Páginas

domingo, 9 de outubro de 2022

Tiquinho decide de novo e vibra com o Botafogo: "Há algum tempo já não era feliz"



Atacante de 31 anos marcou de pênalti e garantiu a quarta vitória consecutiva fora de casa do Alvinegro. Com resultado de 1 a 0 sobre o São Paulo, time carioca vai a 43 pontos



O Botafogo venceu a quarta partida consecutiva fora de casa no Campeonato Brasileiro. A vitória por 1 a 0, no Morumbi, saiu em gol de pênalti no fim do jogo contra o São Paulo - na batida de Tiquinho Soares.


O resultado deixou o Alvinegro, momentaneamente, na oitava posição, com 43 pontos, na briga pela fase de classificação para a Libertadores. São sete partidas sem ser derrotado no Brasileiro.


Decisivo novamente pelo Botafogo, Tiquinho completou sete jogos com o Alvinegro - são cinco vitórias e quatro gols marcados. O jogador lamentou a condição do gramado, mas lembrou que o grupo do Botafogo "nunca desiste" e foi atrás de mais um resultado positivo.


+ Atuações do Botafogo: confira quem levou as melhores notas


+ A crônica, as fotos, os vídeos: confira tudo sobre a vitória do Botafogo sobre o São Paulo






- Nosso grupo vem crescendo, vem mostrando isso nas partidas e hoje diante de um gigante. Vamos levar três pontos muito importantes para casa - disse Tiquinho.


Sobre o desempenho em particular, disse que preferia valorizar o grupo, mas desabafou:


- Estou muito feliz de vestir essa camisa. Há algum tempo já não era feliz, não tinha aquela felicidade de treinar com vontade, de jogar com vontade. Nosso grupo está de parabéns hoje. Estou bem e focado, mas preciso ressaltar sempre nosso grupo - repetiu o jogador paraibano, que veio do futebol da Grécia para o Alvinegro.





São Paulo 0 x 1 Botafogo: Tiquinho desliza no gramado e vibra com mais uma vitória do Alvinegro — Foto: Marcos Ribolli




"O Botafogo de visitante e Regatas ataca novamente!", festeja Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/o-botafogo-de-visitante-e-regatas-ataca-novamente-festeja-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11012168.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧




Por Redação do ge — São Paulo

Luis Castro diz que Botafogo atinge primeiro objetivo e quer "vagas internacionais"



Técnico comemora afastamento da zona de rebaixamento e busca, agora, classificação para a Sul-Americana ou Libertadores. Com resultado de 1 a 0 sobre o São Paulo, time carioca vai a 43 pontos



O Botafogo venceu a quarta partida consecutiva fora de casa no Campeonato Brasileiro. A vitória por 1 a 0, no Morumbi, saiu em gol de pênalti no final do jogo contra o São Paulo - na batida de Tiquinho Soares.


O resultado deixou o Alvinegro com 43 pontos, na briga pela fase de classificação para a Libertadores. São sete partidas sem ser derrotado no Brasileiro.


O técnico Luis Castro parabenizou a equipe pelo resultado, mas disse que ainda podem evoluir.


- Continuamos com uma regularidade de pontos e queremos uma regularidade em termos de desempenho. Queremos jogar bem - disse o treinador português.


Sincero, Luis Castro abriu na coletiva de imprensa que havia a preocupação de escapar de qualquer chance de rebaixamento. O objetivo ainda não está concluído, mas está muito perto, avaliou:


- Atingimos o nosso primeiro propósito, que era a permanência na Série A. Se não está totalmente garantido, está praticamente com essa certeza. Agora, vamos para o segundo objetivo, que é tentar uma das vagas internacionais, Sul-Americana ou Libertadores. Vamos lutar arduamente por elas. Nós queremos sempre mais, sempre para o próximo jogo com a vontade de ganhar. Vamos enfrentar o Internacional com a vontade de vencer o jogo - comentou Luis Castro.


Assim como o atacante Tiquinho Soares, o treinador lamentou o estado do gramado, depois de chuvas intensas em São Paulo. Mas comemorou que a equipe conseguiu neutralizar o rival.


- O campo estava muito difícil para conseguirmos fazer o que pretendíamos. Assim como foi para o São Paulo também. Parabéns à minha equipe, ao São Paulo e à arbitragem também. Tivemos dificuldades e nos tratamos com respeito. Queríamos jogar melhor, mas não conseguimos fazer isso no primeiro tempo. Tivemos muitas dificuldades. Contra o Avaí, tivemos uma linha de três. Hoje, precisamos de uma linha de cinco para impedir as jogadas laterais do São Paulo. No segundo tempo, conseguimos controlar. As coisas deram certo, tivemos muitas chances de gol. E não deixamos o São Paulo chegar - comemorou.





São Paulo 0 x 1 Botafogo: Luis Castro comemora mais uma vitória fora de casa — Foto: Marcos Ribolli



Confira mais da coletiva de imprensa do treinador

Cobrança por perfomance


- No campeonato, nós queremos pontos, queremos jogar bem, queremos vitórias. As vitórias em casa têm o mesmo valor em termos pontuais, mas é o nosso estádio, a nossa torcida, e gostaríamos de ter mais vitórias. O que mais nos entristece é a tristeza da nossa torcida, quando não conseguimos. Às vezes, são questões que não controlamos. E temos cometidos erros. O que temos que perceber é que o campeonato se faz com jogos dentro e fora de casa. O mais importante é conseguir os objetivos da temporada.


Elogios a Tiquinho

- Fiquei espantado quando percebi que o Brasil não conhecia o Tiquinho. Muita gente colocou dúvidas sobre ele, um jogador que passou pelo Porto, um jogador de Champions League. E ele já dá uma resposta a todos. Ele responde em campo, e não com palavras. Um jogador de futebol é o que ele faz em campo, e não o que diz nas redes sociais. A verdade está no campo.


Satisfação e emoção

- Sinto felicidade por ver meus jogadores felizes, a torcida feliz. Mais uma vez na minha carreira estou quase atingindo o objetivo que me colocaram para a temporada. Fico feliz por isso. O Brasil é muita emoção, muito sentimento. Sou assim também.


Lesão Rafael

- É uma dor de cabeça (lateral direita). Tivemos problemas do lado direito, mas não é problema do Rafa (saiu lesionado no jogo) e do Júnior (Santos). O São Paulo nos forçou a abrir alguns espaços, e por isso mudamos no intervalo para estabilizar. Uma questão coletiva. Temos o Daniel lesionado, o Saravia, o Rafa. É um problema para nós. É um problema do treinador e vou tentar resolver. Temos a semana toda para pensar e trabalhar. Hoje, conseguimos resolver. E vamos tentar manter isso.


Duelo com o São Paulo

- É preciso maturidade para as equipes atravessarem momentos difíceis e estabilizar. O São Paulo fez um bom jogo, não perdeu porque jogou mal. Fizeram uma pressão forte em nós no primeiro tempo. Só uma equipe com maturidade e consciência tática passa pelas mudanças que passamos de um jogo para o outro. Os jogadores sabem disso, têm essa capacidade.


+ Atuações do Botafogo: confira quem levou as melhores notas


+ A crônica, as fotos, os vídeos: confira tudo sobre a vitória do Botafogo sobre o São Paulo






+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — São Paulo

Atuações do Botafogo: Tiquinho e Júnior Santos superam campo encharcado



Veja as notas dos jogadores alvinegros no empate sem gols contra o São Paulo




Gatito (GOL): Pouquíssimo exigido. Foi seguro nas poucas jogadas do São Paulo Nota: 6.

Rafael (LAD): Cometeu alguns erros e se lesionou quando começava a melhorar na partida. Saiu ainda no primeiro tempo. Nota: 4,5.

Adryelson (ZAG): Foi o melhor da defesa. Foi importante nas muitas tentativas de bola aérea do São Paulo. Nota: 7.


+ Rafael sente lesão na coxa direita




Melhores momentos: São Paulo 0 x 1 Botafogo, pela 31ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/SGZQEyu6C3o" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


Víctor Cuesta (ZAG): Sentiu fisicamente por conta do campo pesado, mas também passou segurança. Nota: 6,0.

Marçal (LAE): Explorou bem o corredor esquerdo e não deu muitos espaços ao São Paulo na defesa. Iniciou o lance que originou o pênalti e, posteriormente, o gol do jogo. Nota: 6,5.

Tchê Tchê (VOL): Manteve o nível com mais uma atuação regular. Entregou muito fisicamente, já que o campo praticamente impossibilitou jogadas trabalhadas. Nota: 6.





Jogadores do Botafogo reunidos no Morumbi — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Lucas Fernandes (MEI): Voltou de lesão e não conseguiu criar muito, até por conta do gramado. Saiu no início do segundo tempo. Nota: 5.

Eduardo (MEI): Não apareceu como em outros jogos, também prejudicado pelo gramado, mas conseguiu segurar a bola algumas vezes. Nota: 5.

Júnior Santos (ATA): Só não foi o melhor do jogo porque Tiquinho marcou o gol da vitória. Foi um dos poucos que conseguiu criar nas condições que o campo apresentou, principalmente nas arrancadas. Participou do lance que gerou o pênalti. Nota: 7,5.

Victor Sá (ATA): Apareceu menos que os companheiros, mas também correu muito. Nota: 5,0.

Tiquinho Soares (ATA): Foi quem finalizou com perigo. Além do gol, criou outras duas chances que quase abriram o placar para o Botafogo. Nome do jogo. Nota: 8.


+ Leia mais notícias do Botafogo




"O Botafogo de visitante e Regatas ataca novamente!", festeja Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/o-botafogo-de-visitante-e-regatas-ataca-novamente-festeja-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11012168.ghtml)




Entraram


Kanu (ZAG): foi improvisado na lateral direita e não comprometeu. Nota: 6,0.

Danilo Barbosa (VOL): entrou para dar mais gás ao meio de campo e passou segurança. Nota: 6,0.

Philipe Sampaio (ZAG): entrou no fim do segundo tempo. Sem nota.

Gabriel Pires (VOL): entrou no fim do segundo tempo. Sem nota.



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Pilar invisível do Botafogo, Tchê Tchê alcança maratona de 15 jogos como titular



Ao ge, volante analisa momento e entrosamento do meio de campo alvinegro




Tchê Tchê é um jogador que pode passar despercebido para boa parte da arquibancada, mas ganhou confiança no Botafogo ao ponto de emplacar 15 jogos seguidos como titular. Motorzinho no meio de campo, o volante revela que investiu tempo e dinheiro para recuperar o espaço que chegou a perder durante a temporada.


+ Rafael faz jogo completo pela primeira vez e busca sequência





Tchê Tchê em campo pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR


- Trabalhei muito firme pra viver esse momento de hoje. Tudo faz parte de um processo. Ter paciência e confiança são primordiais. Já falei sobre isso, mas tenho me dedicado, juntamente ao acompanhamento e alinhamento com o pessoal da fisiologia do Botafogo, com profissionais que eu mesmo contratei para fazer complementos em casa. Assim consigo potencializar esforços que fazemos constantemente nos jogos… É algo que tem me ajudado muito também - disse ao ge.


- Minha função é dar equilíbrio e sustentação à equipe, saber ocupar bem os espaços para diminuir as chances do adversário, dar um bom início a nossa saída de jogo e ser um facilitador para os companheiros mais avançados resolverem a partida para gente - completou.


+ ge reúne Jefferson e Gatito, novo recordista do Botafogo

+ Decisivo em vitória, Marçal aponta evolução do Botafogo




PC Vasconcellos analisa São Paulo x Botafogo, pela 31ª rodada do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/pc-vasconcellos-analisa-sao-paulo-x-botafogo-pela-31a-rodada-do-brasileirao-11006648.ghtml)


Não foi só volante que subiu de rendimento. Coletivamente, o Botafogo evoluiu nas últimas rodadas ao ponto de se distanciar da zona de rebaixamento e começar a sonhar até com vaga na Libertadores. Neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o São Paulo, fora de casa, os alvinegros terão um confronto direto por ambições maiores no Brasileirão.


- Nos distanciamos da parte debaixo e isso é ótimo. Sempre confiamos plenamente no trabalho que sempre foi feito da mesma maneira, sem se condicionar aos resultados. Vamos pensando jogo a jogo, sonhar não custa nada, mas sem pressão. É trabalhar quietinho e com os pés no chão.




Confira a entrevista de Jefferson e Gatito Fernandes (https://ge.globo.com/video/confira-a-entrevista-de-jefferson-e-gatito-fernandes-11008508.ghtml)



Outras respostas de Tchê Tchê

Entrosamento no meio de campo


- Temos um ótimo elenco, todos que atuam ali tem dado conta do recado. Existe um respeito recíproco entre todos. São todos ótimos jogadores e, dentro das quatro linhas, fica fácil de entrosar. Quem entra e quem sai mantém sempre o mesmo nível e isso é importante para o elenco.


Lei do ex contra o São Paulo?


- Não entro pensando nisso de maneira alguma, penso em ajudar os meus companheiros a sairmos vitoriosos. Isso seria algo secundário, um plus caso ocorra, até porque tenho jogado mais recuado e estou me sentindo muito bem nessa função.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Davi Barros — Rio de Janeiro

São Paulo x Botafogo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o duelo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro



São Paulo e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16 (de Brasília), no Morumbi, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ge acompanha o jogo em Tempo Real – clique aqui para seguir os lances, com vídeos exclusivos.


O São Paulo tenta se firmar como uma equipe em busca de uma vaga na Libertadores, o que deve se estender até o oitavo colocado no Brasileiro. A classificação para o torneio continental é tratada como prioridade no Morumbi. O time venceu as últimas três partidas, sequência inédita no campeonato atual.








O Botafogo é outro que ensaia ambições maiores no campeonato. Com os mesmos 40 pontos do São Paulo, no nono lugar, a equipe carioca encaminhou a permanência na Série A e começa a ver como possível a entrada no possível G-8. O que torna o jogo deste domingo um duelo direto. Para levar a melhor no Morumbi, os alvinegros apostam no ótimo rendimento como visitante, que só não supera o Palmeiras em todo o Brasileirão.


+ Veja a tabela do Campeonato Brasileiro




PC Vasconcellos analisa São Paulo x Botafogo, pela 31ª rodada do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/pc-vasconcellos-analisa-sao-paulo-x-botafogo-pela-31a-rodada-do-brasileirao-11006648.ghtml)


Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Transmissão: A Globo transmite a partida com narração de Cleber Machado e comentários de Caio Ribeiro, Ana Thais Matos e Salvio Spinola.


Tempo real: o ge acompanha todos os lances do jogo – clique aqui para seguir.



Escalações prováveis

São Paulo – Técnico: Rogério Ceni



Ceni mudou o esquema do time contra o América-MG, quando escalou Rafinha numa linha de três zagueiros ao lado de Léo e Miranda, e colocou Igor Vinícius e Reinaldo como alas. É possível que ele mantenha essa opção neste domingo.


Escalação provável: Felipe Alves; Rafinha, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Patrick e Reinaldo; Luciano e Calleri.




Provável escalação do São Paulo contra o Botafogo — Foto: ge


Quem está fora: Arboleda (cirurgia no tornozelo esquerdo), Caio (cirurgia no joelho direito), Moreira (artroscopia no joelho direito), Nikão (avulsão do músculo adutor esquerdo), Gabriel (lesão no ligamento colateral medial do joelho direito), Diego Costa (tendinite no joelho direito).


Pendurados: Alisson, André Anderson, Igor Vinicius, Luciano, Nikão, Rafinha e Rodrigo Nestor.


+ Veja mais notícias do São Paulo



Botafogo – Técnico: Luís Castro



A grande baixa no lado visitante é a ausência de Jeffinho. O atacante está suspenso e não jogará neste domingo. O substituto deve ser Victor Sá, o reserva imediato nas vagas para as pontas do ataque. A tendência é que o restante do time seja o mesmo que venceu o Avaí na última quinta-feira.


Escalação provável: Gatito; Rafael (Saravia), Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares.




Provável Botafogo contra o São Paulo — Foto: ge


Quem está fora: Jeffinho (suspenso); Breno e Kayque (departamento médico); Daniel Borges e Lucas Fernandes (em transição).


Pendurados: Tchê Tchê, Piazon, Victor Sá e Sampaio.


+ Veja mais notícias do Botafogo



Arbitragem

Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)

Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)

Quarto árbitro: Pietro Dimitrof Stefanelli (SP)

VAR: Daniel Nobre Bins (RS)


Fonte: Por Redação do ge — de São Paulo