Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Escalação: Botafogo terá Rafael e Jacob Montes para encarar o Goiás



Por outro lado, Danilo Barbosa e Lucas Fernandes são as baixas do time de Luís Castro




O Botafogo está pronto para voltar a campo, após a pausa de 10 dias em virtude das datas Fifa, contra o Goiás, pelo Brasileirão. Para a partida de quarta-feira, às 21h45, Luís Castro tem duas novidades: Rafael e Jacob Montes.


+ Luís Castro reconhece dificuldades em trabalho no Botafogo: "Muito além do que esperava"


O lateral-direito se recuperou de fratura na face no jogo contra o Fortaleza, em 4 de setembro. Ele usa a máscara de proteção no local e pode retomar a titularidade diante do Goiás. Já o americano Jacob Montes deve iniciar entre os reservas, já que é a primeira vez que é relacionado para um jogo do Botafogo.





Rafael, do Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR


Por outro lado, Luís Castro não terá a presença de Lucas Fernandes, que não participou do treinamento às vésperas da viagem, e de Danilo Barbosa, que está em tratamento de problema não divulgado pelo clube. O treinador já não poderia contar com Eduardo, suspenso.


+ Botafogo tem 38,6% de aproveitamento sem Eduardo e Lucas Fernandes no Brasileirão


Sem os titulares Lucas Fernandes e Eduardo, o técnico português deve escalar Gabriel Pires no meio de campo. A outra vaga deve ser preenchida por Lucas Piazon ou Gustavo Sauer.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O Botafogo também informou que Patrick de Paula está recuperado da paralisia facial que o tirou de combate desde o início desde setembro. O volante, no entanto, não foi relacionado por Castro para a partida.


Provável time: Lucas Perri; Rafael (Saravia), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires e Lucas Piazon (Gustavo Sauer); Junior Santos e Jeffinho; Tiquinho Soares.


Veja a lista:


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!




Botafogo tem 38,6% de aproveitamento sem Eduardo e Lucas Fernandes no Brasileirão



Com dupla em campo, time conquistou metade dos pontos que disputou na competição



O Botafogo não poderá contar com dois jogadores que fazem a diferença para a equipe desde que começaram a atuar juntos. Nos jogos que a dupla Eduardo e Lucas Fernandes não esteve em campo no Campeonato Brasileiro, o time conquistou 38,6% dos pontos que disputou. O aproveitamento é o equivalente de quem próximo da zona de rebaixamento.


Mas com eles em campo o jogo é outro. A estreia de Eduardo no segundo turno tem mostrado um Botafogo diferente. Quando o camisa 33 faz dupla com Lucas Fernandes no meio, o aproveitamento do Bota pula para 50%. Com três vitórias, três empates e duas derrotas, os pontos conquistados ajudaram a equipe a sair de perto do Z-4 e figurar no meio da tabela.


+ Carli volta a treinar, e Lucas Fernandes não vai a campo no Botafogo





Eduardo e Lucas Fernandes não estarão em campo na partida desta quarta-feira — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Luís Castro defende filosofia única de jogo desde a base até o profissional do Botafogo


A atuação de Eduardo e Lucas Fernandes coincide com um período mais estável no time e com menos oscilações. A estreia do meia que veio do futebol árabe e atua mais avançado foi na derrota para o Santos, quando entrou na etapa final. Com o recorte dos dois no time titular, o aproveitamento é ainda melhor e tem apenas a derrota no clássico com o Flamengo.


O torcedor botafoguense se acostumou a ver pelo menos um dos dois em campo nos últimos três meses. A última vez que nem Eduardo nem Lucas jogaram foi em outro clássico, quando o Botafogo perdeu para o Fluminense por 1 a 0, em 26 de junho.


Quando apenas um deles está em campo, o resultado do Bota é pior. Nas 12 vezes que isso aconteceu (11 delas com Lucas Fernandes e uma com Eduardo) o time conquistou apenas um dos três pontos em disputa. É como se tivesse empatados todas as partidas, o que dá um aproveitamento de 33%.


+ Botafogo abre venda de ingressos para jogo contra o Palmeiras




Com Eduardo fora, Gabriel Pires deve fazer primeiro jogo como titular do Botafogo (https://ge.globo.com/video/com-eduardo-fora-gabriel-pires-deve-fazer-primeiro-jogo-como-titular-do-botafogo-10968249.ghtml)



+ Botafogo tem tabu de 13 anos sem vencer o Goiás fora de casa



Chegadas em momentos distintos


Lucas Fernandes chegou primeiro ao clube, mas demorou a se firmar. Depois de passar por uma lesão, retornou ao time titular e foi um dos destaques da equipe no fim do primeiro turno. Depois da consolidação de Eduardo, passou a atuar um pouco mais recuado e perdeu protagonismo, mas é titular com frequência da equipe de Luís Castro. Ele tem duas assistências desde que estreou pelo Botafogo.


Já Eduardo tem caído nas graças do técnico português e da torcida. Os gols contra o Fortaleza já mostravam um meia mais avançado e com boa chegada à área adversária. Junto com Tiquinho, é ele quem fecha a linha mais ofensiva na hora de o Botafogo defender no 4-4-2. Em nove jogos, já marcou duas vezes e deu uma assistência.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Nas redes sociais, Gabriel Pires, do Botafogo, mostra treino extra fora do clube (https://ge.globo.com/video/nas-redes-sociais-gabriel-pires-do-botafogo-mostra-treino-extra-fora-do-clube-10961232.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Sem Eduardo e Lucas Fernandes, a tendência é que Luís Castro escale Gabriel Pires no time titular pela primeira vez. Além dele, outros jogadores disputam a vaga remanescente no meio de campo, já que o volante Tchê Tchê tem se consolidado como primeiro volante: Danilo Barbosa, Lucas Piazon e Gustavo Sauer são os mais cotados.


Após 10 dias, o Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), quando enfrenta o Goiás, em Goiânia, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Bota é o 11º, com 34 pontos e está três atrás do próximo adversário.


Luís Castro reconhece dificuldades em trabalho no Botafogo: "Muito além do que esperava"



Técnico concede entrevista ao Record, de Portugal, e diz: "O Brasileirão arde de forma permanente"



Primeiro técnico contratado na estrutura da sociedade do Botafogo SAF, Luís Castro concedeu uma longa entrevista ao jornal Record, de Portugal, e destacou as dificuldades encontradas no clube. Perguntado se sabia sobre as dificuldades que encontraria para trabalhar no clube, o treinador português deixou claro que acabou surpreendido.


- Elas foram muito além do que eu esperava. Não pensava que não teria um campo para treinar. Só para exemplificar. Os jogadores equipam-se há duas semanas a esta parte em um balneário. Não tinha um balneário comum, tinham que equipar-se de forma separada até então.




Castro fala das dificuldades encontradas no Botafogo — Foto: Reprodução


"Em seis meses, poucas coisas foram resolvidas. O clube não tem um centro de treinos, há um problema de organização", declarou Castro ao jornal.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Apesar de comentar as dificuldades, Luís Castro também mostrou confiança no processo realizado no clube e o apoio de John Textor.


- Textor tem sido importante, tem dado muito apoio à equipe e ao clube. Confio nele e ele acredita bastante em mim - declarou.





Luís Castro e Textor — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O Botafogo enfrenta o Goiás, nesta quarta-feira, na Serrinha, às 21h45 (horário de Brasília). Com 34 pontos, o time está na 11ª colocação do Brasileirão. Em entrevista ao jornal português, o treinador também valorizou a competitividade do campeonato.


"O Brasileirão arde de forma permanente, declarou Castro ao jornal"


- No Botafogo tenho a oportunidade de disputar um dos campeonatos mais difíceis do mundo. São sete, oito equipes que disputam o título. Oito equipes lutam para permanecer na Série A. Se somarmos, são 16 de um total de 20. Portanto, apenas quatro ficam ali no meio da tabela. É um campeonato muito intenso e competitivo - declarou.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!