Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Seedorf, O Exterminador despachou mais um


A saga continua e o Atlético-GO dançou novamente




Clarence Seedorf começou em agosto desse ano, contra o Atlético-GO, uma saga rumo ao título do Brasileirão o que naquela oportunidade parecia uma missão perfeitamente possível. Para cumprir seus objetivos teria que suplantar três adversários rubro-negros programados pra cruzarem seu caminho.


O PRIMEIRO

Fez um golaço de falta contra o Dragão Goiano mostrando talento e faro de gol, o mesmo que utilizaria ao longo do campeonato para se destacar a cada rodada. Esse foi o primeiro, 
desde que chegou ao Botafogo, de uma série de oito que já marcou no campeonato. O novo camisa 10 do Glorioso mostrava assim a sua marca para o time que venceria o jogo pelo placar de 2 a 1, de virada, mesmo jogando fora de seus domínios.  Tombava ali, em pleno Serra Dourada, o primeiro rubro-negro da série. Esse feito foi muito festejado por toda a nação alvinegra que a essa altura do campeonato, acreditava naquela possibilidade. 


 O SEGUNDO

Já na segunda oportunidade, contra o Sport Recife, no Engenhão, Seedorf repetiria a dose e de novo seria decisivo para o resultado.

Num jogo caracterizado pelo equilíbrio na primeira etapa, Elkeson mandou um chicote certeiro para a meta adversária, assinalando o primeiro gol da partida. Uma vez aberto o placar, a estrela de Seedorf, O Exterminador, voltou a brilhar. Retomando uma bola na intermediaria, o meia partiu decidido em direção ao gol e desferiu o golpe mortal contra o Leão do Norte que, a essa altura, já cambaleava sem forças para reagir. O Sport caia por 2 a 0 diante da tropa do Capitão Seedorf, marcando seu segundo triunfo sobre mais um time rubro-negro.


O TERCEIRO

Na sequência veio o terceiro rubro-negro, tradicionalmente o de maior rivalidade dentre todos. O Exterminador, dessa vez, iria se defrontar com um Urubu malandro.

A peleja começou com muita correria de lado a lado e um esperado equilíbrio de forças na arena do Engenhão. Seguiram-se muitos lances de efeito de Seedorf contrabalançados com desarmes eficientes do rubro-negro Cáceres, pelo Urubu.

Respeitou-se muito o adversário e nenhum dos combatentes se mostrou inspirado o bastante pra decidir a partida. Resultado: um empate em 0 a 0. Mesmo assim, a mídia exaltou a atuação do Exterminador que manteve o bom nível das últimas atuações. O Camisa 10, na plenitude de seus 36 anos, ganhou muitas bolas na corrida de  adversários mais jovens demonstrando um vigor físico invejável.

Terminava assim o primeiro ciclo de adversários rubro-negros contra os quais Seedorf, O Exterminador levou grande vantagem. Foram duas vitórias e um empate sem gols. O Botafogo fechou o turno com apenas 28 pontos, ocupando a sétima posição na tabela, perigosamente longe do objetivo possível do G4.


 O PRÓXIMO

Reiniciado o novo turno, é chegada a hora de enfrentar a mesma sequência de rubro-negros, porém na ordem inversa dos mandos de campo: o Dragão em casa, o Leão fora e o Urubu em campo neutro. Ao Botafogo, já não é mais possível ser campeão e as chances de alcançar uma vaga na Libertadores estão reduzidas aos míseros 2%. Mas a luta continua...


Contra o quase rebaixado Atlético-GO, conseguimos mais uma vitória, dessa vez bem mais tranquila do que a primeira, pelo placar de 4 a 0, sem reação do adversário.

Novamente Seedorf, O Exterminador brilhou em campo. Foi dele, de novo, o primeiro gol da partida concluindo de dentro da área uma bela trama do ataque alvinegro em que participaram o lateral Lucas, o jovem Bruno Mendes e o uruguaio Lodeiro, agora titulares da equipe. Depois se seguiram mais dois gols dos garotos, Dória e Gabriel, esse último depois de percorrer todo o campo de jogo e arrematar da entrada da área. Bruno Mendes, o artilheiro sensação, completou o placar num arremate seco de fora da área, sua característica principal.


A nota triste do jogo ficou por conta de uma fisgada na coxa sentida por Seedão, após cobrança de escanteio, que o fez abandonar o campo de jogo chorando, ainda no primeiro tempo. Dessa forma, O Guerreiro ficará fora dos próximos embates, inclusive contra o rubro-negro Sport, em Recife, se recuperando da contusão.

Agora é torcer por uma breve recuperação para que Seedorf, O Exterminador volte em grande estilo a tempo ainda de liquidar o último rubro-negro dessa saga, o Flamengo, para alegria de seus admiradores e do próprio futebol.

Acompanhe tudo da trajetória de Seedorf, O Exterminador de Rubro-negros, acessando, comentando e compartilhando essa história em:




Jobson cobra definição sobre futuro e culpa Botafogo por distância da família


Jobson quer uma definição por parte do Botafogo sobre seu futuro no futebol

O período treinando em separado no Botafogo foi aceito por Jobson, mas não por muito tempo. Insatisfeito por não entrar em campo, o jogador cobrou uma definição sobre seu futuro ainda este ano. O atacante quer iniciar 2013 sabendo qual time defenderá para não ‘perder’ mais uma temporada. Além disso, outro motivo o deixa chateado com a diretoria. Segundo ele, o Alvinegro lhe deve dois meses de salários atrasados e, por isso, não teria condições financeiras de manter sua família no Rio de Janeiro em momento delicado de sua carreira.

Na última quarta, o Botafogo negou a dívida de dois meses de salário com Jobson. Segundo a diretoria alvinegra, são apenas seis dias de atraso e a pendência será resolvida nos próximos dias. O atacante, no entanto, rebate a informação e culpa o clube pelo distanciamento de sua família.
Jóbson segura a camisa 7 do Grêmio Barueri ao lado do presidente Domingos Brito, do atacante Marcelinho Paraíba e do meia Rafael Chorão Antônio Boaventura
Se a paciência do Botafogo com Jobson parece estar chegando ao fim, o mesmo pode se dizer pelo lado do atleta. Insatisfeito com sua situação no clube, ele pede uma definição sobre seu futuro no futebol. O atacante descarta continuar treinando em separado em 2013, nem que para isso tenha que respirar novos ares. O jogador ressalta o carinho dos torcedores alvinegros, mas diz que isso não o manterá para sempre no clube.“A última vez que recebi foi em agosto. É só fazer as contas. Assumi um compromisso com um apartamento para trazer minha família para o Rio, mas dessa forma está difícil cumprir. Ainda mais nesse período difícil em que estou. Queria ter meu filho ao lado, mas não posso”, lamentou emocionado em conversa com o UOL Esporte.

“Eu quero voltar a jogar. Não dá mais para ficar nessa situação. 2013 será o meu ano. Sei que tenho mercado, vários times subindo da Série B que gostariam de contar com meu futebol. Quero uma definição. Treinar sozinho não dá mais, ainda mais com salário atrasado. Não errarei mais, você vai ver”, desabafou.

O Botafogo não descarta reintegrar Jobson ao Botafogo na próxima temporada, mas precisa sentir uma melhora em seu comportamento para dar nova oportunidade. Entretanto, parte da diretoria se mostra reticente quanto ao seu retorno por conta de indisciplinas cometidas no passado. O Alvinegro investiu R$ 3,6 milhões em 2010 por 60% dos direitos econômicos do jogador e ainda não desistiu de reaver esse dinheiro. O mais provável é que o atacante seja envolvido em uma negociação para 2013.
Bernardo Gentile 
Do UOL, no Rio de Janeiro

Experiência e juventude: a receita do sucesso do Bota nos últimos jogos


Jovens como Dória, Gabriel e Bruno Mendes se firmam entre os titulares
e têm empolgado jogadores mais velhos, segundo Oswaldo de Oliveira



Com dez pontos conquistados nos últimos quatro jogos - foram três vitórias seguidas (sobre Vasco, Figueirense e Atlético-GO) e o empate com o Grêmio, no Olímpico - o Botafogo parece ter encontrado a química perfeita para o time embalar, ainda que de forma tardia, no Campeonato Brasileiro. E a esperança de ainda conseguir uma vaga na Taça Libertadores passa pelo crescimento e chegada – no caso de Bruno Mendes – dos jovens jogadores, que se firmaram na equipe.

Dória é abraçado por Elkeson e Bruno Mendes: juventude tem rendido frutos ao Bota (Foto:Marcelo Santos/AGIF)

A aliança entre a juventude e a experiência tem resultado em boas atuações nos últimos jogos do Alvinegro. O zagueiro Dória, de 17 anos, e o volante Gabriel, de 20, revelados pelo clube, cresceram de produção e ganharam a confiança de Oswaldo de Oliveira. Além da dupla, o atacante Bruno Mendes, de 18 anos, chegou do Guarani e, com média de um gol por jogo, tornou-se a principal referência do ataque do Botafogo.

De acordo com o treinador, os mais jovens aumentaram a empolgação de todo o elenco, incluindo a dos mais experientes, como Jefferson (29 anos), Renato (33 anos) e Seedorf (36 anos).

- Essa empolgação, esse ânimo dos meninos, tem contagiado inclusive os mais experientes. (Contra o Atlético-GO) eles vibraram muito com os gols do Dória e do Gabriel, depois com o Bruno. Eles estão dando realmente um corpo muito forte à nossa equipe. Essa relação de experiência com juventude é uma coisa muito boa – afirmou Oswaldo.

Para o zagueiro Dória, a confiança que o treinador deposita em todos os jogadores, dos mais velhos aos mais novos, tem sido preponderante para o time funcionar.

- É uma mistura da garotada com os mais velhos, todos estão preparados independentemente de idade ou não. O Oswaldo confia em todo mundo e isso ajuda muito – finalizou o zagueiro.

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

O relâmpago Bruno Mendes: 28 jogos, 11 gols e milhões à vista



Atacante diz que pretende ficar no Botafogo, apesar do assédio, e lembra primeira entrevista como jogador do clube: 'Disse que faria história aqui'



O futebol é um cenário típico de talentos prodígios, capazes de encantar torcedores em questão de minutos. Muitos não conseguem se estabelecer a longo prazo e somem com a crueldade do tempo.Bruno Mendes é o novo alvo do mundo da bola, ainda aos 18 anos, numa ascensão relâmpago, que desperta curiosidade, interesse e pode mover milhões de euros em pouquíssimo tempo.

Bruno Mendes completou sábado passado apenas 28 jogos como profissional, sendo 18 deles como titular. Foram 11 gols, seis com a camisa do Guarani, onde foi revelado, e cinco pelo Botafogo. Sua estreia nos profissionais aconteceu no dia 21 de janeiro, quando entrou no segundo tempo da vitória do clube paulista por 2 a 1 sobre o Oeste.

- Quero ficar no Botafogo. Na minha primeira coletiva aqui, disse que minha intenção era fazer história com a camisa do clube e continuo pensando nisso. Essa questão (interesse de clubes do exterior) fica com meu empresário (o argentino Gustavo Arribas, sócio do HAZ Sport Agency) - disse Bruno Mendes.
Estreia de Bruno Mendes nos profissionais aconteceu no dia 21 de janeiro, contra o Oeste. Primeiro gol saiu no dia 14 de março, em vitória por 3 a 0 sobre o Brasiliense, pela Copa do Brasil

No Guarani, ele precisou de sete jogos atuando como reserva para assumir a posição de titular. O primeiro jogo em que foi escalado desde o início aconteceu no dia 7 de março, quando o Guarani perdeu para o Brasiliense por 2 a 0, pela Copa do Brasil, no Distrito Federal. A vingança aconteceu com o primeiro gol como profissional, justamente no jogo de volta, dia 14 de março, quando o Guarani venceu por 3 a 0 e se classificou.

Sua trajetória, então, começou a mudar. No confronto com o Botafogo pela Copa do Brasil chamou a atenção dos dirigentes do clube carioca e da comissão técnica. Sua contratação demorou a acontecer e só foi selada em setembro. O Juventus-ITA, por meio de um observador no Brasil, disse ter perdido a chance de comprar seus direitos por R$ 7 milhões há três meses.

No Botafogo, foi colocado para trabalhar à parte, pois sua última partida, a única pela Série B, havia acontecido no dia 14 de julho, no empate em 0 a 0 com o Bragantino. Depois de atuar nos minutos finais da derrota por 2 a 0 para o Bahia, em Salvador, ganhou mais tempo (12 minutos) contra o Grêmio e saiu como herói ao fazer o gol do empate em 1 a 1 nos acréscimos do segundo tempo (veja o vídeo acima).


Bruno Mendes comemora um de seus cinco gols com a camisa do Botafogo (Foto: Marcelo Santos/AGIF)

- As coisas estão acontencendo muito de repente na minha vida. Tenho que continuar com minha humildade, pés no chão, que sempre tive - afirmou Bruno Mendes, que engrenou em seguida três jogos como titular, mais quatro gols e a condição de novo queridinho da torcida do Botafogo.

O futuro de Bruno Mendes ainda é uma incógnita. Ele está vinculado ao Macaé, com contrato até setembro de 2017. Seu empréstimo ao Botafogo termina em dezembro de 2013. O clube carioca receberá 25% de uma negociação antes do fim do compromisso, com valor mínimo de R$ 15 milhões. O presidente Maurício Assumpção tem uma reunião agendada para semana que vem com Arribas para entender melhor a situação do jovem. Por enquanto, o menino de 18 anos procura curtir o momento, morando com a família no Rio de Janeiro.

- Tenho recebido muito carinho da torcida. Eu me dedico aos treinamentos e esse grupo é muito unido. As coisas estão acontecendo, as vitórias e os gols, meus e dos outros também - disse Bruno Mendes.

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

Caio fala em tom de despedida do Figueira e projeta 2013 no Botafogo



Atacante explica 'erro' de cáculo sobre lesão e revela carinho pelo clube catarinense e desejo de ter uma sequência no Fogão no próximo ano

Nove gols e oito pontos. A temporada 2012 ficará marcada na memória e no corpo do atacante Caio. Na cabeça — e no coração — do jogador por ter realizado aquele que considera o melhor ano da carreira. Na pele, por ter conquistado pontos, não na tabela de classificação que ajudariam ao Figueirense a escapar da zona de rebaixamento. Mas pela cirurgia no pé esquerdo que lhe rendeu uma cicatriz e interrompeu a esperada sequência de jogos. O ano de Caio no Figueirense — e a passagem por Florianópolis —, infelizmente para o jogador e a torcida alvinegra de Santa Catarina, terminou prematuramente.

Caio, Figueirense (Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)
A passagem por Floripa ficará marcada na pele e memória do atacante (Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)
Ao cair no gramado, por volta dos 18 minutos do primeiro tempo na partida contra o Vasco, no dia 29 de setembro, caiu também uma parte importante das esperanças do torcedor do Figueirense na luta contra o rebaixamento. Caio, depois de abrir o placar em São Januário, pela 27ª rodada, fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo — osso de difícil pronuncia situado próximo do dedo mindinho. Foi preciso um procedimento cirúrgico, que, a princípio, o impossibilitou de atuar no restante do Brasileiro — na previsão inicial eram esperados seis semanas de ausência do gramado.
— Eu fiquei desesperado, senti o estalo no pé. Eu senti muita dor, só pensava em fazer o raios-X para saber se havia quebrado alguma coisa — conta Caio.
Na última semana, o jogador publicou em seu perfil em uma rede social que iria retornar aos gramados antes mesmo do esperado e ajudar ao Figueira nas rodadas finais. Porém, o jogador cometeu um equivoco.

números de Caio no Figueira

Jogos: 26
Finalizações: 34
Gols: 9
Passes certos: 309 (84,1%)
Faltas cometidas: 47
Faltas recebidas: 97
Roubadas de bola: 19
Jogadas pela linha de fundo: 17

— Eu gosto de ser muito realista com as pessoas que me seguem e com a diretoria. Dia 12, eu vou receber alta e colocar o pé no chão. Porém, eu vou passar um período de recondicionamento físico mais a fisioterapia. Então, seria arriscado retornar nestas condições — explica.
A fratura interrompeu a melhor temporada do atacante. Com nove gols marcados e 26 jogos, o atacante é o vice-artilheiro da equipe no Brasileirão, atrás de Aloisio, e era titular absoluto da equipe que briga contra o rebaixamento desde a 10ª rodada.

 
Por tudo, Caio é grato ao Figueirense e também ao torcedor catarinense. Em Volta Redonda, cidade natal, o atacante aproveita os tempos que está em recuperação para receber o carinho dos pais e da namorada. O que resta ao jogador é torcer. Na próxima rodada do Brasileiro, o Alvinegro encara o Flamengo, na sua cidade e Caio irá reencontrar os companheiros.

Caio e Aloisio, Figueirense e Corinthians (Foto: Cristiano Andujar / Futura Press)
Caio e Aloisio, a dupla que deu certo no Figueirense
(Foto: Cristiano Andujar / Futura Press)

 - Eu fico triste, sou jovem quero estar sempre jogando ainda mais no clube que me recebeu de braços abertas e uma torcida que me abraçou de maneira especial. Vivi o melhor momento da careira, com os nove gols. Estarei no hotel no sábado e vou estar também no estádio torcendo pelos meninos — fala.

Falar sobre o futuro pode ainda ser prematuro. Emprestado pelo Botafogo, clube que tem contrato até 2014, o retorno parece ser natural. E ao falar no clube carioca, Caio deixa aberto o desejo de ter mais oportunidades no Fogão. Porém, Florianópolis deixará o atleta com saudades.

— Eu levo tudo de bom de Florianópolis, maravilha de cidade e de clube. Amadureci bastante e tive a sequência que sempre pedi no Botafogo. Eu tive momentos bem felizes no Figueirense. Não sei o que irá acontecer até o começo do ano, mas devo me reapresentar no Botafogo. O meu desejo não é nem de brilhar lá, mas é ter jogar para mostrar meu futebol — explica.

Por GLOBOESPORTE.COM