Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Atrás de atacante, Botafogo recusa Braian Rodriguez e tenta Júnior Dutra


Alvinegro faz proposta de empréstimo por atacante que está no Catar. Após desistir de Rafael Moura e Canales, clube analisou e descartou também uruguaio do Grêmio



Junior Dutra joga há um ano no futebol do Catar,
mas estaria insatisfeito no clube (Foto: Divulgação)
A urgência por um atacante já não é mais a mesma, tanto que a possibilidade de o Botafogo reforçar o setor pode ficar só para o Campeonato Brasileiro. Mas independentemente do "quando", no clube há um consenso da necessidade de se buscar um jogador mais experiente para dividir a responsabilidade com os jovens Luís Henrique e Ribamar, de respectivamente 17 e 18 anos. Com poucos recursos financeiros e sem pressa, a política adotada é a do "tiro certeiro".


Nomes oferecidos por empresários seguem a todo vapor, principalmente de gringos, mas o Alvinegro não se empolgou em preencher a última vaga de estrangeiro no elenco. Após jogo dura da Universidad de Chile, a diretoria desistiu do chileno Gustavo Canales, e recentemente o uruguaio Braian Rodriguez, que está sendo pouco aproveitado no Grêmio, foi oferecido e recusado depois de ser analisado pela comissão técnica. A bola da vez viria do exterior, só que é brasileiro: Júnior Dutra, jogador de 27 anos, revelado pelo Santos e atualmente no Al Arabi, do Catar.


A informação foi divulgada pela "Rádio Tupi", e o GloboEsporte.com apurou que o Botafogo ofereceu um contrato por empréstimo de um ano, arcando apenas com o salário. O jogador estaria insatisfeito no clube vê com bons olhos um retorno ao futebol brasileiro depois de seis anos entre Japão, Bélgica e Catar - por onde marcou 50 gols em 200 jogos desde 2010. Considerado experiente, ele agrada ao técnico Ricardo Gomes e é visto internamente como opção tanto para jogar pelos lados do campo quanto para fazer a função de centroavante. O Alvinegro espera uma resposta do empresário para saber se o negócio irá avançar.


Quem esteve perto de ser o camisa 9 alvinegro foi Rafael Moura. O He-Man acertou com o Atlético-MG por dois anos, mas será emprestado ao Figueirense. O modelo da negociação realizado com o clube catarinense chegou a ser oferecido ao Botafogo, que teria apenas que arcar com o salário do centroavante de cerca de R$ 400 mil. Porém, a diretoria não considerou o negócio vantajoso nos moldes oferecidos e comunicou ao agente do jogador da desistência.


Outro jogador com quem o Alvinegro chegou a abrir diálogo no mês passado foi com Hernán Barcos, que estava no Tianjin Teda, da China, e acabou indo para o Sporting, de Portugal. O investimento foi considerado muito caro para repatriar o argentino. Até o momento, o Botafogo contratou sete reforços para 2016: Bruno Silva, Diogo Barbosa, Emerson Silva, o uruguaio Salgueiro, o boliviano Lizio e os argentinos Carli e Gervasio "Yaca" Núñez. Dos sete, só os dois primeiros são considerados titulares atualmente por Ricardo Gomes.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Com time líder no sub-20, Botafogo demite comissão técnica dos juniores


Técnico Maurício Ferreira, auxiliar Irapuã França e preparador de goleiros Gérson Rios são desligados. Motivo seria desgaste com Renha, coordenador geral da base





Mauricinho deixa o Botafogo depois de cinco anos e
títulos do Carioca e do OPG (Foto: Arquivo Pessoal)
Mudança inesperada nas categorias de base do Botafogo. Enquanto o time principal derrubou as críticas e ganhou moral, o sub-20 alvinegro passa por um momento de crise interno. Mesmo com os juniores na liderança do Campeonato Carioca e invicto, com 16 pontos conquistados em seis rodadas, a comissão técnica foi desfeita com as saídas do treinador Maurício Ferreira, mais conhecido por "Mauricinho", do auxiliar técnico Irapuã França e do preparador de goleiros Gérson Rios. Os próprios jogadores foram pegos de surpresa com o desligamento.


Segundo o GloboEsporte.com apurou, o motivo seria um desgaste com o coordenador geral das categorias de base alvinegras, Manoel Renha, e a decisão teria sido tomada após uma discussão no vestiário na última quarta-feira, após o empate por 1 a 1 com o Fluminense no Caio Martins. Procurado pela reportagem, o dirigente preferiu não entrar em detalhes sobre o motivo da demissão e alegou ter sido apenas uma decisão interna da diretoria. Discurso mantido em nota oficial divulgada na noite desta quinta-feira (veja abaixo).


O trio estava no clube desde 2011 e teve como principais conquistas o Carioca de 2014 e o Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG) de 2015. Nas últimas duas temporadas, a equipe sub-20 comandada por Mauricinho chegou a todas as finais estaduais possíveis.


Confira a nota oficial do Botafogo:


"O Botafogo de Futebol e Regatas comunica oficialmente o desligamento do técnico Mauricio Souza, do auxiliar técnico Irapuã França e do preparador de goleiros Gérson Rios, da comissão técnica da equipe Sub-20 por uma decisão interna. O clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e títulos conquistados durante o período de trabalho nas categorias de base alvinegra e os deseja sucesso em seus novos desafios profissionais. Referência atual na revelação de jogadores, a base do Botafogo segue com o trabalho à todo vapor para seguir formando atletas e cidadãos cada vez mais prontos".

Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Sem pressa: gols de Luís Henrique e Ribamar tiram urgência por atacante


Botafogo segue monitorando o mercado, mas rendimento de jovens agrada comissão técnica. Ricardo Gomes brinca com previsão de 15 dias para reforçar o setor: "Errei"





Gols de Ribamar e Luís Henrique tranquilizam clube
por contratação (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
- Rapaz, errei.


Ricardo Gomes encarou com bom humor a pergunta sobre a chegada de um centroavante experiente ao Botafogo, anunciada pelo próprio treinador na semana passada. Na última sexta-feira, o comandante havia dado um prazo de 15 dias para reforçar o setor considerado de maior carência no elenco, mas metade do tempo já passou, e até agora nada de contratação. Ao ser cobrado, o técnico brincou.


- Então pode ser que chegue dentro de 15 dias, 20 dias... Errei de novo. Esse negócio de previsão não dá certo, não (risos).


O clube segue monitorando o mercado, e a necessidade de um centroavante mais experiente para dividir a responsabilidade com os mais jovens é consenso internamente. Mas fato é que o bom desempenho de Luís Henrique e Ribamar nos últimos jogos diminuiu esta urgência. Os dois garotos, de 17 e 18 anos respectivamente, formaram a dupla titular na vitória de quarta-feira sobre o Fluminense, por 2 a 0 em Cariacica, e estão dando conta do recado: o primeiro fez gols em dois dos últimos três jogos, enquanto o segundo marcou pela primeira vez como profissional no clássico (veja nos vídeos abaixo).


- Eles estão indo bem, mas aparecendo logicamente um grande jogador, o Botafogo está com as portas abertas - disse o gerente de futebol alvinegro, Antônio Lopes.




Nomes seguem sendo oferecidos a todo momento à diretoria. Os últimos especulados foram Rafael Moura, que acertou com o Atlético-MG e será emprestado ao Figueirense, e o chileno Gustavo Canales, da Universidad de Chile - há concorrência interna no clube para a contratação de mais um gringo após o início ruim de Lizio e Gervasio "Yaca" Núñez no time. Outras ofertas são mantidas em sigilo e em compasso de espera.


- O Botafogo está mostrando para a comissão técnica que as coisas estão se encaminhando bem, está formando um bom grupo, uma boa equipe. Os resultados, 100% de aproveitamento, mostram que o Botafogo está no caminho certo - avaliou Lopes.


Classificado para a segunda fase do Campeonato Carioca com duas rodadas de antecedência, o Botafogo age sem pressa. Mas é bom ficar ligado no prazo. O limite de inscrição no estadual vai até o penúltimo dia útil antes do início da próxima fase. Com isso, qualquer reforço para o estadual precisará ser inscrito dias 7 ou 10 de março, dependendo da data exata em que começar o octogonal com os quatro classificados de cada grupo.


Por Thiago Lima/Cariacica, ES/GE

Bota domina jogo e piora situação de Eduardo Baptista no Flu: 2 a 0 no ES


Com gols de Gegê e Ribamar, Alvinegro mantém 100% e garante classificação antecipada à segunda fase do estadual. Tricolor ainda depende das próprias forças






A boa atuação combinada com classificação antecipada à segunda fase do Botafogo foram as únicas novidades da noite de quarta-feira, em Cariacica, no Espírito Santo. De resto, tudo igual: o Alvinegro voltou a vencer no Carioca, competição na qual mantém 100%, e o Fluminense perdeu o segundo clássico em quatro dias - levou 2 a 1 do Flamengo no domingo. A derrota de 2 a 0, com gols de Gegê e Ribamar, aumentou a pressão sobre o técnico Eduardo Baptista.


O Bota é o líder do Grupo B, com 18 pontos. O Flu, com sete, é o quarto do Grupo A. As duas equipes têm calendário diferente. No domingo, o Botafogo encara o Vasco em São Januário a partir das 19h (de Brasília). O Fluminense folga no final de semana. Enfrentará o Friburguense, quarta-feira, no Eduardo Guinle, às 21h45.


A irregularidade nas atuações gera contestação ao trabalho de Eduardo Baptista. Foi vaiado e alguns torcedores jogaram garrafas plásticas no técnico. No ano, apenas a vitória sobre o Cruzeiro, pela Primeira Liga, teve bom rendimento. As duas derrotas em clássicos pioraram a situação do técnico. No total, ele tem 26 jogos: são 13 derrotas, oito vitórias e cinco empates.

Gegê comemora gol marcado sobre o Fluminense, que abriu vitória do Botafogo (Foto: Reprodução/Twitter)

O jogo

Foi em alta velocidade que o Bota começou a partida. Ao valorizar a posse de bola, tomou conta dos minutos iniciais. Abriu o placar aos seis, quando Diogo Barbosa cruzou da esquerda e Gegê completou de cabeça: 1 a 0, com falha de Gustavo Scarpa e Renato Chaves. O Flu não conseguiu encaixar a marcação e nem atacava com perigo. Ameaçou em chute de Osvaldo. Mas levou o segundo, de Lucas Ribamar, em novo ataque rápido, desta vez pela direita: Luis Ricardo cruzou, e o atacante completou com o pé direito. Mais uma vez, a defesa estava desarrumada. Eduardo fez troca: sacou Douglas, mandou Gerson a campo. Nada adiantou. No segundo tempo, o Bota administrou a vantagem. Viu o Flu tentar o empate, de forma desorganizada.


Uma prova foi a atuação de Fred. Pouco acionado, teve uma chance, a qual chutou para fora na cara de Jefferson. Não atuou bem. E viu o goleiro rival passar no duelo particular entre os dois. Em 16 jogos, agora, o camisa 1 tem seis vitórias. O capitão tricolor, cinco. São outros cinco empates.


Por GloboEsporte.com/Cariacica, ES/GE