Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2020

Pandemia atrasa viagem, e Kalou espera visto de trabalho para se apresentar ao Botafogo


Em entrevista ao GloboEsporte.com, vice-presidente comercial e de marketing alvinegro, Ricardo Rotenberg, explica o que falta para jogador marfinense embarcar para o Rio de Janeiro



Doze dias após o anúncio oficial, Salomon Kalou ainda não chegou ao Brasil para ser apresentado à torcida como novo jogador do Botafogo. Em Berlim, na Alemanha, o atacante resolve trâmites burocráticos para poder embarcar para o Rio de Janeiro, o que só deve acontecer no final da próxima semana.


Depois de fechar com o clube carioca, o astro internacional curtiu alguns dias de férias em Ibiza, na Espanha, mas já está na capital alemã desde a última semana atrás da documentação para conseguir o visto de trabalho, exigência para um estrangeiro viajar ao Brasil durante a pandemia do novo coronavírus.


Ao GloboEsporte.com, o vice-presidente comercial e de marketing alvinegro, Ricardo Rotenberg, explicou o que falta para o jogador marfinense ter o primeiro contato com o elenco do Botafogo.


Confira na manhã de quarta-feira a entrevista completa com o dirigente


- A gente queria que ele viesse através de um visto de turista e, aqui no Brasil, faríamos o procedimento para o visto de trabalho. Mas o Governo Federal renovou a proibição da entrada de estrangeiros a turismo no país. A única maneira de ele entrar aqui é com visto de trabalho. Ele não consegue embarcar no avião sem isso - afirmou.


Para conseguir o visto de trabalho, Kalou precisa apresentar alguns documentos de praxe, como antecedentes criminais do país onde ele estava trabalhando, a Alemanha, e também do seu país de origem, a Costa do Marfim.



"Ele está pedindo isso e espera conseguir até a próxima sexta-feira. Está na Alemanha mobilizado para conseguir essa documentação. A expectativa é que na próxima semana ele já consiga pegar o avião".



Salomon Kalou aguarda visto de trabalho para embarcar para o Brasil — Foto: Jan-Philipp Burmann/Getty Images



Com a documentação em mãos, junto ao pré-contrato assinado com o Botafogo, o atacante marfinense dará entrada no visto na embaixada brasileira na Alemanha. No Brasil, o clube também enviará os documentos ao Ministério do Trabalho.


- Depois disso, em alguns dias o visto sai e, chegando ao Brasil, ele assina o contrato e já está liberado para jogar. Tenho um amigo que trabalha na embaixada em Berlim, pedi ajuda e estão aguardando a documentação do Kalou. Depende dele agora.


Com o visto de trabalho pronto, o trâmite para Kalou ser regularizado na CBF será mais rápido e, a depender também da questão física, ele já estará à disposição para a estreia do Botafogo no Brasileirão, prevista para 9 de julho.


Na Copa do Brasil, o jogador só poderá ser inscrito na próxima fase, caso o Bota elimine o Paraná. No jogo de ida, pela terceira fase, o time alvinegro venceu por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos.



Fonte: Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Botafogo anuncia contratação de Victor Luis, que deixa o Palmeiras por empréstimo


Lateral-esquerdo assina até fevereiro de 2021 e já está no Rio de Janeiro para iniciar a segunda passagem pelo clube carioca, onde foi destaque em 2016 e 2017: "Novamente fui escolhido"


O Botafogo confirmou nesta terça-feira a contratação por empréstimo do lateral-esquerdo Victor Luis, de 27 anos. O jogador, que pertence ao Palmeiras, assinou com o clube carioca até fevereiro de 2021, data prevista para o término do Campeonato Brasileiro.



O clube divulgou a novidade com um vídeo nas redes sociais. Nele, os torcedores veem lances da primeira passagem do lateral com a camisa alvinegra e Victor comemora o retorno: "Novamente fui escolhido".


O defensor estava acertado com o Bota desde a última semana, como informou o GloboEsporte.com. Ele já está no Rio de Janeiro e espera pela definição do clube para ser apresentado outra vez à torcida alvinegra. Nesta tarde, o lateral já havia dado indício do novo destino em uma rede social ao se despedir do Palmeiras e avisar que iria para "uma segunda casa".



Victor Luis é anunciado pelo Botafogo — Foto: Divulgação



Ficou definido em acordo entre os clubes que Botafogo e Palmeiras dividirão os salários do atleta. Os cariocas vão quitar integralmente os salários de agosto a dezembro de 2020, enquanto os paulistas pagarão os vencimentos de janeiro e fevereiro de 2021. A vontade do jogador de voltar ao Rio foi decisiva para a liberação.


Victor passa longe de ser uma novidade em General Severiano. A chegada, na verdade, é um reencontro. Foi no Botafogo que o jogador teve o grande destaque no futebol nacional, em 2016 e 2017. Conseguiu 83 jogos, dois gols e a vontade do Palmeiras de contar com ele no elenco principal, o que aconteceu nos dois anos seguintes.


No Bota, o jogador chega com expectativa de virar o dono da lateral esquerda. A posição ainda não ganhou um titular absoluto nesta temporada. Danilo Barcelos e Guilherme Santos brigam pelo posto, enquanto o jovem Lucas Barros corre por fora. Outra cria da base, Hugo passa por testes no elenco de cima e agrada nos treinos.



Fonte: Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Botafogo e Fluminense farão dois amistosos nos próximos sábados como preparação para Brasileirão


Partidas serão realizadas no Nilton Santos, às 17h, e celebrarão aniversários dos clubes


Botafogo e Fluminense realizarão dois amistosos, nos sábados, dias 25 de julho e 1º de agosto, no Nilton Santos, como forma de preparação para o Campeonato Brasileiro, cujo início está previsto para 9 de agosto. Nesta terça-feira, os clubes receberam a autorização da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para a realização das partidas, que serão disputadas às 17h.



Nenê e Honda em Fluminense x Botafogo — Foto: Mailson Santana / FFC


Os amistosos marcarão também as celebrações dos aniversários dos dois clubes. O jogo deste sábado, inclusive, é uma das ações da "Flu Fest", que comemora os 118 anos do Tricolor, completados nesta terça-feira. O futebol do Bota completa 116 anos no dia 12 de agosto. Inicialmente, os clubes cogitaram batizar os jogos como "Taça Gerson" e "Taça Didi", em homenagem aos atletas ídolos de ambas as torcidas. No entanto, o primeiro jogo foi divulgado pelo Flu como "Taça da Solidariedade".


+ Fluminense completa 118 anos e prepara festa "ao modo quarentena" em ano de pandemia




Cada clube transmitirá um jogo em seu respectivo canal do Youtube. O primeiro, do dia 25/07, será exibido pelo Fluminense, enquanto o segundo, de 01/08, terá transmissão do Botafogo. Nos dias dos eventos, haverá também jogos entre os times Sub-23 de cada clube.


Os jogos serão realizados com os portões fechados em razão da pandemia. Botafogo e Fluminense planejam a venda de ingressos virtuais para fins beneficentes. Não haverá cobrança de qualquer valor destinado à Ferj.


+ Honda, do Botafogo, quer criar projeto educacional no Brasil



Amistoso 1 - Fluminense x Botafogo -Taça da Solidariedade

Data: sábado, 25/07
Local: estádio Nilton Santos
Horários: 15h - Sub-23 / 17h - Profissional


Amistoso 2 - Botafogo x Fluminense


Data: sábado, 01/08
Local: estádio Nilton Santos
Horários: 15h - Sub-23 / 17h - Profissional



Aproximação entre diretorias


As diretorias de Botafogo e Fluminense se aproximaram nos últimos meses em razão da postura em comum na disputa contra o retorno imediato do Campeonato Carioca e a posição da Ferj e os demais clubes do Rio de Janeiro em meio a pandemia de coronavírus.



Mário Bittencourt e Nelson Mufarrej, presidentes de Fluminense e Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



O último jogo oficial do Botafogo foi justamente o empate contra o Fluminense, pela semifinal da Taça Rio, no dia 5 de julho. Já a equipe tricolor esteve em campo na última quarta-feira, dia 15, pela final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo.





Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro, Felipe Siqueira e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Chegada de Kalou acirra disputa de vaga entre os 'gringos' do Botafogo


Elenco alvinegro já conta com seis atletas de fora do país, mas o Regulamento Geral das Competições da CBF impõe limite de cinco estrangeiros a serem relacionados por partida




Botafogo tem seis estrangeiros no elenco (Fotos: Divulgação/Botafogo)



A contratação do marfinense Salomon Kalou pelo Botafogo aumentou para seis o número de estrangeiros no elenco alvinegro. O jogador de 34 anos vai se juntar a Gatito (Paraguai), Lecaros (Peru), Cortez (Equador), Barrandeguy (Uruguai) e Honda (Japão). Com o limite imposto pela CBF do máximo de cinco não brasileiros relacionados por partida, seja para começar jogando ou ficar no banco, um deles terá que ficar fora do time, quando o Glorioso puder contar com a força máxima.

Kalou, Gatito e Honda são, a princípio, os três nomes com status de titulares absolutos. O goleiro, no entanto, costuma ser convocado para defender a seleção paraguaia nas datas Fifa, o que pode abrir uma vaga. Para 2020, o calendário prevê seis datas para os jogos das Eliminatórias. São duas no mês de setembro, nos dias 3 e 8, duas em outubro, 8 e 13, e duas em novembro, nos dias 12 e 17. O Campeonato Brasileiro não será paralisado.

Restam, assim, dois lugares para serem disputados por três jogadores, Cortez, Barrandeguy e Lecaros. Os dois primeiros ainda são vistos com desconfiança pela torcida. O peruano deixou boa impressão nos poucos minutos que jogou, mas tem a pouca rodagem jogando contra.

O uruguaio Barrandeguy pode ser favorecido, pelo menos nos primeiros meses do Brasileirão, pelo fato da lateral direita ser uma posição carente de bons nomes. Ele disputa vaga com Marcinho, que ainda se recupera de lesão no joelho, Fernando, outro que ainda não convenceu e Kevin, recém chegado que vai precisar mostrar serviço.

E MAIS:
Vinícius Tanque comemora acesso à segundona da Espanha
Longe das lesões, Nazário é o atleta do Botafogo com mais jogos
Diretoria do Botafogo se aproxima de pagamento ao time de basquete
Dia a dia do Botafogo: Autuori utiliza Honda em linha recuada do meio

Gabriel Cortez, pelo contrário, precisa lidar com a concorrência de jogadores talentosos como Bruno Nazário e Honda, pelo meio e Luis Henrique e Kalou, pelas pontas. O equatoriano estreou como titular contra o Boavista, em março, mas não foi bem. Na partida seguinte, contra o Paraná, pela Copa do Brasil também não teve boa atuação e, desde então, é visto com um pé atrás pela exigente torcida do Glorioso. Após a pausa do futebol, entrou apenas no segundo tempo do empate sem gols com a Portuguesa.

Contratado como aposta no início do ano, o peruano Alex Lecaros teve poucas oportunidades, mas aproveitou os minutos em campo e conseguiu deixar boa impressão e somar pontos com a comissão técnica. Na goleada por 6 a 2 sobre a Cabofriense, pela Taça Rio, entrou aos 40 da segunda etapa, mas teve tempo de fazer bela assistência para Caio Alexandre marcar o último gol da partida. Pesam contra ele, no entanto, a pouca rodagem no futebol brasileiro e aspecto físico, pois ainda é visto como um atleta frágil, que precisa de um trabalho específico de fortalecimento muscular.

A tendência é que o técnico Paulo Autuori adote um rodízio a depender do adversário e do momento da competição. Pela longa duração dos torneios nacionais, nem sempre será possível ter os seis jogadores à disposição ao mesmo tempo.


Veja o que diz o Regulamento Geral de Competições da CBF:

Art. 42 – Os Clubes poderão relacionar nas súmulas de cada partida até 5 (cinco) atletas estrangeiros, excepcionados os registrados como refugiados que, para efeitos das competições coordenadas pela CBF, equiparam-se aos atletas nacionais, sem nenhuma restrição de direitos.



Fonte: Fernanda Teixeira
Rio de Janeiro (RJ)

Um olho na bola e outro no livro: Honda, do Botafogo, quer criar projeto educacional no Brasil


Com experiência empresarial além das quatro linhas, meia japonês estuda iniciativa voltada para crianças e adolescentes brasileiros com dificuldade de acesso a educação de qualidade



A relação entre Botafogo e Keisuke Honda envolve resultados extracampo que os dois lados pretendem alcançar, mas influência do meia no Brasil pode ultrapassar os limites de General Severiano e do esporte. Desde que chegou, o japonês se mostrou preocupado com questões sociais e, principalmente, com o acesso de crianças à educação.



Ao GloboEsporte.com, Honda disse que pretende criar um projeto voltado para jovens no Brasil, mas ainda estuda como colocar em prática.



Além das quatro linhas: Honda expõe preocupação com realidade da educação brasileira — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Para entender melhor a realidade dos brasileiros, Honda conversa frequentemente com os companheiros de Botafogo. Em um vídeo flagrado pela TV do clube, um desses momentos chegou a virar piada e viralizar nas redes. O japonês pergunta a Marcelo Benevenuto como foi o acesso dele à educação na infância e adolescência.


- A escola que você estudou era ruim? Pode me explicar o que você aprendeu na escola? - perguntou Honda.


- Mais ou menos... Aprendi a ler, fazer figura, 2 + 2 - explicou Marcelo.





A realidade cruel de muitas crianças nas ruas do Rio de Janeiro chamou a atenção de Honda, que começou a olhar para a situação com vontade de mudá-la. O assunto foi destacado pelo tradutor do jogador, Jean Abreu, em entrevista ao canal do youtube "BrauneFogo".


- Indo para os treinamentos, no caminho, ele vê os meninos na rua e fala o tempo inteiro que isso não está certo. Que era para estarem estudando. Que deviam ter o mínimo de educação e condições básicas. Aí no primeiro dia de treino do Matheus Nascimento, foram apresentar os dois, e a primeira coisa que o Honda perguntou ao Matheus foi como estava na escola, se ele estava estudando. Ele é muito preocupado com isso - disse Jean.


Ativo em seu perfil no Twitter, onde aborda assuntos diversos, o meia do Botafogo também trouxe o assunto "educação" à tona ao perguntar se as pessoas o ajudariam a fazer uma escola online para crianças no Brasil.






Outro passo do japonês foi uma troca de mensagens com Rene Silva, criador do "Voz das Comunidades", jornal comunitário com notícias das favelas do Rio de Janeiro. Os dois conversaram sobre projetos sociais nas comunidades, e Honda mostrou interesse em ajudar.


Honda, do Botafogo, pretende criar um projeto social voltado para crianças no Brasil — Foto: Reprodução


Além do Japão, Honda passou por Holanda, Rússia, Itália, México e Austrália antes de chegar ao Brasil. Nesses países, o meia alvinegro também teve atuação importante fora de campo, como destacou quando foi anunciado como reforço do Botafogo.


O japonês é ativo fora de campo, seja no mercado ou com atividades filantrópicas. No futebol, é dono de dois clubes - um em Uganda e outro no Camboja - e de diversas escolinhas espalhadas pelo planeta. Fora do mundo da bola, tem companhias, aplicações e participação em fundo de investimentos.


- Tenho atividades como educador, investidor e também empreendedor. Em 2008, comecei a jogar em outros países e vi as crianças e pessoas em situações lamentáveis. Portanto, quis ajudá-los.


Honda tem contrato com o Botafogo até o fim de 2020, mas o vínculo deve ser renovado pelo menos até meados de 2021, já que um dos grandes objetivos do meia é manter a forma para disputar as Olimpíadas do Japão, adiadas para o ano que vem. A diretoria está confiante na permanência do japonês pelo menos até o fim da próxima temporada.





Fonte: Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro