Páginas

domingo, 15 de dezembro de 2013

Bota faz planos, e presidente alerta: 'É complicado jogar lá em cima'


Equipe encara o Deportivo Quito na altitude de 2.850 metros. Ideia é utilizar dois times diferentes no início de 2014, mas Assumpção se preocupa com parte financeira




Maurício Assumpção: alegria com a vaga e preocupação com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Botafogo (Foto: Fábio Castro / Agif)


Ainda sem a confirmação de quem será o técnico em 2014, o Botafogo iniciou o planejamento para o jogo contra o Deportivo Quito, válido pela fase preliminar da Libertadores. A partida no Equador será dia 29 de janeiro e, por causa do tempo curto, a ideia é montar dois times neste início de ano, um para a competição continental e outro para o Carioca. A pré-temporada alvinegra deverá ser realizada em Saquarema-RJ, no CT da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Sem pressa de anunciar o novo comandante, o presidente Maurício Assumpção disse que confia nas pessoas à frente do departamento de futebol para traçar os rumos da equipe.

- Isso era uma ideia do departamento de futebol, ter um time para o Carioca e um para a Libertadores, e acho que isso deve sair do papel. A preparação para o jogo será feita pelo departamento técnico, tanto no Rio quanto em Quito. Vão definir se o time viaja uma semana antes, duas semanas, no dia... Eles vão analisar e decidir. Estou aqui para dar respaldo e condição financeira. Nós temos que respeitar o Deportivo Quito, é complicado jogar lá em cima - disse à Rádio Tupi.

Assumpção comentou sobre a alegria de, enfim, voltar à Libertadores e também sobre a dura realidade financeira do clube, que deve ter um elenco mais enxuto nesta temporada.

- Existe a felicidade da classificação, mas também a preocupação de que temos que montar um elenco, e com todos os problemas que enfrentamos, como o fechamento do Engenhão. Apesar disso, conseguimos fechar o ano pagando funcionários e jogadores. Os clubes vão ter que se adequar ao que será exigido, a realidade vai mudar e vai ter jogador desempregado em janeiro. Nossa folha é de 4,5 milhões, tem uns sete ou oito clubes com números maiores e nós terminamos o Brasileiro em quarto.

Por fim, o mandatário do Glorioso mandou um recado para os torcedores. Ele espera que todos estejam em peso ao lado do time em 2014.

- Façam a diferença como fizeram no jogo contra o Criciúma. Assim, vamos mais longe.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Assumpção mostra confiança em Hungaro, mas diz que há outras conversas


Presidente do Botafogo conta que há outras questões sendo levadas em consideração para escolha do novo treinador, que vai comandar o time na disputa da Libertadores




Eduardo Hungaro (Foto: Divulgação/ Botafogo)
Eduardo Hungaro está cotado para assumir
 o Botafogo (Foto: Divulgação/ Botafogo)
Cogitado para assumir o time profissional do Botafogo, o técnico do sub20 alvinegro e ex-auxiliar de Oswaldo de Oliveira, Eduardo Hungaro, tem a confiança do presidente do clube, Mauricio Assumpção. Tanto é que o mandatário alvinegro disse que se faltasse apenas o aval dele, a decisão já teria sido tomada.

- Se faltasse o ok do presidente (para a promoção de Hungaro), ele já teria sido dado há muito tempo. Na verdade, o Eduardo já conhecemos desde o mirim. Nós conhecemos os treinadores do Botafogo. Têm outras questões que estão sendo levadas em consideração, outros acertos que são vistos, conversas que estão acontecendo - disse o dirigente.

De acordo com o vice-presidente de futebol do Glorioso, Chico Fonseca, a diretoria procurou Tite e vários outros treinadores.


Leia mais no LANCENET! 

Botafogo não terá reforço de peso mesmo sem investir alto em treinador



Eduardo Húngaro conversa com Seedorf durante treino do Botafogo no Engenhão Vitor Silva/SSPress

O Botafogo ficou 18 anos sem disputar a Libertadores, o que voltará a ocorrer em 2014. E o torcedor que esperava ver um time com grandes craques irá se decepcionar. Com os pés no chão, a diretoria não fará loucuras para criar o elenco da próxima temporada e aposta na manutenção do atual grupo para colher bons resultados na competição continental.

Porém, isso representará um baque na maioria dos torcedores, que ficaram com um pé atrás com a decisão de efetivar o auxiliar técnico Eduardo Húngaro como treinador da equipe. A situação ficará ainda pior com a decisão de não fazer contratação de impacto para a disputa da Libertadores.

"O Botafogo vive situação financeira complicada. Não vamos prometer pagar mais do que podemos. Nossa prioridade é pagar em dia. Foi uma promessa feita a este grupo de jogadores. Por isso não deveremos ter grandes contratações. Somente se esses jogadores se adequarem ao nosso projeto", disse o vice de futebol do Botafogo, Chico Fonseca, à Fox Sports.

Por outro lado, os principais jogadores do elenco deverão permanecer. Casos de Jefferson, Dória, Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques. Todos tem contrato com o clube, que não abre mão desses atletas para a Libertadores. Além desses, o Botafogo tentará ainda a renovação com Elias, Bruno Mendes, Hyuri e André Bahia. Já Rodrigo Defendi e Renato, até junho de 2014, não terão seus vínculo ampliados.

Seedorf é um caso a parte. O holandês tem contrato com o Botafogo até junho de 2014, data anterior à final da Libertadores, por exemplo. O Alvinegro acredita que não haverá problema para ampliar o vínculo nessa hipótese. Porém, será difícil manter o camisa 10 até o fim da temporada. Ele terá concluído seu curso de treinador e deverá iniciar sua nova carreira no futebol.

O Botafogo terá que bater o Deportivo Quito-EQU para entrar na fase de grupos da Libertadores. O primeiro jogo será no Equador, no dia 29 de janeiro. Já o segundo, ocorrerá no dia 5 de fevereiro, no Maracanã. Para essa partida, os gols marcados fora de casa serão utilizados como quesito de desempate.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Em crise financeira, rival do Botafogo perde estrelas antes da Libertadores


Deportivo Quito não vai contar com os serviços do experiente goleiro Carini e do goleador Frederico Nieto, ex-Atlético-PR



Carini atuou pelo Atlético-MG entre
2009 e 2010 (Foto: Reprodução / site)

O sorteio realizado na última quinta-feira traçou o início da trajetória botafoguense no retorno do clube à Libertadores após 17 anos. A caminhada terá início contra o Deportivo Quito, na Pré-Libertadores, e os torcedores que apenas ouviram falar dos rivais durante 2013 podem ficar mais tranquilos. Em grave crise financeira, o clube não conta mais com seus dois principais nomes na última temporada: o goleiro uruguaio Héctor Fabián Carini e o atacante argentino Frederico Nieto.

Ambos saíram por falta de pagamento. O goleiro, de 33 anos, era uma das maiores lideranças do grupo. Com vasta experiência no futebol europeu, onde passou por Juventus e Inter de Milão, entre outros, Carini chegou inclusive a atuar no Brasil, entre 2009 e 2010, quando defendeu as cores de outro alvinegro, o Atlético-MG. Antes de acertar com a equipe equatoriana, havia jogado pelo Peñarol, em 2012.

Nieto foi o maior goleador da equipe na temporada. Com impressionantes 29 gols em 34 partidas, média de 0,85 por jogo - como comparação, Hernane, o artilheiro do Brasil, terminou o ano com média de 0,61, marcando 36 vezes em 59 partidas. Com seu 1,90m, se destaca nas jogadas aéreas, como fez durante sua passagem de dois anos e meio pelo Atlético-PR. Um problema a menos para a dupla Dória e Bolívar, e também para Jefferson na competição sul-americana.

Nieto nos tempos de Furacão: goleador
 também não pertence mais ao Deportivo
Quito (Foto: Divulgação/Atlético-PR)
O jornalista britânico Tim Vickery, que vai a fundo no estudo de equipes de futebol da América do Sul para coberturas internacionais, analisou o momento vivido pelo primeiro rival botafoguense em entrevista à Rádio Globo, no último sábado. Para ele, que ainda aponta outro destaque que está de saída do Deportivo, o Botafogo é franco favorito.

- O clube passa por uma crise financeira muito grande. Os melhores jogadores estão indo embora por falta de pagamento. O Nieto, artilheiro do time e que jogou no Atlético-PR, está indo embora. O Colón, canhoto, baixinho e habilidoso, também, o povo o quer na seleção do Equador. O Deportivo vai ter de se estruturar com uma rapidez impressionante. A altitude não deveria ser problema. O Botafogo, mesmo com mudança de comando, tem tudo para passar. Só não passa se tiver falha no planejamento - analisou.

O primeiro desafio do Botafogo contra o Deportivo Quito será no Estádio Atahualpa, localizado na capital equatoriana, com 2.850 metros de altitude, no dia 29 de janeiro. A partida de volta, no Rio de Janeiro, está marcada para o dia 6 de fevereiro. Quem avançar no confronto entra no Grupo 2 da competição, com Unión Española, do Chile, o terceiro representante da Argentina (San Lorenzo ou Lanús) e o Independiente José Teran, do Equador.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro