Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Em jantar, John Textor cita que quer contratar Christian Benteke, do Crystal Palace, ao Botafogo



Norte-americano falou sobre atacante belga em evento com sócios-torcedores; empresário classifica negociação como 'sonho' e não há nada concreto




Benteke em ação pelo Crystal Palace (Foto: Divulgação/Crystal Palace)



Um novo nome de nível mundial entrou na mira do Botafogo. Em evento realizado com sócios-torcedores na última sexta-feira, John Textor, proprietário da SAF do clube, citou que visa a contratação de Christian Benteke, atacante belga do Crystal Palace-ING.


+ Eduardo Paes tenta fazer John Textor esquecer ideia de construir novo estádio para o Botafogo
O Palace é outra equipe que pertence a Textor, então a transferência não teria custos ao Botafogo. O próprio norte-americano classifica tudo como um "sonho" e "devaneio", mas a ideia existe. Para acontecer, o atacante de 31 anos, claro, precisa concordar.


O Botafogo realmente busca um centroavante no mercado da bola. O plano A é Tiquinho Soares, do Olympiacos-GRE. O Alvinegro já fez contatos iniciais e pretende avançar caso o time grego seja eliminado na Liga dos Campeões - enfrenta o Maccabi Haifa nesta quarta-feira após empatar por 1 a 1 no jogo de ida.


O próprio norte-americano, vale ressaltar, classificou aos sócios como uma negociação improvável. É algo que ele gostaria que acontecesse, mas entende toda a dificuldade envolvida - até mesmo pelo limite de estrangeiros no Brasil.

Christian Benteke foi revelado pelo Genk-BEL e soma passagens por Standard Liège-BEL, Kortrijik-BEL, Mechelen-BEL, Aston Villa-ING, Liverpool-ING e Crystal Palace-ING. Na última temporada, marcou quatro gols e deu uma assistência em 31 jogos pelos Eagles.

Eduardo Paes tenta fazer John Textor esquecer ideia de construir novo estádio para o Botafogo



Prefeito do Rio de Janeiro afirmou que seria contra a construção de uma arena para o Botafogo e a desvalorização do Nilton Santos; pistas de atletismo estão em pauta





Eduardo Paes teve reunião com Textor e Durcesio Mello, presidente do Botafogo (Foto: Arquivo Pessoal)


Estádio foi o principal assunto no encontro entre Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, Durcesio Mello, presidente do Botafogo, e John Textor, proprietário da SAF, no último sábado. O norte-americano ressaltou o desejo de construir uma nova arena para o Glorioso, mas o político não é muito a favor.


+ Botafogo define prioridades de contratações no mercado

Paes evidenciou a vontade de valorizar o Estádio Nilton Santos. Para ele, o estádio se tornaria um "elefante branco" na cidade caso o Botafogo deixasse de ser o dono da concessão - o contrato atual do clube termina em 2051.


+ Elevador com novo reforço do Botafogo cai no Nilton Santos após vitória contra o Athletico


E MAIS: De saída para o Cruzeiro, Chay se despede dos companheiros no Botafogo
Marçal brinca e 'convida' Rafael Carioca para o Botafogo: 'Escuta o povo'
Além dos gols: Lucas Fernandes dita o ritmo do Botafogo e aparece com destaque
Botafogo faz consulta por John Victor, sem espaço no Santos
Botafogo está resguardado em contrato e vai adquirir Jeffinho em definitivo


Vale ressaltar que, por mais do compromisso com esportes olímpicos, o Estádio Nilton Santos não tem sido muito utilizado neste sentido. É nisso que Eduardo Paes tentará convencer para que a pista de atletismo seja colocada de lado.


Recentemente, o Troféu Brasil de Atletismo foi disputado no Nilton Santos. O campeonato, porém, não foi bem aprovado nem por atletas tampouco por membros das comissões técnicas. Até pela falta de atividades, a pista e os equipamentos estavam longe do ideal. O estádio do Botafogo é o "último da lista" no itinerário do atletismo.


As discussões, vale ressaltar, são muito embrionárias. O encontro entre Textor e Eduardo Paes no sábado teve pouco menos de uma hora e o tempo para debater essa questão não foi hábil o suficiente. Mas há a conversa e o prefeito do Rio de Janeiro está disposto a fazer ações para valorizar o Nilton Santos.



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo avança em renovação de cinco anos com Matheus Nascimento



Atacante de 18 anos é a principal joia do clube e terá aumento considerável no salário




Matheus Nascimento está mais perto de assinar a renovação de contrato com o Botafogo pelos próximos cinco anos. A vinda de John Textor ao Brasil serviu para mais uma rodada de negociações com Matheus Nascimento e a família do atacante. O empresário americano participou diretamente das conversas.


Além de ampliar o vínculo pelas próximas cinco temporadas, Matheus também terá um aumento significativo no salário. Aos 18 anos, a principal joia do Botafogo terá uma valorização financeira maior dentro do clube.


O Botafogo estima que a negociação tenha um desfecho positivo em duas semanas. As conversas avançaram conforme era desejo do clube, que está otimista com o futuro da negociação e do próprio jogador na SAF.


+ Nice aceita proposta, e Botafogo negocia detalhes com Danilo Barbosa





Botafogo e Matheus Nascimento avançaram nas conversas por renovação — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Botafogo aguarda fim da janela para renovar com Carli e Gatito


Projeto para o atacante

Enquanto não é titular incontestável no Botafogo, Matheus Nascimento tem sido alvo de uma ideia diferente de John Textor. A renovação de contrato de Erison com o clube e também a busca por um centroavante, deixam mais tempo para o amadurecimento da jovem promessa alvinegra.


Em entrevista coletiva recente, o diretor de futebol do Botafogo, André Mazzuco, disse que o clube inovou na proposta de renovação, oferecendo a possibilidade de o jogador ser emprestado em um dos clubes em que John Textor tem participação para ter uma experiência temporária na Europa antes de chegar ao continente definitivamente.


- Não é um projeto que vamos chegar aqui e mostrar qual é o projeto, mas muita coisa vocês já sabem. No caso do Matheus, temos uma grande oportunidade de ter uma plataforma multiclubes. O Botafogo é um clube da plataforma, como Lyon, Crystal Palace... Não quer dizer que vamos vender para o Crystal Palace, mas podemos utilizar a plataforma para melhorar os jogadores, criar programas e momentos importantes. Para ele foi oferecido um projeto diferente. Mas foi, sim, feito algo bem bacana pessoalmente pelo John, pelo Doug (Freedman), do Crystal Palace, por mim e pelo Luís.


+ Leia mais notícias do Botafogo



Aos 36 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Matheus Nascimento do Botafogo contra o Ceilândia (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-36-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-matheus-nascimento-do-botafogo-contra-o-ceilandia-10571604.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!



Europeus de olho

No fim de junho, Matheus apareceu na capa do jornal espanhol "AS". Tido como um "9 para o futuro" pela publicação, o Real Madrid estaria observando o jogador. Segundo o jornal, ele consta na lista de Juni Calafat, dirigente que levou nomes como Rodrygo e Vini Jr. para o clube espanhol.


Os grandes clubes observam Matheus Nascimento há alguns anos. Destaque das seleções de base do Brasil por onde passou, o centroavante chama a atenção pela boa movimentação, qualidade técnica e faro de gol.


Matheus Nascimento está na temporada mais artilheira pelo profissional do Botafogo. Em 28 jogos com a camisa alvinegra, marcou sete gols e deu uma assistência. No total, tem oito gols e duas assistências em 54 partidas pelo Bota.


Além dos gols: Lucas Fernandes dita o ritmo do Botafogo e aparece com destaque



Meio-campista lidera criação de jogadas do Botafogo nos últimos jogos e tem desempenho positivo apesar de ainda não ter participação direta para gol





Lucas Fernandes em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Lucas Fernandes chegou com pouco alarde ao Botafogo. Uma das contratações da primeira janela, o meio-campista vem deixando, jogo após jogo, a desconfiança inicial para trás e se consolidando como peça importante no Glorioso.


+ Botafogo faz consulta por John Victor, sem espaço no Santos


O camisa 18 não marcou ou deu assistência na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico, mas foi um dos melhores jogadores do Botafogo no Estádio Nilton Santos. No comando do meio-campo, Fernandes foi o responsável por ditar o ritmo da equipe.


O atleta teve 57 ações com bola em 73 minutos em campo. Ele teve 81% de aproveitamento nos passes, criou uma grande chance e ainda contribuiu com quatro desarmes e uma interceptação - os dados são do "SofaScore".


A contribuição, portanto, veio tanto no ataque quanto na defesa. O camisa 18 por pouco não marcou um gol na derrota para o Santos, na última quarta-feira - ele acertou a trave duas vezes. Dessa vez, ele contribuiu ativamente para um resultado positivo mesmo sem uma participação direta para um tento.



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo aguarda fim da janela para renovar com Carli e Gatito



Clube faz primeiros contatos e espera avançar depois de acertar contratações




O foco do Botafogo é a busca por reforços, mas o clube também se movimenta de olho em 2023. O clube planeja, ao fim desta janela de transferências, avançar nas conversas para renovar os contratos de Carli e Gatito, ambos com vínculos até o fim deste ano.


+ Botafogo negocia com Danilo Barbosa, do Nice


Contatos iniciais foram feitos entre clube e os estafes do zagueiro de 35 anos e do goleiro, que tem 34. A diretoria dará mais atenção ao assunto no futuro próximo. Apesar de ambos já poderem assinar pré-contratos com outras equipes, o sentimento não é de urgência pelo bom relacionamento e pela identificação dos dois com o clube.




Gatito Fernández e Joel Carli são homenageados com título de cidadãos cariocas — Foto: Divulgação/BFR


+ Botafogo negocia saída de Klaus para o Atlético-GO


Todos os envolvidos já sinalizaram o interesse nas renovações, mas será preciso avançar nos detalhes dos novos contratos no futuro próximo. Carli está no Botafogo desde 2016, com uma breve interrupção durante 2020. Gatito foi contratado um ano depois, em 2017.


No mês passado, a dupla, juntamente com John Textor, foram homenageados na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Na ocasião, os três receberam títulos de cidadãos honorários da cidade do Rio de Janeiro.



Torcida do Botafogo lota Câmara de Vereadores para homenagem a Carli, Gatito e John Textor (https://ge.globo.com/video/torcida-do-botafogo-lota-camara-de-vereadores-para-homenagem-a-carli-gatito-e-john-textor-10697385.ghtml)


Foco no mercado

No momento, o Botafogo coloca esforços na montagem de um elenco mais competitivo. O clube já confirmou quatro contratações nesta segunda janela de 2022: o zagueiro Adryelson, o lateral-esquerdo Marçal, o meia Eduardo e o atacante Luis Henrique. O único que ainda não jogou é o zagueiro, recém-chegado após rescindir com o Sport.


+ Jeffinho explica comemoração do primeiro gol pelo Botafogo


O Bota tem mais jogadores na mira, principalmente para o ataque. O meia argentino Martín Ojeda tem negociação avançada, e o clube também busca um centroavante. Tiquinho Soares, do Olympiacos, é o nome da vez. Na busca por volantes, a diretoria negocia com Danilo Barbosa, do Nice. Fecha a lista de desejos um goleiro.




Botafogo vence Athletico e Lozetti comenta: "Botafogo começa a respirar" (https://globoplay.globo.com/v/10787377/)



Sucessor de Gatito

Diferentemente das outras posições, o Botafogo trata o possível reforço para a meta com um olhar diferente das outras posições. O departamento de futebol aposta em Gatito e busca um sucessor para o goleiro de 34 anos.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


A intenção é contratar um atleta um pouco mais jovem, com condições de brigar pela posição e, ao mesmo tempo, com paciência para entender o cenário de momento. Ao mesmo tempo, a cara nova terá tempo de jogo, já que há brechas com convocações e até possíveis lesões. O último dos nomes noticiados tem esse perfil: John, do Santos.


Além dele, o clube avaliou positivamente Mailson, ex-Sport e que foi para o Oriente Médio, e Lucas Perri, do Náutico e emprestado ao São Paulo. O primeiro já definiu o destino, enquanto o segundo, com contrato por terminar, é disputado por outros clubes da Série A.