Páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Bateu na trave: Gilberto sonha com 1º gol pelo Bota para marcar recomeço



De volta ao clube após um ano de empréstimo ao Inter, lateral vem sendo um dos destaques do time neste início de ano e esteve perto de marcar contra o Boavista





Gilberto concedeu entrevista nesta segunda (Foto: Marcelo Baltar)
De volta ao Botafogo após um ano emprestado ao Internacional, Gilberto busca um gol para marcar seu recomeço no clube. No sábado, na vitória sobre o Boavista, o sonho de marcar pela primeira vez pelo clube que o revelou bateu na trave. Após uma caneta desconcertante no marcador, o lateral chutou forte, mas a bola explodiu no poste.

- Vai sair. Marcar um gol pelo Botafogo é tudo o que eu quero. Tenho feito boas partidas, mas a bola ainda não entrou. Talvez pela ansiedade, que esteja atrapalhando um pouco. É um sonho fazer um gol aqui para retribuir a todos o carinho que recebo no Botafogo - disse Gilberto.

O lance não resultou em gol, mas retrata bem o bom momento de Gilberto no clube. Emprestado ao Inter no início da temporada passada, quando era a terceira opção atrás de Lucas e Edilson, Gilberto retornou ao Alvinegro no início do ano com status de titular. Aos 21 anos, ele se diz mais maduro após a passagem pelo Colorado e tem pressa para se firmar no Botafogo.

- Tem que ser esse o ano da afirmação. O tempo no futebol passa muito rápido. Quero mostrar para todos que estou mais maduro. Não só dentro do clube, mas também para os adversários.

Vai ser uma briga sadia. Já conversei com o Luis Ricardo, que parece ser um cara gente boa. Vai ser uma briga boa, e só quem tem a ganhar é o Botafogo
Autor

A contratação de Luis Ricardo na semana passada ameaça a titularidade, mas o jogador garante estar preparado para a concorrência.

- Vai ser uma briga sadia. Já conversei com o Luis Ricardo, que parece ser um cara gente boa. Vai ser uma briga boa, e só quem tem a ganhar é o Botafogo.

Gilberto revelou que o técnico René Simões o chamou para uma conversa com a chegada de Luis Ricardo e usou a contratação do concorrente como estímulo para Gilberto.

- O René é um cara que conversa bastante. Gosta de cobrar sempre para não deixarmos cair. Quando o Luis Ricardo chegou, ele me pediu ficar ligado porque o cara é bom. Vou trabalhar forte para não perder meu espaço.

No treino desta segunda-feira, Gilberto sentiu um incomodo no joelho. O lateral, porém, garantiu que não será problema para a partida contra o Volta Redonda, na quarta-feira.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Com Luis Ricardo improvisado, Bota treina debaixo de chuva no Engenhão



Carleto participa de atividade na academia, mas é poupado do trabalho de campo. René Simões simula situações de jogo e trabalha posicionamento dos titulares




Debaixo de chuva, o Botafogo se reapresentou na tarde desta segunda-feira após a vitória sobre o Boavista, no último sábado. No Engenhão, os jogadores iniciaram a preparação para enfrentar o Volta Redonda, na próxima quarta-feira, no Raulino Oliveira. Na primeira parte da atividade, o grupo permaneceu na academia por cerca de uma hora, enquanto apenas os goleiros foram a campo. Mas na parte final, o técnico René Simões levou quase todo o elenco para o campo anexo do e comandou um treino técnico-tático por cerca de 30 minutos. 

Tempo ruim no Rio não espantou os jogadores, e time treinou sob chuva por cerca de 30 minutos (Foto: Marcelo Baltar)
Carleto participou do treino na academia, mas foi poupado do trabalho de campo. O lateral-direitoLuis Ricardo foi improvisado na esquerda e treinou entre os titulares. O time foi formado por Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Luis Ricardo; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel e Gegê; Rodrigo Pimpão e Bill. Na movimentação, René simulou situações de jogo e trabalhou muito o posicionamento da equipe titular, especialmente sem a bola. O treinador também ensaiou jogadas pelas pontas.

No início do treino, Gilberto sentiu um desconforto no joelho, mas permaneceu na atividade e não deve ser problema para a partida contra o Volta Redonda. O lateral foi um dos destaques na vitória por 1 a 0 sobre o Boavista, no último sábado, em São Januário.

Jefferson brinca com pequeno alvinegro

Jefferson brincou de bola com o pequeno Guilherme,
 filho de amigos, após o treino (Foto: Marcelo Baltar)
No final do treino, uma cena chamou a atenção. No gramado no campo anexo do Engenhão, Jefferson brincou com o pequeno Guilherme, de um ano e oito meses. O menino é filho de amigos do goleiro.

O Botafogo corre para tentar regularizar as situações de quatro jogadores para o jogo contra o Volta Redonda. Luis Ricardo, Tomas, Tássio e Élvis estão inscritos no Campeonato Carioca, mas ainda estão sem condições de jogo na Federação do Rio de Janeiro.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Botafogo tenta agilizar regularização de quarteto contra o Volta Redonda


Diretoria espera liberação de Luis Ricardo, Elvis, Tomas e Tássio em partida desta quarta-feira, pela segunda rodada do Carioca





Tomas treina à espera de liberação para estrear pelo
Botafogo (Foto: Divulgação / Botafogo FR)
No dia em que recebeu Pimentinha, seu 14º reforço, o Botafogo se movimenta para apresentar mais novidades à torcida. A diretoria espera dar ao técnico René Simões a possibilidade de utilizar quatro caras novas na partida contra o Volta Redonda. A expectativa é de que Luis Ricardo, Tomas, Elvis e Tássio possam estar em condições legais para o jogo desta quarta-feira, às 19h30, no Estádio Raulino de Oliveira, pela segunda rodada do Campeonato Carioca.

Os quatro jogadores já estão inscritos na competição, o que dá ao Botafogo a possibilidade de finalizar a documentação de todos até a véspera da partida. De acordo com o Boletim Informativo de Registro de Atletas da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, faltam requisitos legais da CBF para que eles tenham condições de jogo nesta quarta-feira.

Caso contrário, os meias Tomas e Elvis, o lateral-direito Luis Ricardo e o atacante Tássio serão preparados para o jogo contra o Bonsucesso, sábado, às 17h, no Engenhão, pela terceira rodada do estadual.

Nesta segunda-feira Pimentinha desembarcou no Rio de Janeiro para fazer exames e assinar contrato de empréstimo de um ano de duração. O atacante de 27 anos deve iniciar nesta terça os seus treinamentos com o restante da equipe do Botafogo.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Pimentinha desembarca no Rio de Janeiro para assinar com o Botafogo


Atacante, que chega ao Alvinegro por empréstimo até o final do ano, vai realizar exames médicos antes de se juntar ao restante do elenco




Pimentinha assinará com o Botafogo ainda nesta
 segunda-feira (Foto: Globoesporte.com)
O 14º reforço do Botafogo para a temporada já está no Rio de Janeiro. Pimentinha desembarcou no final da manhã desta segunda-feira na cidade, acompanhando de seu representante, Marcos Santos. À tarde, o atacante segue para uma clínica em Niterói, onde vai realizar exames médicos. Caso seja aprovado, o jogador deve assinar contrato ainda nesta segunda-feira.

Pimentinha, de 27 anos, chega por empréstimo de um ano, sem custo para o Botafogo. O clube terá apenas de pagar os salários do jogador. O atacante se destacou na Série B do ano passado pelo Sampaio Corrêa, quando marcou oito gols pela equipe maranhense.

Por ser um atacante rápido e habilidoso, Pimentinha ganhou o apelido de “Messi do Nordeste” da torcida do Sampaio Corrêa. Após os exames médicos, o jogador se juntará ao restante do grupo alvinegro, mas ainda não há previsão de estreia. O atleta, que realizou pré-temporada com o clube maranhense, ainda não foi inscrito no Campeonato Carioca.

Pimentinha é o 14º reforço do Botafogo para a temporada. Antes dele, chegaram os laterais Luis Ricardo e Carleto; os zagueiros Roger Carvalho, Renan Fonseca, Alisson e Diego Giaretta; o volante Willian Arão; os meias Tomas, Diego Jardel e Elvis; e os atacantes Bill, Rodrigo Pimpão e Tássio.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Voando baixo! Boa preparação física do Botafogo foi fundamental para vitória


Preparador físico alvinegro projeta time no ápice entre a quarta e quinta rodada do Carioca



Jogadores suaram a camisa na pré-temporada
 (Foto: Vitor Silva/SS Press)
Se na técnica estava difícil bater o Boavista, no sábado, o Botafogo teve que usar o coração e a disposição para conseguir o triunfo, por 1 a 0, na estreia da equipe no Campeonato Carioca. Mas a utilização desses atributos somente foi possível porque os jogadores estão com a preparação física em dia.

– Abro um parênteses para elogiar a preparação física do elenco, porque o Boavista começou a treinar antes da gente para o Campeonato Carioca, mas cansou mais do que o Botafogo durante a partida – afirmou o técnico René Simões, após o duelo.

O trabalho do preparador Marcello Campello tem sido bastante elogiado internamente. Por exigir muito do elenco na pré-temporada, realizada em Várzea das Moças, Niterói, alguns jogadores chegavam a brincar dizendo que não aguentavam mais as exigências dele.

No meio do período de preparação, René deu um dia de folga para os jogadores. No dia seguinte, para fazer eles voltarem ao ritmo, Campello "tirou o couro" dos atletas.

– Eles até me falaram para não ganharem mais folga durante a pré-temporada, porque chegaram no dia seguinte e estavam pegando fogo. Mas foi tudo dentro do planejado. É um período que temos para trabalhar forte e não podemos abrir mão disso – disse o preparador, em entrevista ao Preparador projeta time no ápice entre a quarta e quinta rodada do Carioca.

Apesar de mostrar evolução na parte física, Campello acredita que o time do Glorioso só chegará ao melhor da forma entre a quarta e a quinta rodada do Estadual:

– O time deve chegar à melhor forma lá pela quarta, quinta rodada... Mas aqueles que estiverem sendo mais utilizados. Quem jogar pouco vai demorar mais.

E põe correria nisso...

BATE-BOLA COM MARCELLO CAMPELLO, PREPARADOR FÍSICO DO BOTAFOGO

1) Qual a avaliação da pré-temporada realizada pelo Botafogo?

R: Ela foi muito proveitosa. Deu para tirar quase o máximo deles na parte física. Traçamos a nossa linha de trabalho para duas semanas de pré-temporada em Niterói, porque agora os jogos entram naquela fase de quarta-feira e domingo, sempre. Ela foi bem intensa.

2) Qual a avaliação dos jogos da pré-temporada e qual a importância deles para a sequência do ano?

R: No início estávamos mais presos pela sobrecarga de trabalho. Os jogadores com a perna um pouco presa e os adversários mais soltos. Cada jogo é uma história, não se pode comparar. foi tudo bem planejado, o calor influencia um pouco, mas já estão todos acostumados com isso.

Alexandre Braz e Luiz Gustavo Moreira -  LANCENET! 

Alvo de clube brasileiro, Fernandes tem apoio do Bota para vencer na vida



Elogiado por René Simões, volante de 19 anos tem multa rescisória de cerca de R$ 10 milhões e ganhou aumento para tirar família de péssimas condições de moradia




Aos 19 anos, Fernandes foi uma das revelações da pré-temporada do
Botafogo. Volante tem contrato até 2016 (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Ao elogiar a atuação de Fernandes na vitória por 1 a 0 sobre o Boavista, René Simões definiu:

- É um menino que está virando homem.

Se o técnico, porém, souber um pouco mais da vida esportiva e pessoal de seu comandado, concluirá que ele chegou à maturidade. Até porque foi quase que obrigado a isso. O esforço do jovem de 19 anos conseguiu, por exemplo, tirar a família de uma moradia de péssimas condições.

A situação não interferiu no rendimento dentro de campo. Pelo contrário. Fernandes vem conseguindo superar as barreiras psicológicas e concentrar seus esforços para desenvolver seu futebol. Afinal, o jogador que se destacou no segundo tempo da partida do último sábado e despertou interesse de pelo menos um grande clube do Brasil - a direção promete mantê-lo.

O Botafogo é detentor de 90% dos direitos econômicos de Fernandes - os 10% restantes são do próprio jogador -, e a multa rescisória é de cerca de R$ 10 milhões para transferências a clubes nacionais. O alto valor corresponde ao salário do volante, que recebeu um aumento em 2013, quando ainda era dos juvenis, e teve a ver não somente pelo mérito esportivo. A intenção da diretoria e de seu empresário era dar uma condição melhor de vida à sua família.

Fernandes, o pai, a mãe e o irmão moravam numa comunidade pobre no bairro de Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro. O local sequer tinha banheiro - era comunitário. A situação foi constatada após a visita da assistente social enviada pelo Botafogo. O aumento do valor salarial, consolidado em 2013, foi uma maneira encontrada por clube e seu agente para ajudar na mudança de endereço. Hoje a família habita um apartamento no bairro de Vila Valqueire.

No mesmo momento, o Botafogo contratou Sandra, mãe de Fernandes, para trabalhar como funcionária da cantina de Marechal Hermes, que então era a sede das categorias de base do clube. Hoje o local está desativado e ela tem outro emprego. Jader, o pai, é pintor.

- Quisemos aproveitar essa parceria com o Botafogo para dar ao Fernandes e a sua família uma condição de vida que nunca tiveram. Mesmo que fosse uma situação provisória. Mas é importante que ele saiba como é essa evolução para melhorar a vida como jogador e como pessoa - explicou Marcos Marinho, seu empresário.

Fernandes em ação contra o Boavista, no último sábado. Talento precoce elogiado por René Simões em sua estreia como profissional em jogos oficiais (Foto: Marcos Tristão / O Globo)
Uma das surpresas do Botafogo na pré-temporada, Fernandes atuou nos três jogos-treino e no amistoso contra o Shandong Luneng, sempre entrando no decorrer das partidas. Contra o Boavista não foi diferente. Substituiu Gegê aos 21 minutos do segundo tempo e mostrou personalidade, sendo elogiado por René Simões.

- Gostei da entrada dele. Numa conversa durante a pré-temporada, eu tinha dito a ele que certos lances separavam os homens dos meninos. Hoje depois do jogo ele veio me perguntar: “E aí, professor?” Eu respondi que ele é um menino que está virando homem - contou o técnico.

Há 10 anos no Botafogo, Fernandes sempre foi precoce. Perto de completar 20 anos, o volante já nos juvenis passou a ter um salário que estava entre os 10 maiores dos juniores. Os valores, negociados em 2013 pelo então assessor executivo Bernardo Arantes, conseguiram dar uma maior proteção ao clube contra o assédio. O atraso salarial, entretanto, deixa o Alvinegro vulnerável, mas a atual diretoria garante que vai se movimentar para evitar a perda de sua joia, que tem contrato até junho de 2016.

- Pode ter certeza de que vamos atuar com agilidade para não ocorrer em relação ao Fernandes o que já aconteceu em outras oportunidades - afirmou o vice de futebol Antônio Carlos Mantuano, referindo-se às recentes perdas de Andrey, Gabriel e Daniel, todos oriundos da base, que deixaram o Botafogo após ações na Justiça.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE