Páginas

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Presidente pede que torcida chame Engenhão de Estádio Nilton Santos


Botafogo faz pedido formal à Prefeitura do Rio de Janeiro para troca de nome, mas Carlos Eduardo Pereira espera que mudança comece agora



Engenhão será reaberto em janeiro (Foto: Philippe Matta)
Depois de ordenar a retirada das cadeiras vermelhas – instaladas por um antigo patrocinador –, Carlos Eduardo Pereira quer promover uma mudança mais radical no estádio do Botafogo. O presidente fez um apelo para que a torcida deixe de lado os nomes Engenhão ou Estádio Olímpico João Havelange e passe a adotar a nomenclatura Estádio Nilton Santos. A ideia da diretoria é que este seja futuramente o nome oficial do campo alvinegro.

O Botafogo já fez o pedido à Prefeitura do Rio de Janeiro, que construiu e batizou o estádio. E apesar de a mudança ser considerada difícil, o clube pretende que ao menos os torcedores alvinegros passem a usar o nome de um dos maiores ídolos da história do Alvinegro.

- Recuperamos nossa autoestima com a volta do Engenhão, em reuniões com o prefeito Eduardo Paes. E temos certeza que o estádio passará a ser conhecido pelo nome do nosso maior jogador: Nilton Santos. Todos os botafoguenses, aconteça o que acontecer em termos de burocracia, precisam tratar o Engenhão como Estádio Nilton Santos - pediu Carlos Eduardo Pereira na última segunda-feira, quando foi oficialmente empossado em General Severiano. O apelo foi publicado no site oficial do Botafogo nesta terça.

Fechado desde março de 2013, o Engenhão – ou Estádio Nilton Santos – será reaberto para a disputa do Campeonato Carioca. A primeira partida oficial será no próximo dia 31, entre Botafogo e Boavista. Antes, o Alvinegro vai disputar no seu estádio um amistoso contra o Shandong Luneng, da China, dia 24.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Bota enfrentará time de Cuca, Love e Montillo na reabertura do Engenhão


Clube fará amistoso contra o Shandong Luneng, da China, no dia 24. Antes, porém, terá jogos-treino contra Gonçalense e Barra Mansa, no Cefat




Botafogo volta ao Engenhão no próximo dia 24
(Foto: Wagner Meier / AGIF)
A volta do Botafogo ao Engenhão foi antecipada em uma semana. O clube confirmou que o reencontro com o estádio será em amistoso contra o Shandong Luneng, time chinês do técnico Cuca e dos jogadores Vagner Lover, Montillo e Aloísio “Boi Bandido”. A partida será realizada no sábado (24), às 18h.

Esse será o primeiro jogo no Engenhão desde março de 2013, quando o estádio foi fechado para obras na cobertura. Para a partida, apenas as arquibancadas inferiores, com capacidade para 20 mil torcedores, serão abertas.

Antes, porém, o Botafogo realizará dois jogos-treino no Centro de Formação de Atletas (Cefat), em Várzea das Moças, onde o elenco realiza a pré-temporada. No próximo sábado, o adversário será o Gonçalense. Na quarta-feira, dia 21, será a vez do Barra Mansa.

O Botafogo estreia no Campeonato Carioca contra o Boavista, no dia 31 deste mês.

Por Marcelo Baltar Niterói, RJ/GE

Com flexões como punição, René esboça time com Pimpão e Bill


Pela primeira vez, treinador começa a desenhar a equipe que pretende escalar na estreia no Campeonato Carioca. Jobson fica entre reservas




Seis reforços atuaram na equipe titular (Foto: Marcos Baltar)
No quinto dia de preparação para a temporada, o mistério começou a ser desfeito. Pela primeira vez, o técnico René Simões esboçou a equipe que pretende escalar na estreia do Botafogo no Campeonato Carioca, no dia 31, contra o Boavista.

Com seis reforços entre os titulares, René Simões comandou um treino tático e formou equipe principal com Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Alisson e Carletto; Aírton, Marcelo Mattos, Gegê e Diego Jardel; Rodrigo Pimpão e Bill.

Ao longo do treino, René fez alguns testes. Carletto, Aírton, Diego Jardel, Gegê, Rodrigo Pimpão e Bill deram lugar a Jean, Willian Arão, Elvis, Henrique, Sassá e Tássio, respectivamente. Jobson seguiu durante toda o atividade na equipe suplente.

Durante todo o treino, René Simões cobrou muito dos jogadores. Rodrigo Pimpão foi um dos que mais sofreu com os gritos do treinador, que pedia a rápida recomposição do atacante. A equipe reserva também ouviu broncas. Em uma saída de bola com muitos passes errados, o treinador paralisou a atividade e mandou os atletas da equipe suplentes “pagarem” dez flexões.

- Tem que caprichar. Capricha! – gritou René.

Os titulares também não saíram impunes das flexões e tiveram de “pagar a prenda” um pouco depois. Do time principal, René cobrou movimentação e capricho nas finalizações. A disposição dos atletas foi motivo de elogios do treinador.

O Botafogo volta a treinar na tarde desta terça-feira, em Váreza das Moças. O clube confirmou que realizará jogos-treino no local contra o Gonçalense, no sábado, e na quarta (21), contra o Barra Mansa. No dia 24, o Alvinegro fará amistoso contra Shandong Luneng, time chinês do técnico Cuca e dos jogadores Vagner Love, Montillo e Aloísio “Boi Bandido”, no Engenhão.

Por Marcelo Baltar Niterói, RJ/GE

Sem medo de concorrência, Renan Fonseca é apresentado ao Botafogo


Jogador de 24 anos que estava no Santa Cruz chega mostrando otimismo: "A expectativa é a melhor possível"



Após mais um dia de atividades em Niterói, o Botafogo apresentou o zagueiro Renan Fonseca como reforço para a temporada. Aos 24 anos, o defensor comemorou a oportunidade de defender um grande clube como o Alvinegro e disse que é preciso pensar primeiro no Carioca, para depois focar no retorno à Série A do Brasileirão.

- A expectativa é a melhor possível. Estou muito feliz por estar em um clube grande. Vou procurar fazer o meu melhor, crescer profissionalmente. Primeiro vamos pensar no estadual e depois em levar o Botafogo de volta à elite do futebol brasileiro, que é o lugar que ele merece - afirmou.

Sobre a disputa por um lugar entre os 11 do Glorioso, Renan disse não temer a concorrência e crê que todos os zagueiros estão em iguais condições.

- O Botafogo contratou muitos zagueiros. Não tem nada definido. Todos estão no mesmo nível, brigando por posição. O importante é ajudar o Botafogo. Tenho 24 anos, estava há dois anos no Santa Cruz. Tenho muita vontade de jogar no Botafogo. Espero que dê certo.

Renan Fonseca veste a camisa do Botafogo pela primeira vez nesta terça-feira (Foto: Marcelo Baltar)

Renan iniciou a carreira na Ponte Preta e tem passagens por clubes do futebol paulista. O zagueiro estava no Santa Cruz desde 2013, onde conquistou o Campeonato Pernambucano e a Série C, ambos no ano da sua chegada. Ele é o quarto zagueiro contratado pelo Bota em 2015. Antes dele, o clube fechou com Alisson, Roger Carvalho e Diego Giaretta.

Além de Renan Fonseca, o Botafogo conta com Alisson, Roger Carvalho, Diego Giaretta, Dankler e Igor Rabelo para a zaga. Alisson e Roger Carvalho treinaram entre os titulares nesta terça-feira.

Por Marcelo Baltar Niterói/GE