Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Godoy Cruz pede mais dinheiro para liberar Martín Ojeda ao Botafogo e irrita John Textor



Após Botafogo topar valor pedido, Tomba responde pedindo mais dinheiro e norte-americano perde paciência; Departamento de Futebol ainda acredita em desfecho positivo





Martín Ojeda é jogador do Godoy Cruz (Foto: Divulgação/Godoy Cruz)


Se tudo vinha se desenrolando para um acerto entre Botafogo e Martín Ojeda, a situação parece que vai frear. O Godoy Cruz-ARG pediu mais dinheiro para vender o atacante depois do Alvinegro topar pagar o que a equipe argentina havia pedido anteriormente e John Textor, dono da SAF do Glorioso, se irritou com a postura.


+ Veja as chances de título, classificação à Libertadores e rebaixamento ao fim do 1º turno do Brasileirão


Os valores passavam perto dos 6 milhões de dólares (R$ 32,1 milhões, na cotação atual). As cifras são bem maiores do que o Botafogo esperava gastar com Ojeda, mas houve um entendimento que era um entendimento que podia gerar retorno a curto e médio prazo dentro e fora de campo.


Esse foi o valor pedido pelo Godoy após o Glorioso ter feito uma proposta perto dos 5 milhões de dólares (R$ 26,8 milhões). O Tomba se manteve irredutível com a pedida e o Botafogo aceitou pagar. O Glorioso esperava, então, que haveria a liberação do jogador. Mas foi o contrário: os argentinos pediram mais dinheiro, indo em contramão de uma postura positiva.


John Textor se irritou e perdeu a paciência com os proprietários do Godoy. Jose Mansur e Alejandro Chapini são os responsáveis por tocar a parte administrativa do Godoy Cruz e estão dificultando ao máximo a negociação. O desejo do norte-americano, que acredita que não será possível conversar diante da postura dos argentinos, é que o Glorioso passe a deixar a negociação.


O Departamento de Futebol do Botafogo na parte brasileiro, porém, ainda acredita que pode reverter a situação. André Mazzuco toca as conversas por aqui e pretende uma ação emergencial para com o Godoy Cruz. Vale lembrar que o desejo dos empresários de Ojeda é que ele se transfira para o futebol brasileiro.


O Botafogo vê Martín Ojeda como o principal alvo da janela, mas não vai entrar no jogo do Godoy Cruz e fazer tudo que o Tomba pedir. John Textor está começando a perder a paciência e não está descartada a possibilidade do Alvinegro abandonar de vez as negociações.


E MAIS: Diretor do Botafogo brinca após Adryelson ficar preso em elevador: 'Passou no teste'
Botafogo anuncia duas contratações para o time de aspirantes
Victor Sá treina normalmente e Luís Castro ganha 'reforço' no Botafogo
Adryelson explica escolha pelo Botafogo e recusa por outros clubes: 'O projeto é muito bom'
Botafogo anuncia novo diretor comercial do Clube Social



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Luís Castro tem média de sete desfalques por jogo no Botafogo


Principal causa é o alto número de lesões; português já teve partida em que não pôde escalar 12 jogadores



A média de desfalques do Botafogo desde o início do Campeonato Brasileiro é de 7,17 jogadores por partida. O principal culpado na dificuldade de Luís Castro em colocar em campo o time que considera ideal é a grande e incomum quantidade de lesões que o clube apresenta na temporada.


Desde a chegada do técnico português, 29 jogadores podem ser considerados desfalques. Desses, só três ficaram de fora apenas por suspensão: Hugo, Saravia e Daniel Borges. Isso significa que, ao todo, 26 atletas ficaram de fora por alguma razão médica ou física.


O levantamento do ge é com base no "Guia da Partida" que o Botafogo divulga horas antes de cada jogo. Após a chegada do técnico português, o clube passou a informar apenas que os jogadores estão "em tratamento" ou "em transição", sem especificar o que os deixou de fora. A exceção está nos casos de operação, em que o clube informa que determinado atleta precisará passar por alguma cirurgia.


+ Adryelson explica susto com queda de elevador no Botafogo




Luís Castro tem média de sete desfalques por jogo no Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Após um mês e meio, Victor Sá treina com o elenco do Botafogo


Média de desfalques por jogo:

Total: 7,17
Por lesão: 6,26
Por suspensão ou regulamento: 0,91


Lesões são as vilãs

Somando a quantidade de partidas que cada jogador ficou de fora, o Botafogo teve 165 desfalques nos 23 jogos desde a chegada de Luís Castro ao comando. Desses, 144 foram por causa de algum problema médico. Nesse universo estão desde jogadores que ficaram de fora por lesões musculares, como também os que tiveram de passar por cirurgia ou qualquer outro tipo de ausência que envolva a questão física dos atletas.


As lesões representam 87,27% das ausências do Botafogo desde a estreia contra o Corinthians, na primeira rodada do Brasileirão, no Nilton Santos.


Rafael e Carlinhos são os únicos jogadores que constam no departamento médico desde o início da passagem de Luís Castro. Os dois laterais foram submetidas a cirurgias ainda no Campeonato Carioca para tratar lesões diferentes. Enquanto o camisa 7 rompeu o tendão de Aquiles, o lateral-esquerdo teve lesão no ligamento cruzado anterior do joelho.



Entre os jogadores que atuaram sob o comando do técnico português, a maior ausência é de Gustavo Sauer. O camisa 10 perdeu as duas primeiras rodadas porque ainda não estava regularizado, mas após a estreia contra o Ceilândia, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, jogou em outras seis partidas. Entre período em tratamento e em transição, ele esteve presente no departamento médico por 14 jogos, tendo que passar até mesmo por operação no tornozelo esquerdo.


O caso do meia-atacante gera preocupação porque ele ficou de fora da última partida, contra o Athletico-PR devido a um quadro infeccioso no mesmo tornozelo que fez a cirurgia. Ele chegou a postar uma foto internado no hospital. Antes do jogo com a equipe paranaense o Botafogo divulgou uma nota falando sobre a situação do jogador e rebatendo as críticas que ele tem sofrido por parte da torcida.




Nota do Botafogo sobre Gustavo Sauer rebate as críticas sofridas pelo jogador — Foto: Divulgação/Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo




Botafogo avança na renovação de contrato com Matheus Nascimento (https://ge.globo.com/video/botafogo-avanca-na-renovacao-de-contrato-com-matheus-nascimento-10792852.ghtml)


Mais de um time no DM


Do meio de junho até o fim de julho, o Botafogo só teve um jogo - de 10 - com menos de oito jogadores no departamento médico. O recorde de baixas em uma só partida foi na virada em cima do Internacional, na 13ª rodada, quando venceu por 3 a 2 mesmo sem poder contar com 12 jogadores. Isso sem falar em todo o contexto do jogo dentro de campo.


Fora por questões médicas ou físicas:

Rafael
Carlinhos
Gustavo Sauer
Diego Gonçalves
Lucas Fernandes
Oyama
Del Piage
Victor Sá
Barreto
Chay

Além deles, Victor Cuesta e Kanu tinham de cumprir suspensão.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Lesões complicadas pioraram situação do DM


No início deste mês, o ge mostrou que o Botafogo já havia batido o recorde de cirurgias em uma única temporada. A fase atípica já era percebida desde fevereiro, quando o chefe do departamento médico, Gustavo Dutra, se espantou com o número de lesões traumáticas (pancadas, torções, fraturas), que apareceram em maior número do que os problemas musculares, que são mais comuns.


O número da reportagem no início deste mês já está desatualizado, uma vez que não contava ainda com as operações de Kayque e Cuesta, que precisaram passar por cirurgias de ligamento do joelho e fratura na face, respectivamente.


A esperança alvinegra é que a diminuição de jogos no mês de agosto ajude o clube a diminuir os jogadores que estão no departamento médico. Se a eliminação da Copa do Brasil trouxe algo de positivo é não exigir tanto fisicamente dos jogadores, ainda mais em uma temporada mais curta, com a Copa do Mundo em novembro e dezembro achatando o calendário.