Páginas

sábado, 19 de agosto de 2023

Lei do ex: Lucas Perri, do Botafogo, brilha contra o São Paulo e é destaque no Morumbi; veja vídeo



Goleiro fez quatro grandes defesas e garantiu o empate sem gols fora de casa




Lucas Perri foi decisivo no duelo com o São Paulo, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, o goleiro reecontrou o antigo clube no Morumbi, fez valer a "lei do ex" e saiu do estádio como herói mais uma vez.






Confira as defesas da grande atuação de Lucas Perri diante do São Paulo (https://ge.globo.com/futebol/video/sao-paulo-0-x-0-botafogo-melhores-momentos-20a-rodada-do-brasileirao-2023-11878689.ghtml)


O jogador fez pelo menos quatro grandes defesas no duelo que garantiu mais um ponto ao líder do Brasileirão. A primeira foi logo aos 10 minutos de partida, ao impedir que Juan abrisse o placar - o jogador até foi atingido no lance e teve que receber atendimento no gramado.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Bruno Lage, técnico do Botafogo, justifica ausência de Diego Costa entre os titulares: "Chegou fora de forma"


Mas a decisão foi no segundo tempo. Apesar de pegar outro chute do atacante são-paulino, foi nos acréscimos que o camisa 12 brilhou. Alexandre Pato, aos 46, recebeu uma bola em velocidade na intermediária e chutou firme, que Perri pegou de mão trocada. O árbitro até assinalou impedimento, mas o goleiro estava na jogada.





São Paulo x Botafogo: Lucas Perri comemora defesa — Foto: Marcos Ribolli


Por fim, o empate foi garantido aos 48, em chute de Nathan, com mais uma importante intervenção. A ação rendeu comemoração do jogador, que fez valer o reencontro.


- Acredito que foi um jogo movimentado, a gente criou bastantes oportunidades, infelizmente não conseguiu concluir em gol. Mas feliz, é sempre difícil jogar fora de casa no Campeonato Brasileiro, estádio lotado, e cada ponto é muito importante na nossa caminhada. Conseguimos mais um hoje, graças a Deus - disse o goleiro, logo após o jogo.




Lucas Perri enaltece atuação individual, mas lamenta falta de gols do Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/lucas-perri-enaltece-atuacao-individual-mas-lamenta-falta-de-gols-do-botafogo-11878697.ghtml)



O goleiro Lucas Perri teve uma trajetória longa nas categorias de base do clube paulista e era tratado como substituto natural de Rogério Ceni, que se aposentou em 2015.





São Paulo 0 x 0 Botafogo - Melhores momentos - 20ª rodada do Brasileirão 2023



De 2013 a 2019, Lucas Perri se preparou para se tornar profissional do São Paulo. No entanto, quando teve a primeira sequência como titular, com Hernán Crespo, em 2021, não conseguiu aproveitar e ficou marcado por algumas falhas em um curto período de tempo.





Lucas Perri São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net


Então, foi emprestado ao Náutico, onde o Botafogo o encontrou. Hoje, o goleiro vive o auge da carreira, liderando a defesa mais sólida do Brasileirão.




"Lucas Perri teve uma baita atuação contra o São Paulo", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/lucas-perri-teve-uma-baita-atuacao-contra-o-sao-paulo-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11878741.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Bruno Lage valoriza empate do Botafogo com o São Paulo: "Mais um ponto na nossa caminhada"



Treinador português vê boa partida da equipe e só lamenta as chances desperdiçadas no empate sem gols contra o Tricolor Paulista, no estádio do Morumbi



O técnico Bruno Lage, do Botafogo, valorizou o empate de 0 a 0 contra o São Paulo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Líder disparado, o Alvinegro chega aos 48 pontos na competição.


Para o treinador português, a partida foi difícil e a sua equipe se comportou bem. Ele só lamentou as chances desperdiçadas, citando lances de Janderson e de Eduardo.






São Paulo 0 x 0 Botafogo - Melhores momentos - 20ª rodada do Brasileirão 2023


- Permitimos algumas transições ao adversário, porque também a equipe acreditava que podia fazer o gol e vencer o jogo. No fundo, faltou alguma inspiração. Em determinados momentos podíamos ter feito mais nas chances criadas para marcar o gol, sermos mais assertivos, mas não faltou transpiração. A equipe se comportou muito bem. Veio a um estádio difícil, pressionamos sempre que possível, pressionamos alto, procuramos a bola. isso que é a identidade que queremos passar: correr todos juntos, correr como equipe, criamos várias oportundidades para fazer o gol e chegamos ao fim e continuamos a somar. São 17 jogos sem perder, é um trabalho de equipe e hoje somamos mais um ponto na nossa caminhada - comentou o treinador do Botafogo.


O treinador alvinegro também foi perguntado sobre a expectativa de seus jogadores serem convocados para a Seleção, o que não aconteceu. Lage lembrou que há pouco tempo nem havia esperanças nesse sentido dentro do grupo. E foi solidário a Fernando Diniz.





Bruno Lage concede entrevista coletiva no Morumbi — Foto: Sergio Santana


- Ser treinador é muito difícil, eu hoje tive que escolher os 11, tive que fazer cinco alterações durante o jogo, tive que fazer uma convocatória. Mas o que é importante realçar, e até faço minhas as palavras que tivemos ali juntamente com os atletas, é que há um ano e meio atrás, numa convocatória da seleção do Brasil, ninguém ia perguntar dos jogadores do Botafogo. E isso é o que nos deixa realmente muito orgulhosos. Há alguma coisa de bem que os jogadores estão a fazer, e aquilo que me deixa mais satisfeito, independentemente de haver convocados ou não, é que o que se está a falar é da equipe do Botafogo, e eles estão nesse sentimento. Ficaram eventualmente um ao outro que podia estar na esperança de ser chamados, mas passamos a outro nível, que é aquele nível que é mais importante do que tudo, não é o individual, mas é o coletivo. Foi isso que nós passamos e foi isso que nós sentimos da equipe. É continuar a trabalhar, é continuar a fazer jogos com a unidade que fizemos hoje. É criar oportunidades e tentar marcar os gols os gols nas oportunidades que vamos criando para que independentemente das individualidades seja o nome do Botafogo, o nome da equipe do Botafogo que se realça - disse Lage.




Marçal, do Botafogo, ameniza saída precoce no jogo: "Nada grave" (https://ge.globo.com/video/marcal-do-botafogo-ameniza-saida-precoce-no-jogo-nada-grave-11878847.ghtml)



Mais da coletiva de Bruno Lage

Organização do time

- Primeiro, foi um bom jogo de futebol, segundo, o Botafogo fez um grande... um bom jogo, assim como o São Paulo também fez um bom jogo. Já tinha feito há dois, três dias quando conseguiu a final da Copa do Brasil e hoje voltou a fazer um bom jogo. Por isso acho que foi um jogo agradável e que merecia gols, mas hoje senti que faltou alguma inspiração dos nossos homens da frente de encontrar o caminho do gol. Depois da situação do Lucas Perri, um detalhe que foi muito importante, eu até estava a falar com o Victor Sá e com o Adryelson, não tirando o mérito do Lucas que está a fazer uma temporada realmente fantástica, mas metade dessas defesas já foi em situações de fora de jogo (impedimento). Aos poucos e também com uma crença enorme da parte dos jogadores, estamos a dar alguns passos em ir ao encontro também de um time que nós entendemos que pode ser uma equipe com maior controle do jogo com bola e por vezes ser uma equipe um bocadinho mais pressionante com linha defensiva um bocadinho mais subida e hoje a equipe teve um comportamento muito bom nisso. Se vocês forem ver, há vários exemplos isso em que a linha está minimamente organizada e a deixar em situações de fora de jogo os jogadores de São Paulo.


Estreia de Diego Costa e o café com Tiquinho

- Nós falamos com ele, ele até ficou um pouco surpreso de ter vindo logo. Mas eu senti pela experiência dele e por aquilo que ele fez em apenas um treino, porque praticamente ontem não treinamos, senti que ele podia fazer boa entrada e fez. É um jogador experiente, que segurou a bola, que tentou ligar os pontas e com a meia. Teve ali uma situação em que ele foi travado em falta. Também não vamos dar essa responsabilidade a ele, apesar de ser um homem experiente e dele vir e imediatamente ter que fazer o que o Tiquinho está a fazer. Ele chegou com um espírito muito bom, eu até quero realçar isso, porque as palavras são essas, ele tem dito que está aqui para ajudar e para se marcar e referenciar principalmente a grande temporada do Tiquinho. No primeiro dia eles até almoçaram frente a frente e na altura do café, foi o Diego que foi servir o Tiquinho com o café, por isso achei isso curioso, eu não sei se eles conheciam do passado, mas achei curioso de estarem frente a frente e o Diego, para além das palavras, ter esse momento. Que ele me perdoe por partilhar coisas internas, mas acho que merece ser partilhado. Ele foi servir o cafezinho ao Tiquinho. Espero que no dia da manhã ele também possa servir uma outra vez ao Tiquinho, o Tiquinho ao Diego, mas neste momento ficamos satisfeitos por ele ter aceitado o desafio. Eu também sinto confortável no meio da equipe e o que nós queremos é isto. Destes 20 minutos que ele jogou, vamos começar a aumentar para que ele tenha um rendimento mais sustentado e um volume de jogo maior.


Diferenças do time com Lage

- A equipe tinha uma ideia muito clara de jogar com o Luis Castro, entretanto sentimos que houve algumas ligeiras alterações quando esteve o Cláudio Caçapa com o Lucio, que eles fizeram um pouco mais de alguma agressividade em determinados momentos e estamos a sentir que os jogadores também querem ser uma equipe ligeiramente mais pressionante. Foi aprendizado que nós também tivemos, principalmente agora que existem muitas equipas a sair a três jogadores. Normalmente o São Paulo faz isso com o Rafinha na direita, joga os dois zagueiros e o Rafinha abaixa para sair a três. Coloca muita gente por dentro e nós sentimos que hoje tínhamos de ser uma equipe mais pressionante. Porque senão eles iam encontrar os volantes e os meios por dentro, iam chegar aos corredores, iam ter a ter mais bola e iam nos empurrar lá para trás. Infelizmente durante grande parte do jogo, e vocês podem reparar, houve muita bola que nós recuperámos no meio campo ofensivo e até quando eu penso que uma delas conduziu à situação em que o Eduardo aparece na cara do goleiro. Nós preparámos isso, preparámos a equipa com o Rafinha a jogar à direita, preparámos isso com a saída dos volantes ao lado dos zagueiros para continuar a pressionar e curiosamente o São Paulo sai com os dois zagueiros e com o lateral-esquerdo a saída a três e nós estávamos preparados para isso. Por isso nós percebermos aquilo que a equipa vai fazendo de bem e tentando sempre sugerir aos jogadores se eles sentem-se confortáveis a fazer. A resposta tem sido muito boa. Nós estamos a fazer isso, quer defensivamente, quer ofensivamente, ter um crescimento em que ninguém fique apavorado, mas dar uma continuidade ao trabalho devido a ser feito, não só na tabela, mas também na nossa forma de jogar.


Quem joga na lateral direita contra o Bahia?

- Sobre o JP Galvão e o Mateo Ponte, já falei na última coletiva sobre isso, este é o projeto de Botafogo, foi construída apenas a ideia que eu tenho e a ideia que as pessoas me passam, ter um jogador com experiência em cada posição e depois ter jovens valores, quer da base e quer a oportunidade marcada para se juntar por isso. Temos o Colassi, que tem feito uma época muito boa e temos dois jovens valores a crescer naquela posição, como temos o Diego, como temos o Mateo, como temos o Hugo e hoje até acabámos com o JP e Hugo nas laterais. É um trabalho, nós temos neste momento, 29 jogadores, mais quatro goleiros e temos tido a preocupação de, no treino, todos os jogadores terem as mesmas oportunidades de treinar, terem as mesmas oportunidades de evoluir e de jogar de três em três dias, como nós estamos jogando, as oportunidades vão aparecer e eles vão correspondendo. Uma vez mais hoje o Hugo voltou a fazer um jogo com segurança e o JP, em determinado momento, senti que podia entrar para dar alguma tranquilidade à linha defensiva porque senti que situações de um contra um podiam tentar forçar o cartão amarelo e o JP entrou muito bem porque também teve muito boas indicações.


Opções para o ataque

- O Janderson é o exemplo perfeito daquilo que é um jovem valor e que nós não podemos colocar uma pressão tremenda em cima dele. Ele tinha feito no Santos uma boa entrada, depois não me recordo agora o jogo, mas foi a opção. Quis ver outros jogadores naquela posição, optei por ver primeiro o Júnior, porque o Júnior já tinha jogado naquela posição e o Carlos Alberto também vinha a desempenhar muito bem naquela posição e depois tinha uma entrada muito boa no último jogo internacional. E senti que hoje a equipe poderia iniciar da mesma forma que iniciou a segunda parte, e o Janderson fez um jogo. Um jogo seguro, a pressionou bem, percebeu muito bem quais as situações seriam sempre que o adversário tentasse mudar a forma de sair a jogar, ou com dois ou com três. E ele foi muito inteligente a interpretar isso, tanto pressionou com a três como nós pretendíamos quando havia alteração a dividir entre os centrais, fez isso muito bem e ainda Houve uma clara situação de gol e outra que tem a situação de gol estar na cara do goleiro, tem o lance esquerdo que a bola sai rente à trave. É isso que nós queremos de nossos pontas. Sem nunca lhe colocar a pressão tremenda de ele ser o substituto do Tiquinho e deixá-lo sempre confortável para ele poder fazer os jogos.



Leia mais sobre o Botafogo:

Atuações do Botafogo: Lucas Perri é o melhor em empate contra o São Paulo; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal no 0 a 0 pelo Campeonato Brasileiro




Ranking de Atuação

Ordenar por:






Lucas Perri - GOL

nota ge 8.0
público 9.4

Fez uma defesa espetacular em lance de mano a mano com Alexandre Pato já na reta final da partida. Antes, já havia feito boas intervenções contra Juan, de novo em mano a mano, no primeiro tempo.



Di Placido - LAT

nota ge 4.0
público 6.6

Levou um cartão amarelo com dois minutos de jogo por uma falta completamente evitável e isso limitou qualquer movimento mais brusco dentro de campo. Sofreu com bolas nas costas e movimentos em velocidade dos atacantes do São Paulo.



JP Galvão - MEI

nota ge 5.0
público 5.8

Deixou espaços na defesa. Teve dificuldade na recomposição e na correria do São Paulo.



Adryelson - ZAG

nota ge 7.0
público 9.4


Praticamente perfeito na cobertura pelo alto. Cortou duas bolas em lançamentos longos que fatalmente encontrariam algum jogador do São Paulo livre dentro da área.



Víctor Cuesta - ZAG

nota ge 6.5
público 9.1

Partida segura no alto. No chão, teve alguma dificuldade, mas nada que comprometesse o andamento da equipe.



Marçal - LAT

nota ge 5.5
público 6.3

Fez partida razoável. Sofreu com bolas nas costas, mas teve energia para correr atrás e se recuperar. No ataque, foi tímido. Foi substituído antes do intervalo por causa de uma pancada no tornozelo esquerdo.



Hugo - LAT

nota ge 6.5
público 7.7

Correto defensivamente. Foi bem nas linhas de impedimento para "evitar" dois gols de Luciano corretamente anulados. Foi tímido no ataque para focar na marcação de Lucas.



Marlon Freitas - MEI

nota ge 6.0
público 7.6


Teve menos espaço que o comum para lançar e criar jogo. Ajudou mais na saída de bola e, por isso, apareceu menos.



Tchê Tchê - MEI

nota ge 6.5
público 7.4

Um dos jogadores mais participativos do Botafogo na partida. Correu muito e ajudou a equipe a sair da pressão do São Paulo.


10º
Eduardo - MEI

nota ge 4.5
público 6.3

Além de ter perdido a chance mais clara do Botafogo no primeiro tempo, teve dificuldade para acompanhar o ritmo do sistema ofensivo e alimentar os atacantes.


11º
Victor Sá - ATA

nota ge 5.0
público 6.6


Foi mais participativo que Luís Henrique, mas ainda sem ter uma atuação efetivamente boa para encher o saco da defesa do São Paulo. Criou uma boa chance. Contribuiu mais taticamente.


12º
Júnior Santos - ATA

nota ge 5.0
público 3.7

Não entrou bem. Errou dribles no terço final e não deu continuidade a jogadas de ataque. Contribuiu mais defensivamente.


13º
Janderson - ATA

nota ge 5.5
público 5.7

Não faltou disposição, mas faltou capricho. Correu e incomodou zagueiros. Teve a bola do jogo nos pés, mas chutou errado.


14º
Diego Costa - ATA

nota ge 6.5
público 5.7


Teve primeiros minutos promissores com a camisa do Botafogo. Jogou praticamente sozinho no ataque e, mesmo assim, prendeu a bola e conseguiu uma falta perigosa.


15º
Luis Henrique - ATA

nota ge 4.5
público 5.0

Incomodou pouco a defesa. Voltou muito à intermediária para receber a bola e, consequentemente, pouco apareceu no 1x1.


16º
Matías Segovia - MEI

nota ge 6.0
público 7.3


Deu mais perigo à defesa do São Paulo. Partiu para cima e chamou mais atenção. Efetivamente, porém, só criou perigo em um chute que foi desviado no meio do caminho.


17º
Bruno Lage - TEC

nota ge 6.0
público 6.4

Optou por uma estratégia de pressionar muito alto o São Paulo. O Botafogo criou duas chances claras assim, mas Eduardo e Janderson perderam chances na cara.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo negocia saída de Lucas Mezenga para o Tondela, de Portugal





São Paulo 0 x 0 Botafogo - Melhores momentos - 20ª rodada do Brasileirão 2023





São Paulo x Botafogo: Lucas Perri comemora defesa — Foto: Marcos Ribolli




"Lucas Perri teve uma baita atuação contra o São Paulo", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/lucas-perri-teve-uma-baita-atuacao-contra-o-sao-paulo-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11878741.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — São Paulo

Sem Tiquinho Soares, Botafogo tem Eduardo como protagonista de bons números na temporada



Em seu segundo ano no Alvinegro, o meio-campista de 33 anos é peça fundamental no bom aproveitamento da equipe



Eleito quatro vezes - em quatro meses de Campeonato Brasileiro - como o melhor jogador do prêmio sazonal distribuído pela organização da competição, Tiquinho Soares tem sido o grande nome do Botafogo. No entanto, o atacante tem tido uma “sombra amiga” como destaque na atual temporada alvinegra: o meio-campista Eduardo.







Diniz elogia jogadores do Fluminense convocados e por que não chamou atletas de Botafogo e Flamengo (https://ge.globo.com/video/diniz-elogia-jogadores-do-fluminense-convocados-e-por-que-nao-chamou-atletas-de-botafogo-e-flamengo-11876086.ghtml)


Com a ausência de Soares devido à uma lesão no joelho, os olhares de confiança de parte da torcida do Botafogo têm se voltado para Eduardo. Tendo o auxílio do Espião Estatístico, o ge avalia como a presença e a ausência do camisa 33 impactam no aproveitamento da equipe.



Eduardo x Tiquinho

O experiente meio-campista, de 33 anos, atuou em 29 dos 50 jogos do Alvinegro neste ano. Tendo Eduardo em campo, foram 22 vitórias, seis empates e apenas uma derrota, entre partidas do Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão, um aproveitamento de 82,8%. Neste período, Eduardo marcou 10 gols e contribuiu com cinco assistências.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Rafael critica ausência de jogadores do Botafogo para a Seleção Brasileira


Tendo Eduardo atuando como titular sem a presença de Tiquinho Soares, em 2023, o Botafogo disputou quatro partidas, conquistou três vitórias, empatou uma vez e não teve nenhuma derrota, um aproveitamento de 83,3%.


Tiquinho teve mais atuações que o companheiro nesta temporada, 34 ao todo. Com o camisa 9 em ação, o Botafogo tem um aproveitamento de 73,5%, sendo 23 vitórias, seis empates e cinco derrotas, também entre partidas do Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. Neste período, Soares marcou 25 gols e deu sete assistências.


Nos confrontos em que teve Tiquinho Soares iniciando como titular sem a presença de Eduardo, em 2023, o Botafogo disputou 11 partidas, teve seis vitórias, dois empates e três derrotas, o que representa um aproveitamento de 60,6%. Uma queda de 22,7% em comparação às estatísticas do time com o camisa 33.


- Eduardo é um dos pilares do Botafogo na temporada. É líder em passes decisivos e nas chances de gols criadas pelo Alvinegro. Isso acontece porque ele é um jogador que se movimenta muito durante as partidas, criando espaços para a equipe evoluir no campo de ataque. Dá dinamismo ao time por ter um ótimo passe rápido, de primeira, auxiliando a quebrar as linhas de defesa dos adversários - ressaltou a comentarista Rafaelle Seraphim.


Sequência sem o artilheiro

Há dois jogos sem o goleador, o Botafogo tem mantido a invencibilidade construída nas 14 partidas anteriores à lesão do seu camisa 9. Principal nome na campanha do primeiro turno, e artilheiro do torneio com 13 gols, Tiquinho Soares é desfalque do Glorioso por ao menos mais três semanas devido a uma contusão no ligamento colateral medial do joelho, no duelo contra o Cruzeiro, no Mineirão, na 18ª rodada.





Eduardo e Tiquinho, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Desde julho de 2022 no Alvinegro, Eduardo iniciou 42 jogos como titular. O veterano acumula 27 vitórias, 11 empates e quatro derrotas. Neste sábado (19), diante do São Paulo, às 16h, no Morumbi, em confronto válido pela 20ª rodada do Brasileirão, o meio-campista pode aumentar o seu retrospecto positivo pelo Botafogo e ajudar na manutenção da liderança isolada do clube carioca no Brasileirão.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Matheus Andrade* — Rio de Janeiro