Páginas

sábado, 16 de dezembro de 2023

Veja cinco contratações marcantes do Botafogo na janela de começo de ano



Clube vive um momento de construção com investimento do empresário americano John Textor




O Botafogo está no mercado para construir o elenco pensando na temporada 2024 do futebol brasileiro, ano em que voltará a disputar a Conmebol Libertadores depois de seis anos longe da principal competição continental.




Pedro Dep comenta investimentos das negociações do Botafogo (https://ge.globo.com/podcasts/video/pedro-dep-comenta-investimentos-das-negociacoes-do-botafogo-12195677.ghtml)


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora



O período, que é de muito trabalho para os dirigentes, é também de ansiedade, expectativa e esperança para os torcedores. O ge reuniu cinco vezes em que o clube fez uma contratação nesse período que gerou expectativa na torcida, nem sempre correspondida:




Túlio Maravilha

No dia 17 de janeiro de 1994, o Botafogo apresentou um atacante de 25 anos que começou a carreira no Goiás e vinha de duas temporadas na Suíça: Túlio Humberto Pereira Costa, o Túlio Maravilha.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Chay diz que se reapresenta em 2024 e exalta evolução do Botafogo: "Força no cenário nacional"


O atacante estreou duas semanas depois contra o América-RJ marcando três gols na vitória por 6 a 0. Na temporada seguinte, foi protagonista do último título nacional alvinegro, o Brasileirão de 1995, conquistado sobre o Santos com gols do centroavante.


Dodô

O artilheiro dos gols bonitos teve três passagens pelo Botafogo, a terceira delas começou em dezembro de 2006. Naquele ano, o atacante vinha de uma passagem rápida pelo Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos aos 32 anos.



O gol de Dodô, pelo Botafogo, contra o Madureira, na final do Carioca de 2006 (https://ge.globo.com/video/o-gol-de-dodo-pelo-botafogo-contra-o-madureira-na-final-do-carioca-de-2006-8622581.ghtml)



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Com a camisa 7, liderou o time que conquistou o Campeonato Carioca de 2006, sendo o artilheiro com nove gols, saiu para defender a equipe árabe no meio do ano e voltou para o Glorioso, se reapresentando no dia 1º de fevereiro de 2007.


Em 2007, viveu um dos melhores anos da carreira. Foram 34 gols marcados em 52 partidas com a camisa alvinegra. O clube fez bom começo de Brasileirão, mas acabou ficando sem vaga na Libertadores do ano seguinte.





Dodo, Fluminense x Botafogo 2007 — Foto: André Durão / Globoesporte.com




Loco Abreu

Washington Sebastián Abreu Gallo, o Loco Abreu, um dos grandes ídolos recentes da história do Botafogo acertou a chegada ao clube em janeiro de 2010. O uruguaio chegou sob muito expectativa, mas a passagem começou com decepção antes de alcançar a idolatria.


A estreia do Loco foi em um clássico contra o Vasco com derrota por 6 a 0. A derrota custou o emprego de Estevam Soares. Sob o comando de Joel Santana, o Glorioso conquistou o Cariocão daquela temporada sobre o Flamengo com gol de cavadinha do Loco.




Baú do Esporte: Botafogo conquista o Carioca de 2010 com um toque especial do Loco Abreu (https://ge.globo.com/video/bau-do-esporte-botafogo-conquista-o-carioca-de-2010-com-um-toque-especial-do-loco-abreu-8491729.ghtml)


Pelo Glorioso foram 105 partidas com 62 gols marcados e o Cariocão de 2010 como único título conquistado.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Montillo

Foi também no período entre o final e o começo de uma temporada que o Botafogo anunciou o meia Walter Montillo em dezembro de 2016. Destaque pelo Cruzeiro, chegou cercado de expectativa, mas virou uma grande decepção.


O argentino sofreu com muitos problemas físicos e conseguiu fazer apenas 17 partidas pela equipe antes de romper o contrato e voltar para a Argentina, onde defendeu o Tigre.




Montillo Botafogo x Coritiba — Foto: André Durão/GloboEsporte.com



Patrick de Paula

Foi em março de 2022 que o Botafogo anunciou a contratação mais cara da história do clube: o volante Patrick de Paula.



Patrick de Paula relembra as origens na Taça das Favelas (https://ge.globo.com/video/patrick-de-paula-relembra-as-origens-na-taca-das-favelas-11784295.ghtml)



O meia atualmente se recupera de uma grave lesão no joelho sofrida durante o Campeonato Carioca de 2023 e deve retornar no meio do primeiro semestre de 2024.


Contratado junto ao Palmeiras, Patrick custou o equivalente a R$ 33 milhões, por 50% dos direitos aos cofres do Botafogo. O primeiro e maior investimento do clube depois de se tornar SAF e ser comprado pelo americano John Textor.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro