Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Estudo não encontra arritmia, e Biro Biro vai aguardar até dois meses resultado de novo exame


Jogador, que segue afastado dos gramados, fez bateria de análises que nada apontou. Investigação genética agora vai identificar se ele tem uma doença rara





Biro Biro segue afastado por tempo indeterminado do Botafogo e do futebol — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com


O estudo eletrofisiológico não encontrou qualquer sintoma de arritmia no coração de Biro Biro. O jogador alvinegro fez o exame nesta segunda-feira, após consulta com o cardiologista Eduardo Saad, que o acompanha desde o ano passado e foi responsável pelo procedimento de ablação feita no jogador.


A investigação passa agora pela possibilidade de uma doença elétrica e rara, de origem genética, que pode afetar o coração do jogador. Um material do órgão do atleta foi recolhido e vai para análise de laboratório. O resultado leva de um a dois meses para sair. Neste período, Biro Biro segue afastado do futebol.


O jogador do Botafogo teve alta logo após o exame, neste fim de tarde, e foi para casa. Foram mais de duas horas para fazer o estudo eletrofisiológico. Ele estava acompanhado da mãe, numa clínica na zona sul do Rio de Janeiro. O atleta tem contrato com o Alvinegro até fim de junho de 2020.



Eduardo Saad fez estudo eletrofisiológico no jogador do Botafogo nesta tarde — Foto: Emanuelle Ribeiro


- Ele está bem consciente de que tem que fazer todas investigações. Tem cabeça boa. Está tranquilo. Aceita tudo e coloca a saúde dele como prioridade - contou o cardiologista Eduardo Saad.


No estudo eletrofisiológico, o paciente é submetido a medicamentos que provoquem alterações no coração, para ver como o órgão vai reagir.


- O objetivo desse exame era ver se era possível provocar arritmia mais grave no coração dele. O estudo foi negativo. Não encontramos absolutamente nada. Inclusive o (procedimento) que ele fez (ablação) ano passado já esta sanado. O estudo era parte do processo investigativo. Essa outra parte leva mais tempo. Para investigar doenças mais raras, de caráter genético. Uma doença elétrica, provocada por canais iônicos, que possa afetar o coração. São doenças mais raras e mais difíceis de diagnosticar, que podem causar essas síncopes (perda de consciência) e podem ser associada a morte súbita. Temos que investigar para saber se vamos descartar isso. - explicou o cardiologista de Biro Biro.


Repouso de três semanas

Jogador de 24 anos, Biro Biro ainda não estreou e sequer foi apresentado pelo Botafogo (o elenco estava em greve de silêncio em razão dos salários atrasados quando o atacante foi contratado).


O atacante sentiu-se mal, caiu em campo e ficou desacordado num treino no dia 16 de julho pelo Botafogo. Ele foi carregado para o vestiário e passou por massagem cardíaca, sendo reanimado. De acordo com o zagueiro Joel Carli, Biro Biro teria sofrido parada cardíaca. O médico Eduardo Saad, na ocasião, não descartou que o atleta possa ter sofrido uma parada cardíaca, mas disse que não era possível afirmar isso, tratando o caso como síncope. Biro Biro ficou dois dias internado e, desde então, não tem prazo para retornar aos campos.


No ano passado, o jogador corrigiu problema de arritmia cardíaca, que sentiu durante sua passagem pelo futebol chinês. Passou por ablação - nome técnico do procedimento - com o cardiologista Eduardo Saad, no Rio de Janeiro, e voltou a se consultar em maio deste ano. O médico assinou laudo o liberando para jogar futebol. O procedimento é o mesmo pelo qual, recentemente, passaram os treinadores Abel Braga e Renato Gaúcho.


Na China, Biro Biro também sofreu com episódios de arritmias cardíacas e chegou a desmaiar numa partida, em 2016. O jogador retornou ao Brasil e foi diagnosticado com quadro de miocardite viral. No São Paulo, neste ano, houve diagnóstico de gastrite nervosa, que o afastou do grupo. O quadro provocava enjoo, tontura e mal-estar.

Fonte: GE/Por Raphael Zarko — Rio de Janeiro

Biro Biro terá consulta com cardiologista nesta segunda-feira, 18 dias após alta hospitalar


Atacante aguarda novo estudo eletrofisiológico para identificar a causa da síncope do dia 16

Biro Biro terá um dia importante nesta segunda-feira de olho em seu possível retorno aos gramados. O atacante tem consulta marcada com o cardiologista Eduardo Saad, 18 dias após a alta hospitalar. A partir desse encontro, deve ser marcada a data do estudo eletrofisiológico, exame para identificar a causa da síncope do dia 16. Na ocasião, Biro Biro desmaiou durante o treino do Botafogo.


Saad, que realizou ablação (cauterização do cateter que causa a arritmia cardíaca) no atleta em 2018, recomendou 15 dias de repouso, mas, como estava fora do Brasil, recomendou descanso superior a duas semanas ao atleta. Biro Biro tem ficado em casa nos últimos dias, sem qualquer atividade esportiva, conforme prescrição médica.



Biro Biro ficou três dias internado após a síncope do último dia 16 — Foto: Divulgação


Repouso de quase três semanas

Biro Biro ainda não estreou e sequer foi apresentado pelo Botafogo (o elenco estava em greve de silêncio em razão dos salários atrasados quando o atacante foi contratado). Ele recebeu alguns pedidos de entrevista nos últimos dias - assim como representantes do jogador. Mas o momento é de isolamento e de muito carinho dentro de casa.


O atacante tem nas visitantes constantes da mãe, Nelcimar, conforto para seguir a recuperação. Biro Biro mantém uma rotina caseira, bastante apegado à família. Um traço da personalidade do jogador já identificado pelos médicos.


O jogador de 24 mora perto da mãe, na Zona Oeste do Rio, e não desgruda de Nelcimar e de seus xodós. Um sobrinho, filho de sua irmã, Dandara, dois primos crianças e do cachorrinho Lucky.


Biro Biro, apesar de ter se tornado uma pessoa ansiosa após o primeiro problema na China, está de cabeça boa e manifesta muita vontade de voltar a jogar futebol.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Raphael Zarko — Rio de Janeiro