. O motivo: bola parada. Ao lado de Rodrigo Pimpão, Tomas treinou cobranças de falta e guardou muitas no fundo da rede.

- Sou um cara que gosto sempre de bater falta. Foi assim lá no Boa Esporte, acabei fazendo alguns gol assim por lá. Sempre procuro bater para cada vez buscar aperfeiçoar mais para fazer o gol. Espero, se Deus quiser, se for começar jogando, estar bem.

Para o torcedor botafoguense, o meia, que ainda busca a afirmação dentro do grupo, ciente da grande procura por ingressos para a final, pediu o apoio e deixou um recado.

- Estamos juntos até o final. Podem ter certeza que juntos somos mais fortes.


Junto com os companheiros, Tomas comemora gol decisivo contra o Flamengo, pelo Carioca (Foto: André Durão)


Por Igor Rodrigues*Rio de Janeiro*Estagiário, sob supervisão de Eduardo Santos/GE

Botafogo comemora boa estreia, mas prega cautela com Daniel Carvalho


Meia é decisivo em sua primeira partida pelo Alvinegro, mas comissão técnica pede calma e estipula dez jogos para jogador estar em suas melhores condições físicas




O retorno ao futebol não poderia ser melhor. Após 455 dias afastado, Daniel Carvalhoestreou pelo Botafogo e precisou de 20 minutos em campo para marcar o gol que deu a vitória por 2 a 1 sobre o Capivariano, pela Copa do Brasil. A boa exibição deixou torcedores animados, mas a comissão técnica prega cautela.

Apesar de já estar treinando há dois meses no Botafogo, Daniel Carvalho ainda está longe das condições físicas ideais, uma vez que não disputava uma partida oficial há mais de um ano. A comissão técnica planeja ir aproveitando o jogador gradualmente e estima cerca de dez jogos para Daniel estar no ritmo dos demais jogadores.

- O Daniel Carvalho vai precisar de pelo menos dez jogos para se readaptar e retomar o ritmo de jogo ideal, para que ele realmente possa voltar a ser aquele jogador que sabemos que ele pode ser. Ele sabe que o caminho é árduo, retornar depois de mais de 400 dias parado é muito difícil. Ele vai precisar de tempo, trabalho e de mais alguns jogos para chegar ao ritmo dos demais jogadores. Temos que ter calma com ele - ressaltou o auxiliar técnico Alfredo Montesso, que comandou o Botafogo na vitória sobre o Capivariano, pela Copa do Brasil.





O discurso cauteloso em relação a Daniel Carvalho, no entanto, não minimiza a boa estreia do jogador com a camisa do Botafogo.

- Ficamos muito contentes por ele, que iniciou o retorno ao futebol com gol. Isso é importante, até para dar confiança. O Daniel não desaprendeu a jogar. Ele é um jogador muito inteligente, com um raciocínio muito rápido e uma perna esquerda maravilhosa. Acho que ele vai nos ajudar muito durante o ano - disse o auxiliar.

Daniel Carvalho estreou nesta quarta-feira pelo Botafogo (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)

Apesar de visivelmente emocionado e feliz por ter retornado ao futebol com um gol importante, Daniel Carvalho também reconhece que tem muito trabalho pela frente.

- -E difícil (ficar afastado do futebol). Porque a gente pensa em fazer uma coisa, e o corpo não ajuda. O corpo vai demorar um pouquinho para buscar aquele pensamento que o corpo quer mesmo, que a cabeça quer. Mas é normal, isso daí vai demorar. O próprio René falou que, a princípio, vou estar pronto, 100%, em 10 jogos. Então não tenho que esquentar a cabeça. É dar sequência, trabalhar devagarzinho, colocar os pés no chão, porque com certeza tenho condições de fazer um grande campeonato com o Botafogo - analisou Daniel Carvalho.

Após estrear, Daniel Carvalho ficará na torcida pelo Botafogo na decisão do Campeonato Carioca, domingo, contra o Vasco, no Maracanã. Como não está inscrito na competição, o jogador só ficará novamente à disposição de René Simões na próxima quarta-feira, no jogo de volta contra o Capivariano, pela Copa do Brasil.

Por Marcelo Baltar Capivari, SP

Disciplina tática, dinâmica de jogo e boas estreias: auxiliar avalia vitória


Alfredo Montesso comanda a equipe do Botafogo contra o Capivariano na vitória por 2 a 1 pela segunda fase da Copa do Brasil. Decisão é na próxima quarta-feira






Uma equipe de reservas e dois atletas do grupo sub-20 entraram em campo na noite desta quarta-feira, enquanto o grupo principal - inclusive o técnico René Simões - permaneceu no Rio de Janeiro focado na final do Carioca. Comandados pelo auxiliar técnico Alfredo Montesso, os jogadores venceram o Capivariano por 2 a 1 pela segunda fase da Copa do Brasil, sem conseguir, porém, evitar o jogo de volta na próxima semana (assista aos melhores momentos no vídeo acima). Na visão do auxiliar, a equipe demonstrou disciplina tática, dinâmica de jogo e teve boas estreias.

Daniel Carvalho fez sua estreia pelo Botafogo e marcou
 contra o Capivariano (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)
- Tivemos muitas coisas positivas nesse jogo, como o fato de termos aproveitado os meninos do sub-20, que foram muito bem. Também tivemos o retorno do Daniel Carvalho, e o time apresentou uma dinâmica muito boa. O que faltou foi ritmo de jogo, que é algo determinante em um gramado tão irregular. Mas o time está de parabéns, foi muito disciplinado taticamente - disse.

No gol marcado por Marllon, no segundo tempo, após cobrança de escanteio e subindo mais que a zaga alvinegra, Montesso viu uma falha de posicionamento. Uma falha, no entanto, isolada.

- É claro que queríamos eliminar o jogo de volta, mas esse foi um jogo de paciência. Não poderíamos liberar tanto os jogadores e desmontar o sistema defensivo. Tivemos a falha de posicionamento no gol em escanteio, mas corremos poucos riscos ao longo do jogo - avaliou.

Botafogo e Capivariano voltam a se enfrentar na quarta-feira que vem, dia 6, às 22h (de Brasília), no Engenhão, no Rio de Janeiro. O Alvinegro avança para a terceira fase podendo até perder por 1 a 0, além do empate e da vitória. Um novo 2 a 1 leva a decisão aos pênaltis. Para a equipe paulista avançar, precisa ganhar por dois gols de diferença, ou por um a partir dos 3 a 2.

Por Marcelo BaltarCapivari, SP

Daniel Carvalho estreia com gol, e Bota vence o Capivariano por 2 a 1


Daniel Carvalho e Sassá marcam os gols alvinegros, mas Marllon balança a rede pro time da casa e equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta pela Copa do Brasil



Dois anos depois, Daniel Carvalho volta ao futebol. E retorna balançando a rede. Com equipe de reservas e juniores, o Botafogo comandado pelo auxiliar técnico Alfredo Montesso venceu o Capivariano por 2 a 1 na noite desta quarta-feira pela segunda fase da Copa do Brasil, com gols do reestreante e de Sassá. Marllon descontou, garantindo o jogo de volta, na próxima semana, no Rio de Janeiro.

Everton Dias e Andreazzi em lance pela partida desta quarta-feira (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)

Botafogo e Capivariano voltam a se enfrentar na quarta-feira que vem, dia 6, às 22h (de Brasília), no Engenhão, no Rio de Janeiro. O Alvinegro avança para a terceira fase podendo até perder por 1 a 0, além do empate e da vitória. Um novo 2 a 1 leva a decisão aos pênaltis. Para a equipe paulista avançar, precisa ganhar por dois gols de diferença, ou por um a partir dos 3 a 2.

O público não foi grande no estádio. Ao total, 1.272 pessoas pagaram para assistir ao jogo. A renda da partida foi de R$ 23.455,00.

O duelo foi fraco tecnicamente. Faltou habilidade e grandes jogadas. Apesar disso, no primeiro tempo, o Botafogo foi superior e teve domínio. Conquistou seu gol, de cabeça, com Sassá, aos nove minutos. No segundo, porém, o Capivariano voltou melhor, subiu ao ataque, pressionou. Levou perigo à meta de Renan. Até que a atitude foi brindada com Marllon, que sumiu mais que a zaga alvinegra, e empatou a partida. Já na etapa final, a estrela de Daniel Carvalho, o estreante da noite, reestreante no futebol, balançou a rede e fechou o placar.

Por GloboEsporte.comCapivari, SP