Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Com janela europeia fechada, Botafogo traça alvos e inicia plano de Textor no mercado



Com principais mercados do mundo fechados, clube abre mais olhos para oportunidades na América do Sul em busca de contratações mais rentáveis



O Botafogo ainda está tímido no mercado se comparado ao desempenho do clube no ano passado. Com três contratações feitas até aqui, a diretoria liderada por John Textor, acionista majoritário da SAF, deverá intensificar as buscas por reforços a partir desta semana. Dois motivos são determinantes para tal: o fechamento da janela e a venda de Jeffinho.


+ Bastidores: saiba por que mudou em três dias o formato da ida de Jeffinho do Botafogo para o Lyon

+ Botafogo conversa com Alexandre Leitão, ex-Orlando City, para o cargo de CEO


A estratégia de esperar o fechamento do mercado das principais ligas do mundo - dos grandes alvos de jogadores geralmente, apenas Turquia e Rússia permanecem abertas - é para explorar ativos de países sul-americanos, até então algo que não aparecia com frequência nas pastas do clube carioca na temporada 2023.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora





Luís Castro cumprimenta John Textor no CT do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Vale lembrar que alvos recentes do Botafogo atuam na Europa. Facundo Pellistri, do Manchester United, da Inglaterra, e Giovanni González, do Mallorca, na Espanha, não tiveram negociações bem sucedidas porque os clubes não aceitaram emprestar os atletas. A dupla continua sem ter espaço nas respectivas equipes, mas a diretoria alvinegra não quer ficar presa a grandes novelas.


- Não só jogadores europeus, como jogadores do Brasil e da América do Sul, que os agentes tentam colocar na Europa. Nesse momento todos estão pedindo mais caro. Uma vez que a janela se feche na Europa, é onde conseguimos as melhores oportunidades. A partir do dia 1º de fevereiro, os agentes diminuem pedidos de 10 milhões de euros para 5... Vão ter mais transferências livres, empréstimos gratuitos - explicou John Textor em entrevista ao "FogãoNet".




Melhores momentos: Botafogo 0 x 0 Nova Iguaçu pela 6ª rodada do Campeonato Carioca


Com a saída de Jeffinho, vendido por um valor recorde para o Lyon, o Botafogo recebeu uma importante injeção financeira para investir, algo que não foi possível nas primeiras semanas de janela em 2023. Não quer dizer que o clube será ativo no mercado como foi em 2022, quando se comprometeu a gastar mais de R$ 60 milhões em reforços, mas a figura já muda no sentido de buscar apenas acordos gratuitos e/ou empréstimos.


Centenas de jogadores são oferecidos à diretoria quase que diariamente, mas o Botafogo tem alvos definidos: ponta-esquerda e lateral direita, posições consideradas como essenciais e no topo da lista de prioridades, ponta-direita e atacante de área.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro