Páginas

sexta-feira, 10 de março de 2023

As promessas que John Textor cumpriu e deixou de cumprir em um ano à frente do Botafogo



Relembre promessas feitas pelo empresário americano ao longo desse tempo e em que estágio elas estão atualmente




A aquisição da SAF do Botafogo por John Textor completa um ano de seu primeiro aporte financeiro nesta sexta-feira. Ao longo desses 365 dias, o americano falou muito sobre o clube e os projetos preparados para a reestruturação nos anos futuros.





ge Botafogo: “John textor não precisa ter conhecimento de Brasil”, diz Giba Perez (https://ge.globo.com/podcasts/video/ge-botafogo-john-textor-nao-precisa-ter-conhecimento-de-brasil-diz-giba-perez-11433768.ghtml)


Entre as promessas que já foram cumpridas, as que estão em andamento e as que ainda não foram cumpridas, o ge preparou um panorama do que vem sendo feito no clube desde que se tornou oficialmente uma empresa. Confira a lista abaixo:


Investimento em scouting

O scout é um ponto de investimento crucial no funcionamento do clube. Uma forma de encontrar bons jogadores a baixo custo. E John Textor prometeu alto investimento no setor, que não é bem planejado em alguns clubes brasileiros.


"Em termos de plano imediato, os clubes brasileiros não investem o suficiente em scouting, em dados. Acho que precisamos trazer dinheiro e pessoas para melhorar o scouting e o scouting baseado em dados."


✅ CUMPRIDO - Desde a implementação da SAF, o Botafogo possui a maior equipe de scouting da história do clube. Mais de quinze profissionais - entre base e profissional - chegaram para a área.


Leia mais sobre o Glorioso:

+ Luís Castro balança no cargo, e Botafogo avalia demissão

+ Após nova reunião com credores, Botafogo fica otimista e se aproxima de acordo


Investimento em estrutura

Outro ponto crucial para o Alvinegro é a estrutura de treinamentos. É o único dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro que ainda não tem um centro de treinamento fixo e o americano prometeu solucionar.


"O investimento na estrutura, no CT, tornando um lugar melhor para jogar. Não pense que isso não importa. No Crystal Palace, botamos milhões de dólares no CT da base, e o time principal está do outro lado da rua com boa estrutura. Mas vá ao site, você vai ver que às vezes eles treinam no CT da base, de tão avançado que é".


"Minha reação ao vir aqui (no Espaço Lonier) é de que deve ser um dos lugares mais bonitos para jogar futebol no mundo. É antigo, rústico. Deus fez o trabalho dele, agora temos que fazer o nosso. Temos que deixar a estrutura no padrão que desejamos".


"Quando chego ao estádio, provavelmente quero botar uma mão de tinta em algumas coisas. Mas o que importa é o que acontece em campo".


🔜 EM ANDAMENTO - O Espaço Lonier passa por melhorias internas, mas o clube ainda não tem um CT focado para as categorias de base e discute com a prefeitura a possibilidade da cessão de um terreno na zona oeste da cidade.





John Textor com Thairo Arruda no CT Lonier — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Equidade com os outros clubes da holding

Como dono de uma holding que tem participação em vários clubes ao redor do mundo, Textor falou também sobre como seria a relação entre as equipes da qual é sócio: Molenbeek-BEL, Crystal Palace-ING e, posteriormente, Lyon-FRA.


"Espero que o Botafogo atue em parceria com outros clubes da mesma prateleira. Isso nunca aconteceu antes. Nenhum clube deve ser apenas um satélite para outro. Todo clube é importante para a sua torcida, para o seu país. Por que eu faria isso? Não tem lógica.


Quando falamos de colaboração, isso dá mais oportunidades. Usar essa identidade global para mapear e atrair talentos. Essa é uma grande oportunidade para o Botafogo. E, nessa equação, você tem que dar e receber em proporções iguais".


❌ NÃO CUMPRIDO - O Botafogo, por exemplo, perdeu Jeffinho para o Lyon, clube que faz da Eagle Holding, em uma negociação marcada por uma negociação falha entre as partes. O clube carioca até recebeu jogadores vindo de outros times de Textor, mas todos para a base ou sub-23 - ainda nenhum para o profissional de forma efetiva.


- Nosso pensamento é sempre de melhorar o elenco. Essa questão do multiclubes vem também para isso, para otimizar nosso elenco como um todo, e não só tratar jogador como peça de negócio - disse o diretor geral Thairo Arruda.


Perfil das contratações

O dono da SAF traçou um perfil dos jogadores que buscaria no mercado depois de assumir o clube e falou também sobre a quantidade de atletas que poderia trazer dando tiros certos no mercado.


"Acredito que teremos sucesso para convencer jogadores a jogar aqui e a trazer títulos para o Botafogo. Algumas ideias que os torcedores deram são excelentes. Gastar muito dinheiro em um jogador por causa de glórias passadas quando esse dinheiro pode ser espalhado para contratar três atacantes e dois zagueiros... Você precisa ser racional sobre isso".


PANORAMA - O Glorioso fez grandes investimentos durante o ano de 2022, especialmente no volante Patrick de Paula, Gustavo Sauer e Victor Sá, todos com menos de 30 anos. Também contratou um volume alto de jogadores. Em 2023, se movimentou um pouco menos no mercado.


Pagamento de dívidas

As dívidas do clube social são um grande passivo que dificultam a gestão há bastante tempo. Quando comprou 90% da SAF, o empresário americano afirmou ser viável fazer o negócio funcionar.


"Um clube como o Botafogo, com milhões de torcedores, dá muitas oportunidades. Onde há esse tipo de paixão, há chance para crescimento. E não há uma dívida muito alta para um modelo de negócios global. É uma dívida imensa para um clube daqui, mas o governo fez uma grande lei, que deixou essa quantia possível de se pagar. Fizeram um grande trabalho para preparar o terreno. O governo não faz isso por nós lá nos EUA (risos)".


❌ NÃO CUMPRIDO - A lei elogiada por Textor à época é a Lei da SAF, atualmente criticada pelo norte-americano por não dar segurança financeira ao Botafogo. O clube segue sofrendo financeiramente e a parte social entrou com um pedido de Recuperação Judicial que também vai ajudar a parte comandada por Textor na questão do controle de débitos.


Disputa por títulos com o rival

Em entrevista ao jornalista Rodrigo Capelo, John disse: "No fim do dia, eu sou a pessoa que fez a promessa aos fãs de que tentaria tudo o que for imaginável para vencer o Flamengo no campeonato. Eu sou a pessoa que será jogada fora se, depois de alguns anos, nós não competirmos por títulos".


PANORAMA - O Botafogo terminou o Brasileirão de 2022 em 11º colocado, nove pontos atrás do Flamengo. Na Copa do Brasil caiu nas oitavas de final para o América-MG. No Carioca, em 2022, foi eliminado na semifinal pelo Fluminense e em 2023 não se classificou para a fase decisiva.


Carlos Alberto na partida do Botafogo contra o Flamengo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Diretor executivo

Em entrevista ao jornal O Globo, Textor falou sobre a estruturação do clube e contratação de um CEO: “Haverá também uma figura incrível, um homem muito fantástico: um dos maiores diretores executivos da história do futebol mundial vai se juntar ao Botafogo em breve”.


❌ NÃO CUMPRIDO - Esta figura ainda não chegou. O clube está em negociações com um CEO, mas o nome ainda não foi fechado. O processo de escolha está nas mãos do americano há quase um mês com três finalistas definidos.


Reforma no Nilton Santos

Ao longo de 2022, John Textor prometeu que faria reformas no gramado do Estádio Nilton Santos, que sofria críticas constantes ao longo dos últimos anos.


"Temos um plano de longo prazo, eu gostaria de ver o CT da base, parte do clube social e o estádio em um lugar só. Mas esse é um plano de três anos. Estamos procurando terrenos para isso que possamos comprar. A boa notícia é que há muitos terrenos disponíveis no Rio, próximos do transporte público. Os torcedores do Botafogo estão por todo o Brasil, então precisamos fazer com que seja fácil chegar ao estádio.


- Eu mostrei ao técnico a qualidade do gramado que construímos para nosso clube na Bélgica, que é muito menor. Assim que a temporada deles acabou, nós arrancamos o gramado do estádio e colocamos um gramado de nível Premier League. No clube da Bélgica, o estádio e o CT têm cada um 1,3 milhão de euros investidos no gramado. Se fiz isso num clube pequeno na Bélgica que eu amo, claro que vamos fazer isso no Botafogo. Mas precisamos esperar o fim da temporada para arrancar o campo. Podemos reclamar sobre as instalações, mas não podemos mudar no meio da temporada.


✅ CUMPRIDO - O Estádio Nilton Santos está atualmente fechado por conta de obras no gramado. A grama será sintética por conta da melhor administração e ampliação da oportunidade de eventos no local, como os muitos shows que serão realizados em 2023.


Arquibancadas do Estádio Nilton Santos

Ainda sobre o estádio no Engenho de Dentro, o dono da SAF afirmou que a intenção era assumir o controle total e realizar obras para retirada da pista de atletismo e reestruturação das arquibancadas.


"Eu não quero sair do Nilton Santos. Vão dar controle total do estádio por 50 anos, vamos nos livrar da pista de atletismo. Vamos gastar menos dinheiro do que o esperado porque já tem muita estrutura construída, posso gastar 50 milhões de dólares (R$ 257 milhões, na cotação atual) e ter uma nova arquibancada em volta do campo. Usaremos a estrutura atual para criar novas arquibancadas mais próximas do gramado, vejo isso no Crystal Palace, nós precisamos disso. Na parte atrás dos gols, onde sobrará muito espaço, podemos criar estandes, restaurantes criar coisas para as pessoas na Zona Norte".


❌ NÃO CUMPRIDO - John Textor não conseguiu um acordo para retirar a pista de atletismo e aproximar as arquibancadas do estádio, um desejo pessoal. A ideia, inclusive, gerou polêmica com a Federação de Atletismo, que chegou a tombar o local para evitar que qualquer obra fosse feita. As obras atuais na arena não vão mexer na pista de atletismo.


Investimento top-6 em 2023

Em entrevista ao Gigante Glorioso, no dia 04/01/2023, John afirmou: "Nosso nível de investimento será top-6 novamente este ano. Vamos nos fortalecer com atletas mais jovens. E vamos melhorar"


❌ NÃO CUMPRIDO - O Botafogo está tímido no mercado em 2023. Diferentemente do ano passado, o clube mal investiu em contratações nesta temporada. Os reforços foram Marlon Freitas, Luis Segovia (estes a custo zero), Carlos Alberto e Leonel Di Plácido.


Time B no Carioca

''Em 2023, o Carioca vai ser um bom torneio para nosso time B'', afirmou Textor nas redes sociais após a eliminação para o Fluminense na semifinal do Estadual de 2022.


❌ NÃO CUMPRIDO - A promessa inicial era que o Botafogo jogaria o Estadual com o time sub-23 e a equipe principal fizesse a pré-temporada nos Estados Unidos, mas tudo ruiu por conta das regras do Carioca.


Prestação de contas

Previstas no contrato de comprar da SAF Botafogo, as prestações de conta não vem sendo cumpridas. O clube não apresentou nenhum dos relatórios trimestrais previstos no primeiro ano. Também não foram apresentados os relatórios financeiros e os balancetes mensais.


❌ NÃO CUMPRIDO


Diretor Thairo Arruda sobre o tema:


- São dois pontos importantes a dizer sobre os balancetes. Quando assumimos, não tínhamos nem sistema contábil. Não tinha condição de fazer relatório até agora. A partir de agora temos sistema e pessoas para fazer os relatórios. O segundo ponto é: a SAF é fechada, não tem obrigação de revelar isso ao público. Tem a obrigação de revelar minimamente entre acionistas, o clube social e o acionista majoritário. Se estão se entendendo neste ponto, está resolvido. O público não tem que ter acesso mensal às nossas contas. Por isso que o Red Bull Bragantino nunca divulga balanço, porque é uma empresa fechada e tem esse direito.


Fornecedora de material esportivo

Textor rompeu contrato com a fornecedora que estava acertada anteriormente para assumir a distribuição de uniformes do clube. Depois de fechar com a Reebok, no vídeo de anúncio o americano prometeu entrega global dos produtos do Botafogo.


🔜 EM ANDAMENTO - Atualmente, a nova linha de material esportivo do clube está em desenvolvimento pela empresa americana. A previsão de estreia é para o começo do Campeonato Brasileiro.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Fred Huber, Giba Perez e Sérgio Santana — Rio de Janeiro