Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2022

Primeiro dia de negociações entre Botafogo e John Textor caminha para final feliz em assinatura da SAF


Botafogo quer ficar resguardado em cláusulas esportivas, mas ajustes foram, em suma maioria, resolvidos; contrato vinculante pode ser assinado ainda neste domingo





John Textor e Jorge Braga, CEO do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Um dia recheado de reuniões, mas que terminou com esperança por um final feliz. Botafogo e John Textor caminharam para um acordo positivo. O americano foi ao Estádio Nilton Santos neste sábado resolver últimos ajustes no contrato da SAF e deu mais um passo para realizar uma oferta vinculante para comprar 90% da SAF do Alvinegro.


+ Bastidores: postagens de CEP causam temor por instabilidade às vésperas de compra da SAF do Botafogo


O americano chegou no local pouco depois das 10h. Lá, assistiu ao jogo do Crystal Palace, clube que também possui ações na Inglaterra, e até fez uma postagem exaltando o Brasil e o Botafogo. Após a peleja, uma rodada de negociações com representantes do Glorioso se iniciou.

O dia foi baseado em conversas de cláusulas jurídicas e um "mexe pra lá-mexe pra cá" no sentido de ajustes em contratos. Textor foi acompanhado de seus advogados e consultores da "Matix Capital", uma empresa que ele contratou para ajuda-lo nessa questão dos vínculos com o Alvinegro.

Pelo lado do Botafogo, o CEO Jorge Braga também estava acompanhado de representantes da XP, empresa de investimentos que ajudou o clube a mediar as negociações com a Eagle Holdings, empresa de John. Durcesio Mello, presidente do Alvinegro, acompanhou detalhes por vídeo e ligações por ter sido diagnosticado com Covid-19 durante a semana.

Durante as negociações, as pautas sobre o "orçamento mínimo" - assunto que o LANCE! detalhou em matéria sobre os números apresentados por Textor - e as metas esportivas foram os que mais apareceram. Cada parte, claro, queria 'defender o seu lado'. No final do dia o balanço acabou sendo positivo, com as partes chegando perto de uma conclusão.


E MAIS:
Taubaté x Botafogo: veja o provável time do Glorioso e onde assistir
Vigor físico, entrega e marcação: quem é Fabinho, reforço do Botafogo
John Textor assiste vitória do Crystal Palace na TV e vibra
Daniel Borges exalta Espaço Lonier, o CT do Botafogo
Saiba como foi a chegada de John Textor ao Rio de Janeiro


+ Torcedor do Botafogo que ofereceu 20 reais a John Textor brinca: 'Era o presente que minha avó deu de Natal'


O Botafogo quer ficar resguardado e ter segurança para o futuro. Uma das cláusulas que o clube levantou é a de haja um orçamento mínimo em relação à receita total do ano anterior, algo para tentar garantir investimentos exponenciais para tornar a equipe competitiva temporada após temporada, como o "Ge" trouxe.

John Textor não era a favor de colocar metas esportivas "fixas" - ou seja, protocolar, por exemplo, que o Botafogo tem a obrigação de vencer em algo em dez anos. O empresário entende que o processo do futebol não é uma 'conta exata', mas que ele pode dar recursos para 'facilitar o caminho'.

Nessa queda de braço, os dois lados cederam um pouco e o resultado após mais de quatro horas de reuniões e conversas foi positivo. Os novos termos, quando fechados, serão divulgados ao Conselho Deliberativo. Há chance de Textor, inclusive, assinar a oferta vinculante neste domingo. Caso aconteça, aí o Botafogo terá 60 dias para iniciar a transição ao novo dono.



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

De férias da MLS, João Paulo elogia modelo SAF do Botafogo e pede ambição ao Santa Cruz


Terceiro melhor jogador da liga americana, meia está no litoral de Pernambuco, onde deu entrevista ao ge sobre momento da carreira e disse ter acompanhado acesso do Fogão



O meia João Paulo diz viver o auge da carreira, após ser eleito o terceiro melhor atleta da temporada da Major League Soccer (MLS), primeira divisão dos Estados Unidos. Curtindo merecidas férias em Carneiros, no litoral de Pernambuco, em companhia da família e do amigo e ex-jogador Danny Morais, o jogador recebeu o ge e falou sobre os clubes que tem identificação no Brasil: Botafogo e Santa Cruz.


João Paulo faz golaço de fora da área na estreia do Seattle Sounders na MLS
Seattle Sounders exerce opção de compra, e Botafogo vende João Paulo por US$ 1 milhão


João Paulo conseguiu acompanhar o título do Botafogo na Série B 2021 e conversou com ex-companheiros para celebrar o momento.


- Falei com Gatito, com o Carli, que foram jogadores que estiveram na minha época. Além de pessoas do staff. Não consigo acompanhar todos os jogos, mas converso muito com as pessoas de lá. Fiquei muito feliz pelo Enderson (Moreira), que já foi meu treinador e fez um grande trabalho - disse João Paulo, acrescentando que Botafogo está no caminho certo, em relação à gestão SAF.


Entenda como funcionará o Botafogo SAF


"Depois de muito tempo, o Botafogo está tentando fazer diferente, com essa questão de clube-empresa. Espero que mantenha isso, consiga se estabelecer no cenário nacional novamente e brigue por títulos relevantes."




João Paulo, ex-Botafogo, curte férias no litoral de Pernambuco — Foto: Reprodução


Atuando pelo Seatlle Sounders, João Paulo participou de 32 jogos na temporada, marcando três gols - um deles, de placa, arrancando do meio de campo. Ele chegou ao clube depois de três temporadas de sucesso no Botafogo. Ao todo, jogou 119 partidas, fez sete gols e levantou a taça de campeão carioca em 2018. Virou um jogador identificado com a torcida pelo perfil aguerrido em campo.


- Eu fui para o Botafogo e não pensava em ser protagonista. Mas aos poucos fui me tornando um cara de destaque. Joguei Libertadores, fiz gol nas oitavas de final. Chegamos na semifinal da Copa do Brasil, na ocasião eliminando o Sport. Foram momentos marcantes, evoluí como atleta. Tive uma lesão séria, passei o ano de 2018 todo fora. Mas foi outra conquista, pois eu achava que não ia conseguir voltar a ser o mesmo jogador. Consegui voltar bem em 2019.




João Paulo, ex-Botafogo e Santa Cruz, em entrevista do ge — Foto: Reprodução


Exemplo para o Santa Cruz


Além do Botafogo, João Paulo também é muito querido pela torcida do Santa Cruz, onde teve passagem marcante nos anos de 2015 e 2016, sendo bicampeão pernambucano e levantando a Copa do Nordeste de 2016. Hoje na Série D, o Santa é motivo de preocupação para o atleta, que enxerga na gestão do Botafogo um espelho para o clube pernambucano.


"Acho que falta ambição. O Santa precisaria fazer uma mudança parecida com a do Botafogo. Uma coisa mais radical, para tentar mudar o quadro. O Santa precisa de um futuro promissor, se estabelecer. E a gente sabe que é possível. Tem uma grande torcida, uma camisa pesada", declarou.


Nos Estados Unidos, João Paulo relembra passagem e fala em volta ao Santa Cruz no futuro




De férias, João Paulo e Danny Morais relembram passagem no Santa Cruz (https://globoplay.globo.com/v/10192038/)



Fonte: GE/Por Rafael Cabral — Recife