Páginas

domingo, 14 de agosto de 2022

Análise: os problemas do Botafogo para achar o caminho do gol



Time fica no zero contra o Atlético-GO e amarga mais um tropeço em casa no Brasileirão




O Botafogo não saiu do zero contra o Atlético-GO, mas não foi por falta de tentativa. 13 finalizações, revezamento nas pontas e substituições focadas no ataque. Apesar de muito esforço, a equipe não achou o caminho do gol. Problema que tem solução em duas frentes: treinamento e iniciativa dos jogadores.


+ Castro analisa encaixe de novos reforços no time





Jeffinho disputa a bola com defensor — Foto: Vitor Silva/Botafogo


No 0 a 0 do último sábado, o Bota entrou em campo (mais uma vez) com uma escalação diferente. E deu sinais de falta de entrosamento em alguns lances, com passes e movimentações erradas. O que causou problemas defensivos, sobretudo no primeiro tempo. Mas, principalmente, dificultou os avanços com qualidade para a defesa do Dragão.


- Precisávamos de novas dinâmicas. O Matheus é mais de ligações, o Erison é mais de profundidades e contatos físicos. 14 finalizações não é um número baixo, é um bom número. Jogamos muito tempo com 10 (Sampaio foi expulso no segundo tempo), o que também contribui. Mas, não marcamos. Então, quando olhamos para esses números e vemos que não fizemos gols, é claro que precisamos de mais qualidade nas finalizações - analisou o técnico Luís Castro.








Tentativas sem sucesso

Das três novidades na escalação, apenas Marçal pareceu encaixado ao time. No meio de campo, Oyama não se destacou em um papel mais ofensivo. No ataque, Victor Sá voltou de lesão e sentiu o ritmo do jogo, principalmente ao jogar desconfortável na ponta direita, e não na esquerda.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Castro inverteu o atacante e Jeffinho de lado algumas vezes. No segundo tempo, colocou Erison e Luis Henrique no jogo. Depois, a expulsão de Sampaio obrigou o treinador a mudar a formação. De todas as maneiras, o caminho para o gol defendido por Renan não se mostrou claro.


Adryelson estreia bem


Apesar da noite ruim, a rodada também foi de boas notícias. Porque Marçal voltou de lesão e melhorou a defesa. O lateral não só deu mais segurança ao lado esquerdo, como também foi acionado frequentemente para ajudar na saída de bola. Além dele, outro defensor que mereceu elogios foi Adryelson.



"A gente esperava muito mais", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-gente-esperava-muito-mais-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10847651.ghtml)

 


Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


Depois de algumas partidas no banco de reservas, o zagueiro foi na fogueira para fazer a estreia. Com a expulsão do titular da posição, o defensor entrou no segundo tempo para ajudar o Botafogo a segurar um adversário que teria superioridade numérica. A resposta foi positiva, com bons desarmes que chegaram a animar a arquibancada.


A boa impressão coloca o jogador como favorito para herdar a vaga de titular na próxima rodada do Brasileirão, contra o Juventude, às 11h (de Brasília) do próximo domingo, fora de casa. O Botafogo soma 26 pontos e está provisoriamente na 11ª posição da tabela.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Castro já pensa como encaixar reforços no Botafogo: "Complexo"

 


Treinador afirma que cariocas não deixaram o adversário criar mesmo após expulsão



Após o empate por 0 a 0 entre Botafogo e Atlético-GO, neste sábado, no Nilton Santos, o assunto mais importante da coletiva não foi o jogo e sim a inserção dos novos reforços de olho na sequência da equipe na temporada. Na última semana, o clube acertou as contratações de Danilo Barbosa, Gabriel Pires, Tiquinho Soares e Jacob Montes.


- Vou voltar a ser repetitivo. Quando chegam jogadores, são jogadores estranhos ao grupo que nós vamos ter que ter tempo para integrá-los e os colocar. Vamos ter a tentação de colocá-los para jogar logo, mas temos que segurar um pouco essa tentação. Porque todos eles vêm com diferentes níveis físicos também, uns parados há algum tempo, outros a jogar, outros com alta carga de jogos, outros sem treinar há duas semanas.



+ Atuações do Botafogo: Jeffinho e Tchê Tchê se salvam em jogo ruim


- Outro que já vem com temporada de Champions e de Liga Europa, como é o Tiquinho. São diferentes situações e níveis, e conjugar tudo isso é extremamente complexo. Mas vamos ter que fazer e ainda bem que vamos ter jogadores. Quanto mais jogadores chegarem, melhor. Agora a integração e a construção são muito difíceis.





Luis Castro, técnico do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Sobre o jogo, na visão do treinador português, os alvinegros estiveram melhores após a expulsão de Philipe Sampaio, ocorrida aos 16 minutos da etapa final.


- Jogou melhor no primeiro tempo do que no segundo tempo. Os dados estatísticos não deixam mentir. Estivemos estáveis, não deixamos o Atlético-GO criar situações em cima de nós quando estávamos com 10. Ficamos estáveis. Tivemos muitas situações de bola parada, o Matheus teve algumas chances. Penso que estivemos bem na segunda parte e não estivemos tão bem no primeiro tempo.



Luís Castro fala sobre os reforços do Botafogo (https://ge.globo.com/video/luis-castro-fala-sobre-os-reforcos-do-botafogo-10847655.ghtml)



Castro também comentou sobre a situação de quem escalar pela ponta esquerda, já que Jeffinho e Victor Sá trocaram de lado algumas vezes durante o duelo.


- Os nossos pontas, todos eles, gostam de jogar mais na esquerda. Tenho que ver quem perde menos quando joga no lado direito. Temos que perceber isso. O Victor rende mais à esquerda, o Luis Henrique também e o Jeffinho também, mas o certo é que alguém tem que jogar pela direita. Jeffinho tem uma qualidade técnica que o permite jogar à vontade pelos dois corredores. Mas penso que, dos pontas, o Jeffinho consegue ter uma menor queda de rendimento.



Outros tópicos:







Posicionamento de Matheus Nascimento

- Já utilizamos o Matheus em outras posições. É um jogador em crescimento, ainda está em processo de maturidade. Ele é um 9, claramente. Mas pode ser um 9 que joga atrás de outro 9. A função de um 10 ele pode fazer, mas é mais abrangente. Ele rende mais na posição de 9 do que de 10.


Alternativas para a zaga de olho no próximo jogo após a expulsão de Sampaio

    
- Nós temos soluções para a zona central da defesa. O Carli está lesionado, mas temos o Adryelson, o Mezenga, o Cuesta. Foi uma imprudência dele, mas não temos mais o que fazer. A árbitra não podia fazer outra coisa já que ele já tinha o amarelo. Vamos preparar o próximo jogo.



"A gente esperava muito mais", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-gente-esperava-muito-mais-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10847651.ghtml)



Mudanças no ataque e necessidade de serem mais efetivos

- Fomos à procura de refrescar o ataque, porque alguns jogadores vinham de um tempo parado. Precisávamos de novas dinâmicas. O Matheus é mais de ligações, o Erison é mais de profundidades e contatos físicos. Catorze finalizações não é um número baixo, é um bom número.


- Jogamos muito tempo com 10, o que também contribui para essa boa avaliação. Mas, não marcamos. Então, quando olhamos para esses números e vemos que não fizemos gols, é claro que precisamos de mais qualidade nas finalizações.


Elogios à defesa

- A linha defensiva suportou bem a equipe. Tivemos erros técnicos na transição. Não fizemos um jogo de alto nível, mas fizemos um segundo tempo razoável. Tivemos alguns problemas porque a nossa construção não esteve bem, principalmente na primeira parte. A saída de bola saiu melhor do lado esquerdo. Defensivamente, suportamos muito bem. Somar é melhor do que não somar nada. Queríamos a vitória, mas ela não veio. Vamos continuar o nosso trabalho com a dedicação que tivemos até hoje.


Ausência de Lucas Fernandes fez falta?

- As alternativas que tínhamos para a posição eram Romildo, Patrick e Oyama. Oyama trabalhou muito, assim como os outros, trabalhou bem. Nessa semana, teve níveis bons no treino. Defendo a meritocracia na equipe. O que leva o jogador ao jogo é o treino.


- Lucas Fernandes vocês sabem quem é. É um jogador muito valioso para a equipe. Quando não puder, algum outro jogador vai jogar no lugar e tem que ir bem.


+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!