Páginas

domingo, 23 de setembro de 2012

Botafogo se revolta com arbitragem e deve fazer reclamação formal


Gerente de futebol Anderson Barros e técnico Oswaldo de Oliveira não perdoam Sandro Meira Ricci. Dirigente pede punição ao árbitro


O clima após o empate em 2 a 2 entre Botafogo e Corinthians, neste domingo, no Engenhão, foi de revolta entre os botafoguenses. O alvo principal foi o árbitro Sandro Meira Ricci. A reclamação é de que não marcou dois pênaltis, em Elkeson e Jadson, e validou o segundo gol corintiano, originado em um lance em que houve posição irregular.

O gerente de futebol do Bota, Anderson Barros, disse que Ricci definiu o resultado no Engenhão. O dirigente pediu uma punição ao árbitro e avisou que o clube deve fazer uma reclamação formal "mais contundente".

- O Sandro Meira Ricci é considerado uma referência e não tem o direito de cometer os erros da forma como foram hoje (domingo). Definir o jogo jeito que foi em dois erros claros: pênalti a favor do Corinthians originado em um lance de impedimento e um pênalti a nosso favor (em Elkeson) que ele não marcou e estava a menos de dez metros. Coisa muito grave. O Sandro precisar ser punido, a Comissão de Arbitragem não pode mais permitir. Faltam 12 rodadas, até quando vamos passar por isso? É preciso fazer um levantamento dos erros recentes dele. Não pode se valer, até com certa empáfia, da posição dele. Ele quem definiu o resultado do jogo. É inadmissível. Alguma coisa tem que acontecer. Desta vez temos que fazer uma cobrança mais contundente, cobrar uma atitude. Isso não pode acontecer - afirmou ao GLOBOESPORTE.COM.

Revoltado, o técnico Oswaldo de Oliveira pouco conseguiu fazer sua análise sobre o desempenho do time, que buscou o empate com o Corinthians e teve boas chances de virar. O comandante alvinegro lembrou que Ricci o havia expulsado na primeira rodada do Brasileiro, quando o time venceu o São Paulo.

- Acho que foi um jogo de três forças: Botafogo, Corinthians e arbitragem, que foi decisiva. Lamentável que a gente ainda veja isso. O acúmulo de grandes erros interferiram no resultado. O segundo gol do Corinthians foi em um lance de impedimento flagrante. Seguidos pênaltis não foram marcados a nosso favor. Espero que isto não seja resquício da primeira rodada, quando ele se equivocou ao me expulsar. O erro dele foi grave, tanto que não recebi punição.

Sexto colocado com 40 pontos, o Botafogo volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Bahia, no Pituaçu. Os jogadores ganharam folga nesta segunda. A reapresentação será na tarde de terça-feira.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Tite lamenta queda e diz que pênalti poderia não ter sido marcado


Técnico diz que Timão tinha jogo na mão, mas sofreu empate porque jogadores cansaram. Douglas sofreu falta na área em posição irregular


O empate por 2 a 2 entre Corinthians e Botafogo agradou ao técnico Tite, mas apenas pela qualidade do jogo e não pelo resultado. Na sua visão, os mais de 18 mil torcedores presentes no Engenhão presenciaram um grande espetáculo protagonizado por dois times bem armados. Tite elogiou a atuação do Timão até os 15 minutos do segundo tempo e lamentou a queda de rendimento da equipe, que permitiu o empate do adversário. Quando vencia por 2 a 1, a equipe paulista caiu em função da parte física de alguns jogadores. Percebendo isso, o Botafogo seguiu agredindo até o fim e acabou premiado com o segundo gol fechando o placar do confronto.

Tite elogiou bastante as atuações de jogadores como Martinez, Douglas e Paolo Guerrero. No entanto ressaltou que todos acabaram sentindo o ritmo do jogo e caíram demais nos minutos finais.

- Realmente hoje tiveram todos os ingredientes para um grande jogo. Tivemos a chance de definir após um excelente primeiro tempo nosso. A chance veio no início do segundo, mas desperdiçamos. Ali o time começou a sentir e esse aspecto foi determinante. O Guerrero, por exemplo. Em 30 dias ele passou oito no departamento médico, nove na seleção (do Peru). Isso pesa. Já o Botafogo acelerou até o fim e contou com um jogador diferenciado como o Seedorf. Além disso, o esquema armado pelo Oswaldo é muito feliz, que faz com que essa qualidade fique ainda mais presente - comentou.

Tite analisou também o segundo gol do Corinthians, marcado por Douglas em cobrança de pênalti na qual o jogador sofreu a falta em posição irregular. Segundo o treinador, ele não teve noção do posicionamento olhando área técnica. Mas ressaltou que se o lance foi mesmo ilegal, a arbitragem deveria ter anulado.

- Sempre falo isso. O erro a favor ou contra o Corinthians ou contra qualquer equipe deve ser marcado. Se foi irregular deveria ter sido anulado. A arbitragem também já errou contra nós, mas isso não importa. Não queremos nada a nosso favor. Queremos sempre uma arbitragem justa e correta - finalizou.

Após o empate, o Corinthians chegou a 36 pontos e ocupa a oitava colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. Os jogadores vão ganhar folga nesta segunda e se reapresentam para os treinos apenas na terça-feira. O time volta a entrar em campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Sport, no Pacaembu.

Por Rafael CavalieriRio de Janeiro

Em tarde de Seedorf, Botafogo e Corinthians empatam no Engenhão


Holandês tem atuação destacada e marca dois gols, mas não evita empate com o campeão da Copa Libertadores, em jogo bastante movimentado e disputado



Botafogo x Corinthians - Campeonato Brasileiro - Seedorf (Foto: Paulo Sergio)
Seedorf marcou dois e conduziu boa
atuação alvinegra (Foto: Paulo Sergio)
 
Em um jogo que teve desde estreia de camisa nova, três gols em menos de 15 minutos e até invasão de cachorro em campo, Botafogo e Corinthians ficaram no 2 a 2 no Engenhão, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo. Apesar da igualdade no placar, o grande destaque individual foi o meio-campista holandês Clarence Seedorf. O camisa 10 do Botafogo fez dois gols e voltou a ter atuação destacada pela equipe. Guerrero e Douglas marcaram para o Timão.

O Corinthians, que saiu perdendo logo cedo, também não demorou a reagir e virou o jogo ainda no começo, em um jogo bastante movimentado e cercado de polêmicas em torno da arbitragem do pernambucano Sandro Meira Ricci. No fim, o empate manteve o Botafogo em sexto lugar na tabela, com 40 pontos. O Corinthians subiu para oitavo, com 36. Na próxima rodada, o time carioca enfrenta o Bahia, em Pituaçu, em jogo que acontece no próximo domingo. O Corinthians recebe o Sport no mesmo dia.

COMEÇO MOVIMENTADO

Empurrado por uma confiante torcida, motivada pela baixa no preço dos ingressos e pela sequência invicta do time, o Botafogo começou o jogo a todo vapor. Com direito a camisa dourada - estreada pela fornecedora Puma -, o time começou avançando. Logo no começo, o jovem Gabriel - um dos destaques oriundos das categorias de base alvinegra - fez boa jogada na esquerda e cruzou para Seedorf, que bateu de primeira e abriu o placar. Insinuante desde o começo, o time da casa não tardou a ser premiado.

Ainda no início, a torcida botafoguense reclamou de dois supostos pênaltis sobre Elkeson e Fellype Gabriel. O já intenso começo de jogo ainda contou com a inusitada invasão de um cão policial em campo, que não chegou a interromper a partida, mas chamou a atenção dos torcedores. Ironicamente, foi justamente a partir daí que o jogo começou a mudar. Quem esperava ver o Corinthians reagir, acertou. Mas certamente não se esperava que a resposta viesse tão cedo, e de forma tão decisiva.

Depois de uma rebatida da defesa botafoguense, a bola sobrou para Paolo Guerrero, e o atacante peruano cabeceou para o gol, empatando a partida. Não satisfeito com o empate, o Corinthians seguiu no ataque e armou uma verdadeira "blitz" para cima do Botafogo. Após rápida jogada de ataque, Romarinho chutou para bela defesa de Jefferson. Na sobra, porém, Lucas puxou Martínez dentro da área. O argentino estava impedido, mas o pênalti foi marcado por Sandro Meira Ricci e convertido por Douglas. Corinthians 2 a 1, com apenas 13 minutos.

LANCE A LANCE:

Embora o placar não tivesse se alterado até o intervalo, oportunidades para que isso acontecesse não faltaram. Romarinho quase aumentou após cabeçada, que Jefferson defendeu de forma espectacular. E o Botafogo, que mal teve como reagir após o sufocante início corintiano, passou a dominar as ações do jogo. Com mais toque de bola, sobretudo com Seedorf comandando o meio-campo, jogadores como Lucas e Márcio Azevedo tinham muita liberdade pelos lados, e até os volantes Gabriel e Jadson subiam bem ao ataque.

No entanto, ainda faltava acertar o último toque. O Corinthians, retraído, contava com uma marcação forte e intensa, especialmente na saída de bola do Botafogo. E foi isso que segurou o ímpeto da equipe carioca, que não conseguia chutar a gol da maneira que desejava. Assim, o 2 a 1 acabou sendo um justo resultado em um movimentado e bom primeiro tempo.

SEEDORF BRILHA APÓS INTERVALO

Na segunda etapa, os dois times vieram com as mesmas formações que iniciaram o jogo. As chances de gol já não eram tão claras e os dois times chegavam com intensidade parecida, embora o Corinthians ainda tivesse um ligeiro domínio. Guerrero chegou a ter um gol anulado em uma das chances que o time visitante teve. O Botafogo até criava lances de ataque, em bons ataques de Elkeson, mas sem sucesso.

Sem alterações na equipe, que tinha dificuldades para armar jogadas mais perigosas, a torcida do Botafogo passou a perder a paciência com o técnico Oswaldo de Oliveira. Os pedidos pelo meia uruguaio Nicolás Lodeiro tornaram-se constantes perto da metade do segundo tempo. O treinador, de fato, atendeu o pedido dos torcedores, e pôs o camisa 14 em campo, no lugar de Márcio Azevedo, avançando a equipe no campo. Fellype Gabriel ficou na lateral.

Num momento em que só se ouvia a torcida do Corinthians no Engenhão, e a desconfiança pairava sobre os alvinegros, eis que surgiu um lampejo de gênio da parte de um jogador diferenciado e decisivo: Seedorf, sempre ele. Após boa troca de passes de Fellype e Lodeiro pela esquerda, o camisa 10 avançou em diagonal, deixou a defesa corintiana para trás e, com um chute preciso, pôs a bola no canto esquerdo de Cássio. Um autêntico golaço, que recolocou o Glorioso no jogo, e deu novo ânimo a time e torcida.

A partir daí, só deu Botafogo. Novamente sob grande apoio da torcida, a equipe alvinegra seguiu pressionando e quase virou o jogo com Lodeiro, mas o uruguaio, que bateu por cima do travessão, estava impedido. Com a entrada de Rafael Marques, o Bota ficou ainda mais ofensivo no jogo. A pressão pôs o Corinthians, que já estava acuado desde antes do empate botafoguense, em sérios apuros. No finzinho, o jovem zagueiro Dória quase marcou o gol da vitória dos anfitriões, de cabeça, mas a bola passou por cima do travessão.

No fim, o empate acabou sendo um resultado digno naquele que acabou sendo um dos jogos mais movimentados e de alto nível técnico neste Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2 X 2 CORINTHIANS


Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 23/9/2012, às 16h (de Brasília)
Renda e público: R$ 280.130,00 / 13.755 pagantes
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Clovis Amaral da Silva (PE)
Cartões amarelos: Lucas e Márcio Azevedo (BOT); Douglas e Jorge Henrique (COR)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Seedorf, 5'/1ºT (1-0); Guerrero, 8'/1ºT (1-1); Douglas (pênalti), 13'/1ºT (1-2); Seedorf, 30'/2ºT (2-2)

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo (Lodeiro, 25'/2ºT); Jadson (Rafael Marques, 38'/2ºT), Gabriel, Fellype Gabriel, Andrezinho e Seedorf; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Wallace, Paulo André e Alessandro; Ralf, Paulinho, Romarinho, Douglas (Guilherme, 37'/2ºT) e Martínez (Jorge Henrique, 25'/2ºT); Guerrero (Guilherme Andrade, 43'/2ºT). Técnico: Tite.


Gabriel Andrezo - Leia mais no LANCENET! 


Jogos ao Vivo: Campeonatos Europeus e Sul Americana



Veja os jogos dos Campeonatos Europeus e Sul Americana ao vivo







Programação de hoje:
Terça, 25/9/2012
15:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Eintracht Frankfurt x Borussia Dortmund - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Wolfsburg - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Juventus - FOX SPORTS
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Leeds United x Everton - ESPN+
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Deportivo Quito x Tigre - FOX SPORTS [FoxSports / TruTV]
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: ABC x ASA - PREMIERE FC [MGM / Premiere_FC]
20:00 - Beisebol, MLB: Philadelphia Phillies x Washington Nationals - ESPN e ESPN+
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Joinville x Boa Esporte - SPORTV [Sportv / GNT]
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Barueri - PREMIERE FC
 [MGM / Premiere_FC]
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Independiente x Envigado - FOX SPORTS [FoxSports / TruTV]


Clique no Link

http://www.esportestv.org/new/index.php

Feche as janelas de propaganda clicando no X e assista...

Por BotafogoDePrimeira



Get your own Chat Box! Go Large!

Com Seedorf, Bota segue os passos do Corinthians com Ronaldo




Aumento de receita dos clubes, visibilidade mundial e referência para os mais jovens são algumas das funções que as estrelas tem além de jogar futebol



Seedorf e Ronaldo - (Foto:Alexandre Loureiro)
Seedorf e Ronaldo geraram receita
aos clubes (Foto:Alexandre Loureiro)
 
Quando o Botafogo anunciou a contratação do holandês Clarence Seedorf no último dia 30 de junho, além de dar uma inigualável condição técnica ao time, trouxe, certamente, um astro internacional capaz de levar o nome do Glorioso ao redor do mundo. Globalização esta que, talvez, o clube ainda não tivesse atingido na história devido à eficiência da internet nos dias atuais, uma importante ferramenta aliada.

E o Corinthians, adversário deste domingo, às 16h, no jogo do Engenhão, com transmissão em tempo real do LANCENET!, foi um dos clubes que inspiraram o projeto da chegada de Seedorf ao Glorioso. Mais precisamente, a partir de dezembro de 2008, com a contratação do ex-atacante Ronaldo, notadamente um dos maiores jogadores de todos os tempos, sendo decisivo no projeto de internacionalização da marca “Corinthians”.

A cada gol e a cada bela atuação no Brasileirão, as notícias sobre Seedorf ganham o mundo, algo semelhante ao que aconteceu com Ronaldo, claro, em escala maior, até 2011, já que o então atacante contava também com o peso de ter vestido a camisa da Seleção Brasileira de 1994 a 2006, reconhecidamente no mundo.

Além da exposição da marca “Botafogo”, as conquistas no campo também são as bases da contratação do holandês. E cai nos pés de Seedorf a missão de levar o Glorioso novamente a disputar uma Libertadores – conquistada pela primeira vez pelo Corinthians neste ano –, já que o Botafogo disputou pela última vez a competição em 1996.

– Seedorf e Ronaldo são jogadores habituados a resultados positivos, que trazem muitos valores. O Corinthians teve sucesso e nós estamos começando a degustar o nosso. Os resultados já estão vindo, como pode ser visto com essa nossa disputa por uma vaga na Copa Libertadores. Em breve, virão ainda mais – disse o diretor executivo do Botafogo, Sérgio Landau, aoLANCENET!.

Mais um passo para o projeto dar certo é vencer e se aproximar do G4. E, hoje, apenas um astro jogará.

MUITO MAIS DO QUE SÓ JOGADORES
Seedorf não foi contratado para ser apenas mais um jogador do Botafogo. Assim como fez Ronaldo no Corinthians, o holandês ajuda o Alvinegro a trazer parceiros e divulga a marca do Glorioso na imprensa mundial.

Outro fator que o craque contribui é o aumento no número de torcedores e sócios. O Fenômeno foi usado para ampliar a torcida corintiana e Seedorf tem o mesmo papel no Glorioso. O programa sócio-torcedor do time de General Severiano expandiu consideravelmente. Antes de Seedorf chegar, eram quatro mil integrantes. Agora o número quase triplicou.

– Desde que o Seedorf chegou, a procura aumentou. Hoje já estamos com quase 12 mil associados – disse Sérgio Landau, diretor-executivo do clube.

Os astros mundiais podem gerar receitas astronômicas. Ronaldo ajudou o Corinthians a receber R$ 212 milhões só em 2010, ano do centenário do Timão. O Botafogo também planeja ter um retorno financeiro alto até o fim do contrato de Seedorf, em julho de 2014.

HOLANDÊS É REFERÊNCIA PARA A GAROTADA
Jogador experiente que é, Seedorf serve como uma grande referência para os vários jovens jogadores que compõem o elenco do Botafogo. O camisa 10 procurar sempre conversar e passar instruções para os companheiros mais novos
Durante o período de treinos em Saquarema, Seedorf fez questão de participar de várias conversas com a garotada. Sorridente, o jogador sempre esteve envolvido nas brincadeiras com jogadores como os volantes Gabriel e Jadson, e o zagueiro Dória.

Nas atividades em campo, a orientação aos atletas mais novos, especialmente no que se refere a posicionamento em campo, foi outra constante no comportamento do holandês. A simples presença do veterano meia, de 36 anos, estimula e vai dando alguma experiência aos mais novos, que jogam ao lado do craque e aprendem com ele.

- Bate-BolaSérgio Landau
Diretor-executivo do Botafogo, com exclusividade ao LANCE!
O Botafogo usa a gestão do Corinthians como modelo?
Acho que são modelos muito parecidos. Na atual gestão, o Botafogo fez uma revolução nas suas ações comerciais e de marketing, assim como o Corinthians também fez nos últimos anos. São clubes diferentes, mas com grandes projetos nas mesmas áreas.

O que mais atraiu o clube para contratar o Seedorf?
O Botafogo estava atrás de uma grande referência que pudesse englobar tudo o que pensamos e foi o Seedorf. Foi uma ação semelhante com a do Corinthians com o Ronaldo.

O Botafogo muda de patamar tendo o Seedorf no elenco?
Faz parte do projeto do clube ter um jogador experiente e vencedor no elenco. Em campo, ele dá muita segurança para o time e à torcida também.

O Seedorf pode ajudar na formação de novos talentos?
Além da qualidade técnica do Seedorf, a contratação foi feita também com esse objetivo, que ele ajudaria a garotada. Esse bom rendimento dos jovens e o lançamento deles se deu muito pela presença do Seedorf.

- Com a palavra
Maurício Oliveira
Editor do Núcleo Corinthians no L!
"Ronaldo teve participação preponderante no grande salto que o Corinthians deu entre o fim de 2008 e 2010, quando completou cem anos e atingiu R$ 212 milhões de receita. Mais do que expoente técnico de um time em ascensão, o Fenômeno aumentou a credibilidade do clube no mercado e, principalmente, participou ativamente dos maiores projetos do Corinthians fora de campo: a construção do CT e do estádio, que será palco da abertura da Copa-2014.

Se dentro de campo fracassou nas duas Libertadores que disputou, deixou um legado para um Corinthians muito mais estável. Se o clube hoje tem dificuldade para definir o patrocínio master do uniforme (chegou-se a falar em R$ 50 milhões por ano em janeiro), é porque não tem mais Ronaldo como parceiro direto e ativo. Por essas e outras, o ex-craque é um dos maiores ídolos da história do clube, apesar de ter atuado só de 2009 a início de 2011."

SEEDORF NO FOGÃO
Repercussão mundial - Seedorf colocou o clube em destaque na mídia mundial desde que chegou. Quando faz gols, o clube é lembrado.

Patrocínios pontuais - Clube vendeu espaços na camisa na estreia do astro. Em outros jogos, teve parceiro inédito como patrocinador.

Aumento de sócios - O programa de sócios atualmente tem 11 mil integrantes. Antes de Seedorf, eram quatro mil sócios apenas.

Venda de camisas - Outra fonte de lucro do Alvinegro foi a venda de camisas com o nome do craque, que também aumentou.

Referência para garotos - O craque também participa da formação dos jovens que chegaram há pouco tempo no elenco principal.

RONALDO NO TIMÃO
Captação de recursos - Com Ronaldo, a exposição do Corinthians na mídia foi ainda maior. Só no centenário do clube, em 2010, o clube teve receita de R$ 212 milhões.

CT dos profissionais - A experiência do Fenômeno foi usada para a construção do CT nos moldes de clubes europeus que ele defendeu, principalmente na Itália e na Espanha.

Patrocínio - Alguns parceiros de Ronaldo passaram a estampar as respectivas imagens também na camisa do Corinthians por altos valores.

Estádio - Ronaldo participou da negociação para a construção da Arena Corinthians, inclusive, tendo reuniões com o então presidente da República, Lula, outro elo fundamental.


Tiago Pereira
Vinícius Perazzini 
-Leia mais no LANCENET!



'Relaxamento' do Corinthians não ilude o Botafogo para este domingo




Lucas acredita que os adversários não entrarão com a guarda baixa em campo. Emerson Sheik não será escalado pela equipe paulista


Oswaldo conversa com jogadores no último treino
antes do jogo (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com) 
 
Campeão da Libertadores, o Corinthians é o próximo adversário do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Mas enquanto o Alvinegro carioca segue sua perseguição ao G-4, o paulista se mostra desinteressado no torneio, onde está em nono lugar, e se concentra na disputa do Mundial de Clubes, no fim do ano. Tanto que a diretoria pediu a revogação do efeito suspensivo concedido pelo STJD ao atacante Emerson Sheik, que agora está fora da partida. Apesar disso, ninguém no Glorioso espera vida mais fácil neste domingo, no Engenhão.

- A dificuldade será a mesma de sempre. Os jogadores são profissionais, querem vencer. Não querem perder nunca. Eles têm um Mundial pela frente e precisam estar bem preparados. Querem nos vencer e sair da parte de baixo. Não podemos deixar - disse o lateral-direito Lucas.

Durante esta semana, o Botafogo aproveitou os dias sem jogo para fazer uma intertemporada de cinco dias no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema (RJ). Lucas não participou de todos os treinos, pois defendeu a seleção brasileira na quarta-feira, mas mesmo assim aprovou o trabalho realizado.

- É importante ter um convívio maior, tanto de treinos quanto fora do campo para conversar. Estávamos em uma sequência grande de jogos e não tínhamos esta oportunidade de trabalhar em dois períodos. Quando há os dois treinos, é importante ter uma alimentação boa e um descanso legal. O pouco que fiquei deu para aproveitar bem e interagir - garantiu.

Botafogo e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso é o sexto colocado com 39 pontos, quatro atrás da zonda de classificação para a Libertadores de 2013.

Por Fred HuberRio de Janeiro