Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2018

Show de Jefferson, leitura tática e lei do ex: como o Bota (enfim) venceu o Fluminense


No terceiro Clássico Vovô de 2018, Alvinegro ganha do rival carioca que faltava graças à atuação de gala do ídolo, à mudança de esquema no segundo tempo e aos gols de ex-tricolores na bola aérea









Melhores momentos de Botafogo 2 x 1 Fluminense pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro



Demorou quatro meses, ou três clássicos, mas enfim o Botafogo superou o "entalado" Fluminense em 2018. Depois de um 0 a 0 sem graça na Taça Guanabara e uma dolorida derrota por 3 a 0 na final da Taça Rio, o Alvinegro deu o troco no Campeonato Brasileiro: 2 a 1 (veja os lances no vídeo acima). Venceu e convenceu? Não. O time jogou muito mal e ganhou nos detalhes. O técnico Alberto Valentim ainda tem muito trabalho pela frente.




JEFFERSON, O RETORNO



Botafogo F.R.
✔@BotafogoOficial
Pensa em um monstro?



Os três pontos na conta do Botafogo no Brasileiro passam antes de qualquer coisa pelas luvas de seu ídolo, provando que um rei jamais perde a majestade. Cinco dias depois de ter falhado contra o Audax Italiano na Sul-Americana, Jefferson fechou o gol contra o Fluminense. Foram cinco defesas difíceis do goleiro, que tem recuperado a forma e mostrado que Gatito encontrará forte concorrência quando voltar de lesão.



MUDANÇA TÁTICA



Bochecha foi fundamental em novo esquema tático no segundo tempo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O Botafogo venceu, mas passou longe de jogar bem. Especialmente no primeiro tempo, quando foi completamente envolvido pelo Fluminense. O domínio rival se dava especialmente por ganhar o meio de campo pela superioridade numérica. Kieza de ponta-esquerda não voltava para recompor, e Renatinho era forçado a dar cobertura a Gilson, mas não é a dele marcar. Valentim corrigiu os buracos na etapa final colocando Bochecha e jogando com três volantes. Mesmo mal tecnicamente, o Alvinegro conseguiu ter momentos de superioridade.


LEI DO EX EM DOSE DUPLA



Lindoso e Kieza jogaram no Fluminense entre 2009 e 2012 (Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes)


Aquela famosa lenda do futebol, de que ex-jogadores de um time fazem gol ao jogar contra o antigo clube, reapareceu no Botafogo x Fluminense. Kieza, que jogou nas Laranjeiras entre 2009 e 2010, e Lindoso, que defendeu o Tricolor entre 2011 e 2012, foram os artilheiros da noite que construíram a vitória alvinegra no Nilton Santos. O time ainda tinha em campo Igor Rabello, com passagem pelas categorias de base de Xerém.


BOLA AÉREA


Botafogo voltou a sofrer na bola aérea, mas desta vez usou mais o recurso (Foto: André Durão)


O Botafogo voltou a sofrer com o chuveirinho no clássico: o gol de peito de Pedro após cruzamento de Marcos Junior, foi o 14º tomado pelo alto em 2018. Número que continua representando 50% das 28 vezes que foi vazado na temporada. Mas o fantasma da bola aérea desta vez mais ajudou do que atrapalhou: os dois gols saíram em jogadas de cabeça na grande área. Destaque para Marcinho, autor dos levantamentos precisos para os companheiros marcarem.


AGENDA

O Botafogo só volta a campo no próximo domingo, quando visita o América-MG às 16h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.


Foto destaque: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Rio de Janeiro