Páginas

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Diretor revela bastidores da negociação do Botafogo com Tiquinho Soares



Atacante precisou cumprir exigência com antigo time antes de acertar com o Glorioso




O Botafogo, que é líder do Campeonato Brasileiro de 2023, tem um claro destaque no time: o atacante Tiquinho Soares. Artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols marcados, o camisa 9 chegou em 2022 sem grandes expectativas e rapidamente se tornou uma referência.






André Mazzuco revela bastidores da contratação de Tiquinho Soares pelo Botafogo (https://ge.globo.com/video/andre-mazzuco-revela-bastidores-da-contratacao-de-tiquinho-soares-pelo-botafogo-11935658.ghtml)



Contratado na segunda janela de 2022, o centroavante foi peça-chave na arrancada alvinegra na reta final do campeonato. Mas a chegada quase não aconteceu por conta de uma exigência do antigo clube do camisa 9.


- A negociação foi muito difícil porque o clube não queria liberar e eles exigiram que, para liberar, o Tiquinho ficasse mais três jogos. Sempre tem aquele medo. Dentro das ferramentas que a gente utiliza, há uma de histórico de lesões, o Tiquinho tinha hum histórico super limpo. Ele falava: "Nunca machuquei". E nós: "Cuidado, cuidado!" - revelou o diretor de futebol André Mazzuco.


As últimas três partidas eram referentes à participação do Olympiacos na fase preliminar da UEFA Champions League daquele ano. Apesar da eliminação do time grego na competição europeia, as circunstâncias viraram também um problema para o Alvinegro.


O que aconteceu? No último jogo, o Tiquinho machuca. Eu falei: "John, o Tiquinho machucou, a gente vai fazer os exames, a princípio uma lesão muscular. O Tiquinho é um plano para agora, mas muito mais para o ano que vem". Então, o John falou: "Nós vamos dar andamento? Vamos dar andamento!"
— André Mazzuco




Confira os gols de Tiquinho Soares no Brasileirão 2023 (https://ge.globo.com/video/confira-os-gols-de-tiquinho-soares-no-brasileirao-2023-11696973.ghtml)


Apesar da contusão, o clube seguiu com o planejamento de contratar o camisa 9. O entendimento era que ele poderia contribuir dentro do que era planejado como estilo de jogo do time com Luís Castro, treinador naquele momento.


- E aí o Tiquinho mesmo ficou: "Vocês vão querer agora?" Falei: "Tiquinho, não muda nada no nosso plano. Era uma condição do clube, mas a gente quer você da mesma forma". A gente anuncia ele e é muito sincero na mensagem: "Tiquinho tem uma lesão, vai ter que se recuperar para depois estrear". Aquela coisa, não é uma informação que todo mundo gosta, mas a gente bancou, o John deu o suporte e a gente trouxe - afirmou Mazzuco.


O fim do negócio, todos os Alvinegros sabem. Contrato assinado e o atacante que mudou o patamar do Botafogo desde que estreou. O centroavante assinou até o fim de 2024 e rapidamente se tornou referência no elenco alvinegro.


Desde a chegada ao clube, são 53 partidas partidas, 31 gols marcados e nove assistências para o camisa 9. O Glorioso, que brigava para não ser rebaixado no meio de 2022, passou a disputar uma vaga na Libertadores e hoje tem grandes chances de ser o campeão Brasileiro de 2023.




Tiquinho Soares, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Liderando o Campeonato Brasileiro com 51 pontos somados e 10 de vantagem sobre o segundo colocado, atualmente o Palmeiras, o Glorioso volta à campo no dia 16 de setembro, às 21h, contra o Atlético-MG na Arena MRV.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Giba Perez e Richard Souza — Rio de Janeiro