Páginas

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Escalação do Botafogo: Sauer e Júnior Santos disputam vaga no ataque



Glorioso deve ter time completo para a partida contra o Cruzeiro, neste domingo, às 18h30, no Mineirão



O Botafogo entra em campo no próximo domingo, às 18h30, no Mineirão, para enfrentar o Cruzeiro em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro e deve ter força máxima para o duelo contra a equipe celeste. O treino do próximo sábado será decisivo para definição dos 11 iniciais.




Com Bruno Lage no comando, Botafogo mantém bons resultados (https://ge.globo.com/video/com-bruno-lago-no-comando-botafogo-mantem-bons-resultados-11839256.ghtml)



Poupados na última quarta-feira, no jogo contra o Guaraní, do Paraguai, pela Copa Sul-Americana, Perri, Tiquinho Soares e Marçal voltam ao time inicial para o Brasileirão.


O zagueiro Adryelson, que deixou o jogo contra o Guaraní no intervalo, teve apenas um mal estar, mas já está recuperado, treinou normalmente nos últimos dias e vai para o jogo no próximo domingo sem problemas. A grande dúvida de Bruno Lage é na ponta-direita: Júnior Santos ou Gustavo Sauer.


O camisa 10 assumiu a titularidade contra o Coritiba, no último domingo, e coroou a oportunidade com uma excelente atuação, marcando dois gols e dando uma assistência, mas não conseguiu repetir o bom desempenho no meio da semana, na Sul-Americana. Por outro lado, o camisa 37 entrou bem na partida e sofreu o pênalti que resultou na virada em cobrança de Tiquinho Soares.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ "Físico superdotado" e "letal": conheça Valentín Adamo, novo atacante do Botafogo


Patrick de Paula, Luís Henrique e Rafael, lesionados, seguem como desfalques para o confronto com o Celeste. Gabriel Pires segue em transição física e não tem presença garantida. Nenhum jogador está suspenso, mas Di Plácido, Tiquinho Soares, Tchê Tchê e Marçal estão pendurados com dois amarelos.


Escalação provável: Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Gustavo Sauer (Júnior Santos), Tiquinho Soares e Victor Sá





Júnior Santos, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Liderando o Brasileirão com 43 pontos somados, o Botafogo tem a oportunidade de superar a melhor campanha do primeiro turno na história do campeonato de pontos corridos, que é do Corinthians de 2017 com 47. Para isso, precisa vencer as duas últimas rodadas contra Cruzeiro, fora, e Internacional, no Nilton Santos.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Filho de Loco Abreu ajudou Botafogo na contratação de Mateo Ponte



Diego Abreu foi importante para convencer lateral-direito a fechar com o clube; dupla foi companheira nas seleções de base do Uruguai



O Botafogo aumentou a "colônia uruguaia" com a chegada de Mateo Ponte, anunciado como reforço na última quarta-feira. O lateral-direito chegou do Danubio após se destacar na Copa do Mundo sub-20 em junho. Nos bastidores, porém, o Alvinegro contou com uma ajuda especial: Diego Abreu, filho de El Loco, participou do processo de convencimento para o defensor vir ao clube.





ge Botafogo analisa a cara de Bruno Lage no clube e as características diferentes (https://ge.globo.com/video/ge-botafogo-analisa-a-cara-de-bruno-lage-no-clube-e-as-caracteristicas-diferentes-11836381.ghtml)


+ Botafogo acerta contratação de Valentín Adamo, e atacante é aguardado no Brasil



Os dois criaram uma amizade por causa de convocações para as seleções de base do Uruguai. Quando a notícia de que Ponte poderia vir para o Botafogo surgiu, Diego Abreu logo agiu como um "segundo agente" e começou a mandar mensagens pedindo para o lateral-direito assinar com o Alvinegro.




Mateo Ponte, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Ponte tinha propostas do Famalicão, de Portugal, e Toulouse, da França, que chegaram logo depois do Mundial sub-20.


Diego entrou no circuito, mandou mensagens e ajudou no convencimento de Mateo Ponte. O lateral-direito, é claro, não foi levado ao "sim" apenas pela intervenção do amigo - o projeto do Botafogo também teve colaboração decisiva.


+ Botafogo lança de linha de produtos do Segovinha





Diego Abreu comemora gol contra o Palmeiras, no Nilton Santos — Foto: Arthur Barreto / Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo


Jogos in-loco

O Botafogo teve dois olheiros na Argentina para observar a Copa do Mundo sub-20 e Mateo Ponte chamou a atenção do clube na competição. Vale ressaltar, porém, que o lateral já estava no radar do Alvinegro bem antes do Mundial.


Além das partidas no torneio internacional, pessoas do departamento de scout viram entre 15 a 20 jogos de Ponte in-loco. O jogador agradou na parte de números, em uma análise inicial, o que fez o clube partir para um desenvolvimento mais profundo.


Mateo Ponte é visto com potencial para médio/longo prazo. O jogador iniciou os treinos nesta semana e aguarda ter o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) para poder entrar em campo.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

"Físico superdotado" e "letal": conheça Valentín Adamo, novo atacante do Botafogo



Centroavante de 21 anos é reforço para reposição a Tiquinho Soares e tratado como joia em clube uruguaio



O Botafogo fechou a contratação do centroavante Valentín Adamo, de 21 anos, do River Plate-URU, que estava emprestado ao Progreso, time da segunda divisão do país. O jovem atacante chega para ser mais uma opção de reposição ao centroavante Tiquinho Soares, além de uma nova aposta do clube em um jogador sul-americano para desenvolver.





Veja todos os gols de Valetin Adamo, possível reforço do Botafogo, no Uruguai (https://ge.globo.com/video/veja-todos-os-gols-de-valetin-adamo-possivel-reforco-do-botafogo-no-uruguai-11829904.ghtml)


Clique aqui e veja todos os gols de Valentin Adamo pelo Progreso!


Com 1,93m, Adamo é um jogador de ótima estatura e bom porte físico, mas que não deixa a desejar também na velocidade. Para a idade que tem, é um atleta de técnica bem desenvolvida, e quem garante é o jornalista Yuri Jakimczuk.


- Dinâmico, com boa passada, veloz, faz boas diagonais, recebe bem de costas, tem bom jogo aéreo, vai bem no um contra um com campo aberto e perto da área é letal - afirmou Jakimczuk ao ser perguntado como descreveria o jogador.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Projeto Brighton: como o Botafogo se antecipa a rivais no mercado por retorno técnico e financeiro


Com o Progreso, Valentín jogou 20 partidas e anotou 10 gols. Apesar da boa média, o atacante foi reserva na maior parte dos jogos, entrando em quase todos. Mas o 'banco" não aconteceu por questões técnicas.


- Todos os torcedores se perguntavam o mesmo [o motivo da reserva]. Ele chegou no início do campeonato e o titular é um goleador histórico do clube, o que fez começar como reserva. O Progreso teve uma sequência muito longa sem perder e durante quase todo o campeonato ele entrou e fez gols. Time que está ganhando não se mexe! Mas as qualidades dele o fazem titular em um time de primeira divisão do Uruguai com tranquilidade - explicou Yuri.





Valentín Adamo — Foto: Reprodução



Vindo de um país vizinho, com outra língua e, principalmente, de uma divisão inferior, a adaptação ao futebol brasileiro de elite pode ser um desafio grande para o atacante. O jornalista garante que o jogador tem os atributos para essa adaptação.


- Posso afirmar que ele tem um físico superdotado, uma dinâmica e velocidade para se acostumar rapidamente ao futebol brasileiro. É um garoto muito focado no trabalho e um grande projeto. Fazia muito tempo que não via um 9 tão completo no clube.



"Botafogo vence com mais sufoco que o esperado", analisa Pedro Dep | Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/botafogo-vence-com-mais-sufoco-que-o-esperado-analisa-pedro-dep-voz-da-torcida-11833623.ghtml)


+ Botafogo completa dois meses sem perder na temporada


Se tecnicamente o uruguaio tem potencial para contribuir no elenco alvinegro, a falta de experiência pode ser um problema pensando em participações mais imediatas. Adamo fez apenas sete partidas profissionais em nível de elite no Uruguai, vestindo a camisa do River Plate. O time optou por emprestá-lo ao Progreso justamente para dar rodagem.

- É muito jovem, seguramente vai melhorar com a experiência e o acúmulo de jogos. Com a idade que tem, não sei se usaria a palavra melhorar. Está acima da média - concluiu.

Liderando o Campeonato Brasileiro com 43 pontos conquistados, o Botafogo viaja para Belo Horizonte onde enfrenta o Cruzeiro no domingo, às 18h30, na penúltima rodada do primeiro turno do torneio nacional.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por GIba Perez, Jessica Maldonado e Sergio Santana — Rio de Janeiro