Páginas

sábado, 13 de maio de 2023

Após sequência de jogos no Rio de Janeiro, Botafogo chega renovado para os próximos compromissos da temporada



Das próximas quatro partidas do Glorioso, três serão realizadas fora de casa






Confira os próximos jogos do Glorioso (Vítor Silva/BFR)


O Botafogo disputou os últimos cinco jogos da temporada no Rio de Janeiro. As partidas contra Ypiranga, LDU, Atlético-MG e Corinthians foram realizadas no Nilton Santos e o clássico contra o Flamengo ocorreu no Maracanã. Depois de um período sem precisar sair da cidade, os jogadores alvinegros agora terão uma sequência de viagens pela frente.


O Glorioso cumpriu seu papel e conseguiu vencer os cinco jogos que disputou no Rio de Janeiro. O desafio dos comandados de Luís Castro é manter os resultados positivos mesmo com os desgastes dos confrontos fora de casa. A equipe alvinegra viaja na manhã deste sábado para Goiânia e logo em seguida desembarca em Curitiba para partida da Copa do Brasil.


+ Cano sobe de posição: saiba os 10 maiores artilheiros estrangeiros do Brasileirão


+ Philipe Sampaio relembra chegada ao Botafogo, celebra nova fase do time, fala sobre Luís Castro e manda recado para torcida


Após uma sequência de dois jogos fora de casa, Botafogo e Fluminense se enfrentam no Nilton Santos pelo Brasileirão. Depois do clássico, os jogadores alvinegros viajam ao Peru para partida diante do César Vallejo pela Sul-Americana.


Das próximas quatro partidas do Glorioso, três serão realizadas longe do Rio de Janeiro. Questionado pelo LANCE! na coletiva de imprensa do Nilton Santos na última quinta-feira, Luís Castro comentou sobre este período de jogos sem viagens e projetou os próximos compromissos do time.


- O trabalho está muito pesado. Nós acumulamos um volume de viagens muito grandes na sua pré-época. Nós viajamos para todo lado e em campos de muito mau estado. Estivemos muito cansados ao longo dos últimos meses. Felizmente, tivemos essa sequência de jogos e recuperarmos nosso fôlego. Conto muito com todos os departamentos do clube para termos os jogadores nas melhores condições. Todo meu staff vai dar o melhor de si - declarou Luís Castro.


+ Botafogo: vai quem quer? Entenda possíveis motivos para a não lotação do Nilton Santos


CONFIRA OS PRÓXIMOS JOGOS DO BOTAFOGO


- Goiás (fora de casa)

- Athletico-PR (fora de casa)

- Fluminense (dentro de casa)

- César Vallejo (fora de casa)


E mais:




Fonte: Lance!•Rio de Janeiro (RJ)


Dez anos depois, Botafogo volta a ser protagonista no Brasileirão; compare os times


Com 100% de aproveitamento após cinco rodadas, líder chama a atenção, assim como o time de Seedorf em 2013



O Botafogo está embalado no Campeonato Brasileiro e isso traz boas lembranças ao torcedor. O time lidera com 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas - recordista de melhor começo ao lado de São Paulo na competição de pontos corridos - e revive uma fase de protagonista, como aconteceu em 2013.






“Hoje eu coloco o time como candidato à vaga na Libertadores” , diz Pedro Dep (https://ge.globo.com/podcasts/video/hoje-eu-coloco-o-time-como-candidato-a-vaga-na-libertadores-diz-pedro-dep-11613294.ghtml)


Na época, o Alvinegro chegou ao Brasileirão como campeão Carioca. O time era comandado por Oswaldo de Oliveira e ostentava um elenco forte, com o craque holandês Clarence Seedorf vestindo a camisa 10 no meio-campo, e teve ótimas atuações no primeiro turno, chegando a assumir a liderança. Foram 19 jogos, 10 vitórias, seis empates e três derrotas.




Os gols de Botafogo 3 x 0 Criciúma pela 38ª rodada do Brasileirão 2013



O time-base do Botafogo em 2013 era formado por Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Renato, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques e Elias.


Vitinho, um dos destaques do time no começo da competição, foi vendido para o CSKA Moscou no fim do primeiro turno. Elias, então, assumiu a vaga de titular e terminou com 10 gols na competição, sendo um dos artilheiros do time, ao lado de Rafael Marques.





Seedorf comemora gol ao lado de Rafael Marques em Botafogo x Criciúma, em 2013 — Foto: Satiro Sodre/SSPress



No começo do segundo turno, o time enfrentou o Cruzeiro em uma partida considerada uma "final antecipada", mas acabou perdendo por 3 a 0, pela 22ª rodada. O Glorioso, então, sofreu uma queda de rendimento, se afastou da briga pelo título, mas se recuperou e ainda conseguiu a vaga para a Libertadores na última rodada.




Giba fala sobre a postura do técnico Luís Castro no comando do Botafogo (https://ge.globo.com/podcasts/video/giba-fala-sobre-a-postura-do-tecnico-luis-castro-no-comando-do-botafogo-11613290.ghtml)


No Maracanã, esse foi considerado o "jogo da vida" do Alvinegro, que venceu o Criciúma por 3 a 0, gols de Elias, Seedorf e Lodeiro, e, depois de 18 anos, voltou à principal competição sul-americana.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ SAF Botafogo divulga balanço de 2022 com déficit de R$ 248 milhões

+ Filosofia Luís Castro: veja como pensa o técnico do Botafogo fora de campo



Na temporada 2023, o time treinado por Luís Castro chegou sob desconfiança ao Campeonato Brasileiro. Apesar de ostentar uma sequência invicta, a equipe sofria com críticas por não ter chegado às semifinais do Estadual e também pelo mau desempenho.


Desde então, tudo mudou. São cinco vitórias em cinco jogos disputados no Brasileirão, com 12 gols marcados, sendo cinco de Tiquinho Soares, artilheiro da competição, e quatro sofridos, tendo uma das melhores defesas do Brasileirão até agora.


A última vitória foi sobre o Corinthians, no Nilton Santos, com a seguinte escalação inicial: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos e Victor Sá e Tiquinho Soares.


O próximo compromisso do Botafogo é contra o Goiás, no Estádio da Serrinha, domingo, às 18h30. Se vencer, o Alvinegro garante a melhor campanha inicial da história dos pontos corridos e iguala a maior sequência de vitórias do clube no Brasileirão no período.



Boa campanha em 2016

Apesar de ter conseguido terminar o Brasileiro de 2016 na quinta colocação, o Botafogo daquele ano não teve o mesmo viés de protagonismo que o elenco de 2013 conseguiu ou o de 2023 tem conquistado. Nas sete primeiras rodadas, havia vencido apenas um jogo.



Depois, com a sequência da competição, o time conseguiu se recuperar e fazer uma boa campanha, mas sem estabelecer o mesmo protagonismo dos times de 2013 e 2023.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Giba Perez e Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro