Páginas

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Bota embarca cascudo e confiante para decisão: “Não vamos jogar por uma bola”


Jogadores citam experiências ao longo do ano, admitem aprendizado com erros na Copa do Brasil e prometem outra postura: “Vamos atacar e fazer nosso trabalho sem medo de errar”






Elenco do Botafogo está confiante na classificação (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

O Botafogo se reapresentou, treinou e embarca para Porto Alegre na noite desta segunda. Na bagagem, confiança para o jogo contra o Grêmio, quarta-feira, pela Libertadores. O retrospecto em decisões e de bons jogos fora de casa ao longo da temporada tem um peso.


- Temos que acreditar no que viemos fazendo o ano todo. Vem dando certo. Acho que nos acostumamos com grandes jogos. Desde janeiro enfrentamos mata-matas. Fizemos grandes jogos fora de casa. Temos sim uma casca. Criamos uma maneira inteligente de jogar fora. Temos que nos apegar nisso – disse João Paulo, horas antes do embarque para Porto Alegre.


Ninguém está iludido. É consenso no Botafogo que será uma batalha em Porto Alegre contra o Grêmio, com expectativa de mais de 50 mil pessoas no estádio. O time de Jair, no entanto, leva o aprendizado da eliminação na Copa do Brasil para Libertadores. Todos têm o mesmo discurso: a equipe não pode abdicar do ataque.


- Sofremos contra o Flamengo, deixamos a desejar, e aprendemos com nossos erros. Jogamos abaixo. Temos que jogar o nosso futebol. Então temos que nos arriscar um pouco. Não vamos jogar por uma bola, vamos atacar o Grêmio e fazer nosso trabalho sem medo de errar. Na Copa do Brasil, não erramos tanto. O Flamengo teve uma chance e aconteceu. Acho que deixamos de fazer – frisou Lindoso.


Time cascudo em seu melhor momento

Assim como João Paulo, Lindoso aponta a experiência em decisões neste ano como grande trunfo. Para volante, o Alvinegro chega ao jogo contra o Grêmio em seu melhor momento.


- Nossa equipe mudou bastante desde as primeiras decisões. O time evoluiu fisicamente, ganhou entrosamento. Hoje chegamos em um momento bem diferente. Tudo o que aconteceu conosco foi de extrema importância. Hoje já estamos mais cascudos e bem preparados.



Rodrigo Lindoso vê um Botafogo mais "cascudo" (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)


O Botafogo viaja na noite desta segunda para Porto Arena. Nesta terça-feira, às 19h, o time faz treino de reconhecimento na Arena do Grêmio. Na quarta, os clubes decidem uma vaga nas semifinais da Libertadores. Como o primeiro jogo terminou empatado sem gol, o Alvinegro joga por um empate com gols para avançar.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar, Rio de Janeiro

Dobradinha na esquerda, Lindoso no meio... O que Jair viu contra o Santos?

Gilson e Victor Luis ao mesmo tempo em campo, volante com 100 jogos, confiança como opção e gringo entrosado; Botafogo chega com alternativas para decisão contra o Grêmio




Jair Ventura usou seis titulares na vitória por 2 a 0 diante do Santos e deixou o Nilton Santos com mais certezas e alternativas visando ao duelo contra o Grêmio, na quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Porto Alegre, na decisão por uma vaga na semifinal da Libertadores da América.


O GloboEsporte.com resolveu listar o que de melhor o treinador viu no sábado e que pode virar opção para o jogo de volta das quartas, de acordo com o panorama encontrado na Arena do Grêmio.


Meio reforçado com Lindoso

No primeiro jogo do mata-mata, Jair escalou o Botafogo com três volantes: Matheus Fernandes, João Paulo e Bruno Silva. Contra o Santos, Lindoso entrou na vaga de Matheus e saiu como um dos melhores em campo. Além do gol marcado, o volante deu consistência no setor defensivo e apareceu por vezes na área para finalizar as jogadas. Para um jogo decisivo, pode sair na frente também pela experiência – só pelo Alvinegro são 100 jogos.



Comemoração de Lindoso: com bom chute, volante abriu o placar no sábado (Foto: André Durão)


Dupla de laterais pela esquerda

No 0 a 0 com o Grêmio, Gilson aproveitou bem a ausência do titular Victor Luis e teve atuação de destaque. Contra o Santos, Jair usou o jogador no segundo tempo, mas no meio, na vaga de Guilherme. Para aproveitar o bom momento dos laterais, o treinador tem na manga a alternativa de fazer uma dobradinha pelo lado esquerdo. Jair já chegou a fazer isso até mesmo em 2016, quando Diogo Barbosa atuou mais avançado.



Victor Luis desfalcou o time no jogo de ida contra o Grêmio, mas volta na próxima quarta (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


Liberdade para Leo Valencia


O chileno foi uma surpresa de Jair na escalação contra o Grêmio. Foi discreto, mas ganhou nova oportunidade contra o Santos. Centralizado, Leo Valencia ainda apareceu bem na bola parada e fazendo dupla com Bruno Silva pela direita. Também deu opção de jogo para Guilherme na esquerda e participou das tabelas com João Paulo e Roger. Pareceu já mais entrosado e confiante. É a peça mais ofensiva para o meio-campo.



Leonardo Valencia durante jogo contra o Santos (Foto: André Durão)

Segurança no banco

Pelo alto nível de atuação na temporada, dificilmente Jair vai mexer na dupla de zaga. Porém, o treinador pode ficar tranquilo com as opções no banco para os lugares de Carli e Igor Rabello. Contra o Santos, Marcelo fez mais um jogo seguro pelo Botafogo. Saiu de campo aplaudido pela torcida. Emerson Silva também não deixou a desejar e mostrou segurança ao lado do garoto da base.


Na frente, assim como os torcedores já se acostumaram, Guilherme voltou a ser peça importante. Foi o 48º jogo do atacante na temporada e o sexto gol pelo Alvinegro. Tudo isso rendeu elogios do comandante durante a coletiva.


- Guilherme é meu atleta com maior número de jogos. Teve uma chance muito parecida na semifinal contra o Flamengo, hoje entrou. Futebol é assim. Ele está sempre nos ajudando, é um menino com potencial enorme. Foi uma indicação minha, gostei muito. Liguei para pessoas, tive boas referências. Fico feliz dele estar ajudando. Por vezes titular, por vezes sendo o 12º jogador.



Guilherme comemora gol (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


Fonte: GE/Por Igor Rodrigues, Rio de Janeiro